154: Tortilla à Espanhola ❤️

  • 1 mês ago
  • 4Minutes
  • 767Words
  • 35Views
5
(1)

 

🇵🇹 A MINHA COZINHA À LA CARTE

Tortilla à Espanhola ❤️👨‍🍳🍽️♨️

– Sempre adorei este tipo de tortilha e hoje, ao ver uma receita na Internet, deu-me para a elaborar. Simples mas requer umas certas “técnicas” nada difíceis que a seguir descrevo.

Um pouco de história: A tortilha de batatas espanhola (“tortilla de patatas”) é um dos pratos mais tradicionais da Espanha e também muito consumido na Argentina e Uruguai. Tortilla é o diminutivo em espanhol para torta (“bolo”). É um omelete cujos principais ingredientes são ovos e batatas, sempre fritos em azeite de oliva. Na maioria dos preparos adiciona-se cebola e nalguns casos adiciona-se alho e/ou cebolinha. Algumas pessoas adicionam outros ingredientes, tais como chouriço, pimentão e atum mas nestes casos já não se costuma chamar o resultado final de tortilla de patatas.

As batatas

Apesar das batatas para tortilla passarem por um processo de fritura parcial, utilizam-se variedades que sejam boas para serem cozidas, pois estas mantêm-se mais firmes após o preparo. Na Espanha utilizam-se principalmente as variedades Kennebec, Monalisa e Red Pontiac. No Brasil, recomenda-se o uso da batata Monalisa. É uma batata versátil e que serve tanto para ser cozida como para ser frita.

As batatas podem ser cortadas em rodelas, em cubinhos ou mesmo irregulares.

Os ovos

Ovos de galinhas criadas ao ar livre são os mais recomendados. Ovos de galinha caipira ou orgânico são boas alternativas.

Alguns chefs recomendam que os ovos não deveriam ser salgados com antecedência e que é melhor esperar até o último momento para salgá-los antes de irem ao lume. Mas isso aparentemente é um mito que não faz nenhuma diferença significativa no preparo.

A cebola

É considerada um ingrediente tradicional da tortilla espanhola, mas muitos espanhóis não a utilizam na preparação da tortilla. É uma questão de gosto. Utilize cebolas comuns.

🇵🇹 © Copyright inforgom.pt # Powered by F Gomes # 2000-2024 # All Rights Reserved

Equipamento:

– 1 frigideira para fritar a batata e a cebola (¹)
– 1 frigideira pequena
– 1 prato (para girar a tortilla)

Ingredientes:

– 3 ovos
– 300 gramas de batata com casca (²)
– 1 cebola
– 200 ml de azeite virgem extra
– sal marinho q.b.

Preparação:

01.- Para duas pessoas, utilizam-se 3 ovos e cerca de 300 gramas de batata (peso não descascado). Proporção ideal de 1 ovo para cada 100 g de batata não descascada; deve haver uma boa proporção de batata e ovos, nem muito líquido, nem muito pastoso.

02.- Se quiser utilizar cebola, 1 cebola média. Descasque e corte a batata (em rodelas, cubinhos ou de forma irregular, como no vídeo abaixo) e a cebola em cubos.

03.- Frite a batata em azeite abundante, iniciando a fritura em fogo baixo e terminando em fogo alto, para dourar. Tempere as batatas depois de fritas, levando cerca de 15 minutos para fritar as batatas e a cebola.

04.- A cebola pode ser frita junto com as batatas ou à parte. Ficam boas tanto claras quanto caramelizadas. O ovo deve ser mexido com cuidado, para não acelerar a coagulação durante o cozimento.

05.- Retire a batata do lume e escorra o excesso de azeite. Adicione a batata e a cebola aos ovos mexidos e deixe descansar por 3 minutos.

06.- Coloque um pouco de azeite na frigideira (pode aproveitar um pouco do azeite de fritar as batatas e a cebola), deixe aquecer bem e verta o preparado da tortilla, fritando por 1 minuto e virando com o auxílio de um prato. Frite por mais 1 minuto e vire novamente (dependendo da fonte de calor).

07.- Para um interior bem cremoso (“jugoso”), frite por apenas 3 minutos. Para um interior um pouco cremoso (como no vídeo) frite por cerca de 5 minutos; para um interior sólido, frite por cerca de 7 a 8 minutos.

08.- É melhor utilizar duas frigideiras: uma maior para fritar a batata e a cebola e outra menor e anti-aderente, para fazer a tortilla. Com a frigideira menor conseguimos fazer uma tortilla alta com uma menor quantidade de ingredientes, deixando o interior mais cremoso (no meu caso, fritei apenas a cebola na frigideira e as batatas na Airfryer, misturando depois).

🇵🇹 © Copyright inforgom.pt # Powered by F Gomes # 2000-2024 # All Rights Reserved

Créditos: Cozinha Técnica

Notas – Na minha preparação fiz as seguintes alterações:
(¹) – Fritei as batatas na Airfryer (180ºC~15 minutos);
(²) – Batatas em cubos pré-fritas (congeladas)
– Adicionei aos ovos batidos: cominhos, paprika e salsa picada a gosto.

10.03.2024






published in: 1 mês ago

Loading

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

Be the first to write a review

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *