57: Cuidado! Há um novo malware a propagar-se no Android e chega pelo WhatsApp

 

APP/WHATS APP/MALWARE/ANDROID

A segurança parece estar constantemente a ser posta à prova no mundo digital. Diariamente surgem novas situações que colocam os utilizadores em risco, seja na Internet, nos seus PCs ou até nos smartphones.

Uma nova ameaça está a circular no universo Android, espalhando-se de forma rápida. Este malware depende do WhatsApp para conseguir os seus objectivos e usa uma app falsa para se instalar nos smartphones Android.

Um novo malware a fazer estragos no Android

Este novo malware faz uso de algumas técnicas novas e que até agora não estavam a ser exploradas. Baseia-se no WhatsApp como forma de se propagar, algo que faz de forma automática. Tudo assenta num link que os utilizadores recebem neste serviço.

Ao abrir o endereço da Internet, são redireccionados para uma página falsa e que simula de forma muito perfeita a loja de apps da Google. A app proposta é uma falso software da Huawei, onde os utilizadores podem ganhar novos smartphones.

Usa o WhatsApp para aceder a app maliciosa

Quem cai no erro de instalar esta nova app terá de dar permissões para ler notificações e para se colocar acima de qualquer outra app. Desta forma consegue responder directamente a qualquer mensagem do WhatsApp e assim propagar-se.

Os criadores deste malware tiveram alguns cuidados para passarem despercebidos. Apenas enviam uma mensagem por hora para cada contacto do WhatsApp, evitando parecer intrusivo. Por outro lado, o link parece ser obtido externamente, o que indica que podem mudar o modo de operação.

Cuidado com o que recebem numa mensagem

Por outro lado, e ao ter permissões para estar acima de qualquer outra app, consegue roubar dados do utilizador. Tem ainda a capacidade de estar a correr em background e assim evitar que seja terminado ou colocado em pausa.

Volta a ser importante o cuidado dos locais de onde se instalam apps no Android e atenção das ofertas demasiado tentadoras e óbvias. É também relevante ter cuidado com os links que se recebem, mesmo de contactos considerados seguros e de confiança.

Pplware
Autor: Pedro Simões
27 Jan 2021

Avatar

 

56: ICQ está de volta e agora com muitas novidades

Um dos pioneiros do que hoje chamamos de redes sociais está de volta. Mais forte, mais abrangente e com suporte para quase todas as mais preponderantes plataformas, nada foi deixado ao acaso e pelo que dá mostras, a ideia é voltar ao que foi no passado, o melhor de todos.

Para já a oferta é igual a tantos outros, mas não se poderá dizer que não é tentadora.

O novo ICQ mobile facilita a comunicação. Chat de vídeo e chamadas de voz grátis, “adesivos” divertidos e mensagens de texto gratuitas. Estas novidades permitem aos utilizadores ficarem sempre em contacto com os seus amigos e por dentro das suas últimas novidades. Com isso, facilita a partilha daqueles momentos mais especiais e ajuda a expressar os sentimentos, aliás, foram os sentimentos que no passado juntaram muitos casais com esta rede sociais… por isso (também por isso) se tornou tão famosa!!!

ICQ mobile – Afinal o que traz de novo, após ter “morrido” no interesse dos utilizadores?

  • Chat de vídeo: As vídeos chamadas são feitas naturalmente online, com o intuito de juntar novamente amigos e familiares.
  • Chamadas gratuitas: Através do ICQ mobile é possível efectuar chamadas gratuitas, através da Internet. As chamadas internacionais são também elas gratuitas entre utilizadores do serviço em qualquer país.
  • Mensagens de texto gratuitas: O envio de mensagens funciona como o de SMSs, mas de forma gratuita e ilimitada.

  • Adesivos e smileys: São as pequenas animações, que parece que estão a voltar em força, para tornas as conversas mais expressivas e dinâmicas.
  • Mensagens de foto e vídeo: Através do ICQ é possível partilhar, gratuitamente fotos e vídeos.

