1396: Curvas Riscadas com Porco e Mostarda à Antiga

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de lombo de porco
– 350 g de Curvas Riscadas
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 40 g de margarina
– 185 g de cogumelos fatiados de lata
– 1 colher de sopa de Mostarda de Dijon
– 3 colheres de sopa de cebolinho cortado fininho
– 1 colher de sopa de molho de soja
– ervas e especiarias Margão para Massas
– 1 cubo Knorr Massas
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Coloque um tacho com água abundante ao lume, tempere com sal, o cubo Massas, as ervas e especiarias Massas, um fio de azeite e uma pitada de sal marinho e deixe ferver. Deite a massa e deixe cozinhar durante 8 minutos, mexendo de vez em quando. Retire, escorra e reserve.
2.- Corte o lombo em fatias finas ou peça no talho para o fazer. Noutro tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte o alho, deixe alourar, adicione as fatias do lombo e deixe cozinhar até ficarem douradas de ambos mos lados, voltando-as frequentemente.
3.- Junte a margarina ao tacho, deixe derreter, junte os cogumelos previamente passados por água e escorridos, a mostarda e o cebolinho previamente cortado fininho. Envolva tudo muito bem, tempere com sal e pimenta, molho de soja e deixe cozinhar durante 5 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.
4.- Junte a massa escorrida ao tacho, envolva-a com o preparado da carne, tape o tacho e deixe cozinhar mais 5 minutos em lume médio/brando, mexendo de vez em quando. Retire para uma travessa e sirva de imediato.

Reportagem:





~




Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita do Livro Massas com Imaginação da Verbo.
– Tempo: 40’ – Para 8 doses


© 31.Jan.2012

1395: Bufas de Bacalhau

[Total: 0    Average: 0/5]

Sinceramente, desconheço a origem do nome dado a esta receita, mas apenas segui o original com algumas adaptações ao meu gosto. Estas Bufas são mesmo gostosas e muito aromáticas… Uma receita a repetir no futuro a pedido de vários membros da família.

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado demolhado congelado
– 1 couve coração BIO
– 4 cenouras grandes
– 4 ovos
– queijo Mozzarella ralado q.b.
– 6 dl de Béchamel
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descongele o bacalhau, corte as cenouras em rodelas finas e a couve um juliana grossa. Leve ao lume um tacho com água e uma pitada de sal, deixe ferver e coza o bacalhau durante 3 minutos. Retire o bacalhau para um prato e na mesma água, coza as cenouras e a couve durante 10 minutos. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Desfie o bacalhau e reserve. Escorra os legumes e junte o bacalhau desfiado, envolvendo bem. Entretanto, coza os ovos, deixe esfriar e depois corte-os em rodelas. Prepare o Béchamel (ou utilize um de compra): 6 dl de leite, 70 g de farinha, 40 g de margarina, sal, pimenta e noz-moscada q.b., coloque tudo no copo do robot de cozinha TM31 e programe 8 Min., Temp. 90ºC., Vel. 4.
3.- Deite o Béchamel para a panela onde estão os legumes e o bacalhau e misture tudo muito bem. Verta depois o conteúdo para um tabuleiro refractário, disponha as rodelas de ovo cozido por cima, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho.
4.- Retire do forno e sirva de imediato.

Reportagem:








Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Eufrásia Maria P.G. Matias (Família Matias) publicada no site Gastronomias.
– Tempo: 60’ – Para 6 doses


© 30.Jan.2012

1394: Empadão de Frango (2)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de bife de frango da Várzea
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 4 colheres de sopa de azeite
– 400 g de tomate triturado com manjericão Auchan
– 1 cubo de caldo Knorr galinha
– 1 folha de louro
– 2 gemas
– 400 g de flocos de batata para puré Jerónimo
– 4,5 dl de leite
– 7,5 dl de água
– 50 g de margarina
– noz-moscada q.b.
– queijo fundido ralado q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Coloque uma panela ao lume com água, o cubo caldo de galinha, uma pitada de sal e deixe ferver. Adicione depois os bifes de frango cortados em porções grandes e deixe cozer durante 3 minutos. Retire do lume, escorra, desfie a carne e reserve.
2.- Leve outro tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho e a folha de louro e deixe alourar. Adicione o frango desfiado, envolva, junte a lata de tomate, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire e reserve. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Entretanto, prepare o puré de batata, levando ao lume um tacho com a água, o sal e a margarina e deixe ferver. Retire do lume, adicione o leite frio, mexa, tempere com a noz-moscada e junte os flocos de batata. Deixe repousar uns segundos e depois mexa bem com uma colher de pau até ficar homogeneizado. Adicione as gemas de ovo e envolva de novo.
4.- Num tabuleiro refractário deite metade do puré de batata, por cima disponha o refogado do frango, polvilhe com queijo ralado, cubra com o restante puré e polvilhe a superfície com queijo ralado. Leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar lourinho. Retire e sirva de imediato.

