875: ESO Astronomy

 
ESO Astronomy
10/06/2019

ESO foto da semana: esta paisagem áspera e enrugada pode assemelhar-se a Marte, mas é de facto muito mais perto de casa – este patch do terreno de rippled é uma região norte do deserto de Atacama chileno, casa para muitos dos telescópios mundiais de ESO e observatórios.

A aparência distintamente sobrenatural do deserto não passou despercebida; esta parte do mundo é realmente usada como um “site analógico” Para Marte! Visível logo abaixo da direita do centro nesta imagem é um aglomerado de estruturas – esta é a instalação de suporte de operações para a ALMA Observatory a maior instalação de base de terreno do mundo para observações no regime de comprimentos de onda de milímetro e sub-milimétrica.

Crédito da imagem: Planet Labs Inc. (cc por-SA 4.0) http://socsi.in/qztng


874: 09.Jun.2019

 

09062019@22:10

Neste momento o céu encontra-se instável, com algumas nuvens, não sei se será viável a habitual sessão fotográfica ao calhau. Vou esperar mais um tempo até ele colocar-se em posição.

Moon Phases 2019
Lunar Calendar for Lisbon, Portugal (Lisboa)

 

Moon: 45.9%

Waxing Crescent
Current Time: 9 de Jun de 2019, 22:10:46
Moon Phase Tonight: First Quarter
First Quarter: 10 de Jun de 2019, 6:59 (Next Phase)
New Moon: 3 de Jun de 2019, 11:01 (Previous Phase)

09062019@22:56

As nuvens desapareceram, embora exista algum seeing (turbulência atmosférica). As imagens seguintes são as possíveis nestas condições, quer atmosféricas, quer logísticas:

873: 16 conselhos sobre como fotografar a Lua

 

Embora já com uma experiência de mais de dois anos em fotografia lunar, limitadíssimo em termos de espaço, visão, local, poluição atmosférica, luminosa, etc., tudo inconvenientes para um astrónomo amador desenvolver um trabalho aceitável quando se dedica a esta área, e sendo cliente de uma empresa espanhola da área de fotografia, onde já comprei várias objectivas fotográficas e acessórios, recebo diariamente informação deles, via e-mail, não só de produtos, como de promoções e fichas técnicas.

Hoje, trago ao meu Blogue um artigo dessa empresa espanhola sobre como fotografar a Lua, dedicado especialmente a quem se inicia nesta arte, embora eu abrace a fotografia lunar via câmaras digitais (DSLR e SnapBridge) e telescópios (que também usam câmaras DSLR embora com diferenças para a fotografia com tele-objectivas fotográficas.)

Não farei a tradução do espanhol para português dado que a leitura é perfeitamente compreensível e anotarei alguns pormenores pessoais aliados às minhas experiências e algumas opiniões.

Se acerca una de las mejores temporadas para dedicar toda nuestra atención y entusiasmo a la astrofotografía y por consecuente una de las mejores épocas para fotografiar las estrellas, no solo porque ahora tendrán lugar acontecimientos como las Líridas o la lluvia de meteoritos Eta Acuáridas, sino porque además se puede estar en el exterior a altas horas de la madrugada sin tener que congelarnos de frío, por lo tanto podemos fotografiar la luna mejor que en cualquier época del año.

Los que habéis intentado hacer fotografías de la luna ya lo sabréis, pero hacer fotografías de calidad a nuestro satélite no es nada sencillo, porque casi con total seguridad, la imagen resulta quemada o apenas se aprecian los detalles. Pero entonces ¿cómo fotografiar la luna? Sigue leyendo atentamente, pues te voy a desarrollar los 16 consejos para hacer fotografías a la luna.

16 consejos sobre cómo fotografiar la luna

La gran dificultad que conlleva fotografiar la luna, radica en evitar que se nos queme la imagen y que por lo tanto sus manchas, cráteres y detalles estén intactos en nuestras fotografías. Si ya lo has intentado en otras ocasiones, seguro que te has llevado alguna que otra decepción, bien porque la luna parecía un punto blanco en el cielo o bien porque no se apreciaba ningún detalle.

Aunque creas que fotografiar la luna es una ardua tarea, realmente no lo es. Tan solo hay que poner en práctica estos consejos, saber escoger el momento perfecto y tener el equipo adecuado.

La luna es el satélite que nos acompaña cada noche, por lo tanto no desesperes, podrás poner en práctica estos consejos y mejorar tu técnica siempre que quieras.

Tipo de fotografía

Antes de llegar al lugar donde vas a trabajar y ponerte a disparar al cielo, tienes que plantearte qué tipo de fotografía quieres hacer, es decir, cuál es el resultado que estas buscando con esta sesión de fotografía.

Luna como protagonista

En este caso, en nuestra fotografía solo aparece la luna, por lo tanto hay que intentar conseguir el mayor número de detalles de la luna para que nuestra fotografía tenga algo que transmitir al espectador. La complicación de este tipo de fotografías es conseguir que la imagen no resulte quemada, porque aunque la luna no produzca luz por sí misma, la luz del sol refleja en ella y a efectos prácticos es normal que se nos queme la imagen si no usamos los parámetros adecuados.

