2559: Astrónomos intrigados com estranho asteróide que muda de cor e age como um cometa

Segundo o comunicado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi captado um asteróide estranho. De acordo com os astrónomos, este corpo celeste muda de cor do vermelho para azul no espectro próximo ao infravermelho.

Este astro tem uma órbita entre Marte e Júpiter e a sua condição está a deixar os astrónomos intrigados.

Asteróide muda de vermelho para azul e confunde-se com um cometa

O evento captado tornou-se assim no primeiro fenómeno deste tipo observado em tempo real. Conforme informações, cientistas do MIT acham que o comportamento estranho do asteróide pode ser causado pela sua rotação muito rápida ejectando camadas de poeira da sua superfície para o espaço.

Este astro peculiar, baptizado de 6487 Gault, está localizado dentro do cinturão de asteróides entre as órbitas de Marte e de Júpiter. O comportamento do asteróide anteriormente tinha sido associado com o dos cometas, que deixam dois rastros de poeira na passagem.

Descoberta foi uma grande surpresa

Os investigadores descreveram tal desenvolvimento como uma “grande surpresa”. Segundo Michael Marsset, especialista do Departamento de Estudos Terrestres, Atmosféricos e Planetários do MIT, a equipa de cientistas julga que “testemunhou o asteróide a perder a sua poeira avermelhada no espaço”.

Desse modo, os cientistas agora julgam estar a observar “as camadas subjacentes, frescas e azuis”.

Os astrónomos entendem que tal mudança de cor e actividade semelhante à de um cometa podem ser provocadas pelo facto deste astro ter a “rotação rápida sendo o suficiente para despir camadas de poeira da sua superfície, graças à força centrifuga”.

Conforme foi dado a conhecer, os cientistas pretendem agora estudar o asteróide. A ideia é obter mais pistas sobre a actividade, quando este aparecer no céu da próxima vez.

Imagem: MT
Fonte: MIT

pplware
01 Set 2019

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.