1770: Empadão de Carne Picada com Farinheira

[Total: 0    Average: 0/5]
Esta receita seria vulgaríssima e frequente cá em casa, se não fossem as alterações que decidi hoje experimentar. Como tal, apenas vou mencionar os novos ingredientes que adicionei à receita clássica deste tipo de empadão e a sequência deles na preparação.

Ingredientes (novos):

– 1 embalagem de Tempero para Lasanha Knorr 1,2,3… Sabor
– 1 farinheira da Beira Baixa (Fundão) 250 g
– 200 g de tomate congelado em cubos
– 2 dl de água

Ingredientes (normais):

– 1 kg de carne picada de vitela (¹) (²)
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 4 colheres de sopa de azeite
– ½ dl de vinho branco

Preparação:

01.- Coloque um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte o alho, a cebola e o tomate e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
02.- Adicione o vinho branco, a água e o Tempero Lasanha Knorr e deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo amiudadas vezes. Adicione então a carne picada, envolva bem no refogado e deixe cozinhar durante 15 minutos, em lume médio/baixo, mexendo frequentemente. Ligue o forno a 180ºC.
03.- Adicione a farinheira sem pele e cortada em rodelas, envolva bem na carne e mexa sempre até ficar completamente desfeita.
04.- Entretanto, prepare o puré de batata. Num tabuleiro refractário, deite uma camada de puré, por cima uma camada do preparado de carne, cubra tudo com uma nova camada de puré e leve ao forno durante 30 minutos para alourar um pouco.

Não coloquei queijo ralado Mozzarella porque a carne deita molho e esse molho serve perfeitamente para pincelar a superfície do puré de batata.
– Uma preparação Apok@lypsus.
(¹) – Em promoção numa superfície (€ 3,49/kg)
(²) – Neste empadão, apenas utilizei 500 g., embora tivesse cozinhado a totalidade da carne. Os restantes 500 g ficam no congelador para uma outra receita.

40′ económico fácil


© 30.Mar.2014

 

1768: Pastéis de Bacalhau sem Batata

[Total: 1    Average: 5/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 100 g de pão branco
– 200 g de tomate congelado em cubos
– 1 ½ dl de leite
– 1 folha de louro
– 3 ovos
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– azeite q.b.
– 2 cravinhos
– salsa fresca picada q.b.
– noz-moscada q.b.
– 1 colher de sopa de pimentão-doce
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Parta o pão em pedaços, deite-os num recipiente, regue com o leite, amasse com um garfo e deixe o pão absorver o leite.
02.- Coloque uma panela com água ao lume, deixe ferver, junte o bacalhau e deixe cozer durante 5 minutos. Retire o bacalhau e reserve. Entretanto, coloque um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho, o tomate, o louro, o pimentão-doce, os cravinhos, a noz-moscada, a pimenta e deixe refogar durante 5 minutos. Retire o louro e os cravinhos e adicione o pão ao refogado, envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo assiduamente.
03.- Desfie o bacalhau (utilizei o robot) e adicione-o ao refogado do tacho, envolvendo tudo muito bem. Junte a salsa picada, os ovos, envolva de novo e deixe cozinhar em lume brando até os ovos ficarem cozinhados. Apague o lume e reserve a massa.
04.- Coloque ao lume uma frigideira com óleo, deixe aquecer bem, molde a massa dos pastéis com duas colheres de sopa e vá deitando no óleo para fritarem, virando-os para ficarem por igual. Retire-os para um prato com papel absorvente. Sirva com uma guarnição de arroz de tomate.

Reportagem:

 

45′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Chefe Tiger.
– Deu para 29 unidades.


© 21.Mar.2014

1767: Arroz de Ovo com Carne Picada

[Total: 0    Average: 0/5]

– Esta receita também pode ser feita a partir de sobras de carne picada e de arroz, quando estes ingredientes existam o que não foi o meu caso, por isso a adaptação à receita original.

Ingredientes:

– 500 g de preparado de carne picada bovino e suíno
– 300 g de arroz agulha
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 4 ovos
– 1 medida de granulado de Carne Knorr
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1 dl de passata de tomate
– ½ dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de molho de soja
– alho moído q.b.
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– Sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho, a passata de tomate e deixe refogar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
02.- Adicione a carne picada, o granulado Knorr de Carne, o alho moído, o vinho branco, o molho de soja, misture tudo muito bem e deixe cozinhar até a carne ficar douradinha. Entretanto, prepare o arroz, cozendo-o normalmente ao lume ou no robot.
03.- Num recipiente, bata os ovos, tempere-os com sal, pimenta e salsa picada, verta-os para o tacho, envolva-os na carne e mexa continuamente até ficarem cozinhados.
04.- Junte o arroz, envolva no preparado do tacho e deixe em lume brando por mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Retire para uma travessa e sirva de imediato.

