1176: Escalopes de Vitela com Cogumelos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 620 g de escalopes de vitela finos
sumo de limão q.b.
– 2 colheres de sopa de azeite
alho moído q.b.
sal e pimenta q.b.

Ingredientes para o molho:

– 75 g de margarina
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 colher de sopa de molho de soja (Shoyu)
– 3 colheres de sopa de vinho do Porto
– 200 ml de natas ligeira
– 300 g de cogumelos frescos laminados

Preparação:

1.- Coloque os escalopes numa travessa e tempere-os com o sumo de limão, azeite, alho moído, sal e pimenta e deixe marinar durante 30 minutos.
2.- Numa frigideira ao lume, derreta a margarina, junte a cebola e o alho picado e refogue-os até a cebola ficar macia. Junte os cogumelos lavados e escorridos, tempere com o molho de soja e salteie-os até ficarem macios. Retire os cogumelos da frigideira com a espumadeira juntamente com o alho e a cebola, para uma caçarola, e deixe ficar apenas o molho. Tape a caçarola.
3.- Frite os escalopes juntando a marinada à gordura da frigideira, de ambos os lados, a gosto. Retire a carne para a caçarola onde estão os cogumelos, deite o vinho do Porto na frigideira mexendo bem com uma colher de pau e deixe ferver em lume forte para que reduza um pouco. Deite depois este molho para a caçarola, tempere com sal e pimenta de misturas moída na altura e leve de novo a lume brando. Adicione as natas, mexendo de vez em quando e deixando a carne tomar o gosto do molho.
4.- Retire os escalopes e os cogumelos para uma travessa, regue com o molho e sirva de imediato com uma guarnição de esparguete (utilizei Spaghettoni fresco) ou arroz branco.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 40’ – Para x 6


© 30.Nov.2010

1175: Bolo Brigadeiro

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes para o Bolo:

– 5 ovos
– 4 colheres de sopa de cacau magro em pó Pantagruel
– 2 dl de água
– 500 g de farinha de trigo
– 1 dl de óleo
– 400 g de açúcar
– 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó Royal

Ingredientes para o Recheio:

– 1 lata de leite condensado magro
– 5 colheres de sopa bem cheias de cacau magro em pó Pantagruel
– 3 dl de leite
– 2 colheres de sopa de manteiga
troncos de chocolate para decoração

Preparação:

1.- Para o bolo: misture o cacau em pó com a água e leve ao lume a ferver, mexendo sempre. Reserve. Bata as claras em castelo (desta vez utilizei o Speedy-Chef da Tupperware) e reserve. Na misturadora, coloque as gemas e o açúcar e bata até ficar consistente. Adicione o óleo e bata mais um pouco até homogeneizar a mistura. Acrescente o cacau quente e bata de novo para ligar bem. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Adicione a farinha aos poucos com a mistura sempre a trabalhar (esta fase, como as anteriores, dependem muito do tipo de misturadoras/batedoras utilizadas) até terminar a farinha. Retire a taça da misturadora/batedora, adicione as claras em castelo e envolva bem sem bater.
3.- Unte uma forma com bastante margarina e polvilhe com farinha, verta a massa e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Teste a cozedura com um palito.
4.- Para o Recheio: misture todos os ingredientes e leve ao lume mexendo sempre até engrossar (aviso que estas quantidades deixaram o recheio muito líquido o que não deveria ser dado que para uma cobertura tem de ficar bastante espesso). Retire o bolo do forno, desenforme e, ainda quente, pique toda a cobertura com espetos de madeira vulgarmente utilizados nas espetadas e vá deitando o recheio às colheres, sobre a cobertura. Decore com os troncos de chocolate.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 80’ – Para x 10


© 30.Nov.2010

1174: Empadão de Peixe com Couve-Flor

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 600 g de filetes de peixe (utilizei Panghasius e Pescada)
– 4 fatias de pão de forma sem côdea
– 1,5 dl de leite
– 200 g de alho francês (parte branca)
– 100 g de margarina Vaqueiro Clássico
– 400 g de florões de couve-flor
– 500 ml de Béchamel Pingo Doce
alho moído q.b.
ervas e especiarias para filetes de Peixe Margão
– 1 colher de chá bem cheia de mostarda de Dijon
sal e pimenta de moinho q.b.
sumo de limão q.b.
queijo ralado Parmesão q.b.
salsa fresca picada q.b.