Este é mais um sistema como muitos que conhecemos, não traz, contudo, nada de especial, por enquanto, apenas levantou o braço para dizer que está vivo. Claro que para vingar terá de se tornar inovador e só assim se erguerá das cinzas, tendo em conta que já se passaram muitos anos desde que ICQ era sinónimo de rede social e conversa de chat com o mundo. Parou no tempo e está a tentar agarrar a última carruagem deste comboio.

Esta aplicação está disponível para iOS, Android, Windows Phone e Windows.

Download: https://icq.com/desktop/pt?#windows

Pplware
Autor: Vítor M.
26.01.2021

Avatar

55: Razer vai lançar uma máscara gamer avançada que promete filtrar 95% das impurezas do ar

 

TECNOLOGIA

Como a pandemia não será tão cedo resolvida, a máscara é a protecção que mais se impõe para o ser humano ter vida fora de portas. Assim, algumas empresas viram uma oportunidade para recriar este produto dando-lhe características futuristas, mas usáveis. Conforme é apresentado, a máscara gamer da Razer vem equipada com luzes RGB e promete filtrar 95% das impurezas do ar.

A tecnologia pode fazer mais para um acessório que nos ajuda a respirar com mais qualidade e com segurança para evitar propagar vírus e bactérias. O vídeo mostra como a Razer imagina ser a melhor aposta neste segmento.

Razer apresenta máscara avançada no Project Hazel

É uma verdade que a Razer nunca desaponta quando a ideia é ter produtos com design louco. Assim, a empresa americana revelou uma máscara facial seriamente inteligente na CES 2021. De forma a responder ao que se passa no mundo, este dispositivo, uma máscara facial avançada, poderá conquistar os jovens e não só.

A COVID-19 não está ainda controlada, bem pelo contrário, e vemos as medidas urgentes das autoridades de saúde para aliviar a pressão nos hospitais. Portugal vai entrar num novo período de confinamento e as medidas apertam de forma a salvar vidas.

Com essa ideia presente, a Razer, conhecida pelos produtos desenhados para os gamers, anunciou a sua entrada no mercado dos produtos de higiene e segurança, com a linha Project Hazel. Assim, fica disponível um conceito de máscara inteligente com algumas particularidades interessantes.

Características inteligentes e seguras

Conforme pode ser visto no vídeo e descrito na apresentação do projecto, esta máscara tem características interessantes, como, por exemplo, luzes RGB. Estes LEDs, além de decorar o produto, têm uma componente informativa. Isto é, as luzes brilham, e mudam de cor com base no estado actual do filtro dentro do objecto. Contudo, esta funcionalidade pode ser desligada, para alguém que queira algo mais discreto.

Estes LEDs estão colocados em volta dos ventiladores, que se encontram na lateral da máscara. Estes filtros são usados para purificar o ar que é inalado e exalado, tornado a máscara segura para quem a usa e para quem respira o ar que é limpo por estes filtros.

Estes ventiladores também são removíveis e recarregáveis, embora não tenha sido revelado por quanto tempo será garantida a eficácia total. Além disso, há um estojo para guardar a máscara e recarregar as ventoinhas, sendo que na parte interna a Razer colocou um mecanismo com luzes ultravioletas para desinfectar e matar qualquer bactéria.

Segundo a descrição técnica, a máscara usa um respirador do tipo N95 (FFP2), o mesmo presente na máscara do mesmo nome utilizada como parte dos equipamentos de protecção individual (EPIs). Segundo a Razer, este sistema consegue filtrar 95% de partículas do ar.

Mais “humanização” na utilização das máscaras

Um dos aspectos que se perdeu com o uso da máscara foi a expressão do rosto. Hoje não sabemos se a pessoa sorri, se está triste, se está preocupada ou se, ao falar, as suas expressões transmitem algum conforto ou confiança. Nada, a máscara removeu do rosto uma das formas de comunicação mais importantes no ser humano, a expressão facial.

