62: (R)windows 11

 

SOFTWARE/WINDOWS 11/MICROSOFT

ACTUALIZAÇÃO À NOTÍCIA ABAIXO

“A Microsoft diz que vai reformular o programa de diagnóstico que agora está a reportar incompatibilidade em quase todos os computadores.
Aguardamos que esclareça, ou recue, nesta decisão de disponibilizar o Windows apenas “para alguns privilegiados”, começa a ser uma decisão altamente contestada e pode mesmo ditar uma corrida a sistemas operativos alternativos, a morte do Windows.
In Clube de Utilizadores”

Já tinha sido informado, através de um canal de Informática, que o próximo (R)windows 11, NÃO É PARA TODOS, tecnologicamente falando.

Como estou registado e participo no Windows Insider Program, recebi hoje este e-mail, que não me deixou nada surpreendido:

” Com base nos nossos dados, o seu PC não atende aos requisitos mínimos do sistema. Para garantir uma melhor experiência de flight, ele será movido do Canal Beta para o Canal Release Preview automaticamente para que você possa continuar aproveitando os recursos de compilação do Windows 10 Insider Preview. Nenhuma acção de sua parte é necessária.”

É certo que a minha máquina não é nenhuma xpto topo de gama das mais recentes, mas possui 3 discos SSD de 250GB cada e mais 2 HD SATA de 2 TB cada, board Asus H97 PRO GAMER. Intel Pentium G3260 Haswell 3.3GHz, Socket 1150 LGA, Core Speed 3292,14 MHz, Memory DDR 3 Dual Channel 32GB (4x8GB), Graphic Card Radeon 550 Series 2GB GDDR 5, utiliza o Windows 10 PRO 64 bits e… NÃO PRESTA PARA RECEBER O WINDOWS 11,  porque… falta o chip de segurança TPM 2!

Assim, quem tiver falta do chip de segurança TPM 2NÃO VAI RECEBER GRATUITAMENTE O WINDOWS 11.

Transfiro para este Blogue o alerta do Clube de Utilizadores sobre esta matéria:

28-06-21

Afinal, o seu PC pode ser incompatível com o Windows 11!

Está instalada a confusão.

A Microsoft alterou os requerimentos necessários para que o Windows possa ser actualizado para esta versão 11, e afirmou que o computador deve possuir um chip de segurança, o TPM 2.

Esta tecnologia é recente, tem sido desenvolvida com colaboração da Microsoft, que pretende agora “recolher dividendos” desse investimento.

Mas, apenas os computadores mais recentes (com menos de 5 anos) terão este chip e… em quase todos eles essa função está desactivada na BIOS.

Em resultado, o programa de diagnóstico disponibilizado pela Microsoft (na seguinte página, ao fundo) dá como resposta, a quase todos os testes, que “O seu computador não é compatível e não vai receber o Windows 11:

https://www.microsoft.com/en-us/windows/windows-11

Link directo para recolha:
https://aka.ms/GetPCHealthCheckApp

 

 

61: Windows 11 é simples (ao estilo Mac), magro, gratuito e corre apps Android

 

SOFTWARE/WINDOWS 11/MICROSOFT

A Microsoft apresentou esta quinta-feira o novo Windows 11. Com design mais simples, ocupa menos espaço e tem várias semelhanças com os rivais Chrome OS e MacOS.

Exemplos do novo Windows 11. Exemplo dos novos widgets
Foto DR
Exemplos do novo Windows 11. Novo menu Iniciar
Foto DR
Exemplos do novo Windows 11
Foto DR
Exemplos do novo Windows 11
Foto DR
Exemplos do novo Windows 11. O Teams integrado
Foto DR

A sua história remonta a Novembro de 1985, mas o verdadeiro sucesso planetário chegou depois de Agosto de 1995, ano em que lançaram o Windows 95, cujo interface gráfico se tornou padrão para boa parte do mundo que começou pouco depois a aceder à Internet.

A Microsoft apresentou esta tarde, 35 anos depois do primeiro, o Windows 11 e desde logo vem apelidado como uma mudança quase revolucionária pela marca que deve ficar disponível em Outubro nos novos modelos, mas deverá ser disponibilizada para upgrade em breve.

