1063: Calamares com Spaghettoni e Salada

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de calamares (argolas de lulas congeladas)
– 250 g de spaghettoni Pingo Doce
salada de alfaces q.b.
mayonnaise Vianeza q.b.
ketchup Calvé q.b.
ervas e especiarias para Massas da Margão
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Frite os calamares na Actifry durante 15 minutos sem gordura ou utilize a fritadeira.
2.- Deite água num tacho, temperada com sal e as ervas e especiarias para Massas, deixe ferver, adicione o Spaghettoni e deixe cozer durante 7 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Coloque os calamares, ao meio, num prato grande, de um lado disponha a salada, temperada com sal e pimenta e a mayonnaise e do outro lado a massa com o ketchup. Sirva de imediato.

Nota do Apokalypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 25’ – Para x 6


© 31.Jul.2010

1062: Folhados de Salmão com Espinafres

[Total: 0    Average: 0/5]

Não é uma receita mas uma indicação para aqueles dias que nem apetece fazer uma refeição e ainda muito menos saboreá-la…

O Pingo Doce, da variada gama de refeições deste tipo, tem uma embalagem com dois folhados de salmão com espinafres congelados, que são uma simples maravilha. Forno eléctrico pré-aquecido, 25 minutos a 220º. e já está!

Com uma salada simples com cebola, temperada com azeite extra-virgem, uma pitada de sal e polvilhada com Grani di Sole Mediteraneo (queijo ralado com ervas aromáticas), ficam solucionadas, de imediato, as duas questões (a preguiça de fazer a refeição e a preguiça de comer)…

Ingredientes:

– 1 embalagem Pingo Doce de Folhados de Salmão com Espinafres
salada fresca
cebola, azeite, q.b.
sal e queijo ralado, q.b.


© 29.Jul.2010

1061: Mousse de Pêssego com Hortelã

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 3 pêssegos grandes e maduros
– 4 iogurtes Magros de Pêssego em Pedaços
– 5 folhas de gelatina
– 4 folhas de hortelã
– 2 claras de ovo
– 2 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

1.- Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Descasque os pêssegos, tire-lhes os caroços, reserve uma metade, corte as restantes em gomos, deite-os no copo do robot TM31, junte as folhas de hortelã e os iogurtes e triture tudo programando 15 Seg., Vel. 5. Abra o copo e com a ajuda da espátula de silicone, baixe os resíduos das paredes. Programe mais 15 Seg., Vel. 5.
2.- Escorra as folhas de gelatina e derreta-as no microondas durante 10 segundos na potência máxima. Junte-as depois ao creme no copo e programe 15 Seg., Vel. 5.
3.- Bata as claras em castelo (como o copo estava ocupado, bati-as com o Speedy-Chef) até ficarem em espuma, adicione o açúcar e continue a bater até estarem bem firmes.
4.- Retire o creme do copo para um recipiente, adicione aos poucos as claras e mexa delicadamente até envolverem por completo. Divida o creme por taças individuais ou deixe ficar no próprio recipiente e leve ao frigorífico até à hora de servir. Decore com folhas de hortelã e os gomos de pêssego que reservou anteriormente.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada nos folhetos do Pingo Doce – Sabores Mediterrânicos, sob o mesmo nome e adaptada para o robot TM 31.
– Tempo: 30’ – Para x 8/10


© 29.Jul.2010

Quem não tiver o robot TM31, pode utilizar o processo com a varinha mágica

Reportagem passo a passo AQUI

1060: Salsichas Silesiana com Molho Roquefort

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 4 salsichas Silesiana (450 g)
sal q.b.
pimenta de misturas q.b.
tomilho q.b.
– 1 colher Actifry de azeite
– 1 kg de batatas
sal marinho q.b.

Ingredientes para o Molho Roquefort:

– 50 g de queijo Roquefort
– 1 ovo
– 80 g de leite
pimenta q.b.