Reportagem:






Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 50’ – Para 6/7 doses


© 28.Jan.2012

1393: Coq au Vin

[Total: 0    Average: 0/5]

Quelle finesse…

Ingredientes:

– 500 g de peito de frango Várzea
– 200 g de bacon extra Dulano
– 1 lata de cogumelos laminados Freshona
– 3 dl de vinho tinto Cerejeiras da Companhia Agrícola do Sanguinhal (Bombarral)
– 1 cebola
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 cenoura
– 3 colheres de azeite
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– ervas e especiarias Margão para Aves q.b.
– sal e pimenta preta moída q.b.

Preparação:

1.- Corte o peito de frango em pedaços, coloque-os numa tigela e tempere com sal, pimenta, ervas e especiarias para Aves. Adicione a cebola e a cenoura previamente cortadas em rodelas, o alho picado e o vinho. Misture, tape e deixe marinar no frio de um dia para o outro.
2.- No dia seguinte escorra os pedaços de frango, seque-o bem e reserve os restante ingredientes da marinada.
3.- Leve ao lume um tacho com o azeite e deixe aquecer. Adicione os pedaços de frango e deixe-os cozinhar até ficarem dourados. De seguida, retire-os para um prato. Junte ao tacho a cebola e a cenoura da marinada, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos.
4.- Polvilhe com a farinha, mexa bem, adicione o vinho da marinada e deixe ferver (*). Adicione os pedaços de frango e deixe cozinhar durante 20 minutos. Leve ao lume uma frigideira com o bacon, após aquecer adicione os cogumelos escorridos, deixe-os cozinhar até ficarem dourados e junte-os ao frango. Verifique o sal e sirva com massa fresca Spaghettoni com ovos.

Reportagem:










Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Chefe Hernâni Ermida, publicada no Jornal Dica da Semana de 26.Jan.2012.
– Tempo: 50’ + tempo marinar – Para 6 doses


(*) Dado que não gostei da densidade extremamente forte aquando da mistura da farinha, aproveitei o caldo onde estava a cozer a massa e deitei cerca de 1 dl no preparado, antes de introduzir os pedaços de frango, ficando o molho mais diluído. Quando cozo massa fora do robot TM31, coloco ao lume uma panela com água temperada com sal, um cubo Knorr Massas, ervas e especiarias Margão para Massas e um fio de azeite e deixo ferver. Junto a massa e deixo cozinhar 7 minutos. Este caldo fica extremamente aromático e pode ser utilizado, por exemplo, como na presente receita.


© 26.Jan.2012

1392: Peito de Frango com Cogumelos e Esparguete Carbonara com Philadelphia

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 250 g de queijo Philadelphia Original
– 320 g de esparguete
– 100 g de Fios Extrafinos de Fiambre Primor
– 7 gemas
– 500 g de peito de frango da Várzea
– 300 g de cogumelos brancos inteiros (Agaricus Bisporus)
– 1 cubo Knorr Massas
– ervas e especiarias Margão para Massas
– azeite q.b.
– alho moído q.b.
– ervas e especiarias Margão para Aves
– 1 colher de sopa de molho de soja
– margarina q.b.
– sumo de limão q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação da Massa:

1.- Coloque uma panela com água ao lume, junte sal, o cubo Knorr Massas, um fio de azeite, as ervas e especiarias Massas e deixe ferver. Adicione o esparguete e deixe cozer durante 7 minutos, mexendo de vez em quando. Retire, escorra e reserve. Bata as gemas, adicione o queijo Philadelphia e misture tudo muito bem até ficar uma mistura homogénea. Junte os fios de fiambre à massa, envolva bem, adicione o preparado do queijo com os ovos, misture novamente e leve a lume brando, mexendo sempre, durante 1 minuto. Retire e reserve em local quente.

