1518: Arroz de Frango Primavera

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 580 g de Bife de Frango
– 1 dl de azeite
– 300 g de arroz agulha
– 6 dl de água
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 100 g de cebola congelada em cubos
– ½ embalagem (10 g) de Tempero Knorr Frango Primavera (limão, alho e orégãos)
– alho moído q.b.
– sumo de limão q.b.
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Arranje os bifes de frango e corte-os em cubos pequenos. Coloque-os num recipiente, tempere com o alho moído, sal, pimenta, sumo de limão e o tempero Frango Primavera, envolvendo muito bem até completa integração do tempero no frango.
2.- Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe refogar bem. Adicione o frango e deixe cozinhar até ficar douradinho, mexendo amiudadas vezes.
3.- Adicione a água ao tacho, envolva e deixe levantar fervura. Junte então o arroz e mexendo sempre, deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos ou até o arroz ficar cozido (depende do tipo de arroz).
4.- Retire para uma travessa, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.


Reportagem:

 





40′ económico 6/7 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.



© 29.Out.2012

 

 

1517: Bifinhos de Porco com Molho de Café e Porto

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 670 g de bifanas de porco
– 500 ml de Bechamel de compra
– alho moído q.b.
– 100 g de margarina
– 2 colheres de sopa de banha
– 1 chávena de café (bica)
– ½ chávena de café (bica) de vinho do Porto
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta de (moinho) misturas q.b.

Preparação:

1.- Arranje e tempere os bifes de porco com sal, pimenta e alho moído. Numa frigideira ao lume, deite a margarina e a banha, deixe derreter e frite os bifes de ambos os lados. Retire e reserve num prato aquecido, deixando as gorduras em lume brando.
2.- Entretanto, prepare o molho: tire uma “bica”, de preferência de máquina expresso, num recipiente, deite o Béchamel, verta a bica sobre o Bechamel, depois o vinho do Porto, tempere com uma pitada de sal fino e mexa tudo até ficar uma mistura homogénea.
3.- Junte esta mistura ao molho da frigideira e, em lume brando e com a ajuda de uma colher de pau, misture suavemente até as gorduras ficarem completamente envolvidas no Béchamel. Volte a colocar os bifes na frigideira e deixe ficar durante 3 minutos, virando de vez em quando para apanharem o gosto do molho.
4.- Retire da frigideira para uma travessa, cubra com o molho e salpique com salsa fresca picada. Sirva de imediato com uma guarnição de arroz branco.


 

Reportagem:





30′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

– A partir desta receita, este Blogue passa a ser produzido na nova plataforma de 64bits.



© 28.Out.2012

 

 

1516: Pudim de Carne no Forno

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– ½ kg de carne de porco picada
– 1 bola de mistura (cerca de 130 g)
– 1 cubo Knorr caldo de carne
– 2 dl de água
– 2 dl de leite
– 4 ovos
– 1 colher de sopa de margarina líquida Vaqueiro
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– uma pitada de cominhos
– 1 colher de chá de manjericão
– 1 colher de chá de alho moído
– azeite q.b. para untar
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Num recipiente, deite o pão partido em bocados pequenos. Dissolva o cubo de Carne na água bem quente e deite por cima do pão. Junte também o leite e mexa tudo. Adicione a esta mistura a margarina, as gemas dos ovos (reserve as claras para bater em castelo), tempere com sal, pimenta, cominhos, coentros, manjericão e alho moído e leve tudo ao copo da varinha mágica. Triture até ficar numa pasta homogénea. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Bata as claras em castelo e reserve. No recipiente, deite a mistura do copo da varinha mágica, a carne picada e misture tudo muito bem até a carne ficar completamente dissolvida. Adicione as claras em castelo e envolva suavemente até ficarem bem misturadas.
3.- Unte, com azeite, uma forma circular anti-aderente e verta depois o preparado da carne. Leve ao forno durante cerca de 30~40 minutos (depende do tipo de forno, no meu caso a gás, dei 40’), retire, deixe repousar um pouco, desenforme para um prato e sirva com uma guarnição de batata frita ou outra a gosto.