Para poner en práctica este tipo de fotografías es importante conocer la fase lunar en la que nos encontramos o en la que nos encontraremos el día que quieras realizar la sesión de fotografías. Se suele pensar que el mejor momento para fotografiar la luna se da cuando esta está llena, y nada más alejado de la realidad. Al reflejar sobre la luna tanta luz proveniente del sol, lo más probable es que nuestra imagen se queme y no consigamos más que un punto blanco. Lo ideal es fotografiar la luna un día antes o un día después de estar la luna llena.

Luna como elemento compositivo

Otra forma de hacer partícipe a la luna en nuestras fotografías es que esta sea un elemento compositivo de la escena, pero no la protagonista absoluta. Es una buena forma de conseguir mejores fotos en disciplinas como la fotografía de paisaje, pues podemos darle un carácter fuerte y mucho más marcado a nuestros trabajos, en definitiva, que tengan algo más que contarnos.

Para este tipo de fotografía, la preparación y planificación debe ser mayor que la primera propuesta, porque a pesar de que tienes toda la noche para disparar, la luna se mueve, de modo que si ya tienes preparadas más o menos tus capturas, será una noche mucho más productiva. Ten en cuenta la composición que te gustaría conseguir, el encuadre y lo que es más importante: dónde sale y dónde se pone la luna.

Si te gustaría obtener fotografías de paisaje con una luna aparentemente más grande, hay un truco que no es más que un efecto óptico, pero muy práctico. Consiste en colocar la luna en el horizonte de la escena, cuando aún no ha termina de aparecer o de ocultarse. Como te digo no es más que un efecto óptico pero en nuestras fotografías dará la sensación de que su tamaño es mayor.

Parámetros del equipo

A diferencia de otro tipo de disciplinas no hay una ciencia exacta para fotografiar la luna ya que dependerá de la época del año, la fase lunar, el lugar en el que te encuentres y tu propio equipo. Pero para que no comiences a trabajar a ciegas, guíate con los siguientes parámetros y cámbialos dependiendo de los resultados que buscas.

1. Trabaja con la distancia focal máxima

Aunque esto también dependerá del tipo de fotografía de luna que quieras conseguir, lo ideal es utilizar la distancia focal máxima que te ofrezca tu teleobjetivo, para que los detalles más significativos de la luna no se pierdan.

Con un objetivo de distancia focal fija de 50 mm, aparecerá más o menos, como la ven nuestros ojos en la realidad, es decir, la luna aparecerá como un punto blanco en el cielo, sin más, sin detalles y probablemente quemada y eso, es precisamente lo que queremos evitar cuando hacemos fotografías de la luna. Mientras que con un gran angular se apreciaría aún más pequeña.

Si decides que la luna debe ser la absoluta protagonista de tu fotografía, debes plantearte incluso el uso de un duplicador, para que puedas llenar todo el encuadre de la imagen.

2. Usa una apertura de diafragma media

Si hay algo que todos buscamos al fotografiar la luna, es capturar nitidez en esta, los detalles y cráteres es lo que la hace más interesante, y ahí la apertura con la que trabajemos tiene mucho que ver.

De modo que, lo ideal es trabajar con el punto dulce de nuestro objetivo y ajustar la sensibilidad ISO y la velocidad de obturación hasta conseguir un resultado óptimo. Pero, ¿cómo saber cuál es el punto dulce de mi objetivo? En nuestro post qué es el punto dulce de un objetivo y cómo encontrarlo podrás resolver tus dudas.

Lo más normal es que tengas que usar aperturas medias que comprendan desde f/8 a f/11, aunque como ya he dicho dependerá de muchos factores los parámetros con los que conseguir la fotografía perfecta. Con aperturas de diafragma mucho más amplias lo más probable es que la luna pierda nitidez.

3. Usa una velocidad de obturación media

Aunque parezca que la luna apenas se mueve durante la noche, lo hace y bastante. Es por eso que si alguna vez has intentado fotografiar la luna con velocidades de obturación lentas, tus imágenes han resultado borrosas o con trepidaciones, incluso trabajando con un trípode. Sin embargo si utilizamos velocidades de obturación muy rápidas obtendremos fotografías demasiado oscuras.

Te recomiendo que para fotografiar la luna correctamente uses velocidades de obturación medias, para empezar estaría bien disparar a 1/125 segundos, y de ahí hacer variaciones según creas conveniente.

4. Trabaja con ISO al mínimo

Como ya sabrás, la sensibilidad ISO puede ser un gran aliado cuando trabajamos en condiciones de luminosidad bajas, pero a mayor ISO, mayor ruido en nuestra fotografía, es decir, perderemos calidad. Y eso es justo lo que queremos evitar a la hora de fotografiar la luna.

Lo ideal para fotografiar la luna es trabajar con la sensibilidad ISO más baja, sobre todo si quieres fotografiar únicamente la luna, pues sobre la luna se reflejará suficiente luz como para obtener una buena imagen. Si quieres que la luna forme parte de una composición quizás tengas que modificar un poco el valor, pero lo recomendable es usar la sensibilidad ISO más baja.

5. Utiliza la medición puntual

Si dejamos la medición en manos de nuestra cámara, esta tomará como referencia el negro del cielo, y por lo tanto, la luna pasará a estar en un segundo plano. Por eso deberás utilizar una medición puntual y medir sobre la Luna, ya que queremos mantener el detalle de las manchas. Para conocer en profundidad los modos de medición que existen echa un vistazo a este post.

De este modo, obtendrás una medición de la luz de la luna correcta y que destaque en la escena.

