867: Hambúrgueres de Peru com Molho de Espargos

[Total: 0    Average: 0/5]

 

Ingredientes:

– 4 hambúrgueres de peru
– 1 frasco de Espargos verdes
– 200 ml de natas
– ½ embalagem de Creme de Espargos em pó
– 2 colheres de sopa de margarina Vaqueiro Alho
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 dl de caldo de galinha
– salsa picada q.b.
– sal e pimenta q.b.
– alho moído e ervas e especiarias Margão para Bifes q.b.

Preparação:

1.- Tempere os hambúrgueres com sal, pimenta, alho moído e as ervas e especiarias Margão para Bifes. Reserve. Corte os espargos em 3 partes, reservando as pontas e o meio e excluindo o resto.
2.- Num tacho, deite 1 litro de água e quando estiver a ferver deite 1 cubo Knorr Galinha. Deixe dissolver totalmente o cubo, mexendo. Deste caldo reserve 1 dl para o molho.
3.- Numa frigideira ao lume, deixe derreter a Vaqueiro Alho e o azeite; cozinhe os hambúrgueres nessa gordura, dos dois lados e retire. Junte então à gordura da frigideira, a ½ embalagem de Creme de Espargos (35 g) e mexa muito bem até dissolver por completo. Adicione depois o caldo de galinha, as natas e envolva muito bem até o molho espessar por completo.
4.- Introduza os hambúrgueres nesse molho, deixe cozinhar um pouco com o lume médio e depois adicione os espargos e a salsa picada a gosto, deixando cozinhar mais um pouco. Retire para uma travessa e sirva acompanhado com arroz branco.

– Uma preparação Apok@lypsus.

– Tempo: 30’ – Para 4 doses

31.Dez.2009
© Apok@lypsus, o CozinheiroDaTreta

866: Chocos à Lagareiro

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de choquinhos limpos
– 1 kg de batatinha para assar
– 8 dentes de alho
– 1,5 dl de azeite
– sal e pimenta q.b.
– salsa picada q.b.
– margarina Vaqueiro líquida q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 200º. Arranje os choquinhos, tempere-os com sal e pimenta e reserve. No tabuleiro do forno, espalhe sal grosso em abundância, dê um pequeno golpe transversal nas batatinhas e coloque-as por cima do sal. Leve-as ao forno e marque no relógio 45 minutos.
2.- Entretanto, coloque os choquinhos num tabuleiro refractário e coloque-o na prateleira por cima das batatas. Pode grelhá-los de outra forma mas eu preferi assim. A meio do tempo, retire o tabuleiro dos chocos, despeje a água que eles deixaram e coloque de novo o tabuleiro no forno.
3.- Terminado o tempo das batatas e para quem possuir forno a gás com queimador de grill, acenda-o para acabar de grelhar os choquinhos, regando-os com Vaqueiro líquida a gosto e mantendo o tabuleiro das batatas em baixo.
4.- Numa frigideira, aqueça o azeite, deixe ferver, junte os alhos cortados em rodelas sem os deixar queimar. Retire as batatas do forno, coloque-as numa travessa, por cima destas coloque os choquinhos, regue com o azeite e alho e polvilhe com a salsa picada. Sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ – Para 4 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 30.Dez.2009]

865: Frango com Esparguete no Forno

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 760 g de peitos de frango
– 500 g de esparguete
– 1 cebola média
– 2 cubos Knorr Galinha
– queijo ralado Presidente 4 Quesos
– cravos cabecinha q.b.

Ingredientes para o Molho:

– 400 ml de natas de soja
– 0,5 l de leite
– 5 colheres de sopa de Maizena Express Molhos
– noz-moscada e pimenta q.b.
– 1 cubo Knorr Galinha

Preparação:

1.- Num tacho, coloque os peitos de frango arranjados, cubra com água, espete os cravos cabecinha em volta da cebola e coloque esta no tacho, juntamente com os cubos Knorr. Leve ao lume, tape o tacho e assim comece a ferver, deixe cozer por mais 5 minutos. Retire, escorra e deixe arrefecer.
2.- Entretanto, coza o esparguete de acordo com as instruções da embalagem, escorra e reserve. Desfie o frango, cubra o fundo de um tabuleiro refractário com o esparguete e, por cima, o frango desfiado. Ligue o forno a 180º.
3.- Prepare o molho colocando num tacho o leite, as natas, o cubo Knorr, a farinha Maizena, misture tudo com uma colher até a farinha dissolver por completo e leve ao lume brando. Quando começar a ferver, deixe cozinhar mais 2 minutos, mexendo sempre. Retire do lume, junte a noz-moscada e a pimenta e envolva. Pode adicionar mais uma ou duas colheres de sopa de Maizena Express Molhos se achar que o molho está líquido (neste caso, dê mais 1 minuto de lume).
4.- Cubra o frango com o queijo ralado e depois verta o molho por toda a superfície. Leve ao forno durante 30 minutos, retire e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’- Para 6 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 29.Dez.2009]

