2385: Veja o Rover da missão Mars 2020 da NASA a elevar 40 kg com o seu braço robótico

O desenvolvimento do Rover da missão Mars 2020 da NASA continua. Com partida marcada para Julho de 2020, começam a ser ultimados os pormenores deste robô que irá explorar a superfície de Marte.

Num vídeo publicado recentemente, a NASA mostra pela primeira vez o Rover Mars 2020 a executar movimentos com o seu braço. Tal experiência foi bem sucedida, tendo sido capaz de movimentar 40 kg usando o seu braço robótico.

Tentar perceber aquilo que se passa fora do nosso sistema solar é tão importante como conhecer o nosso planeta vizinho, Marte. E é isso que ao longo dos últimos anos temos tentado fazer.

A somar ao Rover Curiosity, a NASA irá lançar em breve um novo Rover para a superfície marciana no âmbito da missão Mars 2020. O desenvolvimento deste astromóvel tem sido feito continuamente e a NASA tem partilhado vídeos da sua construção.

Mais recentemente, a agência espacial mostrou o Rover Mars 2020 a movimentar o seu braço robótico. O mais interessante neste vídeo é que, acoplado ao braço, está uma torreta carregada de sensores com 40 kg. Entre estes sensores estão várias câmaras HD, o Scanning Habitable Environments with Raman & Luminescence for Organics & Chemicals (SHERLOC) e o Planetary Instrument for X-ray Lithochemistry (PIXL). O Rover Mars 2020 efetuou o movimento na perfeição, apesar de estar num ambiente controlado do Jet Propulsion Laboratory em Pasadena nos EUA.

O braço robótico contém cinco motores eléctricos e cinco articulações que lhe permitem realizar uma panóplia de movimentos. Em Marte, o braço irá trabalhar juntamente com a torreta para proceder à recolha e análise de amostras de solo e rochas.

This was our first opportunity to watch the arm and turret move in concert with each other, making sure that everything worked as advertised – nothing blocking or otherwise hindering smooth operation of the system. Standing there, watching the arm and turret go through their motions, you can’t help but marvel that the rover will be in space in less than a year from now and performing these exact movements on Mars in less than two.

| Dave Levine, engenheiro da missão Mars 2020

O principal objectivo do Rover Mars 2020 será estudar a geologia e astrobiologia do planeta vermelho. Marte desde sempre suscitou interesse pelas hipóteses de ter albergado vida no passado, e o Rover Mars 2020 irá estudar hipotéticos vestígios de presença biológica na superfície marciana.

A NASA também já deu a informar que em breve irá abrir um concurso para a atribuição de um nome a este robô, sendo actualmente chamado de Rover Mars 2020.

pplware
29 Jul 2019

[vasaioqrcode]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.