1476: Moussaka com Arroz

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes base:

– 250 g de arroz Basmati
– 300 g de carne picada (porco, vitela, etc.)
– 2 beringelas
– queijo curado da Ilha ralado q.b.
– 1 dl de vinho branco
– 40 g de molho de tomate com basílico
– 2 gemas de ovo
– margarina q.b.
– 1 dl de azeite
– sal e pimenta de misturas q.b.

Ingredientes Béchamel:

– 0,5 lt de leite
– 40 g de margarina
– 60 g de farinha
– sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação:

1.- Corte as beringelas às rodelas, tempere com sal em abundância e deixe repousar durante 60 minutos. Passe-as depois por água corrente, seque-as e frite-as em óleo até ficarem douradas. Escorra-as em papel absorvente e reserve.
2.- Prepare o Béchamel ou compre uma embalagem de 500 ml, acrescentando, em qualquer dos casos, as duas gemas e mexendo bem até dissolver. Quem tiver o robot TM31, faça o Béchamel no modo habitual. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Numa frigideira ao lume com um pouco de azeite, deixe aquecer, coloque a carne picada, tempere com sal e pimenta, adicione o vinho e cozinhe em lume forte até que o vinho se evapore. Acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar mais 20 minutos.
4.- Prepare o arroz de modo convencional ou no robot TM31. Num tabuleiro refractário, coloque camadas alternadas de arroz, carne, rodelas de beringela e o molho béchamel, finalizando com este molho. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 30 minutos. Retire e sirva de imediato.


Reportagem:








75′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma Receita do website Nestlé (muito confusa).
– Mussaca.
Mussaca ou mussacá (em grego: μουσακάς, transl. mussakás; eslavo meridional: мусака / musaka; ambas do turco musakka, por sua vez do árabe مسقعة, transl. musaqqaʿa, “resfriado”[1][2]), também conhecida como mousaka ou moussaka, é uma especialidade gastronómica do Médio Oriente, típico das culinárias grega e turca, entre outras, constituído por carne de carneiro, beringelas, e tomate, sempre condimentado com azeite, cebola e ervas e fortemente temperado com pimenta.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


© 03.Ago.2012

 

799: Moussaka

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 530 g de carne de porco picada
– 500 ml de molho Bechamel
– 200 g de tomate congelado em cubos
– 1 beringela média
– 1 cebola
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 3 colheres de sopa de azeite
– sal marinho q.b.
– pimenta branca moída q.b.
– orégãos q.b.
– queijo Mozzarella ralado q.b.
– pão ralado q.b.
– coentros e cravinho moídos q.b.

Preparação:

1.- Pique a cebola e leve-a a alourar juntamente com o alho, no azeite quente. Adicione a carne picada, os coentros e o cravinho moídos e mexa até que ela se solte e fique cozinhada. Ligue o forno a 160º.
2.- Junte o tomate em cubos, previamente passados por água quente e escorridos, baixe o lume e deixe refogar suavemente. Tempere com sal, pimenta e orégãos.
3.- Entretanto, corte a beringela em rodelas muito finas, besunte ligeiramente o fundo de um Pyrex com azeite e coloque uma primeira camada de rodelas de beringela. Por cima, deite uma camada fina do preparado de carne, volte a colocar outra camada de rodelas de beringela e repita até terminar sendo que, a última camada, será de beringela.
4.- Cubra tudo com o molho Bechamel, polvilhe com o queijo e depois com o pão ralados e leve ao forno durante 30 minutos. Sirva a Moussaka com uma salada de folhas de canónigos, temperada com um fio de azeite em ervas aromáticas (alecrim, tomilho e orégãos).

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita Sabores Mediterrânicos do Pingo Doce.
– A receita original de Moussaka tem origem no Médio Oriente, sendo típica da Grécia e Turquia. É feita com carne de borrego ou carneiro, beringelas e tomate. Actualmente existem variantes da Moussaka, com outras carnes e até vegetariana. Brevemente, prepararei uma Moussaka de Soja.
– Tempo: 45’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 25.Set.2009]

Reportagem passo a passo em: MOUSSAKA

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

467: Arroz Recheado

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 800 g de arroz cozido
– 1 kg de tomate congelado em cubos
– 1 beringela
– 2 cebolas
– 2 dentes de alho
– 100 g de queijo ralado Mozzarella
– 3 queijos frescos Magro
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1 folha de louro
– 1 colher de sopa de orégãos
– sal e pimenta q.b.
– óleo para untar

Preparação:

1.- Corte a beringela em fatias. Leve ao lume uma frigideira untada com óleo e deixe aquecer. Junte as fatias de beringela e deixe-as grelhar de ambos os lados. Retire e reserve.
2.- Descasque as cebolas e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione os cubos de tomate previamente passados por água quente, junte também os orégãos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ficar espesso.
3.- Ligue o forno a 180º. Num tabuleiro de louça ou Pyrex, deite metade do arroz cozido, cubra com as fatias de beringela, os queijos frescos cortados em rodelas e metade da mistura de tomate. Espalhe o resto do arroz, junte o resto da mistura de tomate e polvilhe com o queijo ralado.
4.- Leve ao forno durante 20 minutos, retire e sirva quente.

– Tempo: 50’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 21.Ago.2008]

193: Beringelas Gratinadas com Atum e Queijo

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 beringelas grandes
– 1 lata de atum grande
– 1 lata grande de tomate pelado
– 2 cebolas
– 3 dentes de alho
– 0,5 dl de azeite
– queijo ralado q.b.
– orégãos q.b.
– sal q.b.

Preparação:

1.- Lave as beringelas, retire-lhes as extremidades, corte-as em fatias no sentido do comprimento, coloque-as num passador de rede e polvilhe-as com sal grosso.
2.- Num tacho ao lume, aqueça o azeite, junte as cebolas e os alhos picados grosseiramente e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique transparente.
3.- Adicione o tomate com o molho da lata e 2 dl de água, tempere com sal e deixe cozinhar 20 minutos. Retire do lume, reduza a puré e junte orégãos a gosto.
4.- Leve uma panela ou tacho grande ao lume com água e deixe ferver. Passe as beringelas por água corrente, escalde-as na panela, retire-as e coloque-as num passador de rede. Ligue o forno a 180º.
5.- Deite um pouco do molho de tomate num tabuleiro de forno (utilizei um refractário), disponha uma camada de beringela, por cima, cubra com um pouco do atum previamente escorrido e desfeito com um garfo, junte mais molho de tomate e polvilhe com um pouco de queijo ralado. Repita a operação até que acabe a beringela, regue com o resto do molho de tomate, polvilhe com o último queijo e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar gratinado. Retire e sirva de imediato.

– Tempo: 80’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 18.Nov.2008]