1474: Caçarola de Carne de Porco

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de carne de porco (corte para alentejana)
– 400 g de massa de cotovelos grandes Milaneza
– 1 colher de sopa de massa de pimentão
– 1 colher de sopa de massa de alho
– 2 dl de vinho branco
– 200 g de chouriço de vinho STEC
– 2 cenouras grandes
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 colher de sopa de polpa de tomate
– 1 dl de azeite
– 1 cubo Knorr de Carne + 1 lt de água para o caldo de carne
– sal e pimenta de misturas de moinho q.b.
– salsa fresca picada q.b.

Preparação:

1.- Corte a carne de porco em pedaços pequenos, coloque-a num recipiente, tempere-a com sal, pimenta (pouca) e massa de pimentão. Envolva tudo muito bem até a carne ficar bem embebida no tempero. Deite o vinho, envolva de novo e deixe marinar durante 30 minutos.
2.- Entretanto, tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas não muito finas. Atenção à pimenta colocada anteriormente no tempero porque este chouriço é ligeiramente picante. Descasque as cenouras e corte-as em rodela finas. Prepare o caldo de Carne, desfazendo o cubo num litro de água fervente e deixando ferver mais um pouco.
3.- Como não utilizo utensílios de barro (a receita original pede uma caçarola de barro), coloque um tacho de esmalte com interior anti-aderente ao lume, deite o azeite e as rodelas de chouriço, deixe o azeite aquecer um pouco e depois verta a carne e a marinada no tacho, envolvendo tudo muito bem, deixando corar a carne, mexendo de vez em quando.
4.- Junte então a polpa de tomate, as rodelas de cenoura, a cebola, o alho, envolva e depois cubra tudo com parte do caldo de carne, reservando o resto. Quando retomar a fervura, tape o tacho e deixe cozinhar, em lume médio, durante 20 minutos. Adicione então a massa, verta o resto do caldo de carne e, se necessário, mais um pouco de água quente, rectifique temperos e deixe cozinhar mais 9 minutos, mexendo de vez em quando. Depois da massa cozida, retire do lume para uma travessa e sirva de imediato, polvilhando com a salsa fresca picada.


Reportagem:








60′ económico 10 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal

– Atenção ao tempero com a pimenta porque este chouriço de vinho é ligeiramente picante.


© 29.Jul.2012

 

1473: Lulas de Molhata

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de lulas limpas
– 500 g de ervilhas
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 2 colheres de sopa de alho picado
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– 2 colheres de sopa de massa de pimentão
– 1 dl de azeite
– 2 dl de vinho branco
– Sal e pimenta de misturas q.b.
– vinagre balsâmico de Modena q.b.

Preparação:

1.- Descongele e prepare as lulas, separando as cabeças dos sacos. Passe-as por água corrente e escorra-as bem. Num tacho, deite a cebola e o alho, alternadamente com as lulas, em camadas.
2.- Tempere com sal, pimenta e a massa de pimentão. Junte o azeite, o vinho branco e um pouco de vinagre balsâmico de Modena. Mexa tudo muito bem.
3.- Ligue o lume, tape o tacho e leve a cozer em lume brando até as lulas estarem cozidas (~30 minutos). Entretanto, coza as ervilhas em água fervente, temperada com sal, durante 5 minutos. Retire, escorra e salteie-as depois em azeite e alho picado.
4.- Retire as lulas do lume para um prato, polvilhe com os coentros picados e sirva com a guarnição de ervilhas.


Reportagem:





40′ económico 5 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita Pescanova publicada em:
http://pescanova.pt/receitas/lulas_de_molhata


© 26.Jul.2012

[SlideDeck id=’9884′ width=’100%’ height=’370px’]

1472: Tarte de Carne Picada com Natas

[Total: 0    Average: 0/5]

Umas sobras de carne picada de recheio de Empadão, um rolo de massa quebrada de compra, 5 ovos, 200 ml de natas light, 2 colheres de sopa de salsa fresca picada, 1 colher de sobremesa de ervas e especiarias Margão para Omeletas, queijo Curado da Ilha ralado, sal e pimenta, tudo misturado com a vara de arames, levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos, et voilá, uma Tarte gostosa, rápida e económica!

45′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:


© 24.Jul.2012

 

1471: Bacalhau Espiritual (TM 31)

[Total: 0    Average: 0/5]

Há mais de 6 anos, quando comprei este robot de cozinha, preparei de enfiada, quase todas as receitas do Livro Básico que o acompanhava. A última receita de Bacalhau Espiritual tem data de 2008, por isso e porque cá em casa gostamos muito deste tipo de confecção, voltei a preparar a receita embora com umas pequenas alterações para não ficar tão “aguado” como seguindo a receita original.

Ingredientes:

– 500 g de Bacalhau demolhado congelado
– 300 g cenoura
– 100 g azeite
– 200 g pão
– 200 g cebolas
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– Sal e pimenta de misturas q.b.

Para o Molho Béchamel:

– 300 gr leite
– 200 ml de natas 3 queijos (Parmalat)
– 60 g farinha
– 60 g manteiga
– Sal, pimenta, noz moscada q.b.

