1804: Bacalhau com Amêijoas no Forno

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 4 ovos
– 1 kg de batatas para assar (pequenas)
– 1 kg de amêijoas
– 1 colher de chá de pimentão-doce
– 150 g de azeitonas pretas cortadas em pedacinhos (opcional, não utilizei)
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– azeite q.b.
– 1 colher de chá de farinha Maizena (não utilizei)
– 4 dentes de alhos
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Coza o bacalhau, as batatas (¹), os ovos (²) e abra as amêijoas (³). Ligue o forno a 180ºC.
02.- Depois de cozidos, corte as batatas e os ovos às rodelas e lasque grosseiramente o bacalhau. Num tabuleiro refractário, disponha uma camada de batatas, por cima uma de bacalhau, depois os ovos, o resto das batatas, polvilhe com pimentão-doce, salsa, disponha as amêijoas com o molho e o alho picado. Regue com um pouco de azeite.
03.- Leve ao forno durante cerca de 10 minutos, retire e sirva de imediato.

Reportagem:

45′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felicia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal


© 28.Jun.2014

(¹) Encha uma panela com água, e coloque água fria. A água tem que ser fria por uma razão muito simples. Caso se coloque água quente, perto do ponto de ebulição (ferver) quando o interior da batata estiver cozido, o exterior já está desfeito.
Por essa razão começa-se com a água fria, deste modo a temperatura vai subindo, e permite que a batata tenha uma cozedura mais homogénea.
Quanto ao tempo de cozedura vai depender do tamanho da batata. Regra geral para batata para cozer, basta uns 25/30 minutos…
A maneira de verificar se a batata está realmente cozida, é espetá-la com um garfo…

(²) – Verta água para um tachinho, contando dois a três centímetros acima dos ovos. Deixe a água ferver e, nessa altura, introduza os ovos que não devem estar demasiado frios. Quando a água reiniciar fervura conte 10 minutos. Estão prontos.
– Para obter uns ovos cozidos com a gema dura, deixe-os cozinhar os 10 minutos indicados. Se, pelo contrário, preferir os ovos com a gema mais moles, deixe-os a cozinhar apenas 5 minutos;
– Para obter uns ovos cozidos sem a casca rachada, adicione um pouco de vinagre à água da cozedura;
– Ainda durante a cozedura, se a casca rachar e a clara verter, recorra a três gotas de azeite. Evitará que a clara se espalhe.
– Para obter uma gema no centro da clara, deve retirar os ovos do frigorífico 30 minutos antes da cozedura;
– Mergulhando o ovo cozido em sucessivas águas frias permitirá descolar melhor a casca da clara. Basta, depois, dar umas pancadinhas na casca, para parti-la, e retirar cuidadosamente a restante com as mãos;
– No momento de cortar se quiser uma gema firme, sem esfarelar, utilize uma faca ou cortador previamente mergulhados em água bem quente.

(³) – Num tacho espaçoso deixa-se alourar, em lume brando, um pouco de azeite com 5 dentes de alhos pisados. Junta-se duas cebolas picadas. Quando a cebola ficar translúcida junta-se pedacinhos de chouriço de carne e tempera-se com sal e pimenta. Aos poucos, adiciona-se 2 dl de vinho branco. Fica a refogar algum tempo até o chouriço se apresentar cozido. Quando tal acontecer, juntam-se as amêijoas (depois de estarem de molho em água e sal e escorridas). Envolva bem as amêijoas no refogado, tape o tacho, reduza o lume para médio e deixe cozinhar até as amêijoas abrirem, agitando o tacho de vez em quando.

