1094: Bacalhau à Lagareiro (2)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 4 postas grossas de bacalhau (600 g) demolhado
– 200 ml de leite
– 4 dentes de alho
sumo de limão q.b.
– 2 ovos
– 30 g de manteiga
– 200 ml de azeite
pão ralado q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Corte os dentes de alho em rodelas finas. Retire as peles e espinhas ao bacalhau, corte-o em quadrados grandes, coloque-os num Pyrex, regue com o leite, tempere com o alho, sal, pimenta e sumo de limão e deixe marinar durante 120 minutos (duas horas).
2.- Ligue o forno a 180º. Escorra os pedaços de bacalhau, reservando o leite, passe-os pelos ovos batidos e depois pelo pão ralado, envolvendo por completo.
3.- Distribua os pedaços de bacalhau por um tabuleiro refractário, coloque sobre eles um pedaço de manteiga, regue com um pouco de azeite mas sem cobrir os pedaços de bacalhau e oito colheres de sopa do leite reservado anteriormente.
4.- Leve a travessa ao forno, regando de vez em quando com o molho que se vai formando até o bacalhau ficar bem dourado. Retire do forno e sirva com uma guarnição de batatas a murro.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Neiva Panicacci, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 40’ + 120’ marinar – Para x 4


© 31.Ago.2010

.

– Feita uma outra versão de Bacalhau à Lagareiro (Beira Litoral), em 01.Out.2007 e publicada AQUI

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1093: Lombo de Porco no Forno em Marinada

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes para a Carne:

– 650 g de lombo de porco
– 1,5 dl de vinho branco
– 1 colher de chá de pimentão-doce
– 1 colher de sopa de massa de pimentão
– 1,5 dl de azeite
– 1 cubo caldo de carne Pingo Doce
sal e pimenta q.b.

Ingredientes para as Batatas:

– 800 g de batatinha Primor Pingo Doce
– pimentão-doce q.b.
– azeite q.b.
sal marinho grosso q.b.
tomilho q.b.

Preparação da Carne:

1.- Corte o lombo em fatias grossas e tempere-as com sal, pimenta, vinho branco, pimentão-doce, massa de pimentão, o cubo Knorr esfarelado, o azeite e deixe marinar durante 60 minutos dentro de um tabuleiro.
2.- Ligue o forno a 180º. Leve o tabuleiro ao forno durante 30 minutos.
3.- Retire e acompanhe com uma guarnição de batatinhas no forno.

Preparação das Batatinhas:

4.- Num Pyrex, coloque as batatinhas com um golpe, polvilhe com o sal marinho grosso, o pimentão-doce, o azeite e o tomilho, envolva bem e leve ao forno (eléctrico) a 220º. durante cerca de 60 minutos.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 35’ + 60’ marinar – Para x 6


© 30.Ago.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1092: Cocada Queimada (TM 31)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 300 g de açúcar

– 200 g de coco ralado

– 2 dl de leite de coco

– 6 ovos

– 400 g de água

açúcar para polvilhar

Preparação:

1.- Deite o açúcar e a água para o copo e programe 10 Min., Temp. Varoma, Vel. 1.

2.- Junte o coco ralado e o leite de coco e programe 8 Min., Temp. 90º., Vel. 4, adicionando os ovos, um a um, pelo buraco da tampa, com o robot a trabalhar.

3.- Verta depois o preparado para uma tigela, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar a gosto, queime a superfície com um ferro ou maçarico de cozinha e sirva.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada na revista Tele Culinária Especial Robot de Cozinha nº. 32 de Setembro de 2010, para o robot de cozinha TM 31.

– Tempo: 20’ – Para x 6


© 29.Ago.2010

.

