659: Ignite IAstro – Tomar

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar o Universo a vilas e cidades longe dos grandes centros urbanos.

Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas e às galáxias, e falar dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.

Programa a anunciar em breve


Em cada evento Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada.
Seguindo o conceito dos eventos Ignite, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides que avança automaticamente a cada 15 segundos.

Pode acompanhar a digressão através da newsletter IAstro, e também no Facebook e no Twitter.

Duração:

1h30

Entrada livre

 

Missão: Lua – 16.Out.2018

Lua de Hoje

Em que lua estamos?

Lua Crescente

A lua de hoje está 47.20% visível e está a crescer. Faltam 0 dias para a fase Quarto Crescente.

Distância da Lua à Terra: 404.397.03 km
Idade da Lua: 7.12 dias
Fase da Lua: Crescente
Próxima fase da Lua: Quarto Crescente
Visibilidade da Lua: 47.20%

 

16102018@22:10

Céu limpo, sem nuvens mas com algum seeing, dificultando um pouco a focagem com o telescópio.

Hoje, instalei o formato 2″ no Mak 127 com e sem diagonal dieléctrica 2″ e em modo projecção por ocular GSO CPL 2″ ∅42mm

 

657: Há Estrelas na Fábrica

Zita Martins é a convidada para o primeiro Café de Ciência da Fábrica (C.C.V. de Aveiro).

A vida na Terra está intimamente ligada ao Universo. Se queremos procurar as nossas origens, podemos começar com escavações no subsolo africano; mas para procurar e compreender a origem da vida na Terra é lá fora, entre as estrelas, que temos de começar a busca.

Sexta-feira, dia 19 às 21h30.

 

656: Cancelado: Evento Ciclo Marte 2030 – Vida em Marte

O evento Ciclo Marte 2030 | Sessão 1: Vida em Marte foi cancelado devido às condições meteorológicas previstas para a região de Lisboa.

Será agendada uma nova data em breve.

ia – instituto de astrofísica e ciências do espaço
13 Outubro, 2018

 

Missão: Lua – 15.Out.2018

Lua de Hoje

Em que lua estamos?

Lua Crescente

A lua de hoje está 37.77% visível e está a crescer. Faltam 1 dias para a fase Quarto Crescente.

Distância da Lua à Terra: 402.439.14 km
Idade da Lua: 6.22 dias
Fase da Lua: Crescente
Próxima fase da Lua: Quarto Crescente
Visibilidade da Lua: 37.77%

 

15102018@19:56

Céu com muitas nuvens, com chuva à mistura, mas com pequenas abertas onde se pode vislumbrar o nosso calhau. Sessão apenas com a Nikon B500 dado que não existiam condições para utilizar o Mak 127.

© f.gomes – eclypse

© f.gomes – eclypse

© f.gomes – eclypse

© f.gomes – eclypse

© f.gomes – eclypse

 

Missão: Lua – 14.Out.2018

Uma tarde com nuvens, não previa abertas à noite mas lá se conseguiu ver o nosso calhau bem brilhante lá em cima. Aproveitei e montei à pressa o SW Mak 127/1500 com a Canon 760D e a habitual Nikon B500. Foi o que se pode arranjar…

Lua de Hoje

Em que lua estamos?

Lua Crescente

A lua de hoje está 28.64% visível e está a crescer. Faltam 2 dias para a fase Quarto Crescente.

Distância da Lua à Terra: 399.579.60 km
Idade da Lua: 5.31 dias
Fase da Lua: Crescente
Próxima fase da Lua: Quarto Crescente
Visibilidade da Lua: 28.64%

 

 

… e depois do Leslie…

O furacão Leslie – que passou a tempestade -, passou esta madrugada nos arredores de Lisboa, seguiu para o Norte e provocou devastação especialmente na Figueira da Foz onde fez 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1900 ocorrências comunicadas à Protecção Civil. Adivinhava-se mau tempo ao fim da tarde em Lisboa, dado o céu apresentar-se bastante carregado de nuvens, vento já com rajadas acima do normal e o começo de uns pingos de chuva que passou a chuva miudinha mais para a noite. Nestas condições, o nosso calhau ficou escondido para além das nuvens e népia de fotografias… Hoje à tarde, o céu apresentava-se assim:

não sei no que dará a continuidade dado que mais ou menos pelas 19:30~19:45, devo ter a Lua à vista se o céu também estiver limpo… Aguardemos então…

 

Missão: Lua – 12.Out.2018

Lua de Hoje

Em que lua estamos?

Lua Crescente

A lua de hoje está 12.60% visível e está a crescer. Faltam 4 dias para a fase Quarto Crescente.