Preparação:

1.- Descongele os filetes e depois tempere-os com sal, pimenta, alho moído e ervas e especiarias para filetes de peixe, sumo de limão e deixe a marinar. Coza o alho francês e a couve-flor em água fervente, temperada com sal, umas gotas de limão, durante 8 minutos. Retire, coe e reserve.
2.- Ligue o forno a 180ºC. Parta o pão em bocados, deite-os para uma tigela e verta por cima o leite quente, deixando embeber bem.
3.- Num tacho ao lume, deite a margarina, deixe derreter, adicione o alho francês e a couve-flor, tempere com sal e pimenta, tape o tacho e deixe saltear durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione os filetes e deixe cozinhar durante 8 minutos, mexendo para desfazer o peixe.
4.- Junte o pão embebido no leite, misture bem e deixe ferver durante mais 3 minutos. Adicione a mostarda e o Béchamel, envolva bem, retire do lume e verta o preparado para um Pyrex. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e sirva polvilhado com salsa fresca picada.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita da Vaqueiro.
– Tempo: 60’ – Para x 6


© 29.Nov.2010

1173: Bacalhau Desfiado com Broa e Espinafres

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 400 g de espinafres em folhas congelados
– 500 g de broa de milho
– 800 g de batatinhas novas Primor Pingo Doce
– 6 dentes de alho
– 1 colher de chá de pimentão-doce
– 1 colher de chá de coentros em pasta Margão
– 1,5 dl de azeite
sal e pimenta de moinho
ervas aromáticas para Peixe da Margão

Preparação:

1.- Descongele o bacalhau demolhado, leve um tacho ao lume com água, deixe esta ferver, junte o bacalhau e deixe ferver durante 5 minutos. Leve outro tacho com água e sal ao lume, deixe ferver e coza os espinafres congelados durante 5 a 10 minutos, (depende do tempo indicado na embalagem). Escorra bem e reserve.
2.- Na TM 31 (toques de Turbo) ou na 1-2-3, triture a broa juntamente com o alho, a pimenta, os coentros, as ervas aromáticas para Peixe e o pimentão-doce. Reserve. Num tacho ao lume com o azeite, deixe este aquecer, junte o preparado da broa e salteie durante 3 minutos, mexendo sempre. Entretanto, leve ao microondas um recipiente com as batatinhas e programe 800W ~ 10 minutos.
3.- No fundo de um prato de servir, disponha o preparado da broa salteada, por cima coloque os espinafres e, por último, o bacalhau desfiado.
4.- Regue com azeite a gosto, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato com a guarnição de batatinhas.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita da Pescanova.
– Tempo: 45’ – Para x 6


© 28.Nov.2010

1172: Lulas com Molho Divinal

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1,200 kg de lulas limpas Pingo Doce
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 4 colheres de sopa de cebola em cubos congelada
– 3 colheres de sopa de margarina Vaqueiro Clássico
– 1,5 dl de vinho branco
– 2 gemas de ovo
– 200 ml de natas light Pingo Doce
sumo de limão q.b.
salsa picada q.b.
ervas e especiarias para Peixe da Margão
sal e pimenta preta q.b.

Preparação:

1.- Limpe as lulas, lave-as e deixe escorrer. Num tacho ao lume, deite a margarina, deixe derreter e refogue a cebola e o alho. Adicione as lulas e deixe-as suar com o tacho tapado, até ficarem macias. Tempere então com sal e pimenta, verta o vinho branco e deixe apurar. Retire o tacho do lume.
2.- Num recipiente, misture as gemas com as natas e parte do molho do cozinhado das lulas. Tempere com sal refinado e sumo de limão a gosto. Junte este preparado ao tacho das lulas, envolva bem e leve de novo a lume médio sem deixar ferver, mexendo de vez em quando.
3.- Retire o tacho do lume, disponha as lulas numa travessa com o molho e polvilhe com salsa picada.
4.- Como guarnição, preparei um Arroz de Camarão Pato Real Gourmet que, embora tenha sido reconhecido como Sabor do Ano 2008 e sendo – segundo informação da marca – 100% natural, com 0% de glúten, não apreciei pelo simples motivo que, a meu gosto, estava demasiado concentrado e excessivo o sabor a camarão. A não repetir esta guarnição.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita Pingo Doce com o mesmo nome. Em ordem ao molho, apesar de apelidado de “Divinal”… não estava nada de “Especial”…
– Tempo: 60’ – Para x 5


© 27.Nov.2010

1171: Carne de Porco Frita com Camarão e Ananás

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 840 g de lombo limpo de porco (*)
– 200 g de miolo de camarão 100/200 Pingo Doce
– 2 rodelas de ananás (de lata ou ao natural)
– 2 colheres de sopa de banha
– 4 colheres de sopa de azeite
alho moído q.b.
pimentão-doce q.b.
– 2 colheres de sopa de margarina Vaqueiro líquida
ervas e especiarias para Bifes da Margão
– 1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
– 800 g de batatinha nova Primor Pingo Doce
azeite q.b.
tomilho q.b.