Preparação da Carne:

2.- Lave e corte os cogumelos em quartos. Entretanto, numa frigideira ao lume, deite 4 colheres de azeite, 50 g de margarina, deixe derreter e salteie os cogumelos. Tempere com um pouco de sumo de limão, sal, pimenta, molho de soja e alho moído e deixe cozinhar até ficarem macios. Retire e reserve-os. Corte os peitos de frango em bifes fininhos e tempere-os com sal, pimenta, ervas e especiarias para Aves, alho moído e na mesma gordura onde salteou os cogumelos, frite os bifes de ambos os lados. Pode acrescentar no final um pouco de leite, deixe ferver, retire e sirva de imediato.

Reportagem:








Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita do queijo Philadelphia.
– Tempo: 60’ – Para 7 doses


© 24.Jan.2012

 

1391: Empadão de Carne Picada de Porco

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de preparado de carne picada de porco Rústico
– 1 pacote de flocos para puré de batata
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 folha de louro
– 0,5 dl de azeite
– 1 lata de tomate triturado com manjericão Auchan
– 1 dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de massa de alho
– 1 colher de sopa de molho inglês
– queijo fundido ralado q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Prepare o puré de batata de acordo com as instruções da embalagem. Coloque ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe alourar um pouco. Adicione a massa de alho, o louro, mexa e deixe refogar mais 2 minutos, mexendo.
2.- Junte a carne picada, tempere com sal, pimenta, molho inglês e deixe cozinhar até a carne ficar douradinha, mexendo de vez em quando. Adicione o vinho branco, deixe que este evapore e adicione o tomate, envolvendo-o na carne. Tape o tacho e deixe estufar em lume brando durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Num tabuleiro refractário, deite metade do puré de batata, o preparado da carne por cima e finalize com o restante puré. Polvilhe a superfície com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 25~30 minutos.
4.- Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e sirva.

Reportagem:




Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 60’ – Para 7/8 doses



© 22.Jan.2012

1390: Pescada no Forno com Fios de Batata

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 600 g de postas de pescada para cozer (5 postas)
– 700 g de batatas para cozer
– sumo de limão q.b.
– 1 lata de tomate triturado com ervas aromáticas
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 5 colheres de sopa de azeite
– salsa picada q.b.
– farinha q.b.
– óleo alimentar para fritar q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Descongele a pescada, lave-a, seque-a e tempere-a com sal, pimenta e sumo de limão. Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e leve-as a cozer em água a ferver temperada com sal, durante 20 minutos.
2.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte o alho e deixe alourar. Acrescente o tomate com o molho, misture e deixe cozinhar durante 5 minutos. Tempere com um pouco de sal e salsa picada. Ligue o forno a 200ºC.
3.- Passe as postas de pescada por farinha, leve ao lume uma frigideira com o óleo e deixe aquecer. Junte as postas de pescada e deixe-as fritar ligeiramente de ambos os lados. Retire-as, coloque-as num tabuleiro untado com um pouco de azeite e cubra-as com o preparado do tomate.
4.- Escorra as batatas e triture-as grosseiramente com o passe-vite (utilizei a Moulinex dos vegetais), coloque os fios da batata em pequenos montes sobre as postas de pescada, regue com um fio de azeite e leve ao forno até ficarem douradas. Sirva de imediato.

Reportagem:







Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita do Chefe Hernâni Ermida, publicada no jornal Dicas da Semana de 19.Jan.2012.
– Tempo: 45’+ tempo de forno – Para 5 doses


© 19.Jan.2012

1389: Internet Blackout Day on January 18

[Total: 0    Average: 0/5]

WordPress.org is officially joining the protest against Senate Bill 968: the Protect IP Act that is coming before the U.S. Senate next week. As I wrote in my post a week ago, if this bill is passed it will jeopardize internet freedom and shift the power of the independent web into the hands of corporations. We must stop it.

On January 18, 2012 many sites around the web — from small personal blogs to internet institutions like Mozilla, Wikipedia, reddit, and I Can Has Cheezburger? – will be going dark in protest and to drive their visitors to sites like americancensorship.org to take action and help fight the passage of the Protect IP Act. So will WordPress.org.