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

864: Arroz de Legumes com Carnes Frias e Ovos

[Total: 0    Average: 0/5]

Hoje passei pelo Blogue Mesa para 4 e lembrei-me de uma receita que a minha Mãe fazia, quando era miúdo, mais ou menos do geito que a Samma fez com o seu Arroz Divertido, mas em que aproveitava restos de carnes cozinhadas, misturava com o arroz e depois finalizava com os ovos embrulhados. Não me lembro é se os ovos eram mexidos e fritos anteriormente se eram deitados crus para o tacho (de barro) e o próprio arroz é que os cozia.

Mas segui (não rigorosamente) a receita da Samma, a quem agradeço não só o facto de ter despoletado boas recordações de há mais de 55 anos, como da receita em si que ficou deliciosa, embora com ligeiras alterações de preparação. Nada que não se traduza por personalização culinária… Obrigado, Samma, pela “alembrança”!


Ingredientes:

– 300 g de arroz
– 200 g de mistura Ervilhas e Cenouras
– 1 cebola
– 1 colher de sopa de alho picado
– 0,5 dl de Azeite
– 250 g de Fiambre (cubos)
– 1 lata de salsichas de aves
– 6 dl de água
– sal e pimenta q.b.
– 1 cubo Knorr Arroz
– 4 ovos inteiros
– 1 colher de sopa de Vaqueiro Alho
– salsa picada q.b.

Preparação:

1.- Corte as salsichas em rodelas finas. Utilizei uma fatia de fiambre corte 9 que depois cortei em cubos. Pelo menos sei que é fresco e não está entaipado em embalagens plásticas.
2.- Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e o alho. Junte a mistura de Ervilhas e Cenouras (mesmo congeladas) e envolva bem no refogado. Adicione os cubos de fiambre, as rodelas de salsichas, 3 dl da água, o cubo Knorr Arroz e deixe cozinhar durante 8 minutos, mexendo regularmente.
3.- Adicione então o arroz, os restantes 3 dl de água quente, tempere com sal e pimenta, envolva bem e tape o tacho, mexendo de vez em quando. Quando começar a ferver, baixe para lume brando e deixe cozinhar durante mais 8 minutos, mexendo regularmente ou até não haver água no tacho.
4.- Entretanto, bata os ovos num recipiente, tempere com sal e pimenta e polvilhe com salsa picada a gosto. Leve uma frigideira ao lume, derreta a margarina e cozinhe os ovos mexendo com uma colher de pau até ficarem ligeiramente sólidos. Adicione de imediato ao tacho com o arroz, envolva muito bem e sirva de imediato.

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Blogue Mesa para 4, da Samma, em: ARROZ DIVERTIDO
– Tempo: 40’ – Para 6 doses


[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 28.Dez.2009]

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

863: Hambúrguer de Peru com Molho de Mostarda

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de carne picada de peru (5 unidades)
– 300 g de rebentos de soja
– alho moído q.b.
– 60 g de margarina Vaqueiro Clássica
– 2 colheres de sopa de margarina Vaqueiro Alho
– 3 colheres de chá de mostarda de Dijon
– ervas aromáticas Margão para Bifes q.b.
– 6 colheres de sopa de leite
– 2 colheres de sopa de Shoyu (molho de soja)
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Faça os hambúrgueres (ou compre-os já feitos), tempere-os com sal, pimenta, alho moído e as ervas aromáticas Margão e reserve.
2.- Numa frigideira ao lume, derreta as margarinas e cozinhe os hambúrgueres dos dois lados ao gosto. Retire-os para uma travessa, coloque-a em local quente e junte à gordura na frigideira, a mostarda, o leite, o molho Shoyu e deixe ferver. Junte então os rebentos de soja e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo e virando-os sempre com a ajuda de dois garfos de madeira.
3.- Distribua os rebentos de soja pela travessa dos hambúrgueres e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 20’ – Para 5 doses

[Receita preparada pel’ O CozinheiroDaTreta em 27.Dez.2009]

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

862: Rotti de Porco com Chourição e Queijo

[Total: 0    Average: 0/5]

Sendo que esta receita está semi-preparada, uma vez que o Rotti já vem confeccionado, não existe a habitual reportagem passo a passo mas apenas a receita em si e as imagens finais da mesma.