Preparação:

1.- Demolhe atempadamente o bacalhau. Desfie o bacalhau colocando-o no copo e programando 15~20 Seg., Vel. 4. Parta o pão em bocados pequenos e demolhe-o em leite frio. Reserve.
2.- Coloque o azeite no copo e programe 3 Min., Temp. Varoma, Vel. 2. Quando terminar este tempo, adicione a cebola, as cenouras cortadas em rodelas e o alho e programe 20 Seg., Vel. 5.
3.- Verifique se ficou tudo bem triturado, caso contrário, programe mais alguns segundos na mesma velocidade. Seguidamente, programe 15 Min., Temp. 100º., Vel. 1. Adicione o bacalhau ao copo, junte o pão bem escorrido e programe 8 Min., Temp. 100º., Vel. 2. Tempere com sal e pimenta, tendo em atenção o sal do bacalhau.
4.- Deite num recipiente, envolva tudo muito bem e reserve. Sem lavar o copo, prepare o molho Béchamel. Deite todos os ingredientes no copo, excepto as natas e programe 3 Min., Temp. 90º., Vel. 3. Incorpore as natas pelo bucal da tampa e programe 5 Min., à mesma temperatura e velocidade.
5.- Deite cerca de metade do molho Béchamel no Pyrex e envolva muito bem no preparado de bacalhau. Verta o preparado num tabuleiro refractário, cubra com o restante Béchamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar durante cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho por cima. Retire do forno, deixe repousar um pouco e sirva depois.


Reportagem:







50′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

O vídeo:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada na receita do Livro Básico do robot de cozinha TM 31 (Bimby), com o mesmo nome.


© 17.Jul.2012

 

1470: Lombo Fingido no Forno com Queijo

[Total: 0    Average: 0/5]

Uma receita simples, rápida, económica mas muito saborosa. Quase que nem existe espaço para a receita de tão banal ela se compõe.

Um pequeno vídeo onde se explica como enrolar a carne picada com o recheio que pode ser ao gosto pessoal et voilá!

60 minutos de forno e sai um assado à maneira!

Ingredientes:

– 1 kg de carne picada de porco
– 800 g de batatinha para assar
– 8 fatias de queijo tipo Flamengo ou outro a gosto

Para o molho:

– 1 dl de azeite
– 2 dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de massa de alho
– 2 colheres de sopa de massa de pimentão
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 colher de chá de tomilho
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– sal grosso de cozinha e pimenta de misturas de moinho q.b.

Preparação:

1.- Coloque a carne picada dentro de um saco de plástico e depois molde-a como demonstrado no vídeo. Adicione as fatias de queijo e depois enrole até formar o rolo. Coloque o rolo numa travessa e leve ao congelador durante cerca de 10~15 minutos para solidificar mais um pouco. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Entretanto, lave muito bem as batatinhas em água corrente, dê-lhes um golpe na diagonal e reserve. Prepare o molho, juntando num recipiente todos os ingredientes e misturando-os muito bem com a ajuda de uma colher.
3.- Retire o rolo do congelador, borrife o fundo de um tabuleiro refractário com um pouco de molho, coloque por cima o rolo de carne, as batatinhas em redor e verta por cima o molho.
4.- Leve ao forno durante 50~60 minutos, dependendo do tipo de forno. Retire e sirva de imediato. Uma maravilha!

Reportagem:


80′ económico 8 doses fácil

O vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus


© 15.Jul.2012

[SlideDeck id=’9884′ width=’100%’ height=’370px’]

1469: Lombo de Porco no Forno Recheado com Farinheira e Morcela

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de lombo de porco
– 2 farinheiras
– ½ morcela
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 colher de sopa de massa de pimentão
– 1 colher de sopa de massa de alho
– 1 dl de azeite
– 2 dl de vinho branco
– ervas e especiarias Margão para bifes q.b.
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180ºC. Tire a pele às farinheiras e à morcela. Coloque tudo na trituradora (1-2-3) até ficar em pasta. Tempere com uma pitada de sal e pimenta de misturas de moinho. Corte o lombo ao comprimento da peça e recheie com a mistura dos enchidos. Feche o lombo com fio de cozinha e reserve.
2.- Coloque o lombo num tabuleiro refractário. Num recipiente, deite a massa de pimentão, a massa de alho, o azeite, o vinho branco, a salsa, as ervas e especiarias para Bifes, tempere com sal e pimenta e misture tudo muito bem. Lave bem as batatinhas, dê-lhes um golpe na diagonal e disponha-as em redor do lombo, polvilhando-as com uma pitada de sal de cozinha. Verta o tempero sobre o lombo e as batatinhas.
3.- Leve ao forno durante cerca de 60 minutos ou até verificar que a carne se encontra assada. Retire do forno, corte o lombo em fatias e sirva de imediato.