Reportagem:

 

40′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Petitchef.


© 19.Mar.2014

 

1766: Frango com Mostarda, Alho e Louro

[Total: 0    Average: 0/5]

Mais uma sugestão (e experiência) muito agradável, dado que o tempero Knorr Sabores no Forno é para Lombo de Porco Campestre e foi utilizado neste frango, embora na embalagem seja mencionado “experimente também com Frango ou Peru”. E foi o que fiz, seguindo as indicações da embalagem com excepção do tempo de forno que foram de 50 minutos a 180ºC, em vez dos 80 minutos (175ºC para aquecer o forno e cozinhar e 200ºC durante 10 minutos sem saco para alourar) sugeridos para o Lombo de Porco. Resultado: EXCELENTE…!!! E a repetir… Ficam as imagens:

FrangoMostardaAlhoLouro01cFrangoMostardaAlhoLouro02cFrangoMostardaAlhoLouro03c

O frango ficou com um sabor fantástico e acompanhado com uma guarnição de batatas coradas com ervas aromáticas e especiarias, foi de gritos…!

50′ económico fácil


© 18.Mar.2014

 

1765: Moulinex Cuisine Companion

[Total: 0    Average: 0/5]

Hoje não há receita mas uma informação que talvez interesse a quem ainda não possua um robot de cozinha. Esta notícia vem no Dinheiro Vivo online e vou transcrevê-la:

Robot de cozinha líder tem novo concorrente e portugueses nova “obsessão”, por 699 euros

O novo robot à venda na Worten D.R.
O novo robot à venda na Worten
D.R.

Bimby tem novo concorrente. Moulinex Cuisine Companion

O robot de cozinha alemão que se tornou “uma obsessão no país mais pobre da Europa Ocidental”, segundo o Wall Street Journal, tem novo concorrente. Chama-se Cuisine Companione é lançado pela Moulinex.

À vendas nas lojas Worten, por 699 euros (com possibilidade de pagamento 24 vezes, sem juros), Cuisine Companion permite preparar desde a entrada à sobremesa. Permite cortar, picar, triturar, cozer, saltear, amassar, emulsionar, cozinhar a vapor e bater claras em castelo.

Fácil de utilizar, o robot tem seis programas automáticos no painel de controlo de forma intuitiva: Molhos, Sopas, Cozedura Lenta, Vapor, Massas e Sobremesas.

Com capacidade para 4,5 litros, a Moulinex Cuisine Companion  faz comida que dá para até seis pessoas. E  traz um livro de receitas, cinco acessórios e uma colher de silicone. Ver aqui apresentação completa do robot.

Este é mais um lançamento depois de uma espécie de “febre” iniciada em Setembro do ano passado, com a Yämmi (349 euros), lançada pelo Continente. Na mesma altura, o Pingo Doce anunciou o seu Chef Express, mas, mesmo em cima do Natal, veio dizer que o momento não era o mais apropriado para o lançamento.

Leia também:
Pingo Doce já não lança robot de cozinha este ano

De facto, o mercado assistia então à chegada de várias marcas. Foi o caso da Ladymaxx Gourmet (239,90 euros) à venda no Aldi; da Cookii (249 euros), lançada pela Flama; ou Cooksy (800 euros), vendida pela empresa Ideia casa, e anunciada na televisão por Filipa Vacondeus.

Todas mais baratas do que a líder Bimby (966 euros), que custa mais do dobro do salário mínimo nacional, segundo destaca o jornal norte-americano. O que não impediu que os portugueses tivessem comprado mais de 35 mil destes robots em 2013, sendo previsão da empresa vendedora, a Vorwerk, 8% dos 3,7 milhões de lares portugueses venham a ter uma Bimby até ao final deste ano.

Leia também: Guerra das ‘Bimbys’: “A concorrência é natural e salutar”

Isso mesmo refere o Wall Street Jornal: “É uma máquina multitask que vende mais do que os últimos iPads em Portugal e que é mais popular no Facebook do que a banda de rock [Xutos & Pontapés] mais conhecida do país.”

Foi, pois, com o olho nesta “obsessão” que agora também a Moulinex lançou a Cuisine Companion. No entanto, ficou de fora do teste da Deco a estes produtos. Ler aqui.

Famosa pela picadora 1-2-3 (anos 90) ou a iogurteira (anos 80), a Moulinex regressou em 2011 a Portugal depois de ter sido forçada por Bruxelas a uma carência de dez anos por causa de posição dominante, depois de ter sido comprada pelo SEB, empresa dona da Rowenta, Tefal e Krups.