6. Si trabajas con una DSLR, bloquea el espejo

En el post sobre conseguir fotografías más nítidas, ya comenté que una buena opción era bloquear el espejo de nuestra cámara réflex digital, pues el movimiento que produce la cámara cuando va a tomar la fotografía, puede provocar que aparezcan vibraciones indeseadas.

En este caso estaremos trabajando con un teleobjetivo, con un peso superior y en el que cualquier movimiento puede fastidiar toda una jornada de trabajo. Así que, aunque estés trabajando con un disparador remoto y un trípode, lo ideal es que bloquees el espejo de tu cámara.

7. Enfoca a infinito

Como suele pasar en astrofotografía, lo ideal es enfocar a infinito pues las estrellas y la luna se encuentran demasiado alejados de nosotros y la cámara se puede volver loca enfocando en modo automático, más si cabe, siendo de noche.

Si tu problema es que no te atreves a trabajar con enfoque manual, puedes perderle el miedo con este post. Si aún así tu cámara no te lo permite, puedes enfocar al objeto más alejado que tengas a tu alrededor y a continuación, manteniendo ese enfoque, dispares a la luna.

8. Trabaja en RAW

Lo más probable es que cuando acabes tu sesión de fotografías de la luna, quieras hacer una serie de retoques a las mejores fotos que has conseguido durante la noche, como modificar en el encuadre o la exposición.

De modo que lo ideal es trabajar con formato RAW, será mucho más fácil editar nuestras fotografías y no nos perderemos los detalles más importantes.

Algunos consejos

9. Repasa el histograma

Es complicado saber si estamos tomando buenas fotografías de la luna por mucho que las repasemos. Una forma muy meticulosa para averiguarlo es comprobándolo con el histograma de nuestra cámara.

Con el histograma podrás ver la zonas de la fotografía que han quedado quemadas, lo que en fotografías de la luna es un verdadero problema, teniendo en cuenta que nuestro objetivo es mostrar el mayor número detalles posibles.

Si no tienes muy claro qué es el histograma o cómo se utiliza, ayúdate con nuestro post.

10. Usa el modo live view para asegurarte que quedó enfocado

Seguramente ya hayas escuchado antes hablar del modo Live View o incluso lo has utilizado en varias ocasiones. es una herramienta perfecta para saber si estas enfocando la escena al completo o si hay partes que han quedado desenfocadas.

El modo Live View es un sistema con el que las cámaras réflex permiten ver en la pantalla LCD la escena en lugar de en el visor.Te ayudará a tener una perspectiva más amplía de la escena, pudiendo ver los detalles más imperceptibles, que de otro modo sería imposible de apreciar.

11. Ten en cuenta las fases lunares

Debes de tener en cuenta la fase en la que se encuentra la luna o en la fase que se encontrará en la fecha que vayas a realizar tu sesión de fotografías de la luna porque los resultados pueden variar drásticamente si la luna está llena o está menguante.

Hay muchas formas de conocer la fase en la que se encuentra la luna, lo más probable es que aparezca en cualquier calendario que tengas por casa. Aunque si eres más minucioso y necesitas mayor precisión no solo en la fase en la que se encuentra, sino también sobre las horas en las que la luna sale o se pone, puedes ayudarte mediante páginas web o con aplicaciones móviles.

Te recomiendo que explores más allá de la luna llena, puedes conseguir fotografías de luna muy interesantes y atractivas en el resto de fases lunares.

12. Busca lugares oscuros (al menos cuando empieces)

Será mucho más fácil trabajar cómodamente en lugares apartados de la ciudad, además tendrás más posibilidades de hacer pruebas durante la noche sin que ningún edificio te moleste.

Y ni que decir que será más fácil capturar los detalles de la luna y las estrellas, de los que venimos hablando a lo largo de este post.

Cuando ya tengas más experiencia y práctica en lo que a fotografías de la luna respecta, podrás probar hacer tus sesiones de fotografía de luna en la ciudad, encontrar los valores apropiados no te llevará tanto tiempo como al principio.

13. Trabaja con cielos despejados o no

Es cierto que cuando empezamos a capturar las primeras imágenes de la luna, queremos que se vea en todo su esplendor, por el eso los cielos despejados en nuestros primeros tiros son lo ideal.

Sin embargo trabajar durante la noche con algunas nubes que cubran la luna, también puede tener un efecto interesante en nuestras fotografías, como te digo todo es probar.

14. Prueba con fotos secuencia de la luna

Si ya has conseguido fotografiar la luna con resultados nada desdeñables y quieres dar un paso más allá, ser más creativo, hacer fotografías secuencia de la luna puede ser una gran alternativa.

Será una manera eficaz para destacar del resto y tan solo tiene un proceso de edición, pues solo tendrás que montar una imágenes sobre otras y el resultado sería algo similar a esto.

15. Evita el estabilizador de imagen del objetivo si lo tuviera

Algunos objetivo incluyen un estabilizador de imagen, perfecto en ocasiones que necesitas prescindir del trípode, pero en este caso, el estabilizador de imagen puede producir justo el efecto contrario.

Puede provocar pequeñas vibraciones en nuestro equipo que es mejor evitar.

16. Incluye elementos de la naturaleza en tu imagen

Para que nuestras fotografías de la luna no resulten aburridas al espectador, puedes incorporar elementos de la naturaleza a tu imagen, como árboles, plantas y demás, aunque también puede ser una buena opción incorporar edificios u otro tipo de construcciones.

