1708: Ervilhas com Chouriço e Ovos Escalfados (TM 31)

[Total: 0    Average: 0/5]

 

Ingredientes:

– 750 g de ervilhas
– 300 ml de água
– 200 g de tomate em cubos congelado
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 60 ml de azeite
– 100 g de fiambre em cubos
– 1 medida de Granulado de Carne Knorr
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 2 chouriços de carne corrente (200 g)
– coentros q.b.
– 4 ovos
– 80 ml de vinho branco
– sal e pimenta de misturas q.b.
– película aderente q.b.
– fio de cozi8nha q.b.

Preparação:

01.- Forre o copo medida do robot com a película aderente, deite um fio de azeite e parta o ovo para dentro da película. Tempere com um pouco de sal pimenta, dê um nó no topo e ate com fio de cozinha para fixar bem. Repita a operação para cada ovo e, no fim, coloque os 4 ovos na Varoma. Reserve.
02.- Deite a cebola e o alho para o copo e programe 15 Seg., Vel. 5. Instale a borboleta nas lâminas, deite o azeite, o chouriço previamente cortado em rodelas e sem pele, o fiambre e programe 5 Min., Temp. Varoma, Vel. 1.
03.- Adicione o tomate, o vinho, o granulado de carne, a água, as ervilhas, os temperos, coloque a Varoma sobre o copo e programe 25 Min., Temp. Varoma, Vel. 1. Verifique a cozedura das ervilhas e dos ovos. Se necessário, deixe cozinhar mais um pouco à mesma velocidade e temperatura. Retire a Varoma, com cuidado, corte a película aderente junto ao fio para poder depois retirar os ovos.
04.- Deite as ervilhas para um tabuleiro ou recipiente, polvilhe com os coentros e disponha, por cima, os ovos escalfados.

Reportagem:

45′ económico 6/7 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita do robot Yämmi e publicada AQUI.


© 29.Out.2013

 

1707: Rolo de Carne com Enchidos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 725 g de carne de porco picada
– 1 alheira de Lamego (220 g)
– 1 chouriço de carne corrente
– alecrim q.b.
– manjericão q.b.
– alho moído q.b.
– pimentão-doce moído q.b.
– 1 pitada de cominhos moídos
– 3 ovos
– 3 colheres de sopa de farinha de trigo bem cheias
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

0-fogaogás Preparação:

01.- Quem não tiver um robot de cozinha, terá de preparar a mistura seguinte “à la mano”. Deite para o copo do robot a alheira e o chouriço previamente cortados em rodelas e triture ligeiramente. Adicione a carne picada, as ervas aromáticas, as especiarias, o sal, os ovos e a farinha e triture de novo até criar uma mistura homogénea.
02.- Deite o preparado para um saco de plástico dos que se usam nos super’s e hiper’s para embrulhar o pão e deite para o interior o preparado da carne. Coloque o saco na bancada e vá esticando a carne do fundo do saco para a abertura, com as mãos espalmadas e com cuidado para não rebentar o saco, de forma a que faça um “tapete” liso e igual na espessura (o mais difícil são os primeiros 25 anos, depois… é de olhos fechados…).
03.- Com uma tesoura, corte apenas as duas laterais do saco e puxe essa “tampa” para si. Com a ajuda do próprio plástico do saco, vá enrolando a carne, premindo-a ligeiramente até chegar ao fim. Enfarinhe o rolo para poder manuseá-lo. Se ficar grande, como no meu caso, corte ao meio e faça dois rolos. Coloque uma fina camada de azeite no fundo de um tabuleiro refractário, coloque o(s) rolo(s) no tabuleiro e regue-o(s) com um pouco de azeite. Leve ao frigorífico durante 60 minutos.
04.- Ligue o forno a 180ºC. Num recipiente, deite o azeite, o pimentão-doce, alho moído e misture bem. Retire o tabuleiro do frigorífico, verta o molho por cima dos rolos e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Retire do forno e sirva de imediato com numa guarnição de batata corada no forno (preparado à parte).

Reportagem:

60’+60′ frio económico 8~10 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma criação Apok@lypsus.


