🇺🇸 EUA // 💥 SPACE X // 🚀 STARSHIP // ❌ FALHANÇO
O propulsor chegou a enviar o foguetão para o espaço, mas a comunicação perdeu-se oito minutos após a descolagem e a SpaceX declarou que o lançamento tinha falhado.

Foguetão Starship
© EPA/ADAM DAVIS
A SpaceX lançou este sábado o mega foguetão ‘Starship’ no Sul do Texas, nos EUA, mas perdeu o propulsor e a nave espacial em duas explosões ocorridas minutos após o início do lançamento, anunciou a empresa de Elon Musk.
Congratulations to the entire SpaceX team on an exciting second integrated flight test of Starship!
Starship successfully lifted off under the power of all 33 Raptor engines on the Super Heavy Booster and made it through stage separation pic.twitter.com/JnCvLAJXPi
— SpaceX (@SpaceX) November 18, 2023
BREAKING:Starship's second launch ended with a double explosion 💥
The launch of Elon Musk's super-heavy Starship rocket went better than the previous one, but was also unsuccessful. After the separation of the first stage, communication with it was lost and the rocket… pic.twitter.com/7aB0dFdgx3
— FinNews (@FinNews_) November 18, 2023
O propulsor chegou a enviar o foguetão para o espaço, mas a comunicação perdeu-se oito minutos após a descolagem, e a SpaceX declarou que o lançamento tinha falhado.
Segundo os responsáveis da SpaceX, o sistema de autodestruição da nave aparentemente explodiu sobre o Golfo do México.
O voo chegou ao fim quando os motores da nave estavam quase a disparar para a colocar numa trajectória à volta do mundo.
Anteriormente, cerca de três minutos após o início do voo, também o propulsor explodiu, mas nessa altura o seu trabalho estava concluído.
Apesar do fracasso, o voo de cerca de oito minutos durou o dobro do tempo da primeira tentativa de lançamento, em 20 de Abril, quando o ‘Starship’, com 120 metros, o maior e mais potente foguetão alguma vez construído, descolou pela primeira vez.
Na altura, vários motores falharam e a SpaceX fez explodir deliberadamente o foguetão ao fim de quatro minutos.
A entidade reguladora da aviação norte-americana (FAA) abriu então um inquérito, antes de finalmente dar luz verde a um segundo voo na quarta-feira, após a empresa de Elon Musk ter efectuado dezenas de melhorias no propulsor e nos seus 33 motores, assim como na plataforma de lançamento.
O projecto da SpaceX, a empresa do multimilionário Elon Musk, está a ser seguido de perto pela NASA, que conta com esta nave espacial para as suas missões de regresso à Lua.
DN/Lusa
18 Novembro 2023 — 15:55
Ex-Combatente da Guerra do Ultramar, Web-designer,
Investigator, Astronomer and Digital Content Creator
published in: 2 semanas ago