Preparação:

1.- Corte o lombo de porco em fatias grossas, se não pretender utilizar toda a peça, reserve as que necessitar (para fazer bifes ou outra receita) e as restantes corte-as em pedaços pequenos tipo cubos. Coloque a carne num recipiente, tempere com sal, pimenta, pimentão-doce, alho moído, ervas e especiaria para Bifes, margarina Vaqueiro líquida, sumo de limão e o louro partido em pedaços e envolva tudo com a ajuda de uma colher. Deixe tomar gosto durante 60 minutos. Corte as rodelas de ananás em triângulos e reserve.
2.- Entretanto, asse as batatinhas como habitualmente: corte as batatinhas em diagonal, coloque-as num Pyrex, tempere com sal grosso, polvilhe com o pimentão-doce e o tomilho e regue com azeite a gosto. Envolva e leve ao forno (eléctrico) a 220ºC durante cerca de 50 a 60 minutos.
3.- A meio do tempo de assar as batatinhas, coloque um tacho ao lume com a banha e o azeite, deixe derreter a banha e frite a carne temperada, em lume médio. Quando estiver quase frita, adicione o miolo de camarão e deixe fritar mais um pouco.
4.- Disponha a carne numa travessa, decore com os triângulos de ananás e sirva de imediato com as batatinhas assadas.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– (*) Deu para 4 doses desta receita + 5 bifes pequenos.
– Tempo: 60’ + 60’ marinar – Para x 4


© 25.Nov.2010

1170: Empadão de Frango

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 350 g de arroz
– 375 g de peitos de frango
– 1 cebola
– 20 + 20 g de azeite
– 1 colher de sopa de margarina Vaqueiro Clássico
– 1 colher de sopa de farinha
– 4 dl de leite
– 800 g de água
– 1 cubo Knorr Arroz
– 1 colher chá de coentros
queijo ralado Gratin da Finello q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Deite a água no copo, junte o cubo Knorr Arroz e o azeite, coloque a rede no copo com o arroz e programe 20 Min., Temp. 100º., Vel. 4, mexendo de vez em quando o arroz com a espátula para soltar. Retire e reserve.
2.- Lave e limpe o copo, deite nele o leite, a margarina e a farinha e programe 10 Min., Temp. 100º., Vel. 4. Retire e reserve. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Lave e limpe o copo, deite nele a cebola cortada em pedaços e as 20 g de azeite e programe 5 Seg., Vel. 5. Passe com a espátula para descer os resíduos e programe 5 Min., Temp. 100º., Vel. 2. Arranje os peitos de frango, corte-os em pedaços pequenos, tempere-os com sal e pimenta, junte-os ao copo e programe 5 Min., Temp. 100º., Vel. 2. Adicione o molho que preparou e os coentros e dê 3 toques de Turbo para envolver.
4.- Deite metade do arroz num Pyrex, espalhe a mistura anterior por cima, cubra com o restante arroz, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até que fique douradinho. Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita da revista Tele Culinária Especial Robot de Cozinha nº. 35, de Dezembro/2010.
– Tempo: 60’ – Para x 6


© 24.Nov.2010

1169: Lombos de Pescada com Molho de Tomate Aromático, Cogumelos e Miolo de Amêijoa Zebra

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de lombos de pescada Pingo Doce (uma embalagem com 5 lombos)
– 330 g de miolo de amêijoa zebra
– 280 g de cogumelos frescos laminados
– 1 cebola
– 6 batatas médias
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1 lata de tomate triturado com ervas aromáticas
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 0,5 dl de vinho branco
– 1 colher de chá de coentros Margão q.b.
– 1 pimento verde
– 1 folha de louro
sumo de limão q.b.
tomilho q.b.
sal e pimenta de moinho q.b.