O design mais simples a nível global e que reformula áreas importantes como o menu Iniciar e os ícones na barra (aparecem agora ao meio, ao estilo dos Mac da Apple) são notas dominantes. Destaque ainda para melhorias na performance, no multitasking e numa melhor integração com o Teams (sistema de videoconferência da Microsoft), bem como a possibilidade de suportar apps Android, o que acontece pela primeira vez.

O nome Windows 11 não é surpreendente, nem tão pouco algumas das novidades já que recentemente uma fuga de dados expôs vários pormenores. O sistema operativo será gratuito para quem quiser fazer upgrade a partir de Windows 10 (o que tem sido habitual) e tem uma nota peculiar: ocupa no seu todo menos espaço de disco nos computadores.

Tijolos são substituídos

Há 10 anos a Microsoft lançou o Windows Phone (antes já tinha o Windows Mobile) com as apps espalhadas por uma espécie de tijolos. Esse estilo entrou no menu Iniciar das versões de PC do Windows que se seguiram, mas o Windows 11 recebe agora um restyling no menu Iniciar com mais simplicidade e uma organização mais próxima dos rivais Chrome OS (da Google) ou até com semelhanças com os Mac (que têm um formato chamado Launchpad).

Por ali encontram-se apps, documentos recentes e uma área de pesquisa separada com a tal aparência próxima do Chrome OS e MacOS. Na apresentação desta tarde, o responsável pelo Windows, Panos Panay, explica que a sua equipa “esteve obcecada por cada detalhe do novo design”. Incluído estarão um novo modo escuro (mais na moda) mais evoluído e o que a Microsoft chama de Snap Layouts, que permitem que encaixar apps nos vários modos que o Windows 11 suporta e que abre a porta para apps abrirem nos monitores correctos (quando há monitores extra).

A nível de desempenho as novas actualizações do Windows também estão melhores e são 40% mais pequenas e eficientes e acontecem agora em segundo plano, com a Microsoft a prometer menos perturbação durante as actualizações (só a experiência o poderá comprovar).

Exemplos do novo Windows 11. Novo menu Iniciar
© DR

Teams integrado por completo

O Teams também é agora integrado directamente no Windows 11 para consumo pessoal e utilizadores profissionais, com presença directa e facilmente gerível na barra de tarefas – tornando mais simples a ligação por áudio ou vídeo para amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Os widgets são reformulados no Windows 11 e são agora incluídos mais gestos para os dispositivos com ecrãs tácteis. No caso do widgets é possível incluir vários personalizados e desenvolvidos por inteligência artificial que se baseiam nos widgets que vimos a Microsoft introduzir (sem grande sucesso) no Windows 10. E com gestos desde o lado direito pode-se expandir um widget para o ecrã inteiro – com eles é possível ver feeds de notícias (como o Twitter), previsão do tempo e mapas. Mais uma inspiração no MacOS.

Há ainda melhorias nos comandos por voz e no apoio a canetas digitais.

Apps Android começam a entrar

Em destaque (e além de algumas funcionalidades de ligação com o mundo Xbox) haverá uma nova loja e suporte para apps Android (com ajuda de uma parceria com a Intel e a Amazon). A Microsoft Store foi redesenhada (mais uma vez) e segue o caminho também já visto na Apple, de tentar combinar cada vez mais o mundo móvel dos smartphones com o dos computadores. Em destaque estão o formato para Android das apps da Adobe Creative Suite, bem como as apps de redes sociais como o TikTok e Instagram.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella deixou ainda uma bicada à Apple indicando que no Windows os programadores podem incluir na loja os seus próprios sistemas de pagamento (algo que a Apple não permite).

Dinheiro Vivo

 

60: Fuga de informação revela as primeiras imagens do Windows 11

 

TECNOLOGIA/SOFTWARE/WINDOWS 11

A Microsoft desvendará mais informações sobre o sistema operativo ainda esta semana.


Fuga de informação revela as primeiras imagens do Windows 11 – windows 11, microsoft, engadget
© Engadget

Fuga de informação revela as primeiras imagens do Windows 11 windows 11, microsoft, engadget
© Engadget

Fuga de informação revela as primeiras imagens do Windows 11 windows 11, microsoft, engadget
© Engadget

Fuga de informação revela as primeiras imagens do Windows 11 windows 11, microsoft, engadget
© Engadget

Fuga de informação revela as primeiras imagens do Windows 11 windows 11, microsoft, engadget
© Engadget

Fuga de informação revela as primeiras imagens do Windows 11 windows 11, microsoft, engadget
© Engadget

Acredita-se que a Microsoft desvendará a nova versão do seu sistema operativo Windows num evento marcado para esta quinta-feira, dia 24 de Junho. Porém, parece que não teremos de esperar para saber como será o Windows 11, com o The Verge a ter partilhado um pequeno vídeo e imagens da nova versão.