Ingredientes:

– 1 Rotti de Porco com chourição e queijo (600 g)
– 1 kg de batatas
– 4 dentes alho
– 1 colher sopa de margarina Vaqueiro Líquida
– 2 dl vinho branco
– 1 barra de tempero Knorr Alho & Salsa
– 1 colher chá de pimentão doce
– 1 colher de sopa de sumo de limão
– 1 pitada de cravinho em pó
– 1 colher de café de Tempero Margão para Porco (ervas aromáticas)
– tomilho q.b.
– azeite q.b.
– salsa picada q.b.
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descasque os alhos, esmague-os e deite-os para um recipiente. Junte a margarina Vaqueiro líquida, a barra de tempero Knorr desfeita à mão, o pimentão doce, o cravinho, o sumo de limão, uma pitada de pimenta, 2 colheres de sopa de vinho branco e misture tudo muito bem.
2.- Coloque o Rotti de Porco num tabuleiro e barre-o totalmente com a mistura anterior. Tape e deixe marinar no frio durante 60 minutos. Entretanto, descasque e corte as batatas em cubos e reserve.
3.- Ligue o forno a 180º. Regue o Rotti de Porco com o resto do vinho, o azeite a gosto, junte o tomilho, o Tempero Margão e a salsa, junte as batatas em redor e leve ao forno durante 60 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho.
4.- Retire do forno e sirva acompanhado com as batatas coradas.

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ + 60’ marinar – Para 6 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 25.Dez.2009]

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

861: Empadão de Bacalhau no Forno com Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 600 g de filetes de bacalhau
– 8 camarões tigre (300 g)
– 350 g de miolo de camarão 100/200
– 2 cebolas grandes
– 2 colheres de sopa de alho picado
– 1 dl de azeite
– salsa picada q.b.
– sal e pimenta q.b.

Ingredientes para o Puré:

– 1 kg de batatas para cozer, cortadas aos cubos
– 5 dl de leite
– 50 g de margarina
– sal e pimenta q.b.

Ingredientes para o molho Béchamel:

– 6 dl de leite
– 70 g de farinha
– 40 g de manteiga
– sal, pimenta e noz-moscada q.b.
– 2 gemas de ovo

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º. Leve ao lume um tacho com água e deixe ferver. Introduza o bacalhau previamente demolhado e deixe cozer durante 3 minutos. Retire, deixe arrefecer, retire a pele (e espinhas se tiver) e lasque-o.
2.- Num recipiente próprio com água temperada com sal, leve ao microondas os camarões tigre e o miolo de camarão crus e programe 15 minutos na potência máxima. Retire, escorra e reserve. Prepare o Béchamel (se não o tem de compra), introduzindo no copo da TM31 todos os ingredientes, excepto as gemas e programe 8 Min., Temp. 90º., Vel. 4. No final, introduza as gemas pelo bocal e dê 30 Seg., Vel. 4. Retire, reserve e lave o copo para preparar o puré.
3.- Prepare o puré de batata, introduzindo no copo da TM31 todos os ingredientes com excepção da margarina e programe 35 Min., Temp. 90º., Vel. Colher Inversa. Adicione a margarina e triture 30 Seg., Vel. 5-6-7.
4.- Leve ao lume um tacho com o azeite, as cebolas cortadas às rodelas fininhas e o alho e deixe refogar bem. No fundo de um tabuleiro refractário, coloque a cebola, o alho e o azeite do refogado, o bacalhau lascado e polvilhe com pimenta e a salsa picada. Por cima, disponha o miolo de camarão, verta o Béchamel e cubra finalmente com o puré de batata. Coloque os camarões tigre por cima e leve ao forno durante 20 minutos.
5.- Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva de seguida.

