1198: Ovos Gratinados com Atum

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 385 g de atum de conserva em óleo vegetal (escorrido)
– 1 queijo fresco Magro Pingo Doce (200 g)
– 4 ovos XL
– 500 g de leite
– 60 g de farinha
– 20 g de azeite
noz-moscada q.b.
salsa picada q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Na receita original, os ovos são cozidos na Varoma (400 g de água no copo, os ovos (lavados) na Varoma e programar 15 Min., Temp. Varoma, Vel. 2) mas preferi cozê-los na máquina dos ovos. Retire-os depois de cozidos, deite-os para um recipiente com água fria e reserve.
2.- Deite para o copo o queijo fresco, o leite, a farinha e o azeite, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e programe 8 Min., Temp. 100ºC., Vel. 3. Ligue o forno a 220ºC.
3.- Escorra bem o óleo do atum, desfaça-o com um garfo e espalhe-o por um tabuleiro de grés ou Pyrex. Descasque os ovos, corte-os ao meio e coloque as metades com a parte redonda para cima, por cima do atum desfiado. Regue com o preparado de queijo fresco, polvilhe com a salsa picada e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho por cima.
4.- Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita da revista TeleCulinária Especial Robot de Cozinha nº. 36, de Janeiro de 2011, para crianças com mais de 18 meses (sem as adaptações).
– Tempo: 60’ – Para x 6


© 30.Dez.2010

1197: Estufado de Porco com Cogumelos e Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1,200 Kg de lombo de porco cortado aos cubos
– 250 g de cogumelos Marron (Agaricus Bisporus)
– 400 g de miolo de camarão 100/200
– 40 g de azeite
– 1 dl de vinho branco
– 1 cubo de caldo de carne
– 1 colher de chá de pimentão doce
– 400 g de água
– rosmaninho q.b.
ervas e especiarias Margão para Bifes q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Arranje a carne de porco, coloque-a numa tigela e tempere-a com o vinho branco, o pimentão-doce, sal, pimenta e as ervas e especiarias para Bifes, envolva tudo muito bem e deixe marinar no frio durante 120 minutos.
2.- Disponha depois a carne escorrida na Varoma e adicione raminhos de rosmaninho a gosto. No copo, deite a marinada, a água, o azeite e o caldo carne, encaixe a Varoma com a carne e programe 45 Min., Temp. Varoma, Vel. 3.
3.- Arranje os cogumelos, passe-os por água corrente e corte-os em quartos. Descongele o miolo de camarão e tempere-o com sal. Adicione os cogumelos e o miolo de camarão à Varoma onde se encontra a carne e programe 15 Min., Temp. Varoma, Vel. 3.
4.- Deite tudo numa travessa, regue com um pouco do caldo do copo e sirva com uma guarnição a gosto.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista TeleCulinária Especial Robot de Cozinha nº. 36, de Janeiro de 2011.
– Tempo: 70’ + 120’ marinar – Para x 6

A carne ficou um pouco seca, embora gostosa no conjunto da receita. Talvez que a marinada de um dia para o outro não fosse má ideia…


© 29.Dez.2010

1196: Bolo dos Reis Magos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de farinha
– 200 g de açúcar
– 200 g de frutas cristalizadas
– 100 g de sultanas
– 150 g de leite
– 70 g de margarina
2 ovos + 1 gema
– 1 saqueta de fermento de padeiro seco (Vahiné)
– 1 casca de laranja
– 1 pitada de sal
– margarina para untar
– farinha para polvilhar

Preparação:

1.- Demolhe as frutas cristalizadas e as sultanas em água quente durante 5 minutos. Depois escorra e seque bem com um pano. Deite o açúcar no copo, junte a casca de laranja e programe 30 Seg., Vel. 9. Adicione depois o fermento seco, o leite, os ovos, a margarina, a farinha e a pitada de sal e programe 5 Min., Vel. Espiga.
2.- Deite a massa para uma tigela polvilhada com farinha, com a ajuda de uma espátula de silicone (fica um pouco espessa), tape com um pano húmido e deixe levedar até que fique o dobro do volume (com esta receita isso não aconteceu mas deixei em repouso cerca de 60 minutos).
3.- Junte de seguida as frutas cristalizadas e as sultanas, amasse bem e deite a massa em colheradas para uma forma com chaminé, previamente untada com bastante margarina e polvilhada com farinha, tape de novo com um pano húmido e deixe levedar mais 30 minutos. Ligue o forno a 180ºC.
4.- Depois pincele com a gema de ovo batida e leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos ou até que fique bem cozido (depende do tipo de forno). Espete um palito para verificar a cozedura, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva decorado a gosto.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista TeleCulinária Especial Robot de Cozinha nº. 36, de Janeiro de 2011.
– Tempo: 60’ + tempo levedar – Para x 10


© 28.Dez.2010

1195: Frango da Pancha

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 630 g de peito de frango (*)
– 520 g de perninhas de frango (*)
– 300 g de cebolinhas
– 2 minis Sagres pretas (2x20cl) (**)
– 20 g de margarina
– 20 g de azeite
– 1 colher de café de pimentão-doce (***)
– 1 colher de café de cominhos (***)
– 2 dl de água
salsa picada q.b.
sal e piripiri q.b.

Preparação:

1.- Deite os pedaços de frango para um recipiente, junte a cerveja preta, o azeite, o pimentão-doce, os cominhos, sal e piripiri, envolva bem e deixe a marinar no frigorífico de um dia para o outro.
2.- No dia, descasque e lave as cebolinhas, verta os pedaços de frango e a marinada para um tacho, a água, junte as cebolinhas, a margarina e deixe cozinhar, em lume médio, durante 35 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Para o acompanhamento, fiz um Arroz Thai Jasmin com ervas aromáticas. No copo da TM31, coloque 800 g de água, 20 g de azeite, 1 cubo Knorr para Arroz e uma colher de café de mistura de ervas e especiarias para Arroz, da Margão. Coloque o arroz no cesto e programe 20 Min., Temp. 100ºC., Vel. 4, mexendo com a espátula duas ou 3 vezes durante o processo para soltar o arroz. Retire para uma taça, junte manteiga a gosto e envolva.
4.- Retire o frango para uma terrina, verta o molho por cima e sirva de imediato, polvilhado com salsa picada.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada para tacho, de uma receita da revista TeleCulinária Especial Robot de Cozinha nº. 36, de Janeiro de 2011.

(*) Pode utilizar um frango inteiro e cortá-lo aos bocados.
(**) Na receita original reza 1 cerveja preta (33 cl)
(***) Na receita original reza, para cada ingrediente, apenas ½ colher de café.

– Tempo: 50’ – Para x 6


© 27.Dez.2010

1194: Bacalhau Dourado com Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 700 g de bacalhau demolhado
– 1 kg de batatas
– 350 g de miolo de camarão 100/200
– 2 cenouras grandes
– 2 cebolas
– 3 ovos
– 600 g de leite
– 60 g de farinha
– 30 g de azeite
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
noz-moscada q.b.
sal e pimenta q.b.
pão ralado para polvilhar q.b.

Preparação:

1.- Deite 500 g de água no copo, descasque e lave as batatas, corte-as em rodelas grossas e deite-as na Varoma juntamente com os ovos. No tabuleiro da Varoma, coloque o bacalhau e o miolo de camarão, encaixe a Varoma no copo e programe 30 Min., Temp. Varoma, Vel. 3. Retire o bacalhau, deixe-o amornar e lasque-o grosseiramente, retirando pele e espinhas. Coloque os ovos a arrefecer em água fria. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Descasque e lave as cebolas e as cenouras, corte tudo em pedaços, deite-os no copo escorrido e programe 10 Seg., Vel. 5. Passe com a espátula para baixar os resíduos, adicione o azeite e programe 5 Min., Temp. 100ºC, Vel. 1. Retire o preparado para um recipiente, adicione a salsa picada (*) e envolva com a espátula. Reserve.
3.- Deite no copo lavado o leite, a farinha, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e programe 10 Min., Temp. 100ºC., Vel. 4. Reserve. Descasque os ovos cozidos e corte-os em rodelas. Num tabuleiro refractário, disponha uma camada de batatas (metade da reserva) no fundo, o bacalhau desfiado com o miolo de camarão, as rodelas de ovo cozido por cima, o preparado da cenoura e cubra com as restantes batatas. Regue com o molho branco, polvilhe com o pão ralado e leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos ou até ficar douradinho.
4.- Retire do forno e sirva de imediato, polvilhado com salsa picada.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista TeleCulinária Especial Robot de Cozinha nº. 36, de Janeiro de 2011.

