2960: Investigadores recriam acidentalmente a detonação do Big Bang

CIÊNCIA

NASA

O Big Bang é o fenómeno responsável pelo nascimento do Universo, mas as condições para a explosão ter acontecido ainda não são perfeitamente conhecidas. Agora, uma equipa acredita ter replicado as condições para este evento, de forma acidental.

Uma equipa de cientistas da Universidade da Florida Central, nos EUA, afirma ter descoberto as condições necessárias para a explosão do Big Bang, de forma acidental. Os investigadores, liderados por Kareem Ahmed, estavam a testar métodos para produzir propulsão a jacto quando descobriram que uma chama passiva podia acelerar e explodir.

O professor Ahmed explica que «exploramos estas reacções supersónicas para propulsão e, como resultado, deparamo-nos com este mecanismo que parece muito interessante. Quando continuamos a investigar mais aprofundadamente, apercebemo-nos que isto está relacionado com algo tão profundo quanto a origem do universo», cita o Futurism.

Os cientistas descobriram que a turbulência pode fazer com que uma chama passiva, como a de uma vela, possa auto-acelerar-se e eventualmente detonar. Com este conceito de base, a equipa conseguiu replicar as condições para criar «Pequenos Bangs» que replicam o que se passou na origem do universo.

A descoberta pode ter impacto nas viagens aéreas e espaciais e no aprofundar dos estudos sobre o Big Bang.

Exame Informática
04.11.2019 às 9h24

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.