© 27.Out.2013

 

1706: Pudim de Bacalhau com Farinheira

[Total: 0    Average: 0/5]

 

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado congelado
– 300 g de flocos de batata para puré (*)
– 1 farinheira (200 g)
– 6 colheres de sopa de azeite
– ervas e especiarias Margão para Peixes
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– 1 dl de Passata de Tomate
– 1 colher de sopa de alhos congelados picados
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– pimenta branca q.b.

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau em água, escorra e desfie-o em pedaços pequenos. Reserve. (*) Prepare o puré de batata de acordo com as indicações da embalagem para a quantidade enunciada e reserve.
02.- Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte o alho picado e deixe alourar ligeiramente. Tire a pele à farinheira e depois corte-a em rodelas. Adicione a farinheira ao tacho e deixe-a fritar, amassando-a com uma colher de pau para ficar em pasta. Ligue o forno a 170ºC.
03.- Junte depois ao refogado o bacalhau desfiado e envolva muito bem no preparado. Deixe cozinhar durante 5 minutos, em lume brando, mexendo assiduamente.
04.- Tempere com a pimenta e a salsa picada, envolva e depois vá misturando o puré de batata aos poucos, com o bacalhau, até envolver por completo e ficar uma mistura homogénea. Deite o preparado para um tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire e sirva de imediato.

Reportagem:

60′ económico 7~8 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma criação Apok@lypsus.


© 25.Out.2013

 

1705: Bifes de Porco com Molho de Cerveja

[Total: 0    Average: 0/5]

 

Ingredientes:

– 500 g de bifes de porco
– 1 cerveja Sagres Radler
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 200 ml de natas com ervas aromáticas Parmalat
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de molho inglês
– 1 colher de sopa de sumo de limão
– 1 medida de Granulado de Carne Knorr
– 1 colher de café de açúcar
– sal e pimenta de misturas q.b.
– 1 colher de café de tomilho
– 1 colher de café de alecrim
– 1 colher de café de manjericão

Preparação:

01.- Num recipiente, misture a cerveja, o alho, o molho inglês, o sumo de limão, o açúcar, o tomilho, o manjericão, o alecrim, o sal e a pimenta, coloque os bifes, misture bem e deixe marinar durante 30 minutos.
02.- Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte os bifes escorridos, adicione o Granulado de Carne, mexa e cozinhe os bifes de ambos os lados.
03.- Retire os bifes, junte o molho da marinada à frigideira, adicione as natas e deixe cozinhar mexendo lentamente até reduzir um pouco. Rectifique os temperos do molho, volte a inserir os bifes na frigideira e deixe tomar o gosto durante mais 3 minutos, em lume médio.
04.- Sirva de imediato com uma guarnição de batatinhas coradas no forno.

Reportagem:

20’+30′ marinar económico 6 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 22.Out.2013

 

1704: Tarte de Vegetais Chineses

[Total: 0    Average: 0/5]

 

Ingredientes:

– 1 rolo de massa folhada
– 400 g de mistura de vegetais chineses
– 6 ovos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de café de alecrim
– 1 colher de café de manjericão
– 1 colher de café de tomilho
– 1 colher de café de alho moído
– 1 medida de Caldo Granulado de Carne Knorr
– uma pitada de cominhos
– 1 colher de sopa de farinha Maizena (amido de milho)
– 0,5 dl de leite
– 1 lata de salsichas pequenas
– 1 colher de sopa de molho de soja
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– sal e pimenta branca q.b.

0-fogaogásPreparação:

01.- Desenrole, estique e corte a massa folhada à medida da tarteira. Coloque-a com o papel vegetal por baixo na forma e pique o fundo com um garfo.
02.- Corte as salsichas em rodelas. Leve ao lume uma wok, deite o azeite, deixe aquecer, junte o alho e deixe alourar ligeiramente. Adicione os vegetais chineses, tempere com o molho de soja, o Caldo Granulado de Carne e deixe saltear durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte então as rodelas de salsicha, envolva bem nos vegetais e deixe saltear mais 2 minutos. Retire do lume e reserve. Misture a Maizena com o leite. Ligue o forno a 180ºC.
03.- Entretanto, deite os ovos para um recipiente, junte as ervas aromáticas e as especiarias, tempere com sal e pimenta e bata tudo muito bem com a ajuda da vara de arames. Adicione a mistura de leite com a Maizena e volte a bater bem.
04.- Coloque os vegetais chineses na forma contendo a massa folhada, espalhe-os por toda a superfície, verta o batido de ovos por cima e polvilhe finalmente com o queijo ralado. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos (depende do tipo de forno), depois retire, deixe repousar um pouco, corte e sirva com batatas fritas.