Assim, a Razer quer que o rosto seja visível e o material usado é produzido num plástico reciclado e transparente, que é resistente à água e arranhões. Além disso, a empresa colocou um microfone e um amplificador na parte interna para ajudar a propagar melhor o som da voz do utilizador.

Segundo os seus responsáveis, o Project Hazel ainda se trata de um produto em desenvolvimento. Portanto, se está interessado, saiba que para já ainda não existe uma data de lançamento. No entanto, a máscara estará já em fase de teste para receber todas as certificações necessárias, assim como o selo de qualidade da empresa.

Autor: Vítor M.

Avatar

 

54: Compras online: Dados do cartão já não podem ser usados

 

TECNOLOGIA7CARTÕES DE CRÉDITO/INTERNET

As informações impressas nos cartões de crédito deixaram de ser consideradas válidas para autenticar os consumidores em compras realizadas online. Essa autenticação tem de ser feita através de palavra-passe, mensagem enviada para o telemóvel ou impressão digital.

Se realizar compras online, esteja atento a esta mudança.

Já não é possível usar o código CVV/CVC para compras online

Com a entrada em 2021 há também mudanças nos pagamentos das compras realizadas online. A nova Directiva Europeia de Serviços de Pagamentos, ou, como vulgarmente conhecida, PSD2 (sigla do inglês Payment Services Directive 2), entrou em vigor no dia 3 de Novembro de 2018, em Portugal e os serviços foram-se adaptando.

O novo enquadramento regulamentar deixa de considerar válidos para a autenticação em compras online os detalhes impressos nos cartões de pagamento (como, por exemplo, o número do cartão, a data de validade ou o código CVV/CVC), uma vez que poderão ser apropriados por terceiros e não são considerados dados para autenticação forte.

Assim, quando um cliente fizer uma transacção em compras online precisa de combinar pelo menos dois elementos de diferentes categorias:

  • como algo que conhece (exemplo: palavra-passe)
  • que possuir (telemóvel ou outro dispositivo)
  • ou que lhe seja inerente (impressão digital, por exemplo).

Assim, por exemplo, um cliente pode querer fazer uma compra através do seu telemóvel e ser-lhe-á solicitada, ainda, uma impressão digital. Serão sempre precisos pelo menos dois factores de validação.

A Directiva dos Serviços de Pagamento (PSD2)…

A segunda Directiva dos Serviços de Pagamento (PSD2) é uma directiva da União Europeia, transposta para a Lei Portuguesa através do Decreto Lei 91/2018, que actualiza e complementa as regras estabelecidas pela PSD1 e tem como principais objectivos:

  • Contribuir para um mercado de pagamentos europeu mais integrado e eficiente
  • Tornar os pagamentos mais seguros e mais eficientes
  • Fomentar uma igualdade de condições entre prestadores de serviços de pagamento
  • Fortalecer os direitos dos consumidores
  • Promover a adopção de serviços de pagamento inovadores

Se costumam realizar compras online, estejam atentos a estas mudanças. Algumas marcas e serviços já deram a conhecer tais alterações que visam a melhor segurança dos utilizadores.

Autor: Pedro Pinto
02 Jan 2021

Avatar

 

53: Saiba como descarregar e enviar stickers de Ano Novo no WhatsApp. Passo a passo

 

Se estiver à procura da melhor forma para desejar Bom Ano à família ou aos amigos, o WhatsApp Stickers é uma opção. No entanto, esta versão só está disponível para Android

© Money SHARMA / AFP

O ano atípico de 2020 termina já esta semana e é nesta altura que os tradicionais votos começam a circular. Devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, as celebrações a que estamos comummente habituados não se podem realizar, mas tal não significa que não existam formas de “encurtar o distanciamento”.

A pensar nisso, a aplicação de mensagens WhatsApp criou stickers alusivos à época. Para poder aceder e partilhar, só tem que instalar a mais recente versão da aplicação e ver aqui quais os passos a seguir.

