1283: Pudim de Queijo

[Total: 0    Average: 0/5]

Este Pudim foi preparado ontem, mas depois de ter saído do forno, teve de arrefecer e entrar para o frigorífico onde esteve pernoitado até hoje.

Ingredientes:

– 1 cx de queijo Philadelphia (200 g)
– 400 g de natas para bater PD
– 6 ovos
– 2 latas de leite condensado light PD (397 g cada)
– caramelo líquido Royal q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180ºC. com o tabuleiro meio de água (banho Maria). Num recipiente, bata os ovos, junte o leite condensado, volte a bater com a ajuda da vara de arames, adicione o queijo, misture tudo de novo até o queijo ficar completamente desfeito.
2.- Bata as natas em chantilly (utilizei o Speed Chef da Tupperware). Adicione as natas ao preparado anterior e envolva muito bem até ficar uma mistura homogeneizada. Unte muito bem uma forma de chaminé com o caramelo líquido.
3.- Verta o preparado para a forma, leve ao forno (a água do tabuleiro já deve estar a ferver) e deixe cozer durante 90 minutos, baixando a temperatura para 160ºC.
4.- Retire do forno, deixe arrefecer completamente, leve ao frigorífico e desenforme apenas no dia seguinte.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 110’ + 24 h de frio – Para 12 doses

Reportagem:






© 24.Mai.2011

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’370px’]

Pudim de Leite d’ Avó

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 300 g de açúcar
– 100 g de farinha
– 50 g de queijo ralado Mozzarella
– 5 dl de leite
– 4 ovos
caramelo líquido q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º., coloque no interior um tabuleiro com água e barre uma forma para pudim com o caramelo.
2.- Na tigela da misturadora, coloque os ovos e o açúcar, ligue na rotação mínima e deixe misturar bem. Junte a farinha, o fermento e o queijo ralado e deixe misturar bem. Retire a tigela da misturadora e, manualmente, deite o leite e mexa com uma colher, suavemente, durante 5 minutos.
3.- Verta a mistura para a forma e leve ao forno dentro do tabuleiro em banho-maria, durante 30 minutos.
4.- Retire, deixe arrefecer dentro do banho-maria, desenforme e leve ao frigorífico. Sirva depois bem fresco e decorado a gosto.


Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada na revista Tele Culinária nº. 1633 de Agosto/2010, sob o mesmo nome.
– Tempo: 45’ – Para x 8

© 02.Ago.2010

Reportagem passo a passo AQUI

Esta receita representa o verdadeiro lema d’ O CozinheiroDaTreta: é uma TRETA! Ao longo dos últimos anos de publicações quase diárias, nunca deixei de publicar, fosse que por motivo fosse, os DESASTRES DaTreta que se vão deparando nesta minha caminhada culinária. E esta receita é outro desses desastres DaTreta. Por azar, ou por coincidência, uma receita de uma revista que comprei no fim de semana e a qual tinha deixado de comprar há mais de um ano por ter conseguido DESASTRES DaTreta idênticos em várias receitas. Não estou a culpar ninguém, mas o facto é que de outras origens, nunca uma receita me falhou! Mas passando a este Pudim de Leite d’ Avó, penso que o mau resultado até foi bom por duas razões: ao tentar desenformar o pudim, verifiquei que ele, no meio, ainda estava líquido o que em meu fraco entender na matéria, não estava devidamente cozido porque os 30 minutos enunciados na revista não foram os suficientes para a sua cozedura. Mas com a ajuda de uma espátula de silicone e um bocado de engenho (não tivesse eu formação na área de assemblagem de hardware informático, modéstia à parte), consegui desenformá-lo não sem primeiro ter extraído uma sopinha deliciosa de creme do dito cujo. Depois de ter ido umas horas ao frigorífico, a sopinha estava simplesmente deliciosa (pode ser considerada como uma sobremesa líquida) e o sólido que restou do pudim, estava delicioso, embora que esfarrapado na estrutura (é o que faz ter feito o exame de engenheiro culinário a um fim-de-semana e por fax…). Mas como nunca me dou por vencido, seja em que circunstâncias forem, vou repetir esta dose mas à minha maneira e depois logo verei se o mau ou bom resultado da segunda tentativa, é da receita, do tempo de fogão ou porque realmente sou um enorme DaTreta… Mas ao sair do forno, estava tão bonitinho…

922: Pudim Molotov no Microondas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 6 claras
– 6 colheres de açúcar
– caramelo líquido q.b.

Preparação:

1.- Bata as claras em castelo e adicione o açúcar, envolvendo de novo até obter o ponto de suspiro.
2.- Unte uma forma (que possa ir ao microondas) com caramelo líquido e vá deitando colheradas da mistura na forma.
3.- Leve ao microondas, na potência máxima, durante 90 segundos. Deixe arrefecer, leve ao frigorífico, desenforme quando estiver morno e verta o caramelo por cima. Leve de novo ao frigorífico.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Blogue As Receitas da Tita.
– Tempo: 2’ – Para 6 doses

876: Pudim de Chocolate e Coco

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de leite
– 4 ovos
– 1 colher de sopa de manteiga
– 100 g de coco ralado
– caramelo líquido Royal q.b.
– 100 g de açúcar
– ¼ de chávena de água
– 2 colheres de sopa bem cheias de cacau/chocolate magro em pó

Preparação:

1.- Unte uma forma de pudim com o caramelo líquido. Ligue o forno a 180º. e coloque o tabuleiro com água.
2.- Coloque no copo da TM 31 todos os ingredientes e programe 7 Min., Temp. 37º., Vel. 4.
3.- Deite o preparado na forma e coloque-a no forno em banho-maria durante cerca de 30 minutos ou até verificar que está cozido (prova do palito).
4.- Aqui e dado que a receita original não mencionava processo de desenformar, desenformei à saída do forno e o pudim desmanchou-se por completo. Penso que teria de deixar arrefecer primeiro para desenformar depois. Fica para uma próxima experiência. Contudo, coloquei-o mesmo assim num prato, deixei arrefecer e levei-o ao frigorífico. Na hora de servir, coloquei chantilly por cima e polvilhei com Rolinhos de Cacau Magro da Vahiné.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Blogue Coco e Baunilha: Pudim Delícia de Chocolate e Coco
– Tempo: 40’ – Para 8 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 10.Jan.2010]