Como pode ver no vídeo abaixo (e nas imagens na galeria acima), o Windows 11 terá o menu Iniciar e alguns dos seus principais ícones ao centro da Barra de Tarefas, tal como acontece no macOS da Apple. De notar no entanto que poderá voltar a posicionar estes ícones no canto inferior esquerdo, tal como é costume no Windows.

Esta fuga de informação permite ter uma ideia da estética que a Microsoft pretende seguir com o Windows 11 mas, claro está, a empresa deverá ter mais para anunciar no que diz respeito a funcionalidades no evento dedicado.

TechAoMinuto
por Miguel Patinha Dias
09:56 – 21/06/21

 

59: Cadeira Gaming PowerGaming Preto/Vermelho

 

Design ergonómico e desportivo – Altura e inclinação ajustáveis ​​- Apoio para os braços, apoio para a cabeça e apoio para o lombar – 5 rodas de nylon

A Cadeira Gaming PowerGaming Preto/Vermelho, feita para que possa desfrutar plenamente de uma experiência incrível e confortável nas suas longas sessões de jogos, assim como nos seus dias de trabalho ou de estudo.

A cadeira Gaming PowerGaming fornece todo o conforto que precisa por horas, graças ao seu design ergonómico, feito com materiais de alta qualidade e um almofadado interno que duplica o seu conforto. Além disso, tem um estilo desportivo, com uma cor preta como protagonista e vários detalhes em vermelho.

Também possui rodas para facilitar o seu movimento, além de apoio para os braços, apoio para a cabeça e apoio para o lombar. Como se isto não bastasse, poderá ajustar a altura e a inclinação das costas para adaptá-la completamente a si.

A Cadeira para Jogos PowerGaming Preto / Vermelho possui:

  • Design ergonómico
  • Apoio para a cabeça e apoio para o lombar almofadado removível
  • Inclinação e altura ajustáveis ​​
  • Inclinação de até 155º
  • Apoio para os braços ajustáveis ​​
  • Couro sintético da mais alta qualidade e resistência, muito fácil de limpar
  • 5 rodas de nylon, silenciosas em movimento, anti riscos

Dimensões da cadeira PowerGaming::

  • Altura total 120-123 cm
  • Altura do encosto 81 cm
  • Altura do assento 41-49 cm
  • Largura do assento 40cm
  • Profundidade do assento 53 cm

Conteúdo da embalagem:

  • 1x Cadeira Gaming PowerGaming preto / Vermelho

Feita a apresentação, esta foi a cadeira escolhida para trabalhar, não em modo gaming, mas em trabalho normal. Porque passo muitas horas diárias ao computador, preciso de uma cadeira confortável e esta tem todo o aspecto disso, aliado a um preço também confortável em ordem aos preços do mercado.

Em princípio vai chegar no início do mês que vem.

 

58: Smartband Huawei Honor Band 6

 

Hoje, vou falar-vos da smartband Huawei Honor 6, o modelo mais recente da Honor.

Porque estou, também hoje, à espera de a receber, aproveitando a promoção do site e um vale que tinha para descontar de uma encomenda anterior. Tenho recebido vários modelos desta marca, a que actualmente utilizo é a Huawei Honor Band 5 mas cada vez que olho para ela – e com bastante frequência devidos às suas características -, recordo-me de um passado recente extremamente negativo, que já esqueci, mas que está ligado a este equipamento.

Por isso, nada melhor que mudar de visual, para não ter de recordar essa situação e ponto final na questão.

Honor Band 6, a smartband mais evoluída da Honor. Com uma parte frontal maior, sem botões na parte superior e com a mais avançada tecnologia AMOLED de 1,47 polegadas. Tudo isto com uma conectividade Bluetooth v5.0 e tecnologia de sensor de frequência cardíaca Huawei TruSeen 4.0 no seu pulso.

A primeira coisa que devemos destacar da nova Honor Band 6 é o tamanho do seu ecrã. Com o seu diagonal de 1,47 polegadas com tecnologia AMOLED, uma resolução de ecrã de 194 x 368 px e uma proporção de 64%. Um ecrã a cores que pode ser usado de forma táctil.

