🇵🇹 PORTUGAL // ⚖️JUSTIÇA // ⚖️ PGR
O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça só terá tido conhecimento do inquérito instaurado ao primeiro-ministro no dia em que este apresentou a demissão, a 7 de Novembro.

A procuradora-geral da República, Lucília Gago
© Gerardo Santos/ Global Imagens
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça só terá ficado a saber do inquérito autónomo ao primeiro-ministro, António Costa, na sequência da operação Influencer, no mesmo dia em que o chefe do Governo apresentou a demissão.
Isto porque, segundo está a ser avançado esta sexta-feira pela SIC, a Procuradora-Geral da República (PGR), Lucília Gago, não informou o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o juiz Conselheiro Henrique Araújo, sobre o inquérito instaurado a Costa, decorrente do processo que investiga negócios do hidrogénio, lítio e o centro de dados de Sines.
A denominada operação Influencer, recorde-se, levou à constituição de nove arguidos, entre os quais o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária, e Diogo Lacerda Machado, consultor próximo de Costa.
Desta forma, o presidente do Supremo só terá tido conhecimento da investigação ao primeiro-ministro no mesmo dia em que os portugueses, a 7 de Outubro, quando foi tornado público o parágrafo que consta do comunicado emitido pela Procuradoria-Geral da República.
“No decurso das investigações surgiu, além do mais, o conhecimento da invocação por suspeitos do nome e da autoridade do Primeiro-Ministro e da sua intervenção para desbloquear procedimentos no contexto supra-referido.
Tais referências serão autonomamente analisadas no âmbito de inquérito instaurado no Supremo Tribunal de Justiça, por ser esse o foro competente”, lê-se no referido parágrafo do comunicado da PGR, que levou à demissão do primeiro-ministro, desencadeando uma crise política, com marcação de eleições antecipadas para 10 de Março.
DN
17 Novembro 2023 — 19:58
Ex-Combatente da Guerra do Ultramar, Web-designer,
Investigator, Astronomer and Digital Content Creator
published in: 3 semanas ago
– O que é “ronco” (Um sucesso extraordinário, diz-se que é um “Ronco“ e Manga de Ronco em crioulo guineense, significa enorme sucesso), é posar para a fotografia com a corrente pendurada ao pescoço…