Skywatcher Telescópio Maksutov MC ∅127/1500mm SkyMax BD EQ-3-2

Spread the love
  •

A óptica Skywatcher MC 127/1500:

Este telescópio é muito compacto mas de alta performance e ideal para observação de planetas e do espaço profundo. Com uma abertura de 127mm a óptica tipo Maksutov Cassegrain é muito luminosa e colecta aproximadamente o dobro de luz que um telescópio de 90mm é capaz. Embora seu comprimento se limite a só 33cm, devido a seu desenho, dispõe de uma distância focal de 1540mm. Isto possibilita uma observação de planetas particularmente rica de contraste e inúmeros detalhes se tornam reconhecíveis. Mesmo a maioria das observações do espaço profundo são possíveis.

A capacidade de colectar luz é 329 vezes maior do que a de um olho humano adaptado ao escuro com a pupila aberta a 7mm. Como luneta para observar a natureza a óptica é uma alternativa conveniente por preço baixo. Muitas lunetas clássicas só oferecem uma adaptação com firmeza à fotografia em modelos muito caros e a custo de centenas de Euros. A situação é muito diferente com este telescópio: Há numerosas adaptações para a fotografia da natureza disponíveis. A fotografia de pássaros de baixo custo pode ser praticada com distância focal de 1540mm, por exemplo.

Uma rosca T-2 integrada permite conectar facilmente uma câmara SLR. Naturalmente também é possível praticar astrofotografia fotografando a Lua. A nitidez se deixa controlar por um botão giratório lateral. Este desloca o espelho principal para frente ou para trás. Esta mecânica possibilita uma grande área de focalização permitindo assim um vasto número de adaptações. Mesmo por um aspecto puramente estético esta óptica é uma verdadeira jóia: Ela atrai com seu desenho de classe extra com o tubo e a luneta buscadora reluzindo esteticamente em cor preta.

As vantagens em resumo:

• óptica compacta com longa distância focal e 127mm de abertura
  • conexão fotográfica para rosca de 1/4”
  • imagem rica em contraste
  • também permite fotografia e observação da natureza

A montagem EQ-3-2:

Esta montagem é um aperfeiçoamento da EQ-3 em desenho branco. Ela é uma base sólida para a maioria das ópticas de tamanho médio e é muito boa para belos passeios pelo céu nocturno.

Após ajustar a montagem equatorial para a estrela polar, pode-se encontrar um objecto, e após centrá-lo basta usar os cabos flexíveis para rastrear. Ajustes de precisão são possíveis em ascensão recta e declinação. A altura do pólo no local de observação pode ser ajustada com uma escala precisa e fixada com perfeição com dois parafusos.

Tanto um buscador de pólo como motores eléctricos para rastreamento com comandos podem ser adicionados para ambos os eixos: A NEQ-3 não é exclusivamente para a observação visual, mas também para o ingresso na astrofotografia. Com adições opcionais como o conjunto de motores ou o Kit GoTo as exposições longas também são possíveis. Com um pouco de prática são possíveis imagens de nebulosas e galáxias.

O pacote inclui:

• montagem com botões giratórios para ajuste manual
  • elementos extensores estabilizadores adicionais com bandeja para oculares
  • contrapesos correspondentes

Este telescópio vem acompanhado de um tripé de alumínio leve. Desta forma o peso total do telescópio é menor do que o de um com tripé de tubos de aço e assim o instrumento é mais fácil de transportar.

Um vídeo com os actuais acessórios que disponho para este telescópio:

[vasaioqrcode]

[SlideDeck2 id=30]