Este aumento de tamanho não significa que pesa mais. Pesa apenas 18 gramas com um ecrã muito maior. Mantém a sua resistência à água de 5 ATM em comparação com o seu modelo anterior, para que possa nadar com ela e até praticar desporto na chuva.

Customizável

Uma smartband que poderá personalizar graças às centenas de ecrãs que encontrará na loja da Honor. Ou colocar uma foto do seu álbum e, desta maneira, tê-la com as suas memórias ou a combinar com o seu outfit.

Funcional como poucas

O que mais procura numa smartband desportiva como esta é que, no seu interior, encontre a mais avançada tecnologia para o seu dia-a-dia. Uma tecnologia chamada Huawei TruSeen 4.0, que permitirá medir a sua frequência cardíaca em tempo real. Além disso, possui um detector de oxigénio no sangue para saber a sua saturação e pensar como pode afectar o seu exercício físico. Vai saber se o seu coração está perfeito ou se pode ter alguns sintomas estranhos*.

*A nova Honor Band 6 não é um dispositivo médico, apenas vai marcar directrizes e parâmetros que podem ajudar. Para saber como está o seu corpo, deve consultar um profissional.

Honor sabe que desporto e o descanso são importantes. Para lhe ajudar neste último, este modelo tem um controlo do sono, que vai-lhe oferecer os dados sobre o sono leve, sono profundo, acordado e a hora que for para a cama e acorda. Além disso, poderá saber o seu estado de stress e saber quando deve parar e respirar para relaxar.

Saúde feminina e dez desportos diferentes

Com os seus dez desportos diferentes, vai-se adaptar os dados registados da sua prática desportiva. Com exercícios como correr ao ar livre ou dentro de casa, ciclismo, natação, máquina de remo, máquina elíptica e caminhada tanto ao ar livre como em lugares fechados. Detectará automaticamente 6 desportos diferentes, sem ter que configurar a nova smartband para conseguir o seu objectivo.

E poderá controlar o seu período e saber exactamente quando está. Desta maneira, vai saber quando está nos seus dias mais férteis e conhecer o período menstrual com maior precisão.

Além disso, permite outras funções como: ler mensagens e notificações no pulso, controlar música, obturador da câmara, localizar o telemóvel e colocar alarmes e estar sempre comunicado. Para conectá-lo ao seu smartphone vem com uma conexão Bluetooth v5.0.

Duas semanas de uso

Por último, esta nova smartband vem com uma bateria de polímero de lítio 180 mAh, que oferece uma autonomia de até 14 dias, duas semanas nas quais fará todos os desportos que quiser sem ter que carregar.

Quando for necessário, este modelo oferece-lhe um carregamento rápido com o qual, com um carregamento de 10 minutos, poderá utilizá-lo durante 3 dias. Como nos modelos anteriores, pode ser carregada através de maneira magnética.

E terá todas as  vantagens como dois anos de garantia, envio para Portugal em apenas 24 horas e com o nosso serviço de atenção ao cliente em Powerplanetonline.com.

Especificações técnicas Honor Band 6:

Marca: Honor
Modelo: Band 6
Ecrã:
Tamanho: AMOLED 1,47 polegadas (resolução 194 x 368 pixels).
Ecrã a cores
Proporção do ecrã: 64%
Utilização: Táctil
Conexão: Bluetooth 5.0
Distância suportada: Até 10 metros
Frequência: 2,4 GHz
Resistência: 5ATM (até 50 metros)
Eficiência:
Bateria: Bateria de polímero de lítio 180 mAh
Autonomia: até 14 dias
Tempo de carregamento rápido: com 10 minutos de carregamento, poderá usá-lo durante 3 dias
Carregamento magnético
Temperatura de funcionamento: -10 ~ + 45º
Compatível com Android 6.0 e iOS 9.0 e superior
Sensores
Sensor óptico de frequência cardíaca TruScreen 4.0 24 horas por dia, 7 dias por semana
Controlo da saúde feminina
Controlo do sono
Modos de desporto (10 desportos diferentes)
Detector automático de desporto
Notificações
Lembretes
Sensor de oxigénio no sangue SP02
Mudança de ecrã
Assistente de voz
Dimensões: 43 x 25,4 x 10,9 mm
Peso: 18 gr
Cor: Preto, cinzento, dourado

Conteúdo da embalagem

1 x Honor Band 6
1 x Base de carregamento
1 x Cabo de carregamento
1 x Manual do usuário

Posteriormente, colocarei aqui as minhas impressões sobre este equipamento.

