1816: Amêijoas de Cebolada

[Total: 0    Average: 0/5]

Nos anos 50/60, bacalhau era comida de pobre. Cada posta de bacalhau demolhado, na mercearia do bairro (alguidar de barro à porta), custava entre 1$50 e 2$50, dependendo das postas. Depois do 25’Abr’74, bacalhau passou a ser comida de rico. Embora hoje ninguém fizesse anos cá em casa, arranjei uns lombos de bacalhau em saldo no supermercado e o nosso jantar foi bacalhau cozido com batatas, grão e ovo, regados com azeite extra virgem Galo, para lembrar os anos idos de pobreza na altura (sem saudades), e de miséria agora (cheio de raiva). As moscas mudaram mas a trampa ainda é pior…

Bacalhau já lascado
Bacalhau já lascado

E para entrada, umas amêijoas (vietnamitas) de cebolada. Segue a receita:

AmeijoasCebolada01c

1-ingredientes100Ingredientes:

– 1,200 Kg de amêijoas (vietnamitas)
– 1 dl de azeite
– 2 cebolas
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– ½ pimento verde
– ½ pimento vermelho
– 1 ½ dl de cerveja branca Sagres
– sal e pimenta de misturas q.b.

1-preparacao100Preparação:

01.- Coloque as amêijoas num recipiente com água e sal e deixe repousar cerca de 60 minutos. Depois, escorra a água e passe as amêijoas por 3 águas a fim de tirar eventuais resíduos de areia e escorra-as bem. Leve um tacho ao lume com uma colher de sopa de azeite, sumo de limão, junte as amêijoas (sem água, cozem no próprio suco que largam), tape o tacho e deixe cozinhar em lume forte, sacudindo o tacho de vez em quando, até ficarem bem abertas.
02.- Lave os pimentos, retire as peles brancas e as sementes e corte-os em tiras finas. Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas finas. Noutro tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte o alho e deixe refogar até ficar douradinho. Adicione então a cebola e deixe refogar até esta ficar macia. Junte depois os pimentos, misture e deixe cozinhar durante 5 minutos.
03.- Acrescente a cerveja, deixe ferver, verifique o sal e junte a pimenta. Reduza o lume e deixe cozinhar durante 5 minutos. Terminado o tempo, adicione as amêijoas à cebolada e misture tudo delicadamente.
04.- Retire para uma travessa e sirva de imediato com uma cerveja Sagres Radler (sem álcool). Uma delícia!

AmeijoasCebolada09c

Reportagem:

30′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:
– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no jornal Dica da Semana de 07/08/2014, da autoria do Chefe Hernâni Ermida.


© 08.Ago.2014

 

1810: Caracóis à Portuguesa

[Total: 0    Average: 0/5]

– Há dois anos, por esta altura, publiquei aqui esta receita. Para aqueles que querem ainda aproveitar a época dos caracóis, embora eles estejam caros para muitas bolsas (€ 3,99/kg), republico de novo a receita.

Ingredientes:

– 1 kg de caracóis médios (caracoleta pequena)
– 2 cubos de caldo de galinha Knorr
– 2 folhas de louro
– 6 dentes de alho picados
– 2 colheres de sopa de azeite
– piripiri q.b.
– 1 colher de sobremesa de orégãos
– 1 colher de café de cominhos moídos
– sal grosso de cozinha q.b.

Preparação:

01.- Passe os caracóis por água corrente (num passador), virando-os constantemente, até a água sair limpa.
02.- Numa panela, coloque os caracóis e encha de água até uma mão travessa acima deles. Leve a panela tapada, ao lume brando, durante 30 minutos. Findo este tempo, deite para a panela os cubos Knorr, as folhas de louro, o alho, o piripiri, o azeite, os orégãos, os cominhos e o sal, mexa tudo muito bem, tape a panela deixando uma abertura para sair o vapor e deixe cozinhar mais 30 minutos em lume médio.
03.- Retire a panela do lume, deixe repousar com a tampa fechada durante 5 minutos e sirva depois com o líquido da cozedura. Acompanhados com uma Sagres Raidler… é um estrondo…!

60′ económico fácil


© 12.Jul.2014