(*) Pode adicionar rodelas de azeitonas pretas ao preparado da cebola/cenoura, na fase de misturar a salsa picada.

– Tempo: 60’ – Para x 6


© 26.Dez.2010

1193: Tarte de Chouriço e Natas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 rolo de massa folhada para tartes
– 300 g de chouriço de carne corrente (3 chouriços pequenos)
– 400 ml de natas light
– 1 cebola
– 6 ovos
orégãos q.b.
noz-moscada q.b.
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descasque a cebola, corte-a em pedaços, deite para o copo e programe 5 Seg., Vel. 5. Retire e deite para um recipiente. Tire a pele aos chouriços, corte-os em bocados, (1) coloque-os no copo e programe 15 Seg., Vel. 5. Junte à cebola. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Deite as natas para o copo, adicione os ovos, os orégãos, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e programe 5 Seg., Vel. 6. Junte a mistura ao recipiente, adicione a salsa picada e envolva tudo muito bem.
3.- Coloque a massa na tarteira com o papel vegetal, apare o excedente no rebordo, pique o fundo com um garfo e verta nela o preparado anterior e leve ao forno durante 40 minutos ou até que fique douradinha.
4.- Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista TeleCulinária Especial Robot de Cozinha nº. 36, de Janeiro de 2011.
– Tempo: 60’ – Para x 6
– Por lapso da preparação, esta tarte deveria levar 200 g de queijo Mozzarella curado a ser introduzido na fase do chouriço para triturar (1). Em ordem à receita original, em vez de chouriço, pode utilizar 300 g de bacon.


© 23.Dez.2010

1192: Perna de Peru no Forno com Recheio

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 perna de peru com cerca de 2,640 kg
– 75 g de amêndoa palitada
– 260 g de carne de porco picada
– 1 frasco (4) salsichas de peru (ou salsichas frescas de porco)
– 75 g de toucinho entremeado
– 2 dl de vinho branco
– 1 pitada de tomilho
– 3 raminhos de poejo
noz-moscada q.b.
– 1 colher de sopa de salsa picada
– 2 gemas de ovo
– 1 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo
ervas e especiarias Margão para Aves q.b.
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Peça no talho para desossar a perna de peru, deixando ficar um pedaço junto ao pé, devendo ficar aberta e o mais inteira possível, sem buracos na pele ou na carne. Retire a pele das salsichas (se forem frescas), passe as salsichas e o toucinho pela máquina de picar (1-2-3) e junte depois à carne picada.
2.- Numa tigela, amasse muito bem as carnes com a farinha, gemas de ovo e a amêndoa palitada. Junte a salsa picada, tomilho e poejo, tempere com sal, pimenta, uma pitada de noz-moscada e amasse tudo muito bem. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Coloque a perna de peru num tabuleiro refractário, untado com azeite, tempere com as ervas e especiarias para Aves, sal e pimenta e depois barre toda a superfície com o recheio preparado anteriormente.
4.- Verta o vinho por cima, leve ao forno a assar, regando a perna de vez em quando e deixe cozinhar durante cerca de 50 minutos. Verifique o estado da cozedura, retire do forno e sirva de imediato com uma guarnição de batatinhas assadas ou arroz de açafrão.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 80’ – Para x 6
– O que era para ser inicialmente uma receita de perna de peru recheada, teve de ser improvisada para esta versão dado que o carniceiro desossou a perna de tal modo que não deu para rechear…


© 22.Dez.2010

1191: Filetes de Pescada com Molho de Amêndoa

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 8 filetes grandes de pescada (ou pangasius/peixe gato)
– 1,5 dl de leite
amêndoas laminadas q.b.
alho moído q.b.
– 100 + 100 g de margarina Vaqueiro Clássico
sumo de limão q.b.
sal e pimenta de misturas q.b.
– 2 gemas de ovo
farinha q.b.
– margarina para untar e farinha para polvilhar q.b.