Distância da Lua à Terra: 391.648.54 km
Idade da Lua: 3.41 dias
Fase da Lua: Crescente
Próxima fase da Lua: Quarto Crescente
Visibilidade da Lua: 12.60%

 

12102018@19:17

 

651: Viajar no Espaço à boleia com os livros

Motivar crianças e jovens para a Astronomia e para as Ciências do Espaço através de leituras inspiradoras é o objectivo do Ler+ Espaço, um projecto nacional que é lançado hoje com a parceria do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

 

Estão abertas as inscrições para o Ler+ Espaço, um projecto que desafia os alunos dos ensinos básico e secundário a lerem e a pensarem em conjunto sobre o Espaço e o Universo. Esta é uma iniciativa aberta à rede escolar pública nacional e que resulta de uma parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

“Se o Espaço é muitas vezes a motivação para procurar conhecer mais”, diz José Afonso, coordenador do IA e investigador da FCUL, “a leitura é a ferramenta essencial para o conseguir. Esta é pois uma parceria ideal, e que tem tudo para abrir os horizontes das crianças nas nossas escolas”.

Os grupos de alunos que aderirem ao projecto Ler+ Espaço serão convidados a escolher um dos livros de uma lista de leituras recomendadas, elaborada em conjunto pelo IA e pelo PNL2027 e disponível no portal do PNL2027.

Nestas recomendações de leituras incluíram-se tanto obras de não-ficção como literárias, mas todas ligadas aos temas do Espaço e do Universo. Ao longo do ano lectivo, os alunos deverão depois trabalhar em equipa e transpor o que aprenderam para outros formatos, como um modelo tridimensional de um planeta, ou um texto de ficção, por exemplo.

Para Cristina Sarmento, elemento da equipa do PNL2027, responsável pela coordenação do Projecto Ler+ Espaço, “não obstante toda a tecnologia hoje à disposição, o espaço continua a guardar mistérios e a espicaçar as imaginações, incluindo as dos jovens. Há mesmo toda uma indústria pop, dirigida tanto a jovens como a adultos – com filmes, jogos, banda desenhada – que se baseia na exploração do espaço, real ou ficcionado. Queremos partir desse terreno propício, que são a sua curiosidade e os seus interesses, para estimular a leitura e o gosto pelo saber.”

“Se o Espaço é muitas vezes a motivação para procurar conhecer mais”, diz José Afonso, coordenador do IA e investigador da FCUL, “a leitura é a ferramenta essencial para o conseguir. Esta é pois uma parceria ideal, e que tem tudo para abrir os horizontes das crianças nas nossas escolas”.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) dará o apoio científico ao desenvolvimento dos projectos, e disponibiliza já online uma lista de sugestões de publicações periódicas, filmes, websites, entre outros, como recursos complementares a que os alunos poderão recorrer.

“O projecto Ler+ Espaço combina a leitura com o saber fazer, permite desenvolver o trabalho em equipa e a disciplina, uma vez que os participantes têm tarefas partilhadas e prazos a cumprir. Estas atitudes serão fundamentais no seu futuro.”

Cristina Sarmento, responsável pela coordenação do Projecto Ler+ Espaço

Aos autores dos três trabalhos que mais se destacarem será oferecido um curso de astronomia, uma observação do céu com telescópios e bilhetes para visitar o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva ou o Observatório Astronómico de Lisboa.

Será também organizado o Encontro Nacional Ler+ Espaço, a decorrer em maio de 2019 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Este será o momento em que os dez projectos finalistas serão apresentados e o júri, constituído por representantes das três instituições parceiras, seleccionará os trabalhos de maior destaque.

“Para além do prazer de dar asas à imaginação, após uma boa leitura, espero que este projecto possa dar a conhecer a todos os participantes muito mais do nosso Universo, um Universo deslumbrante, e dar a entender que, hoje, o Universo está ao alcance de todos”, comenta José Afonso.

Cristina Sarmento acrescenta, “O projecto Ler+ Espaço combina a leitura com o saber fazer, permite desenvolver o trabalho em equipa e a disciplina, uma vez que os participantes têm tarefas partilhadas e prazos a cumprir. Estas atitudes serão fundamentais no seu futuro.”

Os agrupamentos escolares, ou as escolas não agrupadas, poderão inscrever-se durante este mês de Outubro na plataforma online do PNL2027. Os trabalhos finais dos alunos deverão ser enviados até Março de 2019, e os dez projectos finalistas serão anunciados em maio desse ano.

ia – instituto de astrofísica e ciências do espaço
4 Outubro, 2018

 

650: Cancelamento de actividade: Mais perto das Estrelas

Lamentamos informar que devido à previsão meteorológica não ser favorável, a actividade Mais Perto das Estrelas – Outubro foi cancelada.

Convidamo-lo a inscrever-se na próxima data desta actividade, que se realizará no dia 8 de Novembro, às 21h00, nas instalações do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva (se as condições meteorológicas o permitirem).