223: O que se passa com Marcelo? Depois do “a cadeira aguenta”, meteu-se com um decote

  • 2 semanas ago
  • 3Minutes
  • 767Words
  • 22Views

 

– Penso que a senescência começa a fazer efeito…

🇵🇹 MRS // 🙁 PIADAS DE MAUS GOSTO // SENESCÊNCIA 🧓 

Marcelo Rebelo de Sousa volta a protagonizar um momento caricato, passando os limites daquilo que se espera de um Presidente da República. Depois de ter insinuado que uma jovem era gorda, agora meteu-se com o decote de uma jovem durante a Visita de Estado ao Canadá.

José Coelho / LUSA
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

“Já viu esse decote? Ainda apanha uma gripe”. As palavras saíram da boca de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, durante a Visita de Estado que está a fazer ao Canadá.

O momento aconteceu em Montreal, durante um encontro com a comunidade emigrante portuguesa naquele país. Perante uma mãe e a sua filha, lançou aquela tirada depois de ter dito que “a filha é mais bonita”.

As palavras de Marcelo estão a fazer sucesso nas redes sociais, mas é pelos piores motivos, com muitas críticas à mistura. Há quem note que o Presidente da República “agiu como um taberneiro numa Visita de Estado ao Canadá“.

Este episódio insólito junta-se ao que ocorreu na semana passada, em Alcáçovas, Viana do Alentejo, numa iniciativa à margem do arranque das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

Nessa altura, atirou para o ar a pergunta “a cadeira aguenta?” no momento em que uma jovem, com formas mais generosas, se preparava para se sentar para uma fotografia de grupo.

A deputada do PS Isabel Moreira é uma das figuras públicas que critica Marcelo, falando em falta de noção e notando que “o sexismo dá cabo de nós” e que “não tem piada”.

“Passa a vida em tronco nu, mas não pode ver um decote”, atira, por seu turno, a economista Susana Peralta.

“Incontinência comportamental” e “deslumbramento”

Nessa altura, o presidente da Academia de Protocolo e também da Matriz Portuguesa – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, João Micael, analisava que Marcelo está a passar por uma fase de “incontinência comportamental”, conforme declarações ao site Delas.

“Há uma diferença entre ser popular e popularucho”, sublinhava, considerando que “estar com as pessoas na rua não é a mesma coisa que entrar numa cervejaria e tirar uma cerveja, sair da praia e mudar de roupa em plena via pública e a ser fotografado, a dar beijos a barrigas das grávidas”, referindo-se a um outro episódio que foi registado na noite das marchas populares de 2022.

Marcelo, enquanto Presidente da República, tem uma “responsabilidade formal, não pode achar que é um cidadão privado em momento nenhum”, realçava ainda João Micael.

Já o profiler Alexandre Monteiro dizia à mesma publicação que Marcelo está “numa fase de deslumbramento” em que “sente que não tem obrigação de agradar a ninguém, pelo que o filtro emocional quebra”.

“O Presidente usa muito a emoção para esconder a verdadeira essência. Ele é controlador, gosta de dominar as situações e, estando neste deslumbramento, já não tem controlo emocional em relação aos sentimentos dos outros”, sustentava ainda Alexandre Monteiro no Delas, considerando que, assim, “perde a autoridade como Presidente“.

Este especialista “dá formação a políticos e a celebridades nacionais e internacionais e forças de autoridade”, conforme cita a mesma publicação.

 Susana Valente, ZAP //
16 Setembro, 2023


Ex-Combatente da Guerra do Ultramar, Web-designer,
Investigator, Astronomer and Digital Content Creator



published in: 2 semanas ago

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *