– Não há ku c’aguente estes preços! Já basta o bacalhau que era o alimento do pobre estar a preços de ricos, o azeite que é a base de muitas refeições, não só para tempero, a DEZ EUROS o litro?
🇵🇹 AZEITE // 💰🫒 PREÇOS // 🤑RICOS
Devido à seca, o preço do azeite pode chegar aos 10 euros por litro ainda este ano. As entidades defendem que a situação requer apoios do governo.

stankuns / Flickr
O preço do azeite Espanha está a subir. Sendo o principal produtor mundial de azeite, é natural que esse fenómeno vá afectar o mercado do sector em todo o mundo.
Portugal, que está ao lado, muito menos escapará. Ainda este ano, o preço do azeite pode chegar aos 10€ por litro.
À rádio Renascença, a secretária-geral da Casa do Azeite portuguesa – uma associação privada que comercializa, embala e rotula o azeite de oliva – admitiu que os preços do país vizinho são praticamente os mesmo dos portugueses.
Por esse motivo, o aumento em Espanha terá, garantidamente, repercussões no mercado nacional.
Mariana Matos revelou que os preços estão 70 ou 80% mais altos, quando comparado com o período homologo de 2022. A tendência é que continuem a aumentar: “Os preços nunca estiveram tão altos. Esta campanha é a pior das últimas décadas“.
A dirigente admitiu ainda que, este ano, o preço de compra ao produtor pode chegar aos 10 euros por litro: “um preço exorbitante e que será impossível manter as actuais quotas de consumo”.
O principal responsável por esta crise no sector são as (más) condições climáticas, que estragaram a colheita deste ano.
A perspectiva é que a seca tenha vindo para ficar e alguns representantes do sector olivícola temem um disparo de preços para valores recorde.
Quase metade do território português está em seca severa, o que afecta consideravelmente o sector agrícola.
Miguel Esteves, ZAP //
26 Agosto, 2023
Ex-Combatente da Guerra do Ultramar, Web-designer,
Investigator, Astronomer and Digital Content Creator
published in: 4 semanas ago
– Não há ku c’aguente estes preços!
Já basta o bacalhau que era o alimento do pobre estar a preços de ricos, o azeite que é a base de muitas refeições, não só para tempero, a DEZ EUROS o litro?