45′ económico 6 doses fácil

– Uma preparação Apok@lypsus


© 19.Out.2013

 

1703: Bacalhau Que Nunca Chega

[Total: 0    Average: 0/5]

 

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado demolhado
– 300 g batatas em cubos pré-fritas
– 1 lata grande de Grão de Bico cozido (545 g escorrido)
– 3 dl azeite
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 6 ovos
– 1 colher de café de ervas e especiarias Margão para Peixes
– 1 cubo de tempero Alho, Louro e Pimentão
– sal e pimenta q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– ½ chouriço de carne (presunto q.b. no original)
– óleo para fritar q.b. (se não utilizar Actifry)

Preparação:

01.- Coloque um tacho ao lume com água, deixe-a ferver, junte o bacalhau e deixe cozinhar durante 5 minutos. Escorra o bacalhau e desfie-o um pouco mais como para fazer pastéis. Corte o chouriço (na minha versão) em rodelas grossas e depois em triângulos (ver reportagem).
02.- Frite as batatas normalmente ou na Actifry (para quem possuir) e tempere-as com sal.
03.- Entretanto, leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, as ervas e especiarias para Peixes, o cubo de tempero (partido em 4 bocados) e deixe alourar levemente, mexendo para misturar as especiarias. Adicione depois o bacalhau desfiado e deixe refogar durante 10 minutos em lume brando. Junte ao tacho os pedaços de chouriço e as batatas fritas, envolva no bacalhau e depois adicione o grão escorrido, envolvendo suavemente para não o desfazer. Em lume brando, deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.
04.- Entretanto, bata os ovos com a salsa picada e junte ao preparado de bacalhau. Mexa sempre com uma colher até os ovos ficarem cozidos. Rectifique temperos, retire do lume, tape o tacho e deixe repousar 5 minutos. Deite depois o bacalhau para uma travessa, polvilhe-o com salsa picada e sirva de seguida.

Reportagem:

45′ económico 6~8 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site 1001 Receitas


© 12.Out.2013

 

1702: Tortilha de Carne de Vitela

[Total: 0    Average: 0/5]

 

– Feita com sobras do recheio de um empadão de carne de véspera (carne picada de vitela).

Ingredientes:

– 6 ovos
– carne picada de vitela cozinhada (cerca de 300 g)
– 200 ml de natas light
– 1 dl de leite
– 1 colher de sopa de farinha Maizena (amido de milho)
– 1 colher de chá de alecrim
– 1 colher de chá de manjericão
– 1 colher de chá de tomilho
– 1 colher de chá de alho moído
– ½ medida de caldo granulado de carne Knorr
– uma pitada de cominhos
– sal grosso e pimenta de misturas de moinho q.b.

Preparação:

01.- Deite os ovos para um recipiente, bata-os muito bem com a ajuda da vara de arames. Junte depois todas as ervas aromáticas, especiarias e o caldo granulado e volte a bater. Ligue o forno a 180ºC.
02.- Adicione as natas, o sal e a pimenta e bata novamente até homogeneizar toda a mistura. Misture o leite com a farinha Maizena e adicione à mistura anterior, voltando a bater.
03.- Como a carne picada já se encontrava cozinhada, bastou juntar a carne ao preparado dos ovos e misturar tudo muito bem. Entretanto, unte uma forma anti-aderente com azeite, verta o preparado da tortilha, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 30 minutos (depende do tipo de forno).
04.- Findo o tempo, retire do forno, desenforme para um prato e sirva de imediato devidamente fatiada.