1803: Potas Tikka Masala (¹) com Arroz de Alho

[Total: 0    Average: 0/5]

(¹) Tikka Masala – Origens: Uma explicação sobre as origens do prato afirma que ela nasceu num restaurante indiano no Reino Unido . Rahul Verma, um Delhi especialista em comida de rua, afirmou em 2009 que o prato teve origem – provavelmente por acidente com subsequentes improvisações – em Punjab e Uttar Pradesh . durante os últimos 50 anos. Uma reivindicação conta como um paquistanês chefe, Ali Ahmed Aslam (proprietário do restaurante Shish Mahal no extremo oeste de Glasgow ) inventou tikka masala de frango improvisando um molho feito de iogurte, creme de leite e especiarias. (In Wikipedia)

Ingredientes:

– 50 g de azeite
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 2 dentes de alho
– 1 kg tiras de potas
– 200 ml de passata de tomate com Manjericão e Orégãos (Guloso)
– 2 iogurtes naturais
– 1 colher de chá de gengibre
– 1 colher de chá de cominhos
– 4 colheres de chá de caril em pó suave Rajah
– piripiri q.b.
– sal q.b.

Preparação:

tm31-20001.- Descongele as potas e corte-as em cubos. Coloque no copo o azeite e programe 1 Min., Temp. Varoma, Vel. 1. De seguida, coloque a cebola e os dentes de alho e programe 5 Seg., Vel 5. Com a ajuda da espátula baixe os resíduos que ficaram no copo e programe 5 Min., Temp. Varoma, Vel. 2.
02.- Adicione as potas e programe 10 Min., Temp. 100º.C, Vel. Colher Inversa. Adicione o caril, os cominhos, o gengibre, o sal e o piripiri e programe 5 Min, Temp. 100º.C, Vel. Colher Inversa sem o copo medida.
03.- Junte a passata de tomate e os iogurtes e com a ajuda da espátula envolva bem e programe 5 Min., Temp. 90º.C, Vel. Colher inversa.
04.- Sirva acompanhado com uma guarnição de arroz de alho.

Reportagem:

40′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada de uma receita publicada no site Petichef


© 26.Jun.2014

0-barcode100

1802: Lombos de Pescada com Queijo no Forno

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 5 lombos de pescada (400 g)
– 5 fatias de queijo
– 2 cebolas
– 2 colheres de sopa de alho picado congelado
– 1,5 dl de azeite
– 500 ml de molho Béchamel
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Descongele os lombos e corte-os ao meio, mas não totalmente, tipo sandes. Tempere-os com sal e pimenta e reserve.
02.- Descasque as cebolas e corte em rodelas finas. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte os alhos picados e a cebola e deixe refogar até a cebola ficar translucida. Deite o refogado no fundo de um tabuleiro e reserve. Ligue o forno a 180ºC .
03.- Coloque uma fatia de queijo no meio de cada lombinho, feche-os e disponha-os no tabuleiro, por cima da cebolada.
04.- Verta o Béchamel por cima dos lombinhos e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno durante cerca de 20~25 minutos ou até os lombinhos ficarem dourados por cima.
05.- Sirva de imediato com uma guarnição de batata assada.

Reportagem:

35′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no Site Petitchef


© 15.Jun.2014

 

1801: Mariscada com Arroz 3 Delícias

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 800 g de Mariscada La Caldera
– 1 Kg de Arroz 3 Delícias Monissa
– 4 colheres de sopa de azeite
– 4 dl de água
– 200 ml de Passata de tomate Guloso com Orégãos e Manjericão
– 1 cubo Caldo Knorr para Marisco
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 100 g de cebola congelada em cubos
– piripiri q.b.
– coentros frescos picados q.b.
– sal q.b.

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte o alho e a cebola e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione a passata de tomate e o cubo Knorr Marisco e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione a água e deixe levantar fervura.
02.- Junte então a Mariscada, mexa, tempere com o piripiri, uma pitada de sal, baixe o lume para médio e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o Arroz 3 Delícias, os coentros, envolva na Mariscada, tape o tacho e deixe cozinhar, em lume médio/brando, durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.
03.- Retire o tacho do lume, deixe-o tapado a repousar durante cerca de 5 minutos, retire para uma travessa e sirva de seguida.