If you want to join the protest by blacking out your WordPress site or applying a ribbon, there is now a variety of blackout plugins in the WordPress.org plugins directory. While joining the protest in this manner is laudable, please don’t forget to also make those phone calls to U.S. Senators — they’re the ones with the voting power.

WordPress.org
Posted January 17, 2012 by Jane Wells.

Lei antipirataria nos EUA

O dia em que a Internet “fecha” em protesto

Das 05h00 da manhã de quarta-feira às 05h00 da manhã de quinta (horas de Lisboa), a Wikipédia vai encerrar, à semelhança de outros sites, numa acção de protesto contra uma proposta de lei anti-pirataria nos EUA

A versão inglesa da enciclopédia digital juntou-se ao protesto contra uma proposta de lei anti-pirataria nos EUA, suspendendo o funcionamento por 24 horas na quarta-feira. De acordo com o fundador da Wikipédia, mais de 100 milhões de pessoas serão afectadas pelo corte, com a suspensão do serviço nas outras línguas a ser deixada à escolha das respectivas comunidades.

Os utilizadores da versão inglesa da Wikipédia deparam-se agora com uma mensagem a branco, em fundo preto: “Imagine um mundo sem conhecimento livre”. “Ao longo de mais de uma década, passámos milhões de horas a construir a maior enciclopédia da história. Agora o Congresso norte-americano está a ponderar uma lei que podia danificar fatalmente a Internet gratuita e aberta”, lê-se também.

O Google, que também se junta ao protesto, não encerrou as pesquisas, mas cobriu o logótipo da versão americana com um rectângulo preto onde se lê: “Diga ao Congresso: Por favor não censure a Internet!”

Em causa está um proposta de lei que abriu uma guerra que a CNN descreve como sendo entre Hollywood e Silicon Valley, ou seja: de um lado, as empresas ligadas à indústria do entretenimento, do outro, as ligadas à tecnologia.

Se a lei foi aprovada, os detentores dos direitos de autor poderão apresentar queixa legal e levar sites a serem encerrados.

Para explicar o alcance desta proposta, o Google dá o exemplo: “O YouTube encerraria imediatamente”.

Yahoo!, YouTube, Facebook, Twitter, AOL, LinkedIn, eBay, Mozilla e são apenas mais alguns dos grandes nomes a juntarem-se ao protesto de 24 horas.

– EU ADIRO… E VOCÊ???

1387: Filetes Chic

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 600 g de filetes de pescada (6 filetes)
– sumo de limão q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.
– ervas e especiarias Margão para Filetes de Peixe
– 1 dl de vinho branco
– 2 dl de caldo de peixe
– 1 cubo Knorr Peixes
– 1 colher de sobremesa de molho e ostra
– 2 colheres de sopa de margarina líquida Becel
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– queijo da Ilha Curado ralado q.b.
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– 2 gemas de ovo

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180ºC. Prepare o caldo de peixe com o cubo Knorr (1 lt de água com o cubo e deixar ferver, depois retirar 2 dl). Coloque os filetes num tabuleiro, tempere com pouco sal, sumo de limão, pimenta, vinho, e o caldo de peixe. Cubra o tabuleiro com folha de alumínio e leve ao forno a cozer durante 20 minutos. Retire os filetes para outro tabuleiro, deite o caldo para um recipiente e reserve.
2.- Coloque no tabuleiro onde cozeu os filetes a margarina líquida de forma a barrar o fundo, e coloque por cima os filetes escorridos.
3.- Num tachinho, deite duas colheres de sopa de margarina líquida, duas colheres de sopa de farinha, leve ao lume e deixe envolver bem. Junte ao tacho o molho onde cozeram os filetes, tempere com pimenta, o molho de ostras, a salsa, mexendo sempre até a farinha engrossar e ficar um creme espesso. Tire do lume, deixe arrefecer um pouco e misture as duas gemas, envolvendo muito bem. Deite então este creme por cima dos filetes, no tabuleiro. Polvilhe com o queijo ralado el leve ao forno durante 20 minutos.
4.- Entretanto, descasque, corte em cubos e coza as batatas no microondas (12 minutos ~ 800W) ou convencionalmente. Para ficarem mais gostosas, salteie-as num refogado de azeite com alho.

Reportagem:






Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal (muito mal elaborada por deficiente falta de informação em tempos de forno). Será que ninguém revê estas receitas antes de serem publicadas?
– Tempo: 60’ – Para 6 doses


© 16.Jan.2012