Equipo

Es fundamental tener un equipo específico que te respalde a la hora de hacer fotografías a la luna. Y ese equipo debe constar de:

Teleobjetivo

La luna se encuentra muy, pero que muy, alejada de nosotros, por eso si habías intentado en otra ocasión hacer fotografías de la luna con otro tipo de lente u objetivo, no conseguirías los resultados que esperabas. Cualquier teleobjetivo debería servir, aunque también es cierto que a mayor distancia focal, mayor posibilidad tendrás de mostrar los detalles tan peculiares que tiene la luna. Entre 300mm hasta 600mm podría estar bien, aunque la distancia focal con la que podrás trabajar de forma cómoda el encuadre de tus fotografías de luna sin perder los detalles y relieves de los que te hablaba, es un teleobjetivo con distancia focal fija de 500mm. Este tipo de teleobjetivo ofrece una imagen de la luna completa, equivalente a 5 mm de diámetro en el sensor de tu cámara.

Gloxy 500mm f/6.3

Un buen ejemplo de ello es el teleobjetivo Gloxy 500mm f/6.3, un objetivo ideal para trabajar en todo tipo de disciplinas, además de astrofotografía, como puede ser la fotografía de deportes, fotografía de aves, fauna salvaje, naturaleza y mucho más. Tiene una relación calidad-precio que difícilmente se puede discutir.

Gloxy 500-1000mm f/6.3

Si crees que a ti los 500mm de distancia focal se te quedan cortos, no desesperes, este añade un duplicador 2x para que dobles la distancia focal de tu equipo, es decir, podrás trabajar con hasta 1000mm ¡ni que decir que no habrá ni un solo detalle que se le escape a tu equipo! Podrás centrarte en los detalles como los cráteres o manchas de la luna.

Mando

Una vez hemos bloqueado el espejo de nuestra cámara, si lo tuviese, quitado el estabilizador de nuestro objetivo y acoplado el equipo en nuestro trípode, solo nos queda trabajar con un disparador remoto.

El movimiento que se produce en nuestro equipo con tan solo pulsar el botón disparador de nuestra cámara, provoca que las fotografías de todo una noche hayan sido capturaras en vano. No te la juegues e incorpora en tu equipo un mando disparador, no solo evitarás vibraciones en tus fotografías, sino que además tendrás mayor libertad de movimiento pudiendo hacer fotografías desde la distancia

Trípode

Trabajar con trípode en esta disciplinas es fundamental, y lo pongo en negrita porque no es un accesorio que puedas excluir de esta sesión de fotos porque te resulte una molestia llevarlo contigo hasta el lugar donde vas a trabajar. Dará igual lo lejos que te vayas o lo buena que sea tu cámara, si no cuentas con un trípode que te respalde, no vas a conseguir fotografías de la luna de buena calidad.

Tendrás problemas de trepidación y como resultado, fotografías borrosas. Actualmente en el mercado existen miles de alternativas con diferentes características y prestaciones, pero para que no te pases la tarde buscando un buen trípode.

Como ves, no es tan complicado fotografiar la luna de manera profesional, así que prepara tu equipo y empieza desde hoy mismo a poner en práctica estos consejos. Si se te ocurre algún consejo más no dudes en compartirlo con nosotros ¡Estamos deseando ver tus fotografías de la luna! Compártelas con nosotros en nuestras redes sociales.

Escrito por Lourdes Olmedo

Viajera empedernida con cámara siempre en mano. Colaboradora en la revista Super Foto Digital. Departamento de Contenidos en Foto24.

 

Foto24

Algumas considerações pessoais devido à minha experiência na área da fotografia lunar:

Ao princípio, utilizava um tripé fotográfico que. embora topo de gama, não é o mais indicado para quem pretende fotografar a Lua (ou planetas atingíveis e visíveis através das tele-objectivas fotográficas) com distâncias focaos longas. Isto porque os movimentos de busca são muito bruscos em virtude da distância do objecto a fotografar, ou seja, basta um milímetro de deslocação com uma tele de 500mm e o alvo fica logo fora do campo de visão. E se a DF for maior, mais se agrava este pormenor. Eu tenho duas tele-objectivas, uma Samyang de 500mm f/6.3 e uma Samyang zoom 650-1300mm f/8-16 ambas com um duplicador Dörr 2x que aumentam as DF’s para 1000mm no caso da 500mm e para 1.300~2.600mm no caso da zoom 650-1.300mm.

Focar a Lua – que é o que está mais próximo da Terra – com estas DF’s e com um tripé fotográfico, seja ele o melhor dos melhores, é uma tarefa que esgota a paciência ao mais calmo dos calmos!

Comecei então a utilizar, neste caso, a minha montagem equatorial que utilizo com os meus telescópios, uma Skywatcher EQ3-2 com tripé de aço SW EQ-5 (peso 5,4kg, admitindo cargas até 60kg.). Esta montagem, como outros modelos, mesmo as azimutais, possuem comandos de movimento lentos que permitem mover a câmara em movimentos precisos, sendo a busca muito mais rápida e estável. Utilizando este tipo de montagem – isto para quem já possui telescópio – é necessário um dovetail e uma rótula de esfera que será acoplada ao dovetail.