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1091: Pudim de Carne

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 550 g de carne picada (vitela)
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 2 dl de vinho branco
– 1 folha de louro
– 1 colher de sobremesa de Ervas e Especiarias Margão para Bifes
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 dl de azeite
– 1 lata pequena de tomate triturado com Ervas (400 g)
– 1,2 kg de batatas para cozer
– 2 dl de leite
– 2 colheres de sopa de margarina Becel Cozinha
– 2 + 1 gemas de ovo
sal e pimenta q.b.
noz-moscada q.b.

Preparação do Puré de Batata (TM 31):

1.- Descasque as batatas, lave-as, corte-as em cubos e coloque-as no copo da TM 31 juntamente com o leite, sal, pimenta e noz-moscada e programe 35 Min., Temp. 90º., Vel. Colher Inversa. Adicione a margarina e as duas gemas pelo bocal e programe 30 Seg., Vel. 5-6-7. Retire e reserve.

Preparação da Carne:

2.- Ligue o forno a 180º. Num tacho ao lume, coloque o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o louro e o alho e deixe refogar. Adicione a carne picada, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até a carne ficar ao gosto. Adicione o vinho branco, deixe reduzir e junte o tomate. Deixe cozinhar por 10 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando. Rectifique os temperos.
3.- Deite o puré de batata por cima do preparado da carne e envolva tudo muito bem. Verta o preparado para um Pyrex, pincele com a gema e leve ao forno durante 20 a 30 minutos ou até ficar douradinho. Retire e sirva com uma salada de alface e cebola.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 50’ – Para x 6


© 29.Ago.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1090: Costeletas de Porco com Pesto e Arroz de Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes para a Carne:

– 5 costeletas de lombo de porco (470 g)
– 3 colheres de sopa de margarina Becel Cozinha
– 2 colheres de banha de porco
– 2 colheres de Molho Pesto Pingo Doce
sal marinho refinado q.b.
pimenta de misturas q.b.

Ingredientes para o Arroz:

– 250 g de arroz Basmati
– 130 g de Jardineira de Vegetais (descongelada)
– 800 g de água
– 1 cubo Knorr Arroz
– 20 g de azeite
– 2 colheres de sopa de margarina Becel Cozinha
– 1 colher de café de mistura Margão para Arroz

Preparação do Arroz no robot TM 31:

1.- Coloque água, o azeite, a mistura Margão para Arroz e o cubo Knorr no copo, misture o arroz com a Macedónia no cesto, coloque-o no copo e programe 20 Min., Temp. 100º., Vel. 4. Mexa o arroz com a espátula 3 a 4 vezes durante a cozedura. Retire o arroz para uma terrina, junte a margarina Becel e envolva bem.

Preparação da Carne:

2.- Tempere as costeletas de porco com sal marinho e a pimenta de misturas. Numa frigideira ao lume, derreta a margarina com a banha e frite as costeletas dos dois lados ao gosto. Retire-as para uma travessa e junte o Molho Pesto à gordura, mexendo até completa dissolução.
3.- Introduza de novo as costeletas no molho da frigideira, vire-as dos dois lados para tomar o gosto, coloque-as na travessa e verta o molho por cima.
4.- Sirva de imediato com a guarnição de arroz de legumes.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 40’ – Para x 5


© 28.Ago.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1089: Aviso a quem possui robots de cozinha TM 31 (Bimby)

[Total: 0    Average: 0/5]

Embora não me compita estar aqui armado em fiscal ou revisor de revistas com receitas de cozinha, porque não me pagam para isso, é muito aborrecido ter de comprar essas revistas e depois ao escolher uma das receitas do nosso agrado, levar com gafes como as que já encontrei ao longo dos anos, quer em tempos de programação, quer em procedimentos básicos.

Por essa razão, deixei de comprar certo tipo de revistas do género e azar meu, ao comprar ontem a revista de Setembro de 2010, nº. 32, da Tele Culinária Especial – Robot de Cozinha, dedica aos robots de cozinha TM 31 (Bimby) e Taurus MyCook, encontrei um procedimento que penso estar errado dado que sempre cozinhei o esparguete sem o copo de rede e a receita em questão informava para o colocar no copo.

