Melhoramentos Técnicos

[Total: 1    Average: 5/5]

Não tem nada a ver com receitas de culinária mas sem estes equipamentos não existiam reportagens de foto/vídeo das receitas…

Entre várias áreas a que me dediquei no passado, quer profissional, quer extra-profissional, fui repórter fotográfico de guerra, de eventos públicos (casamentos, baptizados, aniversários, jogos de futebol amador, festividades, etc.) e nunca me separei da minha primeira DSRL, uma Canon EOS 400D que está ultrapassadíssima em ordem aos modelos mais recentes mas que serve na perfeição para este tipo de trabalho de reportagem de receitas de culinária.

Tenho câmaras mais recentes, as duas últimas já possuem NFC e WiFi mas são tipo compactas e embora também as utilize neste tipo de trabalhos, nada como utilizar uma câmara de objectivas intermutáveis (tenho 4 de várias distâncias focais uma delas de 100~500mm) onde podemos jogar com macros, standards, teles, zoom, etc..

Por isso e como desde os 5 anos de idade, a minha veia para fotógrafo começou a despontar com uma Kodak de foco fixo e que apenas bastava carregar no botão e já está, nos célebres rolos formato 120 (6×6 ou 6×9), daí para a frente foi sempre um escalonar de modelos e marcas nunca me desviando das Canon, Minolta, Rolleiflex e Nikon. Cheguei a ter numa das casas onde morei, um pequeno estúdio fotográfico onde tirava, revelava e imprimia retratos tipo passe.

Não me rendi apenas à captura de imagem mas dediquei-me também à produção das fotografias, ou seja, às técnicas de laboratório. Tinha na minha outra casa uma divisão onde instalei o meu laboratório fotográfico (câmara escura), com dois ampliadores para preto e branco e cor de 6,5×9 (Magnifax) e um de 35mm (Rowi) e com toda a parafernália de tanques para revelação dos rolos (Paterson) e do papel fotográfico, além de que depois avancei para a revelação e impressão de fotografias e rolos a cores e até diapositivos (slides) no tempo em que tínhamos de mandar os rolos a revelar a Espanha por não existirem laboratórios em Portugal que fizesse esse trabalho. Mas eu já o fazia e tão bom como o que vinha de Espanha dado que estava na altura empregado numa multinacional ligada à fotografia e adquiria nessa empresa os químicos necessários para a revelação dos slides.

Por tudo isto e pelo meu entusiasmo pela imagem fotográfica, comecei a actualizar alguns componentes para poder também oferecer um trabalho mais profissional, aquele a que me habituei durante muitos anos. Estes, são alguns dos componentes que irão compor um estúdio fotográfico portátil (chama-se assim dadas as suas pequenas dimensões) mas que são adequados a imagem de objectos, neste caso, dos empratamentos das receitas, principalmente. O anel de luz da Canon é excelente para a fotografia macro e os anéis extensores para o mesmo tipo de trabalho. Aqui ficam as imagens do que já tenho e o que ainda está para vir.

CarubaFotoStudioPortatil_700
Este é um cubo de luz da marca Caruba, com um suporte para a câmara, dois reflectores com lâmpadas e suportes e 4 panos de fundo. Possui as medidas 50x50x50cm.
Extension_tube_for_Canon_700
Estes são os anéis para a Canon, da marca Kernel de 7, 14 e 28mm, que permitem aproximar a câmara mais do objecto.
canonEOS400D_400
Este é um anel de flash de LEDs da marca Aputure Amaran para Canon, com 60 LEDS e temperatura de cor de 5500K (luz natural), destinado à macrofotografia.
E esta é a minha velhinha Canon EOS 400D
E esta é a minha velhinha Canon EOS 400D
E as cards CompactFlash que a alimentam...
E as cards CompactFlash que a alimentam…
Um tripé Triopo com cabeça KJ-2
Um tripé Triopo com cabeça KJ-2

© 22.Fev.2016

0-cozinheiro3
0-assinatura3a
logo_transparente

14 de Março de 2017 - Encerramento deste Blogue
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 2 semanas ago

© 14.Mar.2017 Já se encontra online o novo Blogue Receitas Especiais… Read More

14 de Março de 2017 – Encerramento deste Blogue
Arrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 2 semanas ago

Ingredientes: - 500 g de tiras de pota - 200 g de arroz Basmati - 250 g de miolo de camarão 80/… Read More

Arrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros
Paella
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 2 semanas ago

Ingredientes: – 1 embalagem de Paella Culínea congelada – 2 colheres de sopa de óleo de girass… Read More

Paella
Lombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 2 semanas ago

Ingredientes: - 1 emb. de Lombos de Pescada - 1 emb. de salteado gourmet Green Gorcer's - azeit… Read More

Lombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet
Crocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tricolores
Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta 3 semanas ago

Uma simples sugestão para uma refeição rápida e saborosa. Ingredientes: - Crocantes Tiras de Pot… Read More

Crocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tric…

[Total: 1    Average: 5/5]

[twitter_buttons display=tweet,follow,hashtag,mention]