Já nem me lembrava dos “montes” de vídeos que produzia e que acompanhavam as respectivas receitas. @Apokalypsus46 – 1,12 mil subscritores – 180 vídeos.
Bons tempos em que não faltava a paciência para este tipo de trabalho em condições rústicas.
Para quem estiver interessado, são bastantes os vídeos com receitas de todos os tipos, numa época em que utilizava o nome Apok@lypsus para publicar as minhas receitas de culinária:
– Esta receita é uma dica para possuidores de um robot de cozinha. O meu, desde há muitos anos é um TM-31 mais conhecido por Bimby. Tem resistido aos anos mas também já não o utilizo como no princípio. Hoje, lembrei-me de fugir às convenções e pensei em preparar um Arroz de Tomate nada-convencional que passo a explicar de seguida.
– 2 chávenas de chá de arroz Basmati
– 800 ml de água
– 20 g de azeite virgem-extra
– 1 col. de café de orégãos
– 1 col. de chá de Curcuma (Açafrão das Índias)
– 200 ml de passata de tomate com Alho e Cebola
– 1 dl de vinho branco
– 100 g de cebola em cubos ❄️
– 2 col. de sopa de alho picado ❄️
– 1 cubo tempero para arroz
❄️ = produto ultra-congelado
Preparação:
01.- No copo do robot coloca-se a água, o azeite, os orégãos, a curcuma, o cubo tempero para arroz e insere-se o cesto com o arroz. Coloca-se a tampa, o copinho e programa-se 20 Min. / Temp.100ºC / Vel.4, mexendo o arroz com a espátula no início e a meio da cozedura. Finalizado o programa, verte-se o arroz para um recipiente e mexe-se com uma colher para soltá-lo.
– Quem não possuir robot de cozinha, poderá cozer o arroz de modo convencional.
02.- Enquanto o arroz coze, coloca-se um tacho ao lume com azeite a cobrir o fundo. Deixa-se aquecer ligeiramente, adiciona-se a cebola ❄️ e o alho ❄️ e deixa-se refogar até a cebola ficar macia.
03.- De seguida, junta-se a passata de tomate com alho e cebola, envolve-se bem e deixa-se refogar por mais 3 minutos, mexendo com frequência. Terminado o tempo, adiciona-se o vinho branco, envolve-se e deixa-se evaporar o álcool.
04.- Finalmente, adiciona-se o arroz ao refogado do tacho, reduz-se a temperatura (utilizei placa de indução) e envolve-se muito bem até o refogado ficar homogeneizado com o arroz. Esta guarnição será para acompanhar croquetes de alheira no forno. Maravilhoso!
– Hoje, fiquei bastante surpreendido quando abri o site da Pescanova para caçar uma dica para estes Fishburguers e apareceu uma janela pop-up não deixando avançar para as receitas. Embora essa janela tivesse o X no canto superior direito, o que pressupõe sair dela, não consegui. Pedia registo com e-mail, FB ou Google. Tentei o e-mail e o FB e nada! Janela bloqueada! Fui ao Portal da Queixa e deparei-me com dezenas de reclamações sobre produtos desta empresa. É assim que eles pretendem ganhar clientes? Para mim, esta marca já foi.
– 4 fishburguers de pescada
– 1½ dl de polpa de tomate alho e cebola
– 1 cebola inteira
– azeite virgem-extra q.b.
– 2 dl de vinho branco
– 200 ml de natas culinária
– pimenta 5 bagas de moinho q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal marinho q.b.
Preparação:
01.- Descongele os fishburguers e tempere-os com sal e pimenta de moinho. Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite e deixe aquecer ligeiramente. Adicione a polpa de tomate alho e cebola e deixe refogar durante 3 minutos.
02.- Entretanto, descasque e corte a cebola em rodelas finas. Junte a cebola ao tacho e deixe refogar mais 3 minutos. Adicione o vinho branco, misture e deixe evaporar.
03.- Adicione então os fishburguers de pescada ao tacho, envolva-os no molho, tape o tacho e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos, agitando o tacho de vez em quando.
04.- Findo o tempo, retire os fishburguers para um prato, adicione ao molho do tacho as natas, envolva bem e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo sempre. Volte a adicionar os fishburguers ao tacho e deixe tomar sabor. Sirva de seguida com uma guarnição de puré de batata ou outra a gosto, polvilhando os fishburguers com salsa picada.
– Se pretender um molho mais espesso, dissolva uma colher de chá bem cheia de Maizena num pouco de leite frio e adicione depois ao molho do tacho mexendo até engrossar e antes de introduzir os fishburguers.
– 500 g de bifes de peru
– 2 col. de sopa de massa de alho
– 1 col. de sopa de massa de pimentão
– 100 ml de vinho branco
– 1 emb. de sopa de cebola
– 200 ml de natas light
– pimenta 5 bagas de moinho q.b.
– azeite virgem extra com alecrim
01.- Num recipiente, coloque a massa de alho, a massa de pimentão, o vinho branco e misture tudo muito bem. Tempere os bifes de peru com este tempero e acrescente pimenta a gosto.