O dovetail e úma barra que se utiliza para segurar o telescópio à montagem, normalmente apelidado de cauda de andorinha que, por su vez, recebe um parafuso onde vai segurar a rótula e esta à câmara. Instalados estes acessórios na montagem EQ ou AZ, depois é só rodar os comandos lentos e procurar o alvo, neste caso, a Lua. Faço isto sempre que fotografo o calhau, desde que o tempo e o céu me permitem. Ou então, tenho em vista a aquisição de uma montagem mais simples, mais leve mas robusta, com estes comandos lentos, libertando a outra para os telescópios. O modelo que falo é este:

Montagem altazimutal SW-AZ3-Pronto

O dovetail:

Dovetail (existem em vários comprimentos)

A rótula pode ser uma que já utilizem. A minha preferida é uma Genesis ABH-35:

Rótula montada na dovetail e na SW EQ3-2

Este setup apenas utilizo com a Nikon B500, sendo que quanto uso a Canon 760D e as tele-objectivas Samyang, tenho de modificar o sistema devido ao peso do conjunto:

Dovetail + rótula instalados na EQ3-2

No início utilizava este setup: tripé fotográfico+rótula e cabeça de vídeo SIRUI

Para estabilizar este conjunto dado que esta Samyang 650-1300mm (1300~2600mm com duplicador 2x), necessitava de mais peso, utilizava os dois pesos da montagem EQ3-2, mas mesmo assim, era sempre difícil “apanhar” a Lua dado que a rótula não oferece os movimentos lentos dos comandos de uma montagem telescópica.

Pesos da montagem EQ3-2 (5 kg) utilizados no tripé para estabilizar o movimento

A Samyang 500mm com o duplicador 2x (1000mm)

Algumas composições aproveitando o pouco espaço que disponho:

Eclipse lunar 21012019

Eclipse lunar 21012019

 

872: 08.Jun.2019

 

Moon Phases 2019 – Lunar Calendar for Lisbon
Portugal (Lisboa)

 

Moon: 35.3%

Waxing Crescent

Current Time: 8 de Jun de 2019, 23:29:45
Moon Phase Tonight: Waxing Crescent
First Quarter: 10 de Jun de 2019, 6:59 (Next Phase)
New Moon: 3 de Jun de 2019, 11:01 (Previous Phase)

08062019@22:55

Continuação de céu limpo embora com bastante instabilidade atmosférica.

871: 07.Jun.2019

 

O Miguel já se foi e deixou o céu bem limpo. Neste momento, são 19:40 horas, Sol brilhante, céu sem nuvens que prevê uma noite limpa para fotografar o calhau que, embora ainda magrinho, já vai dando um certo volume às imagens.

Hoje, vou regressar ao Skywatcher Maksutov-Cassegrain ∅127/1500mm, com captação de imagem por Mirror Diagonal Dielectric GSO de 2″ e ocular GSO SuperView CPL (Camera Project Lens) 42mm 2″ e directo ao tubo apenas com a ocular CPL de 42mm, por projecção à Canon 760D. Também não irá faltar a habitual captação de imagem via Nikon B500 com DF 900mm.

Moon Phases 2019 – Lunar Calendar for Lisbon, Portugal (Lisboa)

 

 

Moon: 23.2%

Waxing Crescent

Current Time: 7 de Jun de 2019, 20:19:43
Moon Phase Tonight: Waxing Crescent
First Quarter: 10 de Jun de 2019, 6:59 (Next Phase)
New Moon: 3 de Jun de 2019, 11:01 (Previous Phase)

07062019@21:57

A sessão com o Skywatcher não correu nada bem. Também é um facto que embora o céu estivesse limpo, existia bastante poluição atmosférica. Veremos amanhã…

870: 05.Jun.2019

 

Moon Phases 2019

– Lunar Calendar for Lisbon, Portugal (Lisboa)

 

 

Moon: 6.6%

Waxing Crescent
Current Time: 5 de Jun de 2019, 17:33:15
Moon Phase Tonight: Waxing Crescent
First Quarter: 10 de Jun de 2019, 6:59 (Next Phase)
New Moon: 3 de Jun de 2019, 11:01 (Previous Phase)

05062019@21:28

Embora ainda com claridade diurna e muito magrinho, o calhau aqui ficou pela objectiva do SW 127/1500mm

05062019@17:35

Céu praticamente sem nuvens nesta altura, mas dada a instabilidade e a aproximação da depressão Miguel, não sei se mais logo existirão condições para uma boa visibilidade do nosso calhau. Fico em suspenso…

E uma boa notícia para quem utiliza o Stellarium: nova versão com as seguintes especificações (embora eu ande atrasado dois meses!):

Stellarium v0.19.0 has been released!

2019-03-24 11:20:00 +0000 by alex-w

The major changes of this version:

  • 5 new sky cultures
  • Refactoring the code: many improvements and fixes
  • Added many DSO textures
  • Many improvements for Scripting Engine

Thank you very much to community for bug reports, feature requests and contributions!