Passo a passo:

1. Abra o Google Play Store e procure a aplicação Adesivos de Ano Novo para o WhatsApp;

2. Descarregue qualquer adesivo à sua escolha e aguarde a instalação;

3. Abra o conjuntivo de adesivos que escolheu e, em seguida, toque no botão adicionar (+) que aparece à frente;

4. Quando adicionado, abra a conversa do WhatsApp para que pretende enviar;

5. Na caixa de texto, pressione o ícone dos emojis;

6. De seguida, seleccione o ícone dos adesivos na parte inferior;

7. Procure o conjunto de stickers que adicionou recentemente;

8. Seleccione qualquer um e envie.

Diário de Notícias
Dinheiro Vivo
29 Dezembro 2020 — 18:23

Avatar

 

52: Placa Gráfica Asus Radeon RX 550 Phoenix 2GB EVO

 

Na semana passada fiquei sem computador durante quase 3 dias e pensava que o ia arrumar de vez dado que o orçamento é muito escasso para reparações ou substituição de componentes. Vale ser eu a assemblar e configurar as minhas máquinas desde os primórdios da informática e desmontei o bicho para ver se tinha algum componente que pudesse integrar de outras máquinas que estão desactivadas.

Finalizado o processo, verifiquei que foi a gráfica ATI Radeon HD 5770 que tinha dado o último suspiro. Uma excelente gráfica no tempo em que a comprei e já com muitas e longas horas de trabalho em cima. Cumpriu e agora descansa.

Em sua substituição e para desenrascar, instalei uma gráfica Asus NVIDIA GeForce 8600 GT de uma outra máquina mas que não possui saídas Display Port nem HDMI que necessito para ligar o monitor principal um LG Class 21:9 UltraWide® IPS LED Gaming Monitor (29”/73,5cm Diagonal) que apenas possui duas portas HDMI, já não possuindo entradas VGA. A ligação deste monitor tem de ser efectuada através de um cabo HDMI e um conversor Display Port  à gráfica.

O orçamento anda muito por baixo e nestas alturas há que fazer opções entre o que realmente necessitamos para o nosso trabalho do dia a dia e o de ter um componente topo de gama que utilizamos esporadicamente.

Por isso, fui forçado a escolher esta gráfica que, devido às suas saídas HDMI, Display Port e DVI-D (3 monitores, embora apenas utilize 2), servem para os meus trabalhos de web-design, imagem e vídeo.

Uma placa com uma configuração razoável a um preço dos mais económicos nesta gama e com estas características.

 

As placas gráficas Phoenix concentram tanto desempenho quanto possível num design compacto que oferece uma vasta gama de compatibilidade com caixas pequenos. O espaço limitado requer um sistema de arrefecimento eficiente, e a Phoenix Radeon RX 550 fornece com uma ventoinha de rolamentos duplos de esferas e está certificada para IP5X de resistência ao pó.

Processador
Família de processadores gráficos AMD
Processador gráfico Radeon RX 550
Resolução Máxima 5120 x 2880 pixels
CUDA Não
Frequência do processador 1185 MHz
Exibições máximas por cartão de vídeo 3
Memória
Memória de placa gráfica discreta 2 GB
Tipo de memória da placa gráfica GDDR5
Memória bus 128 bit
Velocidade do clock de memória 6000 MHz
Conectividade
Tipo de interface PCI Express 3.0
Quantidade de portas HDMI 1
Quantidade de portas DisplayPort 1
Versão HDMI 2.0b
Versão DisplayPort 1.4
Desempenho
Afinador TV integrado Não
HDCP Sim
AMD FreeSync Sim
Design
Tipo de refrigeração Ativo
Número de ventoinhas 1 ventoinha(s)
Número de slots 2
Gestão de energia
Fornecimento mínimo de energia do sistema 350 W
Pesos e dimensões
Largura 192 mm
Embalagem
Drivers incluídas Sim
Software incorporado ASUS GPU Tweak II
Tipo de embalagem Caixa
Avatar

 

51: iServices: Relógio mede febre e oxigénio do corpo e custa apenas 59,95€

 

TECNOLOGIA/GADGETS

O universo dos gadgets está cada vez mais repleto de novidades e inovações que auxiliam na detecção do COVID-19.

