CIÊNCIA/ASTRONOMIA/ECLIPSES

Marshall Space Flight Center / NASA
Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua.
A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em Portugal continental, a Lua nasce já eclipsada. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a Lua já nascerá eclipsada pelas 20h52, contando-se que saia da penumbra pelas 22h06.
Este fenómeno astronómico “ocorre quando a Lua entra na região da penumbra da Terra”, o que acaba por resultar “numa variação do brilho da Lua”.
Citado pelo Público, Gustavo Rojas, membro do Núcleo Interactivo de Astronomia (Nuclio), explicou que a Lua começa a entrar na penumbra por volta das 18h45 (hora de Lisboa) quando ainda está abaixo do horizonte. Depois, a Lua nascerá eclipsada pouco antes das 21h: em Lisboa às 20h52; no Porto às 20h58; em Coimbra às 20h53; e em Faro às 20h42. Já no Funchal isso acontecerá às 21h08 e em Ponta Delgada às 20h59.
O eclipse será visível durante mais de uma hora e menos de uma hora nos arquipélagos. O fenómeno como um todo durará mais de três horas.
“É um fenómeno muito subtil. Vai ser um verdadeiro desafio [vê-lo]”, revelou Rojas.
O eclipse será visível da Austrália, Antárctida, Ásia, Europa, África, Leste da América do Sul, do Sul do oceano Atlântico, do oceano Índico e do oceano Pacífico Ocidental.
ZAP //
Por LM
5 Junho, 2020
Infelizmente, do meu local de observação lunar, não possuo condições mínimas para poder observar, em pleno e em profundidade, estes acontecimentos astronómicos, por isso, este eclipse penumbral lunar, passou-me ao lado. Mas consegui, um pouco mais tarde, captar imagens lunares da Lua de Morango.
Blogue Astrophotography: http://astrofotography.eu/stargate/2020/06/05/06-jun-2020/
Fenómeno raro: esta sexta-feira começa a “Lua de Morango”, que dura três dias