A app para utilizar este equipamento com o smartphone, encontra-se disponibilizada na Play Store da Google em:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.huawei.health

Quem pretender trocar a pulseira, como foi o meu caso, ao princípio foi difícil efectuar a desmontagem da pulseira original porque não existe no manual essa informação e o processo é diferente do modelo anterior Honor 5. Tive de recorrer ao Youtube e deixo aqui o vídeo:

 

57: Cuidado! Há um novo malware a propagar-se no Android e chega pelo WhatsApp

 

APP/WHATS APP/MALWARE/ANDROID

A segurança parece estar constantemente a ser posta à prova no mundo digital. Diariamente surgem novas situações que colocam os utilizadores em risco, seja na Internet, nos seus PCs ou até nos smartphones.

Uma nova ameaça está a circular no universo Android, espalhando-se de forma rápida. Este malware depende do WhatsApp para conseguir os seus objectivos e usa uma app falsa para se instalar nos smartphones Android.

Um novo malware a fazer estragos no Android

Este novo malware faz uso de algumas técnicas novas e que até agora não estavam a ser exploradas. Baseia-se no WhatsApp como forma de se propagar, algo que faz de forma automática. Tudo assenta num link que os utilizadores recebem neste serviço.

Ao abrir o endereço da Internet, são redireccionados para uma página falsa e que simula de forma muito perfeita a loja de apps da Google. A app proposta é uma falso software da Huawei, onde os utilizadores podem ganhar novos smartphones.

Usa o WhatsApp para aceder a app maliciosa

Quem cai no erro de instalar esta nova app terá de dar permissões para ler notificações e para se colocar acima de qualquer outra app. Desta forma consegue responder directamente a qualquer mensagem do WhatsApp e assim propagar-se.

Os criadores deste malware tiveram alguns cuidados para passarem despercebidos. Apenas enviam uma mensagem por hora para cada contacto do WhatsApp, evitando parecer intrusivo. Por outro lado, o link parece ser obtido externamente, o que indica que podem mudar o modo de operação.

Cuidado com o que recebem numa mensagem

Por outro lado, e ao ter permissões para estar acima de qualquer outra app, consegue roubar dados do utilizador. Tem ainda a capacidade de estar a correr em background e assim evitar que seja terminado ou colocado em pausa.

Volta a ser importante o cuidado dos locais de onde se instalam apps no Android e atenção das ofertas demasiado tentadoras e óbvias. É também relevante ter cuidado com os links que se recebem, mesmo de contactos considerados seguros e de confiança.

Pplware
Autor: Pedro Simões
27 Jan 2021

 

56: ICQ está de volta e agora com muitas novidades

Um dos pioneiros do que hoje chamamos de redes sociais está de volta. Mais forte, mais abrangente e com suporte para quase todas as mais preponderantes plataformas, nada foi deixado ao acaso e pelo que dá mostras, a ideia é voltar ao que foi no passado, o melhor de todos.

Para já a oferta é igual a tantos outros, mas não se poderá dizer que não é tentadora.

O novo ICQ mobile facilita a comunicação. Chat de vídeo e chamadas de voz grátis, “adesivos” divertidos e mensagens de texto gratuitas. Estas novidades permitem aos utilizadores ficarem sempre em contacto com os seus amigos e por dentro das suas últimas novidades. Com isso, facilita a partilha daqueles momentos mais especiais e ajuda a expressar os sentimentos, aliás, foram os sentimentos que no passado juntaram muitos casais com esta rede sociais… por isso (também por isso) se tornou tão famosa!!!

ICQ mobile – Afinal o que traz de novo, após ter “morrido” no interesse dos utilizadores?

  • Chat de vídeo: As vídeos chamadas são feitas naturalmente online, com o intuito de juntar novamente amigos e familiares.
  • Chamadas gratuitas: Através do ICQ mobile é possível efectuar chamadas gratuitas, através da Internet. As chamadas internacionais são também elas gratuitas entre utilizadores do serviço em qualquer país.
  • Mensagens de texto gratuitas: O envio de mensagens funciona como o de SMSs, mas de forma gratuita e ilimitada.

  • Adesivos e smileys: São as pequenas animações, que parece que estão a voltar em força, para tornas as conversas mais expressivas e dinâmicas.
  • Mensagens de foto e vídeo: Através do ICQ é possível partilhar, gratuitamente fotos e vídeos.

Este é mais um sistema como muitos que conhecemos, não traz, contudo, nada de especial, por enquanto, apenas levantou o braço para dizer que está vivo. Claro que para vingar terá de se tornar inovador e só assim se erguerá das cinzas, tendo em conta que já se passaram muitos anos desde que ICQ era sinónimo de rede social e conversa de chat com o mundo. Parou no tempo e está a tentar agarrar a última carruagem deste comboio.

Esta aplicação está disponível para iOS, Android, Windows Phone e Windows.

Download: https://icq.com/desktop/pt?#windows

Pplware
Autor: Vítor M.
26.01.2021

55: Razer vai lançar uma máscara gamer avançada que promete filtrar 95% das impurezas do ar

 

TECNOLOGIA

Como a pandemia não será tão cedo resolvida, a máscara é a protecção que mais se impõe para o ser humano ter vida fora de portas. Assim, algumas empresas viram uma oportunidade para recriar este produto dando-lhe características futuristas, mas usáveis. Conforme é apresentado, a máscara gamer da Razer vem equipada com luzes RGB e promete filtrar 95% das impurezas do ar.

A tecnologia pode fazer mais para um acessório que nos ajuda a respirar com mais qualidade e com segurança para evitar propagar vírus e bactérias. O vídeo mostra como a Razer imagina ser a melhor aposta neste segmento.

Razer apresenta máscara avançada no Project Hazel

É uma verdade que a Razer nunca desaponta quando a ideia é ter produtos com design louco. Assim, a empresa americana revelou uma máscara facial seriamente inteligente na CES 2021. De forma a responder ao que se passa no mundo, este dispositivo, uma máscara facial avançada, poderá conquistar os jovens e não só.

A COVID-19 não está ainda controlada, bem pelo contrário, e vemos as medidas urgentes das autoridades de saúde para aliviar a pressão nos hospitais. Portugal vai entrar num novo período de confinamento e as medidas apertam de forma a salvar vidas.

Com essa ideia presente, a Razer, conhecida pelos produtos desenhados para os gamers, anunciou a sua entrada no mercado dos produtos de higiene e segurança, com a linha Project Hazel. Assim, fica disponível um conceito de máscara inteligente com algumas particularidades interessantes.

Características inteligentes e seguras

Conforme pode ser visto no vídeo e descrito na apresentação do projecto, esta máscara tem características interessantes, como, por exemplo, luzes RGB. Estes LEDs, além de decorar o produto, têm uma componente informativa. Isto é, as luzes brilham, e mudam de cor com base no estado actual do filtro dentro do objecto. Contudo, esta funcionalidade pode ser desligada, para alguém que queira algo mais discreto.

Estes LEDs estão colocados em volta dos ventiladores, que se encontram na lateral da máscara. Estes filtros são usados para purificar o ar que é inalado e exalado, tornado a máscara segura para quem a usa e para quem respira o ar que é limpo por estes filtros.

Estes ventiladores também são removíveis e recarregáveis, embora não tenha sido revelado por quanto tempo será garantida a eficácia total. Além disso, há um estojo para guardar a máscara e recarregar as ventoinhas, sendo que na parte interna a Razer colocou um mecanismo com luzes ultravioletas para desinfectar e matar qualquer bactéria.

Segundo a descrição técnica, a máscara usa um respirador do tipo N95 (FFP2), o mesmo presente na máscara do mesmo nome utilizada como parte dos equipamentos de protecção individual (EPIs). Segundo a Razer, este sistema consegue filtrar 95% de partículas do ar.

Mais “humanização” na utilização das máscaras

Um dos aspectos que se perdeu com o uso da máscara foi a expressão do rosto. Hoje não sabemos se a pessoa sorri, se está triste, se está preocupada ou se, ao falar, as suas expressões transmitem algum conforto ou confiança. Nada, a máscara removeu do rosto uma das formas de comunicação mais importantes no ser humano, a expressão facial.

Assim, a Razer quer que o rosto seja visível e o material usado é produzido num plástico reciclado e transparente, que é resistente à água e arranhões. Além disso, a empresa colocou um microfone e um amplificador na parte interna para ajudar a propagar melhor o som da voz do utilizador.