Por esta razão, a iServices acaba de lançar um relógio inteligente capaz de medir a temperatura corporal e os níveis de oxigénio, para que qualquer indício de doença seja de imediato detectado!

Tudo o que precisa num único relógio…

Com a entrada da COVID-19 no nosso dia-a-dia temos, obrigatoriamente, de nos adaptar ao novo normal, e a necessidade de medir a febre pelo menos uma vez ao dia entrou já na rotina de muitos portugueses. De forma a ser possível estar sempre alerta, existe um wearable que é imprescindível e que tem a tecnologia pronta a ajudar-nos nesta missão! Trata-se do novíssimo Smartwatch da iServices, super acessível e intuitivo, que tem como grande funcionalidade a capacidade de medir a nossa temperatura corporal e o nosso nível de oxigénio no sangue.

Este relógio inteligente não pretende rivalizar com o Apple Watch ou com Samsung Galaxy Watch. Falamos de um relógio que introduz funcionalidades mais viradas para um fitness band com um monitor de fitness multi-funcional uma vez que nos permite medir a pressão arterial, contar os passos, monitorizar o batimento cardíaco, medir a febre, entre outras funcionalidades.

Verificação da temperatura corporal

O relógio inclui um termómetro integrado que fornece uma leitura precisa e rápida de temperatura corporal em apenas alguns segundos.

A temperatura do pulso é diferente, geralmente, em cerca de 0,5 grau Celsius da temperatura medida na testa e nas axilas. Mas uma coisa é certa: a medição regular da temperatura corporal ajuda a saber mais sobre o nosso estado de saúde!

Oxímetro de pulso SpO2

O relógio permite medir a oximetria (saturação de oxigénio) do sangue. Em pessoas saudáveis os níveis de oxigénio no sangue devem situar-se entre os 94% e 100%. Quando os níveis de oxigénio no sangue estão abaixo de 90% podem levar a problemas no coração e no cérebro.

O risco de paragem respiratória ou cardíaca é comum após uma saturação baixa e contínua de oxigénio no sangue. A medição regular da oximetria é, por isso, muito importante.

Medição da pressão arterial

O relógio permite medir a pressão arterial e a saturação de oxigénio em tempo real. Uma escalada na montanha, exercícios intensos, bebida ou trabalho mental de alta intensidade podem levar à queda dos níveis de oxigénio, o que pode levar o corpo a sentir sintomas de hipoxemia.

O monitor de pressão arterial é sensível o suficiente para rastrear pequenas falhas de batimento cardíaco que podem passar despercebidas ao utilizador.

Monitor de fitness multi-funcional

O rastreador de fitness faz o básico, como rastrear os passos, pedómetro (passos, distância, calorias) e também rastreia actividades como corrida e ciclismo com precisão, sendo possível conectar ao GPS do smartphone. Além disso, o relógio possui um sensor de HR avançado para monitorização eficaz da frequência cardíaca. Fornece ainda uma análise abrangente do sono e inclui despertador, calendário, calculadora, câmara (0,3M), com ampla compatibilidade com Android e iOS.

Este smartwatch pode conectar-se com a maioria dos smartphones do mercado através de Bluetooth. Permite ainda instalar uma aplicação para ler Whatsapp, e se instalar um cartão SIM de rede GSM terá acesso ao Twitter, ao Facebook e a outros aplicativos de mensagens push. Pode ainda realizar e receber chamadas telefónicas directamente no relógio, bem como visualizar e responder a mensagens de texto.

O relógio inteligente está disponível na iServices pelo valor de 59,95€. E pode ser uma excelente ideia para dar de presente neste Natal!