02.- Deixe marinar no frigorífico durante 30 minutos. Na hora, misture numa tigela as natas com a sopa de cebola até homogeneizar a mistura.
03.- Num tabuleiro refractário, deite um fio de azeite no fundo e espalhe. Coloque nele os bifes, a marinada, dispondo os bifes lado a lado e cubra tudo com a mistura de natas e sopa de cebola.
04.- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos (utilizei mini-forno eléctrico, varetas superiores e inferiores ligadas). Sirva com uma guarnição a gosto (optei por batatas fritas no micro-ondas).
Almôndegas Vegan com Massa em Molho de Natas e Cebola ❤️
– Podemos ter férias para descanso físico, psicológico, mental, mas para as refeições não podem existir férias. Caso contrário… os danos serão irreversíveis. E como não vamos ao restaurante, as refeições têm de continuar a ser preparadas. Mesmo em férias…
– 1 emb. de almôndegas vegan ultra-congeladas (10 unid.)
– 1 dl de polpa de tomate com alho e cebola
– azeite extra-virgem q.b.
– 100 g de cebola em cubos
– 1 col. de sopa de alho picado
– 2 dl de vinho branco
– 6 gotas de tabasco
– 250 g de massa grossa
– 200 ml de natas culinária
– 1 emb. de sopa de cebola
– 1 cubo tempero para massas
– salsa fresca picada
Preparação:
01.- Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, deixe aquecer ligeiramente, adicione a cebola e o alho picado e deixe refogar. Num recipiente, junte as natas com a sopa de cebola e misture muito bem.
02.- Ao refogado do tacho, adicione a polpa de tomate, a salsa, envolva e deixe refogar mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte então o vinho e deixe evaporar o álcool. Adicione as almôndegas ao preparado, tempere com o tabasco, a salsa picada, tape o tacho e deixe cozinhar entre 15 a 20 minutos dependendo do equipamento utilizado.
03.- Num outro tacho com água fervente, temperada com um fio de azeite e o cubo tempero para massas, introduza a massa e deixe cozinhar por 9 minutos. Ligue o forno a 180ºC.
04.- Depois da massa cozida e bem escorrida, coloque-a num tabuleiro de forno, disponha a massa pelo fundo e regue-a com o preparado das natas e sopa de cebola. Leve a gratinar durante cerca de 15 minutos. Utilizei mini-forno eléctrico, apenas com as varetas de cima.
– 1 chávena de nacos de soja grossos
– 1 chávena de soja fina
– 1 cubo tempero alho e coentros
– 3 col. de sopa de polpa de tomate alho e cebola
– 2 col. de sopa de molho de soja
– 4 ovos
– 3 col. de azeite
– 200 g de batata palha
– 1 col. de chá de orégãos
– 1 col. de sopa de salsa picada
– 1 col. de café de cominhos moídos
– 1 col. de sopa de sumo de limão
– 1 col. de chá de sal marinho
Preparação:
01.- Num recipiente, coloque o sal, os orégãos, o sumo de limão, a soja e cubra tudo com água morna, mexendo para dissolver os temperos. Deixe hidratar a soja durante, pelo menos, uma hora.
02.- Num tacho ao lume, deite a soja com a água e depois de levantar fervura, deixe cozinhar durante 3 minutos. Entretanto num recipiente, bata os ovos com os cominhos, a salsa picada e reserve.
03.- Num passador, escorra a soja até ficar sem água. Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a polpa de tomate, o cubo tempero e deixe refogar durante 3 minutos. Adicione depois a soja escorrida, tempere com o molho de soja envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos para a soja tomar o sabor dos temperos.
04.- Verta os ovos batidos por cima da soja, envolva bem e, em lume brando, deixe os ovos cozinharem sem ficarem sólidos, mexendo sempre. Desligue o lume, junte a batata palha, envolva suavemente e sirva de seguida polvilhando com batata palha.
– Hoje, recebi um produto novo (nunca tinha utilizado anteriormente) e experimentei utilizá-lo: Batatas Fritas ao Micro-ondas. Não são “más”, reduz muito o tempo em ordem à fritadeira AIR FRYER PRO (15 minutos a 175W) em cerca de 13 minutos.
– 1 embalagem de Batatas Palitos micro-ondas (100 g)
– sal de mesa (opcional)
– Ketchup -50% de açúcar e sal (opcional)
Preparação:
01.- Abra a tampa da caixa das batatas.
02.- Coloque a caixa ainda congelada no micro-ondas por 2½ minutos a 900W. Adicione depois uma pitada de sal de mesa (opcional), feche a caixa e agite para espalhar o sal (se o utilizou).
03.- Abra a caixa e aguarde 2 minutos até consumir.
04.- Serviram de guarnição temperadas com ketchup a croquetes de alheira no forno.
– Embora as receitas pareçam ser iguais às anteriores, do mesmo tipo, faço sempre alterações aos ingredientes. Hoje, dei lugar a dois novos ingredientes.
– 1 lata de feijão manteiga grande
– 3 batatas médias
– 200 g de cenoura baby
– 200 ml de passata de tomate manjericão e orégãos (*)
– 200 ml de passata de tomate cebola e alho (*)
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– ovos q.b.
– 1½ dl de vinho branco
– 1 col. de café de cominhos moídos
– 1 chouriço de carne pequeno
– azeite extra-virgem q.b.
– sal marinho q.b.
(*) – 100% tomate português, sem conservantes, sem açúcar adicionado
Preparação:
01.- Descasque e corte as batatas em cubos pequenos. Num tachinho, coloque as batatas, as cenouras baby, cubra tudo com água, tempere com uma pitada de sal e leve ao lume a cozer. Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas finas.
02.- Num tacho grande, cubra o fundo com azeite, deixe aquecer ligeiramente, junte as duas passatas de tomate e deixe refogar durante 3 minutos, mexendo frequentemente.
03.- Adicione depois ao refogado as rodelas de chouriço, envolva e deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Verta o vinho branco, envolva e deixe evaporar.
04.- Adicione então as batatas, as cenouras, o feijão manteiga escorrido, envolva tudo suavemente e deixe levantar fervura. Coloque então os ovos por cima do preparado, tape o tacho e deixe escalfar os ovos até ficarem ao gosto. Retire do lume e sirva de seguida.
– 2 chávenas de chá de arroz agulha
– 800 g de água
– ½ pacote de creme de marisco
– 20 g de azeite extra-virgem
– 250 g de miolo de camarão 80/100
Preparação:
01.- Descongele o miolo de camarão. No cesto da Bimby, coloque o arroz misturado com o miolo de camarão descongelado e envolva bem.
02.- No copo da Bimby, deite a água, o meio pacote de creme de marisco, o azeite, coloque o cesto com o arroz e o miolo de camarão e feche o copo com a tampa e o copinho de plástico.
03.- Programe 20 Min. / Temp. 100ºC / Vel. 4, mexendo com a espátula no início e a meio do programa a fim de soltar e envolver bem o arroz com o camarão.
04.- Findo o programa, retire o cesto, coloque o arroz num recipiente adequado e sirva de seguida como guarnição de uma refeição de peixe ou carne. Pessoalmente, escolhi calamares no forno (AIR FRYER PRO). Uma delícia!
– Hoje, decidi variar certos procedimentos de preparação dos alimentos, nomeadamente, cozer batatas no micro-ondas, situação que nunca experimentei. Aqui fica a dica:
Com água: Esse é o método que basicamente usamos no fogão tradicional, mas é muito útil para quem não tem o saquinho para micro-ondas. Descasque e corte as batatas em cubos médios, coloque-os num recipiente próprio para micro-ondas (Pyrex p.e.), adicione água de modo que cubra metade das batatas, cubra com película filme, faça uma pequena abertura e leve ao micro-ondas por 5 minutos em potencia alta. Findo este tempo, levante um pouco o filme (cuidado porque está quente), mexa as batatas, volte a colocar o filme e programe mais 5~10 minutos. (esse tempo poderá variar de acordo com as características do seu micro-ondas). Se desejar, pode adicionar sal e temperos na água quando for cozinhar a batata
– 6 mimos de pescada do Cabo congelados
– batatas q.b.
– 2 col. de sopa de alho picado
– 100 g de cebola em cubos
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– 1½ dl polpa de tomate com alho e cebola
– 1 col. de café rasa de açúcar amarelo
– 1 col. de café de louro moído
– azeite extra-virgem q.b.
– 1½ dl de vinho branco
– salsa fresca picada q.b.
– sal marinho q.b.
Preparação:
01.- Descongele os mimos de pescada. Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite, deixe aquecer, adicione os cubos de cebola e o alho picado e deixe refogar durante 3 minutos. Junte a polpa de tomate aromatizada, o açúcar, o cubo tempero e envolva por 2 minutos. Misture o louro moído, o vinho branco e deixe cozinhar, com o tacho tapado e em lume brando, por mais 5 minutos.
02.- Junte depois ao tacho os mimos de pescada descongelados, tape e deixe estufar até ficarem macios, virando-os e agitando o tacho com frequência.
03.- Entretanto, coza as batatas ou no modo convencional (fogão) ou pela dica acima (micro-ondas) Pela primeira vez que cozi batatas no micro-ondas, ficaram excelentes.
04.- Sirva de seguida os mimos de pescada com a guarnição de batatas cozidas, regadas com o molho de tomate.
01.- Descasque e corte as batatas em cubos. Coloque-os num pyrex, tempere-os com sal, azeite, paprika, alecrim, alho moído, pimenta e envolva tudo muito bem.
02.- No meu caso, levei as batatas a assar no convector de halogéneo ventilado com uma temperatura de 175ºC, durante 30 minutos e mexendo as batatas em intervalos curtos.
03.- Coloquei o suporte de grelhar no micro-ondas, as salsichas por cima (picadas com um garfo) e programei 10 minutos.
04.- Terminados os tempos, empratei as salsichas regando-as com o molho das batatas assadas e estas últimas como guarnição.