Sobre

Desde muito jovem, a minha atracção pelo Espaço ou Universo, ficou bem latente na minha procura pelo inimaginável.

À noite, perdia algum do meu tempo a olhar para o céu, nomeadamente quando estava limpo de nuvens, olhava para as estrelas, via asteróides rasgarem o céu, sem qualquer instrumento astronómico à minha disposição.

Os anos passaram e quando chegou a hora de retirar-me profissionalmente, voltei à observação astronómica.

Adquiri, depois de vasculhar por blogues, fóruns e sites da especialidade, qual o equipamento mais adequado para as condições que dispunha – quase nenhumas -, e fui comprando primeiro um telescópio Skywatcher Maksutov-Cassegrain ∅127/1500mm

com tripé de alumínio fraquinho que iria depois ser actualizado por um de aço, uma montagem equatorial calibrada para o telescópio, fui adquirindo oculares com várias DF’s desde 9mm até 42mm, Ortho, adaptadores, uma excelente Barlow TeleVue Powermate 2.5x, acessórios para astro-fotografia, filtros de vária ordem, diagonais dieléctricas de 1,25″ e 2″ e com uma das minhas Canon EOS DSLR, comecei a fotografar a Lua.

E apenas dediquei-me ao nosso satélite porque residindo em Lisboa, com alta poluição atmosférica e lumínica, outras hipóteses eram – e continuam a ser – inalcançáveis, como fotografar Saturno, Vénus, Neptuno e até Marte.

Com um filtro solar especial, consegui algumas imagens razoáveis do Sol, mas fiquei-me por aí. Depois, depois como a curiosidade aumentou com os resultados obtidos nessas sessões fotográficas, adquiri um telescópio refractor Bresser-Messier AR Hexafoc ∅102/1000mm

e, posteriormente, um telescópio newtoniano Bresser-Messier NT150S Hexafoc ∅150/750

todos eles com oculares, diagonais, focalizadores, etc.. Ainda adquiri um kit motorizado para a montagem equatorial e uma série de anéis adaptadores para as Canon.

Paralelamente, já tinha um vasto equipamento fotográfico com super tele-objectivas ∅90mm/650-2600mm

super tele-objectiva catadióptrica ∅95mm/500mm-1000mm

uma Nikon B500 com uma DF 900mm com que faço muitas sessões fotográficas lunares (Blogue Astrophotography).

e muitos acessórios, adaptadores, filtros e tripés de várias marcas.