Características Técnicas do Relógio da iServices

  • Dimensões: 42x35x10.9mm
  • Peso: 50g
  • Cores disponíveis: Preto
  • Display: 1.3” TFT
  • Touch Screen: Full Touch
  • Resolução do ecrã: 240×240 pixel
  • Carregamento: Magnetic USB Charger
  • Tempo de carregamento: 1.5 horas
  • Bateria: Lithium
  • Capacidade: 230mAh
  • Alarme vibratório: Sim
  • À prova de água: IP67
  • CPU: Nordic nRF52840
  • Conectividade: BLE 5.0
  • Compatibilidade: Android e iOS
  • Certificações: FCC, IC, CEC, CA Prop65, CE-RED, RoHS, REACH, WEEE, IP67 Waterproof

Pplware
Autor: Pedro Pinto
13 Nov 2020

Avatar

 

50: BlitzWolf BW-GC2 Gaming Chair Ergonomic Design 180°Reclining Adjustable Armrest Footrest

 

É altura de mudar de cadeira de trabalho. Passo muitas horas no computador para planificar e actualizar os meus blogues, pesquisar na Net assuntos temáticos de interesse científico e não só, e a cadeira de executivo que actualmente utilizo já está “velhota” como eu, um pouco manca e não possui a confortabilidade de uma cadeira gaming,

Andei “à pesca” pelos sites da especialidade e fui encontrar esta cadeira que, pelo seu preço, penso ser a mais económica dentro das suas características e não podendo equipará-la a uma cadeira de € 300 ou € 400 euros, pelo que vi em reviews, aguenta uns anitos sem problemas.

Quando ela chegar, darei notícias sobre a minha opinião em termos de montagem e conforto. A cor escolhida foi o vermelho/preto.

Para quem estiver interessado, deixo aqui o endereço do site:

banggood.com/BlitzWolf-BW-GC2

Avatar

 

49: Dica: Quer ditar as suas ideias e textos para o PC? Use estas soluções muito simples

Com cada vez mais tecnologia ao nosso alcance, é natural que tentemos colocá-la a nosso favor, tentando eliminar o trabalho e processos repetitivos e que não queremos realizar. Com a inteligência artificial perto, isto será certamente ainda mais simples.

Uma das tarefas que vai em breve desaparecer deverá ser a escrita. É simples ditar texto e assim deixar que o computador faça a sua conversão para o digital, escrevendo as nossas ideias e textos. Isto é já possível usar hoje, como vamos mostrar de seguida.

Apesar de ser algo simples, escrever obriga a ter as mãos ocupadas. Para muitos, esta é uma limitação da velocidade, uma vez que escrevem de forma lenta, atrasando assim a escrita e as ideias que vão surgindo. Felizmente a Internet já nos fornece as ferramentas para ultrapassar esta limitação.

A facilidade que o Google Docs dá

A Google tem estado sempre na frente no que toca a inovação. Isto tem sido visto em muitas propostas e no campo da inteligência artificial não é diferente. Com muito tempo dedicado ao reconhecimento de voz e de texto, tem aqui uma palavra a dizer.

O Google Docs tem assim a capacidade de ser usado para registar os textos que o utilizador quer, bastando ditar para o computador. Estes são facilmente reconhecidos e a sua taxa de sucesso é muito elevada.

Para usar esta novidade só precisam de abrir um novo documento e depois escolher o menu Ferramentas. Com a opção Digitação por voz é aberta a opção para serem ditados os textos que o utilizador pretende, de forma muito simples.

Na interface aberta, bastará carregar no microfone e começar a ditar o texto. Este é apresentado à medida que é reconhecido, sendo também interpretada toda a pontuação, de forma correta e enquadrada no texto.

Download: https://docs.google.com/

O Word online da Microsoft é uma solução

Outra proposta que podem usar com sucesso é a da Microsoft. O Office online permite também que seja ditado toda a informação, sendo esta convertida para texto de forma imediata e rápida. Com uma grande capacidade, é de ter em conta.

Esta capacidade assenta toda na Internet e na conversão que a Microsoft fez da sua suite de produtividade. Assim, todas as normais capacidade do Word estão presentes, com a possibilidade de ser usado em qualquer lado, dentro de um simples browser.