Reportagem:







60′ económico 8 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.



© 27.Out.2012

 

1515: Bifes de Porco com Puré de Abóbora

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 600 g de Bifanas de Porco
– alho em pó q.b.
– pimentão-doce q.b.
– sumo de limão q.b.
– 5 colheres de sopa de polpa de tomate
– 2 dl de vinho branco
– 50 g de margarina Vaqueiro
– 3 colheres de sopa de vinho do Porto
– 5 colheres de sopa de azeite
– sal e pimenta de misturas q.b.

Puré de Abóbora:

– 610 g de abóbora
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 2 colheres de sopa de margarina Vaqueiro líquida
– 1 dl de água
– 1 dl de leite
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Tempere os bifes com sal, pimenta, alho, pimentão-doce e sumo de limão. Deixe marinar durante 30 minutos. Prepare o puré: Corte a abóbora em cubos pequenos. Num tacho ao lume, deite a margarina, deixe derreter, junte a cebola e cozinhe até que esta fique macia. Adicione a abóbora, junte a água, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até a abóbora ficar macia.
2.- Deite o conteúdo do tacho para o copo da varinha mágica, junte o leite, sal, pimenta e triture tudo até ficar um creme homogéneo. Deite novamente o puré no tacho ao lume brando e mexa até o puré ficar cremoso.
3.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione os bifes e a marinada e frite-os de ambos os lados. Retire para um prato e reserve. No mesmo tacho, junte a margarina, deixe derreter, acrescente a polpa de tomate, o vinho branco, mexa, deixe ferver, junte o vinho do Porto, adicione novamente os bifes ao tacho e deixe-os aquecer e tomar o gosto do molho.
4.- Retire os bifes para uma travessa e sirva de imediato com o o puré de abóbora, juntando umas batatas fritas opcionalmente.


Reportagem:






45′ + 30′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no Jornal Dica da Semana, da autoria do Chefe Hernâni Ermida, de 25.Out.2012.


© 23.Out.2012

 

 

1514: Bifes de Frango Cremosos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de bifes de frango
– 4 colheres de sopa de margarina líquida Vaqueiro
– 1 lata de cogumelos laminados
– cebolinho picado q.b.
– 2 colheres de sopa de sumo de limão
– 2 colheres de sopa de farinha maizena
– 1 cubo de caldo de galinha
– 200 ml de nata ligeira (light)
– 200 ml de leite

 

Preparação:

1.- Coloque a margarina num pyrex e leve ao microondas na potência máxima (~800 W no meu) por 2 minutos ou até derreter. Coloque os bifes de frango no pyrex, sobre a margarina derretida. Espalhe, por cima, o sumo de limão, os cogumelos e o cebolinho. Cubra com papel aderente e leve ao microondas, na potência máxima (~800W no meu), por 12 minutos ou até que o frango fique cozido.
2.- Retire os bifes de frango do pyrex e coloque-os numa travessa. Sobre o frango, disponha os cogumelos. No pyrex, misture os sucos do cozimento do frango com o cubo de caldo de galinha, picadinho. Leve ao microondas por 1 ou 2 minutos, na potência máxima (~800W no meu), para dissolver o caldo de galinha.
3.- Num recipiente, misture as natas e a maizena dissolvida no leite. Leve novamente este molho ao microondas, na potência máxima, por 4 minutos ou até engrossar. Mexa bem para deixar homogéneo (Não sei lá muito bem como é que se pode mexer o molho dentro do microondas, ainda pensei abaná-lo mas decidi ser melhor não. Por isso, dei 2 minutos, retirei o pyrex, mexi, voltei a colocar no microondas e dei mais 2 minutos. Retirei e, como era de esperar, a mistura (molho) veio meio sólida, meio líquida, mas com a ajuda de uma colher, mexi até dissolver tudo por completo e homogeneizou. Um conselho: faça este molho no fogão para poder mexer continuamente e não ganhar grumos).
4.- Coloque o molho sobre os bifes de frango e polvilhe com cebolinho picado. Sirva de seguida com uma guarnição a gosto (a minha foi tagliatelle salteada numa wok, em azeite e alho).