(Sem reportagem)

40′ económico 6~8 doses fácil


© 08.Out.2013

 

Frango no Forno com Tempero de Alho & Cebola

[Total: 0    Average: 0/5]

– Mais uma sugestão para uma refeição rápida e a minha experiência com um tempero do Continente que nunca tinha utilizado – Alho e Cebola para Frango – e que me deixou muito bem impressionado dado o sabor que este tempero transmitiu à carne, tornando-a extremamente saborosa.

~

Ingredientes:

– 1 frango inteiro partido em quatro (2 pernas inteiras e o peito partido ao meio – deito sempre fora as asas)
– 1 pacote de tempero Alho e Cebola para Frango (Continente)
– 1 kg de batatas
– 0,5 dl de azeite
– pimentão-doce q.b.
– tomilho q.b.
– manjericão q.b.
– uma pitada e cominhos
– alho moído q.b.
– sal grosso q.b.
– pimenta de misturas q.b.

0-fogaogásPreparação:

01.- Ligue o forno a 180ºC. Coloque as partes do frango no saco transparente que vem com a embalagem do tempero, deite o tempero para dentro do saco e agite de modo a que este se espalhe por toda a carne. Feche o saco com o atilho junto e coloque-o num tabuleiro. Leve ao forno durante 60 minutos.
02.- Entretanto, corte as batatas em cubos médios, coloque-as num Pyrex, tempere com sal, pimenta e polvilhe, a gosto (aqui depende do gosto de cada pessoa, mas utilizo, em média, uma colher de café cheia para cada erva aromática), com o manjericão, o tomilho, a pitada de cominhos, o alho moído e o pimentão-doce. Verta por cima o azeite e, com a ajuda de uma colher, misture tudo muito bem a fim de as batatas ficarem bem embebidas no tempero. Estas quantidades variam de acordo com a quantidade de batatas utilizadas.
0-fornoconvector 03.- Leve o Pyrex com as batatas ao forno (utilizo sempre um convector de halogéneo com ventilação), programando 180ºC ~ 30 minutos, mexendo bem as batatas a meio deste tempo.
04.- Retire o tabuleiro com o frango do forno, com extremo cuidado (por causa do vapor que irá sair do saco com risco de queimadura), com uma tesoura corte o saco junto ao atilho, deixe sair o vapor, afastando a cara para o lado (é preciso muito cuidado nestas fases), e verta o conteúdo do saco (utilize luvas protectoras) – frango e molho – para o tabuleiro.
05.- Sirva de imediato com a guarnição de batatinhas coradas.

Sem reportagem

65′ económico 4 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma sugestão Apok@lypsus.


© 05.Out.2013

 

1700: Esparguete com Atum e Cogumelos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 350 g de esparguete
– 400 g de atum de conserva escorrido
– 1 lata de cogumelos laminados
– 4 colheres de sopa de azeite
– 390 g de tomate em pedaços (lata pequena)
– 1 ½ dl de caldo de cozer a massa
– 1 colher de sopa bem cheia de manjericão picado
– 1 colher de chá de alho moído
– 1 colher de sobremesa de orégãos
– sal e pimenta branca q.b.
– 115 g de queijo parmesão ralado

Preparação:

01.- Leve uma panela ao lume com água, tempere com sal, mistura de especiarias Margão para Massas e um fio de azeite e deixe ferver. Junte o esparguete e deixe cozinhar 8~10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire depois 1 ½ dl do caldo da cozedura, reserve, escorra a massa e reserve-a.
02.- Entretanto, leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, adicione o tomate e cozinhe em lume brando durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione os cogumelos escorridos e deixe cozinhar mais 10 minutos, mexendo regularmente.
03.- Adicione ao refogado o manjericão, os orégãos, o caldo, o atum, o alho, tempere com sal e pimenta, envolva tudo muito bem e cozinhe, em lume brando, durante 5 minutos.
04.- Espalhe o esparguete num tabuleiro, deite por cima o preparado de atum e polvilhe com o queijo ralado (não utilizei). Sirva de imediato.

Reportagem:

30′ económico 6~8 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Felícia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal


© 04.Out.2013