Full list of changes:

  • Added new type of computation for AstroCalc/Phenomena tool
  • Added GUI options to change constellations and asterisms font size (GH: #576)
  • Added new source to star names and added new additional name to kappa Scorpii
  • Added tool to detect Intel C/C++ compiler in our Logger
  • Added new method into ConstellationMgr class – getConstellationsEnglishNames() to get English names of all constellations in the selected sky culture [Scripting Engine]
  • Added new one script ‘Constellations Tour’ to organize the tour around constellations of the loaded sky culture [Scripting Engine]
  • Added constellation boundaries for Chinese Skyculture (GH: #584)
  • Added more values to correctly detect MSVC version
  • Added few scriptable methods into HighlightMgr class to manage highlight points
  • Added translation support for strings within scripts
  • Added Chinese medieval sky culture (GH: #604)
  • Added Alipurduar town (West Bengal; India) to the default locations list (GH: #606)
  • Added extra check-point for data directory in the StelFileMgr class
  • Added DSO textures
  • Added sensor crop overlay to Ocular plugin (GH: #612)
  • Added tool for allow filetype selection for Screenshots (GH: #623)
  • Added core.getPlatformName() and core.isMediaPlaybackSupported() methods into scripting engine
  • Added scripting function isModuleLoaded()
  • Added graph “Transit altitude vs Time” into AstroCalc/Graphs tool
  • Added small simplification to scripting through adding master switch by types for grids, lines and points on the sky [Scripting Engine]
  • Added showing labels for named highlights (GH: #638)
  • Added allow setting location of User Data Dir via environment variable.
  • Added scripting graphics tool [Scripting Engine] (GH: #640)
  • Added LMC and SMC as addition names for Magellanic Clouds
  • Added classifications support for sky cultures
  • Added support 2 southern deep sky catalogues (NGC subset; esp. for southern observers)
  • Added armintxe, paleolithic sky culture and landscape (GH: #628)
  • Added demo script for martian analemma [Scripting Engine]
  • Added support sols for setDate() method [Scripting Engine]
  • Added code, who indicate to hybrid graphics systems to prefer the discrete part by default (GH: #649)
  • Added support for constellation boundaries thickness (GH: #653)
  • Added Maya constellations (GH: #635)
  • Added 2 Babylonian skycultures (GH: #647)
  • Added display of used (terrestrial) timezone for observation from extraterrestrial locations
  • Added special case for Satellites plugin: use texture for draw the crossing of the ISS of the Moon or the Sun
  • Added nightly illumination plus basic description for armintxe landscape
  • Fixed Ependes Observatory location (GH: #581)
  • Fixed scaling the distance in AstroCalc
  • Fixed naming the stars in AstroCalc tool when non-western skyculture is enabled (GH: #577)
  • Fixed sorting of column Distance in Astronomical Calculations’ Ephemeris tab (GH: #579)
  • Fixed wrong calculation the FOV of CCD in Oculars plugin
  • Fixed compile Stellarium without media features
  • Fixed behaviour of script (The old script ‘Constellations Tour’ was renamed to the ‘Western Constellations Tour’ and updated) [Scripting Engine]
  • Fixed documents for core.clear() method [Scripting Engine]
  • Fixed unit tests failure on Windows and some linuxes (GH: #586, #587, #588)
  • Fixed the user interface problems for lenses in Oculars plug-in (GH: #580)
  • Fixed copyright years in CREDITS.md file
  • Fixed checker in the StelFileMgr class (GH: #589)
  • Fixed macOS User Data Directory in documentation (GH: #593)
  • Fixed bug report address for .desktop translations
  • Fixed a typo in Scenery3D plugin (GH: #600)
  • Fixed selecting LMST, LTST and system_default timezone names
  • Fixed math error in StelHips (GH: #599)
  • Fixed a potential memory leak in libtess (GH: #598)
  • Fixed error for ephemeris calculations time window (GH: #605)
  • Fixed description data for textures.json
  • Fixed missed translatable strings in StelSkyCultureMgr class
  • Fixed CWE-404 issues
  • Fixed crash when script tried delete already deleted labels (GH: #625)
  • Fixed zooming behaviour
  • Fixed time zone issue in AstroCalc/WUT tool
  • Fixed DSO texture overlay issue (GH: #655)
  • Fixed FTBFS issue on some linux systems
  • Fixed bad behaviour time zones in the location panel (GH: #602)
  • Fixed crash when selecting certain dates in 1 AD for some time zones on Windows (GH: #594)
  • Fixed default limits for graph “Transit altitude vs Time”
  • Fixed translation the “Armintxe Cave” string (GH: #657)
  • Fixed airmass calculation for deep-sky objects
  • Changed default constellations font size
  • Changed HiPS behaviour: don’t show tile if it is hidden by children
  • Changed behaviour of version checker: introduced the additional check for latest version
  • Changed behaviour of the BottomStelBar::updateText() method (GH: #596)
  • Updated Reingold and Dershowitz algorithm of DeltaT (New algorithm was taken from the Calendrical Calculations: The Ultimate Edition book)
  • Updated cmake rules for ICC/ICPC support (Intel C/C++ compilers)
  • Updated GUI in Oculars plugin
  • Updated Stellarium User Guide
  • Updated technical documentation
  • Updated Amalthea texture
  • Updated scripts (added i18n support)
  • Updated scripting API: added format specification for screenshots. (GH: #623)
  • Updated the code (thanks for PVS-Studio to the finding an issues)
  • Updated DSO textures
  • Updated textures of LMC (GH: #632)
  • Updated nomenclature
  • Updated jquery and jquery-ui in Remote Control plugin (GH: #620, #621)
  • Updated scripting engine: MilkyWay saturation scriptable now
  • Updated scripting engine: expanding the core.clear() method
  • Updated Satellites plugin: harmonized function name, added a property [Scripting Engine].
  • Updated KoreanCM.isl file – typofixes (GH: #639)
  • Updated RemoteSync plugin: suppress unsuitable properties (GH: #642)
  • Updated AstroCalc/WUT tool: optimizations
  • Updated AstroCalc/Positions tool: optimizations
  • Updated AstroCalc/Phenomena tool: optimizations
  • Updated contact info for plugins
  • Updated Sterngarten model description
  • Updated behaviour of the options on Starlore tab
  • Updated list of extraterrestrial locations
  • Updated time zones behaviour: make custom time zone use a full property of StelCore
  • Updated time zones behaviour: preserve custom timezone setting
  • Updated LocationDialog behaviour: Return to default location resets location list.
  • Removed a long time abandoned incomplete LogBook plugin
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869: O céu nocturno de Junho em 2019