Reportagem:

35′ semi-económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 14.Jun.2014

 

1800: Tarte de Carne Picada

[Total: 0    Average: 0/5]

Uma refeição simples, saborosa, económica q.b. e rápida de confeccionar.

Ingredientes:

– Sobras de Carne picada cozinhada
– 6 ovos
– 200 ml de natas light
– tomilho, alecrim e orégãos q.b.
– uma pitada de cominhos
– alho moído q.b.
– azeite para untar
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Deite os ovos para uma tigela, tempere com sal e pimenta moída na altura, adicione as ervas aromáticas, o alho moído, os cominhos e bata com a ajuda de uma vara de arames. Adicione as natas e volte a bater até homogeneizar a mistura. Ligue o forno a 180ºC.
02.- Unte uma tarteira com o azeite, adicione a carne picada cozinhada aos ovos batidos, misture bem, verta para a tarteira e leve ao forno durante cerca de 30 minutos (dependendo do tipo de forno).
03.- Retire do forno, desenforme para um prato, deixe arrefecer ligeiramente e sirva com uma guarnição de batatas fritas e uma salada simples de alface, temperada com azeite aromatizado.

40′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 12.Jun.2014

 

1799: Bacalhau Cozido

[Total: 0    Average: 0/5]

Antigamente (anos 50, 60) o bacalhau era comida de pobre. Compravam-se postas de bacalhau demolhado na mercearia do bairro, expostas à porta num alguidar de barro, a 1$50, 2$00, conforme o tamanho. Hoje, bacalhau é comida de rico, mas ao fazer hoje esta refeição não foi por ter saído o €uromilhõe$ mas porque o Pascoal fez desconto de 50% sobre o habitual preço de venda ao público. Habituado que estamos cá em casa a inserir nas minhas receitas migas de paloco ou bacalhau demolhado desfiado congelado, desde que empobrecemos à força, para pagar dívidas que não são nossas e foram feitas por políticos corruptos, vigaristas e aldrabões, este prato quase que daria origem a uma celebração especial. Mas fiquemos por aqui. Bacalhau é bacalhau, mesmo que hoje apenas esteja ao alcance dos ricos. E obrigado ó Pascoal, porque há muito que não saboreava um delicioso lombo de bacalhau…!!!

Ingredientes:

– 800 g de Lombos de Bacalhau Demolhado Ultracongelado Pascoal (3 postas)
– batatas q.b.
– 3 ovos
– azeite aromatizado q.b.
– sal e pimenta branca moída q.b.

Preparação:

01.- Toda a gente sabe como cozer bacalhau, batatas e ovos, por isso vou dispensar a lenga-lenga. Contudo, segui umas “normas” mínimas para cozinhar bem os ingredientes atrás citados.
02.- Mais, tarde, nas DICAS, sairão as formas de como cozinhar bem o bacalhau, as batatas e os ovos.

30′ semi-económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 11.Jun.2014

 

1798: Bifes de Atum à Saint Rémy

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 3 bifes do lombo de atum fresco (912 g)
– 3 colheres de sopa de azeite
– 6 dentes de alho finamente picados
– 1/2 dl de vinho branco
– 300 g de tomate congelado em cubos
– 1 colher de chá de ervas de Provence secas
– folhas frescas de manjericão para enfeitar (opcional, não usei)
– batatas fritas para acompanhar
– sal e pimenta de misturas do moinho

Preparação:

01.- Tempere os bifes de atum com sal e pimenta. Aqueça bem uma frigideira com o fundo pesado, deite dentro o azeite e faça-o deslizar pela base. Introduza os bifes de atum e pressione-os ligeiramente com a ajuda de um garfo. Deixe cozinhar em lume médio 6-8 minutos, virando uma vez, até estar ligeiramente rosado no centro. Transfira os bifes de atum para os pratos de serviço, aquecidos.
02.- Deite os alhos na frigideira e deixe fritar 15-20 segundos, mexendo sempre. Regue com o vinho e deixe reduzir para metade. Adicione o tomate e as ervas aromáticas e cozinhe 2-3 minutos. Tempere com pimenta e deite sobre o atum.
03.- Guarneça com as folhas de manjericão (opcional, não usei) e acompanhe com as batatas fritas.