Para explorarem esta capacidade, devem abrir um novo documento do Word em word.office.com e preparar a escrita “oral”. Na barra de topo encontram um microfone, que devem carregar. Podem alterar o idioma, para PT-BR, carregando na roda dentada.

Mais uma vez o processo é simples e limita-se a que seja ditada a informação que o utilizador pretende. Também aqui a pontuação é bem interpretada e se as ideias forem faladas de forma pausada, o reconhecimento é livre de erros.

Download: https://word.office.com/

Solução independente e simples para ditar texto

Como nem sempre se pretendem soluções completas e (quase) complexas, existem sites como o Dictation.io. Com uma interface simples e mínima, permite ao utilizador ditar as suas ideias para um caderno virtual e acessível rapidamente.

Este permite que sejam ditadas notas ou ideias, podendo também ser enviado por via oral textos mais completos e complexos. Daqui em diante, podem ser publicados, partilhados ou gravados todos os apontamentos que forem ditados.

Mais uma vez devem começar por definir o idioma em que o texto será ditado. No caso do Dictation.io podem escolher o idioma de Portugal ou do Brasil, dando acesso ao que os utilizadores pretendem para interpretar o que for ditado.

Depois desta escolha só precisam de carregar no botão Start para começarem a ditar o que querem que seja convertido. Tudo será entendido e convertido para texto, que depois podem usar onde pretenderem, sem qualquer limite.

Download: https://dictation.io/speech

Estas são apenas 3 soluções online, mas de grande qualidade e capacidade. Compreendem de forma directa os utilizadores, entendendo o português falado e convertendo-o para texto, sem erros ou imprecisões. Claro que existem certamente outras, mas estas são uma excelente base para este processo.

Pplware
Autor: Pedro Simões
09 Nov 2020

Avatar

 

 

48: Raspberry Pi 400: teclado com computador integrado chega hoje

 

Um compacto teclado com um computador ARM lá dentro e que pode rapidamente ser ligado a um monitor é a proposta mais recente da Raspberry Pi Foundation

O Raspberry Pi 400 é o novo modelo de computador básico compacto que chega hoje ao mercado. O formato não é novo, já tinha sido mostrado com o Raspberry Pi 4 do ano passado, e evoca sentimentos semelhantes aos que são passados pelas plataformas BBC Micro ou ZX Spectrum. “O sonho com os Raspberry Pi é levar as pessoas a comprar um PC e depois motivá-las para se tornarem programadores”, explica Eben Upton, fundador da Raspberry Pi Foundation. A inspiração para este modelo veio, segundo o executivo, da Acorn Computers que usa um teclado como base para o Acorn Atom.

O modelo só com o computador integrado no teclado custa 70 dólares, mas há uma versão que adiciona um rato, fonte de alimentação eléctrica, cartão microSD, cabo HDMI e guia de introdução por cem dólares. O computador tem um processador quad-core a 1,8 GHz ARM Cortex A72, 4 GB de RAM, porta Gigabit, Bluetooth 5.0 e ligação Wi-Fi 802.11ac. Em termos de portas, há duas HDMI com output de 4K / 60 Hz, duas USB 3.0 e uma USB 2.0, com alimentação eléctrica assegurada por uma ligação USB-C, além da slot cartão micro SD e uma conexão GPIO, noticia o The Verge.

Para já, o aparelho que parece um teclado compacto vai estar disponível em seis versões (Reino Unido, EUA, Alemanha, França, Itália e Espanha), estando a ser preparadas as variantes para Noruega, Suécia, Dinamarca, Portugal e Japão.

No que toca a público alvo, Upton diz que este tipo de máquinas tem procura no sector empresarial e que podem ser adequadas, por exemplo, para agentes de contact centers. A comunidade de estudantes que cada vez mais tem de assistir a aulas a partir de casa também pode ter aqui uma boa opção para executar as tarefas menos exigentes.

Os primeiros aparelhos estão já disponíveis já hoje, com a chegada a outros mercados a acontecer durante as próximas semanas e até ao fim do ano.

Exame Informática
02.11.2020 às 14h44

Avatar