Nesta conformidade, enviei, por descargo de consciência, um e-mail ao Director da revista, Hernâni Gonçalves, com o seguinte teor:

Exmo. Senhor:

Sou possuidor de um robot Thermomix TM31, mais conhecido no mercado por Bimby, desde 2007 e já efectuei nele centenas de receitas quer dos livros que são disponibilizados pela empresa que comercializa a máquina, quer de produção própria, por isso, estranho que na pág. 11 da revista acima referenciada – Esparguete à Italiana -, informem para colocar o cesto de rede para cozer o esparguete.

O esparguete deve ser cozido sem cesto de rede até porque ao colocá-lo, reduz consideravelmente o espaço em altura interior e dificulta a introdução do esparguete pelo bocal da tampa, uma vez que tem de efectuar-se pressão no mesmo para ele ir baixando até ficar completamente introduzido no copo.

Desconheço se o autor fez realmente essa receita com o copo de rede ou não, mas penso que se não a fez, deveria existir um maior cuidado na publicação das vossas receitas já que tenho encontrado, ao longo dos tempos, várias gafes análogas a esta, bem como tempos de programação. Para quem já está familiarizado com o manuseamento do robot facilmente encontra e detecta essas gafes, mas quem o tem há pouco tempo e desconhece os procedimentos básicos do mesmo, facilmente é levado ao engano.

O copo de rede, quando introduzido no copo do robot TM 31, entre outras situações, serve para cozer arroz e não esparguete.

Com os melhores cumprimentos,

Fica assim o aviso à navegação para quem usualmente compra esta revista e pretenda produzir a receita em questão. Um aviso também para quem ainda não se encontra familiarizado com os procedimentos do robot TM 31, o maior cuidado na interpretação destas receitas, já que encontrei várias gafes nas mesmas, conforme mencionei acima.

O CozinheiroDaTreta
28.Ago.2010

1088: Pizza de Frango com Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 base de Massa Fresca para Pizza Pingo Doce
– 400 g de peito de frango
– 150 g de alho francês
– 150 g de courgette
– 200 g de brócolos a Vapor Pingo Doce
– 4 colheres de sobremesa de Molho de Tomate com Basílico
– 150 g de queijo Mozzarella Ralado President
– 1 colher de sobremesa de orégãos
– 2 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de molho de soja (Shoyu)
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Numa frigideira ao lume, aqueça o azeite, deite o peito de frango, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até o frango estar tenro. Retire o frango para um prato e reserve. Coloque na frigideira o alho francês cortado em rodelas, a courgette cortada em cubinhos, tempere com o molho de soja e deixe cozinhar em lume brando, até os legumes estarem estufados. Corte o frango em pedacinhos e ligue o forno a 180º.
2.- Entretanto, leve ao microondas o pacote dos brócolos, programe 6 minutos, retire, deixe arrefecer, abra o pacote e depois passe os brócolos por água fria corrente.
3.- Estenda a base de Massa Fresca, apare o papel vegetal à volta e coloque-a, no exterior, sobre o tabuleiro de grade do forno. Por cima da massa, espalhe o molho de tomate, depois o frango desfiado e os legumes (*). Distribua os raminhos de brócolos bem escorridos, polvilhe com o queijo Mozzarella e os orégãos.
4.- Leve ao forno durante 30 minutos, retire e sirva de imediato com uma salada de alface temperada com vinagre balsâmico de Modena.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do folheto Sabores Mediterrânicos do Pingo Doce.
– (*) Para quem gostar, acrescente umas azeitonas em rodelas.
– Tempo: 60’ – Para x 6


© 26.Ago.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1087: Lulas com Cerveja