Reportagem:






30′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

– Esta receita era para ser preparada no forno eléctrico Lazer mas desisti da ideia e apenas derreti a margarina neste forno e o resto passei para o microondas. Por isso, a primeira imagem da reportagem ser no forno eléctrico.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada em:
http://www.petiscos.com/receita.php?recid=952&catid=9


© 21.Out.2012

 

1513: Arroz de Pescada com Surimi

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 postas de pescada
– 1 lombo de Surimi com sabor a lagosta
– 1 chávena de arroz Basmati
– 3 chávenas de água
– 1 cubo Knorr Caldo de Marisco
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate
– 1 folha de louro
– 6 colheres de sopa de azeite
– alho em pó q.b.
– sal e pimenta q.b.
– coentros frescos picados q.b.

Preparação:

1.- Deite as 3 chávenas de água com uma pitada de sal para uma panela, coloque-a ao lume, deixe ferver, introduza as postas de pescada e deixe cozer cerca de 5 minutos, dependendo da grossura das postas, virando-as a meio do tempo. Retire para um prato, tire peles e espinhas e lasque grosseiramente. Reserve a água da cozedura.
2.- Num tacho ao lume, deite o azeite, a folha de louro e deixe aquecer. Junte a cebola e deixe refogar um pouco. Adicione ao tacho a pescada, o surimi cortado em fatias fininhas, a polpa de tomate, o alho em pó e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Adicione a água da cozedura (se necessário para perfazer as 3 chávenas, junte mais um pouco de água quente), envolva, adicione o cubo Marisco, deixe ferver, junte o arroz, os coentros, mexa, tape o tacho e deixe cozinhar em lume médio/brando durante 5 minutos ou até o arroz estar cozido mas não demasiado mole, mexendo frequentemente.
4.- Retire para uma travessa e sirva de imediato.

Reportagem:






30′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada em:
http://pt.petitchef.com/receitas/prato-principal/arroz-de-pescada-delicia-fid-1487734


© 20.Out.2012

 

1512: Salsichas com Tagliatelle e Cogumelos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 250 g de Tagliatelle
– 1 lata de salsichas
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 pimento verde
– 100 g de tomate congelado em cubos
– 1 lata de cogumelos laminados
– 2 dl de vinho branco
– azeite q.b.
– ervas e especiarias Margão para Massas q.b.
– orégãos e manjericão q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Coza a massa em água fervente temperada com sal, um fio de azeite e as ervas e especiarias para Massas, durante 7 minutos. Retire, escorra, envolva num fio de azeite e reserve.
2.- Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e refogue até a cebola ficar macia. Adicione o pimento cortado em cubinhos, o tomate, os cogumelos e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte depois as salsichas previamente cortadas em rodelas, envolva e deixe cozinhar mais 5 minutos.
3.- Tempere com os orégãos, o manjericão e a pimenta moída na altura, junte o vinho branco, envolva e deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo de vez em quando.
4.- Adicione o esparguete ao tacho, envolva e sirva de imediato.

Reportagem:





30′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 18.Out.2012

 

1511: Bacalhau à Navegante

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado congelado
– 1 pimento vermelho
– 1 pimento verde
– 200 g de tomate congelado em cubos
– 200 g de cebola congelada em cubos
– azeite q.b.
– farinha q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja

Ingredientes para as batatas:

– 1 kg de batatas
– azeite q.b.
– tomilho q.b.
– pimentão-doce q.b.
– sal de cozinha q.b.