 

Todos os planetas visíveis a olho nu podem ser observados no céu nocturno de Junho de 2019

Mercúrio será visível ao anoitecer na constelação de Touro, movendo-se depois para a constelação de Gémeos e Caranguejo. Encontra-se na direcção Noroeste.   A sua magnitude no inicio do mês varia de -1,4 a 0,8. Consulte aqui toda a informação sobre a “Observação de Mercúrio” e sobre a “Visibilidade de Mercúrio em 2019”.

Vénus será visível ao amanhecer na constelação de Carneiro, movendo-se para a constelação de Touro. Encontra-se na direcção Nordeste.  A sua magnitude no inicio do mês é de -3,7.

Marte será visível ao anoitecer na constelação de Gémeos, a sua tonalidade avermelhada auxiliará a sua identificação. Encontra-se na direcção Noroeste. A sua magnitude ao longo do mês é de 1,8.

Júpiter será visível durante a noite na constelação de Ofíuco. No dia 16, Júpiter estará a 2°S da Lua pelas 20 horas.Encontra-se na direcção Sudeste. A sua magnitude ao longo do mês é de -2,6.

Saturno será visível durante a noite na constelação de Sagitário. No dia 19, Saturno estará a 0,4°N da Lua pelas 5 horas.Encontra-se na direcção Sudeste. A sua magnitude ao longo do mês varia de 0,3 a 0,1.

Fig. 1 – Céu visível às 22:00 horas do dia 1 de Junho em Lisboa mostrando o planeta Júpiter.

Fig. 2 – Céu visível às 05:20 horas do dia 15 de Junho em Lisboa mostrando os planetas Vénus, Saturno e Júpiter.

Tabela do nascimento, passagem meridiana e ocaso dos planetas.

Úrano e Neptuno também visíveis no céu nocturno de Junho

Úrano, estará visível na constelação de Peixes e Neptuno estará visível na constelação de Aquário, onde permanecerá durante todo o resto do ano. Os planetas Úrano e Neptuno terão de ser observados com telescópio, já que nunca são visíveis à vista desarmada.

Para obter mais informação sobre a “Visibilidade dos Planetas” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2019/ Visibilidade dos Planetas em 2019 e consulte também a tabela Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos planetas (Lisboa).

A chuva de meteoros Ariétidas, ζ Perseidas e β Táuridas em Junho

Nesta altura ocorrem as chuvas de meteoros das Ariétidas, a famosa das ζ Perseidas e as β Táuridas que são diurnas. Ambas as constelações do Carneiro, Perseu e do Touro encontram-se próximas do Sol, e isso faz com que estas chuvas de meteoros sejam difíceis de se verem a olho nu. Alguns dos primeiros meteoros são visíveis no momento das primeiras horas da manhã, geralmente uma hora antes do amanhecer.

Ver tabela mais abaixo para obter informações sobre os períodos de visibilidade e as datas de máxima actividade para cada uma destas chuvas de meteoros.

Em 2006, a IMO (International Meteor Organization) decidiu definir uma série de chuvas de meteoros conhecidas sob a designação ANT (The Antihelion Source).

O ANT é uma grande área, aproximadamente oval ao redor da α = 30◦ por δ = 15◦ em tamanho, centrado cerca de 12◦ a leste do ponto da oposição solar sobre a eclíptica, daí o seu nome. Não é uma verdadeira chuva de meteoros (portanto, não tem número oficial de chuva de meteoros do IAU), mas é sim uma região do céu em que um número variável, se fraco, de chuva de meteoros secundários activos têm seus radiantes.

Fig. 3 (do IMO) mostra os radiantes entre maio a Julho, o radiante do ANT em Junho encontra-se na constelação de Sagitário.

Tabela com a informação sobre as chuvas de meteoros das η Aquáridas, Ariétidas e ζ Perseidas

Para obter mais informação sobre “Enxames de meteoróides”, e também um a pequena informação sobre a história deste enxame, consulte no nosso site a página Enxames de Meteoróides.

Fases da Lua em Junho

Como é bem conhecido, as fases da lua são determinadas pelas posições relativas do sistema sol-lua-terra. À medida que a Lua se move à volta da Terra, ambos os astros progridem à volta do sol, ocorrendo todos os meses Lua Cheia quando há um alinhamento do tipo Sol–Terra–Lua. A Lua Nova ocorre quando há um alinhamento do tipo Sol–Lua–Terra e nas posições intermédias ocorrem o Quarto Crescente e Quarto Minguante. O período que a Lua demora para passar pela mesma fase é de 29,5 dias, conhecido como mês sinódico (ou uma lunação).

Fig. 4 – A órbita lunar com excentricidade aproximada, para mostrar o conceito.