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de lulas limpas
– 200 ml de molho de nata Mimosa para Peixe
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 pimento vermelho
– 390 g (1 lata pequena) tomate em cubos
– 1 cerveja Sagres branca
– 1 colher de chá cheia de farinha Maizena
– 1 dl de azeite
– 1 cubo Knorr Peixe
– 2 gemas
– 2 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Corte as lulas em argolas. Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e o alho. Junte as lulas, o tomate com a calda, a cerveja, o cubo Knorr Peixes e deixe cozinhar durante 25 minutos.
2.- Entretanto, limpe o pimento de pelas brancas e sementes, corte-o em tiras e adicione ao tacho.
3.- Num recipiente à parte, misture as natas com as gemas, a salsa picada e a Maizena e adicione este preparado às lulas, no tacho, envolvendo bem. Rectifique temperos.
4.- Deixe espessar o molho mexendo sempre durante cerca de 3 minutos, retire para uma travessa, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato com uma guarnição de esparguete ou arroz branco.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 35’ – Para x 6

© 25.Ago.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1086: Cubos de Tamboril com Cogumelos e Natas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 300 g de cubos de tamboril ou 4 medalhões de tamboril
– 400 ml de natas Levíssima da Parmalat
– 4 fatias de pão de forma sem côdea
– 300 g de cogumelos frescos (laminados)
– 1 colher de sopa de margarina Becel Cozinha
– 1 dl de azeite + 1 dl de azeite
– 1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon
sumo de limão q.b.
sal marinho q.b.
pimenta de misturas q.b.
farinha de trigo q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

1.- Tempere os cubos de tamboril com o sumo de limão, o sal marinho e a pimenta. Numa frigideira ao lume, frite as fatias de pão no azeite (1 dl), escorra-as, retire e reserve-as. Na mesma frigideira, deite o restante azeite (1 dl) e a margarina e deixe aquecer. Polvilhe os cubos de tamboril com um pouco de farinha de trigo e coloque-os na frigideira até que fiquem douradinhos por completo.
2.- Retire os cubos de tamboril para uma travessa e, na gordura que ficou na frigideira, deite os cogumelos previamente fatiados, passados por água corrente e escorridos e deixe estufar até terem perdido a água.
3.- Adicione então as natas e a mostarda, deixe levantar fervura e, quando estiver cremoso, coloque os cubos de tamboril para tomarem gosto durante cerca de 1 a 2 minutos.
4.- Retire do lume, coloque o pão frito numa travessa e, sobre cada fatia, um ou dois cubos de tamboril (dependendo do tamanho deles). Regue-os com o molho e polvilhe com salsa picada. Sirva de imediato com uma guarnição de massa fresca Spaghettoni ou outra a gosto.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 45’ – Para x 3


© 24.Ago.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

– Aconselho a utilizar medalhões de tamboril em vez de cubos por uma questão de aparência.

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1085: Massa Farfalle com Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de massa Farfalle Pingo Doce
– 500 g de miolo de camarão Pingo Doce 100/200
– 200 ml de natas Levíssima da Parmalat
– 1 sopa de marisco Knorr
– 150 g de pasta Finello 3 quesos ralada (Cheddar, Regato e Emmental)
– 2 cebolas grandes
– 5 dentes de alho
– 0,5 dl de azeite
– 1 folha de louro
– 1 cubo Knorr Massas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Coza a massa em água fervente, com o cubo Knorr Massas, um fio de azeite, durante 15 minutos. Escorra e reserve.
2.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho e a folha de louro e deixe refogar até a cebola ficar macia. Junte então o miolo de camarão descongelado e deixe cozinhar até ficar ao gosto.
3.- Adicione a sopa de marisco e as natas, envolva tudo muito bem e deixe ferver durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e junte a massa cozida anteriormente, envolvendo tudo.
4.- Num Pyrex, verta o preparado e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno até estar gratinado ao gosto e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Sandra Medeiros–Pico–Açores, no Site Gastronomias.com: http://www.gastronomias.com/receitas/rec1469.htm.
– Tempo: 50’ – Para x 6


© 23.Ago.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]