Preparação:

1.- Coloque as salsichas no prato da Actifry, tempere com sal, pimenta de misturas (moinho), tomilho e uma colher Actifry de azeite e programe 25 minutos.
2.- Entretanto, descasque e corte as batatas em cubos e leve-as a cozer em água temperada com sal marinho.
3.- Para o Molho Roquefort: coloque todos os ingredientes no copo do robot TM 31 e programe 6 Min., Temp. 90º., Vel. 4. Dado que esta quantidade é reduzida em ordem à receita original, o molho, por ser espesso, fica pelas paredes do copo. Com uma espátula de silicone retira-se para um recipiente.
4.- Coloque as salsichas e as batatas numa travessa, regue as salsichas com a gordura que ficou na Actifry, sirva com as batatas cozidas e o Molho Roquefort separado.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus. O Molho Roquefort foi baseado na receita do livro básico do TM31.
– Tempo: 30’ – Para x 4


© 28.Jul.2010

Reportagem passo a passo AQUI

1059: Espetadas de Peru com Molho de Chouriço

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 embalagem de espetadas de peru
– ½ chouriço de carne corrente
– 5 dentes de alho
– 50 g de margarina Vaqueiro Clássico
– 1 dl de vinho branco
– 1 kg de batatas congeladas em cubos para fritar
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Disponha as espetadas num Pyrex untado com um fio de azeite (se as fizer no forno), tempere-as com sal e pimenta, ligue o forno (eléctrico) ou assador/grelhador, deixe aquecer a 220º. e leve a grelhar até ficarem ao gosto. Frite as batatas (27 minutos na Actifry sem gordura).
2.- Entretanto, prepare o molho de chouriço: retire a pele ao chouriço e pique-o na 1-2-3 ou outra picadora. Retire para um prato e pique de seguida os dentes de alho. Num tacho pequeno ao lume, deixe derreter a margarina, junte os alhos picados e deixe-os alourarem. Adicione o chouriço picado e mexa até levantar fervura.
3.- Adicione o vinho branco, mexa, rectifique temperos e deixe ferver novamente. Retire as espetadas, coloque-as numa travessa, regue-as com o molho de chouriço e sirva com as batatas fritas.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da autoria do Chefe Hernâni Ermida, publicada no Jornal Dica da Semana de 29 de Julho de 2010, saído hoje.
– Tempo: 40’ – Para x 4


© 27.Jul.2010

.

.

.

Reportagem passo a passo AQUI

1058: Lulas à Provençal 2

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 800 g de lulas limpas
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1,5 dl de vinho branco
– 100 g de tomate congelado em cubos
– 4 colheres de sopa de polpa de tomate Alho & Cebola da Compal
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
salsa picada e tomilho q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descongele, arranje e corte as lulas em argolas. Num tacho, deite o azeite, deixe aquecer e aloure o alho. Adicione as argolas de lulas, tempere com sal e pimenta e deixe refogar por 3 minutos.
2.- Deite o vinho, tape o tacho e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o tomate e a polpa de tomate, mexa e deixe cozinhar mais 5 minutos.
3.- Polvilhe com a salsa picada e o tomilho e deixe cozinhar, com o tacho tapado, mais 5 minutos. Verifique se as lulas estão macias.
4.- Retire para uma travessa e sirva de imediato com uma guarnição de arroz branco e mini tostas.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus
– Tempo: 30’ – Para x 5


© 26.Jul.2010

Reportagem passo a passo AQUI

1057: Massada do Mar

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 4 Medalhões de Pescada Pescanova (400 g)
– 250 de Penne Rigate da Buitoni
– 800 g de camarão 60/80
– 150 g de cebola congelada em cubos
– 100 g de alho francês
– 150 g de cenoura ripada
– 100 g de tomate congelado em cubos
– 1 folha de louro
– 1,5 lt de água
sal marinho q.b.
– 1 cubo Knorr marisco
– 3 colheres de sopa de alho picado congelado
– 3 dl de azeite
salsa picada q.b.

Preparação:

1.- Descongele e coloque o peixe num tacho com 1,5 litro de água, junte o sal, leve ao lume e quando começar a ferver, deixe cozinhar durante 10 minutos. Retire o peixe com uma espumadeira e reserve a água no tacho.
2.- Entretanto, coza os camarões no microondas durante cerca de 10 minutos na potência máxima, num recipiente com água temperada com sal. Retire, escorra a água e descasque os camarões, separando o miolo para um lado e as cascas e cabeças para outro.
3.- Junte as cascas e as cabeças dos camarões à água do tacho e deixe ferver para fazer um fumet. Com a varinha mágica, triture as cascas e cabeças dos camarões e coe a água para um recipiente. Corte o alho francês em rodelas, deite o azeite para um tacho, deixe aquecer e junte o alho até alourar. Junte então o alho francês e a cebola, mexa e deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Adicione depois a cenoura ripada (ou cortada às rodelas se preferir), o tomate, o cubo Knorr Marisco e a folha de louro. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 5 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando.
4.- Deite o caldo do fumet no tacho, sobre o refogado dos legumes e quando levantar fervura, adicione a massa. Envolva bem a massa, tape o tacho e deixe cozinhar a massa al dente. Entretanto, desfaça os medalhões de pescada e reserve.
5.- Terminado o tempo de cozedura da massa, apague o lume, adicione o miolo de camarão, envolva, junte o peixe desfiado, envolva e sirva de imediato, polvilhado com salsa picada.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação e adaptação Apok@lypsus, baseada numa receita dos folhetos Sabores Mediterrânicos do Pingo Doce. Quem pretender seguir a receita original, o folheto saiu esta semana e tem o nome de Massada de Peixe.
– Tempo: 70’ – Para x 6/7