Reportagem:

30′ não-económico  fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Livro Deliciosas Receitas de Peixe, da Verbo


© 09.Jun.2014

 

1797: Bifes de Peru com Farinheira

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 5 bifes de peru (704 g)
– 1 farinheira
– queijo Mozzarella ralado q.b.
. Caldo Knorr Granulado com Sabor a Carne q.b.
– alho moído q.b.
– sumo de limão q.b.
– margarina q.b
– sal e pimenta moída de misturas q.b.

Preparação:

01.- Tempere os bifes de peru com pouco sal, pimenta, Caldo Granulado com sabor a Carne, alho moído, sumo de limão e deixe repousar durante 60 minutos.
02.- Coloque numa frigideira ao lume a margarina, deixe derreter e frite os bifes de peru. Quando estes estiverem prontos, coloque-os numa travessa de ir ao forno.
03.- Entretanto, corte a farinheira em rodelas. Nessa mesma frigideira, coloque mais um pouco de margarina e frite as rodelas de farinheira (basta virar de um lado e de outro, é muito rápido).
04.- Disponha as rodelas da farinheira por cima dos bifes de peru, polvilhe-os com o queijo ralado e leve ao forno até o queijo derreter. Retire e sirva de imediato com uma guarnição de arroz branco.

Reportagem:

35′ + 60’marinar económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site: Rádio Ovelha


© 08.Jun.2014

 

1796: Azeite Aromatizado

[Total: 0    Average: 0/5]

Pondo de parte todas as técnicas de aromatizar azeite, hoje recebi um pequeno e engraçado (há quem chame de “simpático”) galheteiro para azeite, na compra de dois pacotes de Batatas Fritas Artesanais (fritas em azeite).

Como adoro o alho e as ervas aromáticas, preparei uma mistela para esse galheteiro da seguinte forma:

01.- 4 dentes (grandes) de alho cortados em pequenos pedaços
02.- 1 colher de café de alecrim
03.- 1 colher de café de tomilho
04.- Deitei tudo no galheteiro e depois enchi-o com azeite extra virgem Condestável.

O resultado? Ainda não sei pois está a maturar até à próxima utilização que vai ser Bacalhau à Portuguesa. Depois informo o resultado, mas aqui fica a experiência.


© 07.Jun.2014

 

1795: Filetes de Bovino com Camarão Tigre

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 350 g de Filetes finos de bovino (9 unid.)
– 500 g de camarão tigre inteiro 40/60
– 1 lata de cogumelos laminados
– 200 ml de natas com cogumelos Porcini (Parmalat)
– 6 dentes de alho
– 1 colher de sopa de mostarda
– 1 medida de Caldo Knorr Granulado com sabor a Carne
– 1 dl de cerveja branca
– 1 cubo Knorr Molho Cervejeira
– azeite q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Tempere os bifes com um pouco de Caldo Knorr Granulado com sabor a carne, sal e pimenta a gosto. Reserve. Descongele e coza os camarões no microondas, num Pyrex com água e sal durante 20 minutos ~ 800W. Escorra-os e descasque-os. Reserve.
02.- Numa frigideira anti aderente, deite o azeite, o alho e frite os bifes dos dois lados. Retire os bifes da frigideira e reserve-os em lugar aquecido. Salteie os camarões e os cogumelos neste molho.
03.- Junte à frigideira o cubo Molho Cervejeira, a cerveja, a mostarda, o Granulado de caldo de carne, mexa muito bem e deixe apurar até levantar fervura. Adicione as natas, misture bem e junte a este molho os bifes. Deixe apurar, em lume médio, durante 3 minutos, mexendo amiudadas vezes.
04.- Retire para uma travessa e sirva de imediato com uma guarnição de puré de batata, arroz branco ou batatas fritas.

Reportagem:

45′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 06.Jun.2014