Segundo os seus responsáveis, o Project Hazel ainda se trata de um produto em desenvolvimento. Portanto, se está interessado, saiba que para já ainda não existe uma data de lançamento. No entanto, a máscara estará já em fase de teste para receber todas as certificações necessárias, assim como o selo de qualidade da empresa.

Autor: Vítor M.

 

54: Compras online: Dados do cartão já não podem ser usados

 

TECNOLOGIA7CARTÕES DE CRÉDITO/INTERNET

As informações impressas nos cartões de crédito deixaram de ser consideradas válidas para autenticar os consumidores em compras realizadas online. Essa autenticação tem de ser feita através de palavra-passe, mensagem enviada para o telemóvel ou impressão digital.

Se realizar compras online, esteja atento a esta mudança.

Já não é possível usar o código CVV/CVC para compras online

Com a entrada em 2021 há também mudanças nos pagamentos das compras realizadas online. A nova Directiva Europeia de Serviços de Pagamentos, ou, como vulgarmente conhecida, PSD2 (sigla do inglês Payment Services Directive 2), entrou em vigor no dia 3 de Novembro de 2018, em Portugal e os serviços foram-se adaptando.

O novo enquadramento regulamentar deixa de considerar válidos para a autenticação em compras online os detalhes impressos nos cartões de pagamento (como, por exemplo, o número do cartão, a data de validade ou o código CVV/CVC), uma vez que poderão ser apropriados por terceiros e não são considerados dados para autenticação forte.

Assim, quando um cliente fizer uma transacção em compras online precisa de combinar pelo menos dois elementos de diferentes categorias:

  • como algo que conhece (exemplo: palavra-passe)
  • que possuir (telemóvel ou outro dispositivo)
  • ou que lhe seja inerente (impressão digital, por exemplo).

Assim, por exemplo, um cliente pode querer fazer uma compra através do seu telemóvel e ser-lhe-á solicitada, ainda, uma impressão digital. Serão sempre precisos pelo menos dois factores de validação.

A Directiva dos Serviços de Pagamento (PSD2)…

A segunda Directiva dos Serviços de Pagamento (PSD2) é uma directiva da União Europeia, transposta para a Lei Portuguesa através do Decreto Lei 91/2018, que actualiza e complementa as regras estabelecidas pela PSD1 e tem como principais objectivos:

  • Contribuir para um mercado de pagamentos europeu mais integrado e eficiente
  • Tornar os pagamentos mais seguros e mais eficientes
  • Fomentar uma igualdade de condições entre prestadores de serviços de pagamento
  • Fortalecer os direitos dos consumidores
  • Promover a adopção de serviços de pagamento inovadores

Se costumam realizar compras online, estejam atentos a estas mudanças. Algumas marcas e serviços já deram a conhecer tais alterações que visam a melhor segurança dos utilizadores.

Autor: Pedro Pinto
02 Jan 2021

 

53: Saiba como descarregar e enviar stickers de Ano Novo no WhatsApp. Passo a passo

 

Se estiver à procura da melhor forma para desejar Bom Ano à família ou aos amigos, o WhatsApp Stickers é uma opção. No entanto, esta versão só está disponível para Android

© Money SHARMA / AFP

O ano atípico de 2020 termina já esta semana e é nesta altura que os tradicionais votos começam a circular. Devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, as celebrações a que estamos comummente habituados não se podem realizar, mas tal não significa que não existam formas de “encurtar o distanciamento”.

A pensar nisso, a aplicação de mensagens WhatsApp criou stickers alusivos à época. Para poder aceder e partilhar, só tem que instalar a mais recente versão da aplicação e ver aqui quais os passos a seguir.

Passo a passo:

1. Abra o Google Play Store e procure a aplicação Adesivos de Ano Novo para o WhatsApp;

2. Descarregue qualquer adesivo à sua escolha e aguarde a instalação;

3. Abra o conjuntivo de adesivos que escolheu e, em seguida, toque no botão adicionar (+) que aparece à frente;

4. Quando adicionado, abra a conversa do WhatsApp para que pretende enviar;

5. Na caixa de texto, pressione o ícone dos emojis;

6. De seguida, seleccione o ícone dos adesivos na parte inferior;

7. Procure o conjunto de stickers que adicionou recentemente;

8. Seleccione qualquer um e envie.

Diário de Notícias
Dinheiro Vivo
29 Dezembro 2020 — 18:23