Reportagem:







80′ económico 8 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 12.Jul.2012

[SlideDeck id=’9884′ width=’100%’ height=’370px’]

1468: Bifes de Frango no Forno com Queijo, Natas e Cogumelos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bifes de frango
– 200 ml de natas com cogumelos Porcini (Parmalat)
– 1 lata pequena de cogumelos laminados
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– queijo fatiado tipo Flamengo q.b.
– alho moído q.b.
– ervas e especiarias Margão para Aves q.b.
– margarina líquida Becel q.b.
– 2 colheres de sopa de leite
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180ºC. Tempere os bifes de frango com o sal, pimenta, o alho moído, as ervas e especiarias para Aves. Regue o fundo de um tabuleiro refractário com fios de margarina líquida, disponha os bifes por cima e sobre eles, as fatias de queijo.
2.- Escorra o líquido dos cogumelos, passe-os por água corrente e disponha-os sobre as fatias de queijo. Num copo ou recipiente pequeno, deite as natas, junte o leite e misture muito bem até a mistura ficar homogeneizada. Regue depois os bifes com ela e polvilhe com o queijo ralado.
3.- Leve ao forno durante 30~40 minutos, até ficar gratinado a gosto. Retire do forno e sirva de imediato com uma guarnição de esparguete.

Reportagem:





55′ económico 8 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

– Nesta receita, utilizei os bifes em duas camadas: a primeira, no fundo, o queijo fatiado por cima, depois a segunda camada de bifes, segunda camada de queijo fatiado e depois os cogumelos e o queijo ralado.


© 11.Jul.2012

[SlideDeck id=’9884′ width=’100%’ height=’370px’]

1467: Caril de Carne de Porco com Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 630 g de rojões de porco
– 1 dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 200 g de camarão
– 2 dl de leite de coco
– 1 colher de sopa de caril em pó
– 1 folha de louro
– 300 g de cebola congelada em cubos
– 2 colheres de sopa de banha
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de café de açafrão
– 1 pitada de cominhos moídos
– 1 cubo Knorr Marisco
– 4 dl de água
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Arranje a carne e corte-a em cubos pequenos. Deite-a para um recipiente, junte o vinho, sal, pimenta, alho, envolva tudo muito bem e deixe marinar durante 30 minutos.
2.- Coloque um tachinho ao lume com a água, o cubo Marisco, deixe ferver, mexa bem e deixe cozinhar durante 3 minutos. Retire e reserve.
3.- Num tacho ao lume, deite a banha, o azeite, deixe derreter/aquecer, junte o louro e a cebola e deixe alourar bem. Junte a carne e a marinada, envolva e deixe cozinhar até a carne ficar douradinha. Adicione então metade da água com o cubo de marisco preparada anteriormente e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando.
4.- Junte o caril, o açafrão, os cominhos e deixe cozinhar mais 3 minutos. Adicione o leite de coco e os camarões inteiros e deixe cozinhar durante 10 minutos, com o tacho tapado.
5.- Retire para uma travessa, sirva de imediato com uma guarnição de arroz de açafrão.

Reportagem:






40′ económico 6 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.


© 10.Jul.2012

[SlideDeck id=’9884′ width=’100%’ height=’370px’]

1466: Lombinhos de Porco com Molho de Natas e Porto

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 6 lombinhos de porco
– 200 ml de natas
– 1 colher de sopa de margarina
– 1 dl de vinho do Porto
– 1 colher de sopa de banha
– 1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon
– sal e pimenta de misturas q.b.
– alho moído q.b.
– alecrim para decorar

Preparação:

1.- Tempere os lombinhos com sal e o alho moído. Aqueça a banha e frite os lombinhos de ambos os lados até ficarem passados. Retire-os da frigideira e mantenha-os numa travessa aquecida.
2.- Entretanto, prepare o molho. Derreta a margarina numa frigideira, junte o molho de fritar os lombinhos, o vinho do Porto e sem parar de mexer, deixe o molho ferver durante 2 minutos. Adicione a mostarda e as natas, tempere e aqueça sobre lume muito brando durante 3~4 minutos ou até o molho espessar um pouco.
3.- Divida o molho pelos pratos e por cima deste as costeletas.
4.- Acompanhe com uma guarnição de puré de cenoura e decore com alecrim.

Reportagem:






50′ económico 6 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Felicia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Veja AQUI a receita de Puré de Cenoura


© 08/07/2012

[SlideDeck id=’9884′ width=’100%’ height=’370px’]

1465: Puré de Cenoura

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 cenouras grandes
– 400 g de flocos para puré de batata
– pimenta de misturas q.b.
– noz-moscada q.b.
– leite q.b.
– água q.b.
– 30 g de margarina
– sal q.b.

Preparação:

1.- Descasque e corte a cenoura em rodelas grossas. Leve um tachinho ao lume com água e sal e deixe ferver. Deite as rodelas de cenoura e deixe cozinhar durante 7 minutos. Retire, escorra e triture com a ajuda da varinha mágica.
2.- Prepare o puré de batata de acordo com as instruções da embalagem (os flocos que normalmente utilizo levam água, leite, margarina, noz-moscada, sal e pimenta).
3.- Adicione ao puré de batata o puré de cenoura, envolva muito bem até completa homogeneização.
4.- Sirva como guarnição de pratos de carnes.

25′ económico 6 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 08.Jul.2012

[SlideDeck id=’9884′ width=’100%’ height=’370px’]