Preparação:

1.- Depois do bacalhau descongelado, passe os pedaços por farinha, leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer e aloure o bacalhau de ambos os lados, tendo o cuidado de não os queimar. Escorra e reserve.
2.- Corte os pimentos em tirinhas finas depois de retiradas as peles brancas e as sementes e na frigideira onde fritou o bacalhau, junte a cebola e os pimentos, tempere com o molho de soja e estufe os legumes durante 10 minutos em lume médio.
3.- Coloque o bacalhau frito num tabuleiro refractário, verta por cima o estufado dos pimentos e cebola e leve ao forno para aquecer durante 5 minutos a 180º.C.
4.- Retire e sirva de imediato com uma guarnição de batatas coradas com especiarias e ervas aromáticas.

Preparação das batatas coradas:

5.- Descasque as batatas e corte-as em cubos médios. Passe-as bem por água corrente, escorra, coloque uma película de azeite no fundo de um tabuleiro, deite por cimas as batatas, tempere com sal de cozinha, polvilhe com pimentão-doce e tomilho, regue com um pouco mais de azeite e envolva tudo muito bem. Leve ao forno (eléctrico ~ 220ºC) durante cerca de 50 minutos virando-as a meio do tempo.

– A receita das batatas é de minha autoria

35′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada em:
http://www.gastronomias.com/receitas/rec4085.htm


© 15.Out.2012

 

1510: Grão de Bico do Alfonso (Saragoza)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 frascos de grão de bico cozido (2×400 g)
– 1 chouriço de carne corrente
– 100 g de cebola congelada em cubos (ou 1 cebola grande)
– 3 ovos
– ½ cubo Knorr de caldo de carne
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 6 colheres de sopa de azeite
– sal e pimenta de misturas q.b.
– salsa fresca picada q.b.

Preparação:

1.- Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho, deixe refogar ligeiramente, adicione o chouriço cortado em rodelas fininhas e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando.
2.- Deite o grão para um coador, passe-o por água corrente, escorra e junte-o ao tacho com 1 chávena de chá de água quente onde se dissolveu o ½ cubo de caldo de carne. Tempere com sal e pimenta de moinho e deixe levantar fervura, em lume brando.
3.- Entretanto, coza os ovos, descasque-os e esmague-os grosseiramente. Junte-os ao tacho quando o preparado levantar fervura e misture delicadamente, adicionando a salsa picada.
4.- Em lume brando, deixe cozinhar mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume, deite o grão para uma travessa e sirva com uma guarnição de Arroz Basmati de Açafrão cozido a vapor (receita especial à parte desta que pode ser vista AQUI).

30′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada em:
http://www.gastronomias.com/receitas/rec0450.htm


© 14.Out.2012

 

1509: Arroz Basmati de Açafrão ao Vapor

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 chávena de chá de arroz Basmati
– 2 ½ chávenas de chá de água
– 4 colheres de sopa de azeite bem cheias
– 50 g de cebola congelada em cubos (ou 1 cebola pequena)
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 colher de chá de Açafrão das Índias
– sal q.b.
– cubinhos de chouriço ou bacon (opcional)

Preparação:

1.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer ligeiramente, junte a cebola e o alho, tempere com sal (pode juntar também cubinhos de chouriço ou de bacon), o açafrão e a água, mexendo tudo muito bem e deixando levantar fervura.
2.- Adicione o arroz ao tacho, envolva muito bem na água, deixe ferver, mexendo pelo fundo, coloque o lume no mínimo, tape o tacho e deixe cozinhar durante 25 minutos.
3.- Não destape o tacho durante a cozedura pois o segredo deste arroz reside no facto de cozer no vapor gerado.
4.- Retire para um recipiente e sirva como guarnição. Uma delícia.

35′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada em:
http://www.gastronomias.com/receitas/rec0450.htm
– Pode utilizar um vulgar arroz agulha.
– Não destape o tacho durante a cozedura pois o segredo deste arroz reside no facto de cozer no vapor gerado.


© 14.Out.2012