3243: Cápsula espacial Boeing Starliner está fora de rota

CIÊNCIA/SPACE

Crédito: Boeing

Lançamento de teste da cápsula que um dia pode levar tripulantes para o espaço correu bem, mas uma falha fez o equipamento seguir uma rota diferente

A cápsula espacial Boeing Starliner, que foi lançada nesta sexta-feira, está actualmente fora de rota, confirmou a gigante da aviação e também a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA). O veículo, que foi projectado para um dia levar astronautas até à Estação Espacial Internacional (ISS), não representa, pelo que foi dito até agora, perigo para outros equipamentos em órbita.

De acordo com Jim Bridenstine, administrador da NASA, a cápsula acabou por queimar combustível a mais do que era suposto numa determinada fase do voo, o que acabou por fazer com que a trajectória final fosse diferente daquela estipulada. Em conferência de imprensa, o porta-voz da agência espacial disse ainda que se houvesse astronautas a bordo da cápsula, teriam conseguido corrigir a rota da Starliner.

«Hoje muitas coisas correram bem e é por isso que nós fazemos testes», sublinhou Jim Bridenstine.

De acordo com a publicação BBC, a Starliner ia ficar em órbita até 28 de Dezembro, mas devido à rota alterada, o regresso à Terra vai já acontecer no domingo, 22 de Dezembro. Até lá, a NASA e a Boeing vão continuar a testar diferentes sistemas da aeronave.

Com a Starliner, a Boeing tenta concorrer directamente com a SpaceX no desenvolvimento de uma cápsula que vai transportar astronautas para a ISS. Com estes dois equipamentos, os EUA procuram reduzir a dependência relativamente à Rússia, já que até agora é a aeronave russa Soyuz aquela que tem levado tripulações até à Estação Espacial Internacional.

Exame Informática
20.12.2019 às 15h53
Rui da Rocha Ferreira

 

spacenews

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.