Preparação:

1.- Descongele os lombos de pescada, tempere-os com o sumo de limão, sal e pimenta e deixe a marinar durante 30 minutos. Lave e corte as batatas em gomos, coloque-as num Pyrex, tempere com sal, azeite e tomilho e leve ao forno a 220ºC durante 30 minutos.
2.- Entretanto, descasque a cebola, corte-a em rodelas finas, corte o pimento ao meio, retire as pevides e a pele branca e corte-o depois em tirinhas. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer e refogue com o louro, a cebola, o alho, os cogumelos e os pimentos. Adicione o tomate aromático, refresque com o vinho branco, adicione os coentros, rectifique temperos, deixe cozinhar mais 5 minutos e reserve.
3.- Num Pyrex, coloque os lombos de pescada juntamente com o miolo de amêijoa lavado e bem escorrido. Por cima, disponha o refogado de cebola e tomate preparado anteriormente e quando faltarem 15 minutos para o final do tempo das batatas, leve o peixe ao forno.
4.- Terminado o tempo de forno das batatas, retire-as do forno, juntamente com o peixe e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Como tem sido habitual, preparo este tipo de receita em dois fornos: peixe, no forno a gás e batatas, no forno eléctrico.
– Tempo: 45’ + 30’ marinar – Para x 5


© 23.Nov.2010

1168: Frango Assado no Forno com Chouriço (2)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 frango com cerca de 1,200 Kg
– sumo de ½ limão
– 4 dentes de alho
– 100 g de chouriço de carne corrente
– 1 colher de sopa de banha
– 50 g de margarina Vaqueiro Clássico
– 1 colher de sopa de massa de pimentão
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– 2 dl de vinho branco
sal e pimenta q.b.
piripiri moído q.b.
ervas e especiarias para Aves Margão
– 1 kg de batatinhas para assar
colorau q.b.
tomilho q.b.
azeite q.b.

Preparação:

1.- Abra o frango ao meio pelo lado do peito (como para churrasco), passe-o por água corrente, escorra e coloque-o num Pyrex. Borrife-o com o sumo de limão dos dois lados.
2.- Na picadora 1-2-3, deite o chouriço cortado em rodelas e os dentes de alho e… 1-2-3. Coloque a pasta num recipiente, junte a salsa picada, o piripiri, a margarina, a banha, a massa de pimentão, ervas e especiarias para Aves, sal e pimenta e misture tudo muito bem até ficar uma pasta. Barre o frango, dos dois lados com esta pasta de tempero e deixe marinar durante 3 horas.
3.- Prepare as batatinhas, passando-as por água e esfregando com a escova, dê-lhes um golpe na diagonal e coloque-as num tabuleiro. Tempere com sal grosso, regue com azeite, polvilhe com colorau e finalmente com o tomilho, envolvendo o tempero com as batatinhas.
4.- Ligue o forno a 180ºC, coloque o frango com o peito virado para baixo, regue com o azeite e o vinho branco e deixe assar durante cerca de 50 minutos ou até estar ao gosto, regando com o próprio molho de vez em quando. Ao mesmo tempo, leve o outro tabuleiro com as batatinhas ao forno e deixe assar até ficarem também ao gosto. Neste tipo de receita, utilizo separadamente o forno a gás para o frango e o eléctrico para as batatinhas (220ºC durante cerca de 50 minutos).
5.- Retire o frango e as batatinhas e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ + 180’ marinar – Para x 4


© 22.Nov.2010

1167: Costeletas de Lombo de Porco com Ervas Aromáticas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 4 costeletas de lombo de porco (580 g)
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
tomilho q.b.
ervas e especiarias para Bifes da Margão q.b.
pimentão-doce moído q.b.
– 2 folhas de louro
– 1 dl de vinho branco
– 150 g de margarina Vaqueiro Clássico
– 2 colheres de azeite
sal q.b.
pimenta de misturas de moinho q.b.

Preparação:

1.- Lave as costeletas e dê-lhes com o martelo de picar. Tempere-as com sal, pimenta, ervas e especiarias para Bifes, pimentão-doce e tomilho e leve-as ao frigorífico durante 60 minutos.
2.- Numa frigideira ao lume, coloque a margarina e o azeite, deixe aquecer e aloure o alho juntamente com as folhas de louro. Coloque as costeletas e frite-as dos dois lados, ao gosto e depois retire-as para uma travessa. Junte o vinho à gordura da frigideira e deixe-o evaporar.
3.- Volte a colocar as costeletas na frigideira, voltando-as dos dois lados para tomar o gosto.
4.- Sirva de imediato com batatas coradas ou fritas.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 25’ + 60’ marinar – Para x 4


© 21.Nov.2010