Para obter mais informação sobre as “Fases da Lua” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2019/ Fases da Lua e consulte também a tabela Nascimento, e Ocaso da Lua (Lisboa)

A órbita lunar em Junho

A órbita da Lua é aproximadamente uma elipse de excentricidade média 5,5%. A lua demora 27,3 dias a completar a translação (um mês lunar). A órbita elíptica faz com que a Lua ora esteja mais perto, ora mais longe da Terra. O ponto orbital mais próximo da Terra é denominado Perigeu e o ponto mais afastado chama-se Apogeu. A distância média Terra-Lua é <dTL>= 384.400 km. A tabela abaixo indica os instantes do apogeu e perigeu lunar com a distância da Terra à Lua em unidades de RT (Raio Terrestre).

Fig. 5 – A órbita lunar com excentricidade muito exagerada, para mostrar o conceito.

Tabela com a informação sobre o Apogeu e Perigeu lunar

OAL – Observatório Astronómico de Lisboa
3 Jun 2019

868: Skywatcher Telescópio N 150/750 Parabólico PDS Explorer BD OTA

 

Está a chegar o tão ansiado mês de Julho para poder receber o Skywatcher Newton 150/750mm PDS BD Explorer OTA. Tenho um Skywatcher Maksutov-Cassegrain 127/1500mm, um Bresser-Messier refractor 102/1000mm e um pequenino Skywatcher refractor acromático 80/400mm. Este newtoniano completará a série para a fotografia exclusivamente lunar dado que não tenho condições, onde resido, para mais nada e mesmo para fotografia lunar com bastantes limitações.

Contudo, os meus trabalhos publicados neste meu Blogue Eclypse, demonstram a minha tenacidade em não desanimar até porque considero-me um fotógrafo experiente, quer de reportagem em várias áreas, quer paisagístico, quer de estúdio, quer de laboratório.

Aqui ficam as suas especificações:

Óptica
Tipo Reflector
Tipo de construção Newton
Abertura (mm) 150
Distância focal (mm) 750
Relação de abertura (f/) 5
Capacidade de resolução 0,77
Valor limite (mag) 12,7
Capacidade de colectar luz 459
Aumento útil máximo 300
Peso do tubo (kg) 4,9
Comprimento do tubo (mm) 680
diâmetro do tubo (mm) 182
Construção do tubo Tubo integral
Reflector
Construção do espelho principal parabólico
Bocal de ocular
Tipo de construção Crayford
Conexão (lado da ocular) 2
Redução de marcha Movimento de precisão 1:10
Capacidade de carga (kg) 2
Conexão de socket roscado T2
Montagem
Tipo de construção OTA
Controle GoTo não
tipo de montagem sem montagem
Rastreamento não
Acessórios incluídos
Luneta buscadora 6×30
Oculares de 2″ 28mm
Adaptador de ocular 1,25″ & 2″
Braçadeiras de tubo sim
Trilho em prisma Vixen-Style
Adaptador de câmara T2
Geral
Recomendação especial sim
Série Explorer
Áreas de uso
Lua & planetas sim
Nebulosas & galáxias sim
Observação da natureza não
Astro-fotografia sim
Sol não aconselhável (só com filtro solar adequado)
Recomendado para
Avançados sim
Iniciantes não
Observatórios não

867: Adaptador variável para projecção fotográfica

 

A maneira simples da astro-fotografia começa com este adaptador de projecção. Utilize as suas oculares padrão de 1,25″ para obter belas fotos da Lua e dos planetas.

As vantagens deste acessório

Adaptador de projecção para oculares de 1,25″ com um diâmetro externo de até ∅38 mm. Pode ser usado como um adaptador focal com um anel T2.

Zoom contínuo – amplie a imagem deslizando simplesmente o adaptador para fora.

Dois adaptadores num só

A projecção e o adaptador focal consistem em duas partes – a parte de projecção e o adaptador focal. A parte de projecção é usada com uma ocular para conseguir uma distância focal longa com pequenos objectos, e para crateras lunares. Use o adaptador focal sem utilizar uma ocular, para utilizar a distância focal do seu telescópio – para tirar fotos de toda a Lua, nebulosa de gás ou galáxia.

Como usar o adaptador

Conecte este adaptador a cada telescópio com uma conexão ocular de 1,25″. Pode usar uma ocular de qualquer distância focal, podendo obter imagens de alta ampliação de crateras lunares e planetas. Tudo o que precisa é de um anel T2 e de uma câmara adequada.

Zoom no céu nocturno

Use a parte traseira deslizante do adaptador para aplicar o zoom: puxe para ampliar a imagem, sem precisar trocar a ocular. O preço deste acessório ronda os € 44,00~60,00 IVA incluído, dependendo do modelo e da empresa onde o adquirir.

866: 27.Mai.2019

 

 Moon Phases 2019 – Lunar Calendar for Lisbon, Portugal (Lisboa)

 

 

Moon: 39.8%

Waning Crescent
Current Time: 27 de Mai de 2019, 19:49:41
Moon Phase Tonight: Waning Crescent
New Moon: 3 de Jun de 2019, 11:01 (Next Phase)
Third Quarter: 26 de Mai de 2019, 17:33 (Previous Phase)

Dado que nesta fase o calhau aparece já de dia, as condições mínimas para uma captação fotográfica não são as melhores, por isso, voltarei na próxima fase lunar. Entretanto, poderão ser colocadas aqui notícias sobre os temas deste Blogue.

Stellarium