Preparação:

1.- Descongele os filetes, coloque-os num prato grande e tempere-os com o sal, pimenta, alho moído e sumo de limão. Deixe marinar.
2.- Verta por cima dos filetes o leite e passe-os uma um pela farinha. Numa frigideira ao lume, derreta as primeiras 100 g de margarina e frite os filetes dos dois lados até ficarem douradinhos. Retire-os para uma travessa em local quente e reserve.
3.- Acrescente à frigideira os restantes 100 g de margarina, deixe derreter e aloure as amêndoas. Passe as amêndoas por um passador (para escorrer a gordura mas para dentro da frigideira) e distribua-as por cima dos filetes. Num recipiente, deite as gemas de ovo, acrescente a margarina da frigideira, tempere com sal, pimenta, uns pingos de sumo de limão e bata com as varas de arame até homogeneizar a mistura. Se o molho ficar um pouco grosso, acrescente mais margarina derretida (convém ficar um pouco pastoso).
4.- Cubra os filetes com este molho e sirva de imediato com uma guarnição de puré de batata.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 40’ – Para x 8


© 21.Dez.2010

1190: Bolo Hello Kitty

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 360 g de açúcar
– 220 g de farinha
– 5 ovos
– 190 g de óleo
– 125 g de chocolate em pó
– 1 chávena de água a ferver
– 1 colher de chá de fermento em pó Royal

Preparação:

1.- Na batedeira/misturadora, deite o açúcar e os ovos e bata até criar uma mistura homogénea. Pelo bocal da batedeira, deite alternadamente a farinha e o óleo, sempre com a batedeira em movimento e deixe bater até ficar bem misturado.
2.- Unte uma forma de chaminé com margarina e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 150º. Deite o chocolate em pó para a batedeira e bata de novo até ficar tudo bem misturado. Adicione a água a ferver e o fermento e ligue a batedeira para homogeneizar a mistura.
3.- Verta o conteúdo para a forma e leve ao forno durante cerca de 60 minutos (depende do tipo de forno). Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme com cuidado e deixe arrefecer.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, com a ajuda das netas de 5 e 10 anos, baseada numa receita de um Livro da Hello Kitty.
– Tempo: 75’ – Para x 8


© 21.Dez.2010

1189: Feijoada de Tesouro do Mar

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de Tesouro do Mar – Cocktail de Marisco Pingo Doce (*)
– 350 g de miolo de camarão 100/200 Auchan
– 400 g de feijão branco (feijoca) cozido
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 folha de louro
– 1 lata de tomate triturado com manjericão
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– 1,5 dl de azeite
– 1 dl de vinho branco
noz-moscada q.b.
piripiri q.b.
sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Descongele o marisco, passe o feijão por água corrente e reserve. Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer e depois refogue o alho com a cebola até esta ficar macia. Junte a folha de louro, o tomate triturado com manjericão, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
2.- Junte o feijão ao refogado e deixe apurar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o marisco, a salsa, o vinho branco, a noz-moscada, o sal, o piripiri, envolva e deixe cozinhar durante 10 minutos em lume brando, com o tacho tapado e mexendo de vez em quando.
3.- Retire do tacho para uma travessa, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Livro “O Algarve à Sua Mesa”, da Câmara Municipal de Portimão.
– Tempo:30’ – Para x 5

– (*) miolo de mexilhão (27%), miolo de camarão (21,5%), miolo de amêijoa-arca-antiga (21,5%), lula (20%), delícias do mar (10%).


© 20.Dez.2010