© 25.Jul.2010

Embora esta receita tenha sido inspirada a partir do folheto acima mencionado e pelo qual registo os respectivos créditos, foram alterados vários procedimentos que resultaram numa receita tremendamente saborosa e que vai ser mais vezes repetida.
Reportagem passo a passo AQUI

1056: Lombo de Porco Salteado com Castanhas e Alecrim

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 930 g de lombo de porco
– 250 g de castanhas
– 1 dl de azeite (carne) + azeite (batatas) q.b.
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 800 g de batatinha nova
colorau q.b.
– sumo de limão q.b.
alho moído q.b.
alecrim e tomilho q.b.
sal marinho q.b.
– 1 folha de louro
– 1 dl de vinho branco

Preparação:

1.- Corte o lombo em cubinhos, deite-os para um recipiente e tempere-os com sal, pimenta, alho moído, sumo de limão e colorau. Envolva e deixe em repouso.
2.- Entretanto, prepare as batatinhas, dê um golpe na diagonal, coloque-as num Pyrex, deite azeite a gosto, sal marinho, colorau, tomilho e envolva-as. Aqueça o forno a 220º., coloque o Pyrex das batatinhas e deixe-as assar, mexendo de vez em quando (cerca de 30 a 45 minutos em forno eléctrico).
3.- Num tacho ao lume, deite o azeite, o louro e o alho e deixe alourar. Junte os cubos de porco e frite-os a gosto. Adicione depois as castanhas, junte o vinho branco, mexa e deixe cozinhar até as castanhas ficarem cozidas.
4.- Retire para uma travessa e sirva de imediato com as batatinhas assadas.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 65’ – Para x 6


© 24.Jul.2010

1055: Bolo de Laranja e Coco

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 350 g de açúcar
– 350 g de farinha de trigo
– 60 g de margarina Vaqueiro Clássico
– 50 g de coco ralado
– 3 ovos
– 1 colher de chá de fermento em pó Royal
– 2,5 dl de sumo de laranja

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º. Bata a margarina derretida com o açúcar e as gemas até obter um creme espesso. Adicione o sumo de laranja, a farinha misturada com o fermento e bata novamente até ficar uma massa homogénea.
2.- Bata as claras em castelo e adicione-as suavemente ao preparado anterior até completo envolvimento.
3.- Unte uma forma de chaminé com margarina, polvilhe com farinha, verta nela a massa e leve ao forno durante 45 minutos.
4.- Retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva de seguida.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ – Para x 8


© 24.Jul.2010

1054: Frango de Cerveja com Cebola

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 530 g de peitos de frango
– 1 sopa de cebola
– 1 cerveja mini Sagres
mistura de ervas e especiarias Margão para Aves
– 50 g de margarina Vaqueiro Clássico
alho moído q.b.
– 4 colheres de sopa de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
sal e pimenta de misturas (moinho) q.b.
– 1 dl de água

Preparação:

1.- Corte os peitos de frango em pedaços mais pequenos, tempere-os com sal, pimenta, temperos para Aves, alho moído e reserve.
2.- Num tacho ao lume, derreta a margarina, junte a cebola e alho picados e deixe alourar um pouco. Junte o frango, envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos mexendo sempre.
3.- Adicione a cerveja e a água, misture e deixe cozinhar em lume brando, com o tacho tapado, durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Se pretender um sabor menos forte, junte mais água mas esta quantidade faz um molho aveludado e de um sabor excepcional.
4.- Retire e sirva de imediato com uma guarnição de esparguete, arroz ou outra a gosto.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 30’ – Para x 6


© 23.Jul.2010