Informação Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 80’ – Para 8 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 21.Dez.2009]

apokalypsus2a

860: Quiche de Carne Picada com Natas 3 Queijos

[Total: 0    Average: 0/5]
Dado que esta Quiche nada tem de especial senão o aproveitamento de carne picada de peru já cozinhada, aqui ficam apenas os ingredientes e a preparação, com as respectivas imagens:


Ingredientes:

– 1 embalagem de Massa Quebrada de compra
– 400 g de carne picada de peru cozinhada ao gosto
– 4 ovos
– 200 ml de natas com 3 queijos
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– 1 pitada de noz moscada moída
– queijo ralado President 4 Queijos (Emmental, Cheddar, Mozzarella e Semi Curado q.b.
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º. Estenda a massa com o papel vegetal sobre a bancada, recorte o papel vegetal ao tamanho do círculo da massa e coloque depois (massa com vegetal por baixo) sobre uma tarteira, cortando o excesso de massa nos bordos e picando o fundo com um garfo.
2.- Num recipiente, bata muito bem os ovos com as natas, tempere com sal e pimenta e junte a salsa picada e a noz-moscada, com a ajuda de uma vara de arames.
3.- Coloque a carnbe picada previamente cozinhada a gosto na base da tarteira e verta o preparado de ovos sobre ela. Polvilhe com o queijo ralado e depois com salsa picada.
4.- Leve ao forno durante 30 minutos, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme, coloque num pratgo e sirva com uma guarnição a gosto.

Informação Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Dada a simplicidade desta receita e porque já existem várias idênticas embora com outros ingredientes, não se publica a reportagem passo a passo. Esta receita é boa para aproveitar sobras de algo que nos ficou de véspera.
– Tempo: 40′ – 6 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 23.Dez.2009]

apokalypsus2a

859: Bolo de Laranja

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 350 g de açúcar
– 350 g de farinha sem fermento
– 60 g de margarina
– 3 ovos
– 1 colher de chá de fermento Royal
– 2,5 dl de sumo de laranja

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º. Num recipiente, bata a margarina derretida com as gemas e o açúcar, até obter um creme espesso.
2.- Adicione o sumo de laranja, a farinha previamente misturada com o fermento e bata novamente até ficar uma massa espessa. Bata as claras em castelo e adicione-as ao preparado anterior, envolvendo delicadamente até completa dissolução.
3.- Unte uma forma de chaminé com margarina e polvilhe com farinha, verta o preparado da massa na forma e leve ao forno durante 40 minutos. Teste a cozedura com um palito, retire, desenforme para um prato, deixe arrefecer e sirva.

Informação Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada em outras receitas de bolos de laranja anteriormente preparadas. Esta, é uma versão mais simples e rápida.
– Tempo: 50’ – Para 10 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 19.Dez.2009]

858: Couve Lombarda com Recheio de Peru

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 460 g de carne picada de peru
– 1,6 l de água
– 200 g de arroz agulha
– 10 folhas de couve lombarda
– 100 g de cebola
– 1 colher de sopa de alho picado
– 20 g de margarina
– sal e pimenta q.b.
– 1 colher de café de Mistura Margão Grelhados

Preparação:

1.- Coloque no copo 9 dl de água, o cesto com o arroz e programe 12 Min., Vel. 1, Temp. Varoma.
2.- Findo o tempo anterior, coloque as folhas de couve, previamente passadas por água fria, na Varoma e programe (com o arroz ainda no cesto), 10 Min., Temp. Varoma, Vel. 1. Retire depois a Varoma e passe as folhas de couve por água fria. Retire o cesto e reserve o arroz.
3.- Sem lavar o copo, coloque a cebola cortada aos quartos e o alho e programe 5 Seg., Vel. 5. Junte a margarina e programe 3 Min., Temp. Varoma, Vel. 1. Adicione a carne e programe 20 Seg., Vel. 6. Junte o arroz, sal, pimenta e Mistura Margão Grelhados e programe 1 Min., Vel. Espiga.
4.- Estenda as folhas de couve na bancada e divida a mistura de carne por elas, enrolando-a na folha de modo a que a extremidade fica virada para baixo. Coloque-as depois no recipiente Varoma, deite 7 dl de água no copo, insira a Varoma e programe 40 Min., Temp. Varoma, Vel. 1.
5.- Entretanto, prepare o olho de tomate. Leve um tacho ao lume com 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de alho picado e deixe refogar até o alho ficar lourinho. Junte uma lata pequena de tomate pelado com o sumo, tempere com sal, pimenta e 1 colher de café de orégãos e deixe cozinhar durante 5 minutos. Com a varinha mágica reduza tudo a puré.
6- Findo o tempo da TM31, retire as folhas de couve recheadas para uma travessa e sirva com uma guarnição de massa ou arroz a gosto, regadas com o molho de tomate.

Informação Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada de uma receita publicada no Blogue Maravilhas da Cozinha, para o robot de cozinha TM 31.
– Tempo: 70’ – Para 10 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 19.Dez.2009]