MoulenexCuisineCompanion

17/03/2014 | 13:41 | Dinheiro Vivo

 

1764: Hambúrgueres de Bacalhau

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 125 g de flocos de Puré de Batata
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 2 colheres de sopa de alho congelado picado
– 2 ovos
– 1 colher de sopa de mostarda
– óleo para fritar q.b.
– pimenta de misturas moída na altura q.b.

Preparação:

01.- No copo do robot, coloque a cebola, a salsa, o bacalhau, o alho, os ovos, a mostarda, a pimenta e programe 15 Seg., Vel. 6. Com a espátula baixe os resíduos das paredes do copo. Adicione à mistura os flocos de batata e programe 15 Seg., Vel. 6.
02.- Retire a massa para um recipiente e molde-a em forma de hambúrgueres.
03.- Aqueça o óleo numa frigideira e frite as hambúrgueres de ambos os lados (+/- 5 minutos de cada lado). Retire-as para uma travessa/prato com papel absorvente e depois sirva-as com arroz branco.

Reportagem:

 

45′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Saborintenso.


© 15.Mar.2014

 

1763: Tarte de Atum

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 rolo de massa folhada de compra
– 6 ovos
– 2 latas de atum
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de chá de orégãos
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– 200 g de tomate congelado em cubos
– alho moído q.b.
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Desenrole a massa folhada com o papel vegetal e corte este à medida da massa. Coloque-a depois numa tarteira, molde a massa à forma e pique o fundo com um garfo.
02.- Num recipiente, deite o atum escorrido e desfaça-o com a ajuda de um garfo. Vá deitando por cima a cebola, as ervas aromáticas, o tomate o alho moído, tempere com sal e pimenta e por fim os ovos. Ligue o forno a 180ºC.
03.- Mexa tudo muito bem com um garfo até ficar uma mistura homogeneizada. Verta esta mistura para a tarteira e espalhe-a bem com uma espátula, sem calcar. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 30 minutos (depende do tipo de forno) ou até ficar douradinho por cima.
04.- Retire do forno, desenforme para um prato e sirva de imediato.

Reportagem:

 

40′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 12.Mar.2014

 

1762: Arroz de Carne Picada

[Total: 0    Average: 0/5]
A receita original tem o nome de Arroz de Carne Picada à Minhota. Como retirei o feijão e acrescentei ingredientes, não pretendo adulterar o nome, por isso omiti o “à Minhota”. A receita original pode ser vista, clicando no endereço abaixo da receita.

Ingredientes:

. 800 g de carne picada
– 300 g de arroz agulha
– 1 chouriço de carne
. 1 dl de vinho branco
. 1/2 dl de azeite
. 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
. 1 cubo de tempero Louro & Pimentão
. 2 dl de polpa de tomate
– 1 colher de chá de manjericão
– 1 medida de Granulado Knorr de Carne
. 1 colher de sopa de salsa fresca picada
. sal e pimenta q.b.

Preparação:

01.- Coza o arroz. No meu caso, cozi-o no robot TM 31 de acordo com a receita original do livro base.
02.- Entretanto, leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho, o chouriço cortado em rodelas e deixe refogar. Adicione então a polpa de tomate, o cubo tempero Louro & Pimentão, o vinho e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o manjericão e mexa. Junte a carne picada, espalhe-a bem pelo tacho, polvilhe com o Granulado Knorr de Carne, tempere com sal e pimenta, envolva e deixe cozinhar até ficar devidamente doiradinha, mexendo frequentemente.
03.- Deite o arroz cozido no tacho, envolva bem com a carne, rectifique temperos, junte a salsa e deixe apurar, em lume brando, durante 3 minutos.
04.- Retire o arroz para uma travessa e sirva de imediato.

Reportagem:

 

30′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Petitchef sob o nome de Arroz de Carne Picada à Minhota.


© 09.Mar.2014

 

1761: Bacalhau à Brás com Broa

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado Pascoal
– 200 g de batata frita palha
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 6 ovos
– 2 dl de azeite
– 100 g de broa de milho
– 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau e desfie-o. Coloque uma panela ao lume com uma pitada de sal, deixe levantar fervura e depois mergulhe o bacalhau durante 3 minutos. Retire, escorra e reserve.
02.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte o alho e a cebola e deixe refogar ligeiramente. Adicione então a broa bem esfarelada e deixe cozinhar mais 3 minutos. Junte o bacalhau, os coentros, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos.
03.- Junte ao bacalhau a batata palha, misture suavemente até ficar uma mistura homogénea. Retire do lume e reserve.
04.- Num recipiente, bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta e adicione ao bacalhau no tacho. Coloque novamente o tacho em lume baixo e misture suavemente até os ovos ficarem bem misturados e cozinhados ligeiramente. Retire do lume para uma travessa e sirva de imediato.

Reportagem:

 

35′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 05.Mar.2014