1944: Bacalhau Cremoso no Forno

[Total: 0    Average: 0/5]

Esta receita é uma variante da que aqui foi inserida em 07.Fev.2015 ( BACALHAU CREMOSO COM COUVE-FLOR ) e ficou simplesmente deliciosa.

BacalhauCremosoForno03cBacalhauCremosoForno01c
Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 cubo tempero de Alho, Louro e Pimentão (Continente)
– 2 dl de azeite
– 1 kg de batata congelada para fritar em cubos
– 5 ovos
– 2 dl de natas light
– 500 ml de molho Béchamel
– 200 ml de passata de tomate (Guloso)
– queijo Mozzarella ralado q.b.
– 2 colheres de salsa fresca picada
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Descongele, lasque o bacalhau em cru e reserve. Frite as batatas (utilizei a Actifry – 30 minutos). Ligue o forno a 180ºC.
02.- Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o cubo de tempero e o alho e refogue até a cebola ficar transparente. Junte a passata de tomate, mexa e deixe refogar mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione depois o bacalhau desfiado, misture e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo bem.
03.- Adicione a batata frita ao preparado de bacalhau, envolvendo tudo delicadamente. Num recipiente à parte, tempere os ovos com sal, pimenta de misturas de moinho e bata-os muito bem. Adicione depois aos ovos as natas e o Béchamel e bata tudo com a ajuda da vara de arames. Verta o preparado no tacho, envolva com o bacalhau e as batatas fritas e depois deite para um tabuleiro refractário.
04.- Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar gratinado. Retire do forno e sirva de imediato.
BacalhauCremosoForno02cBacalhauCremosoForno04c

45′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

– Dado que em 25.Mai.2015 foi aprovado na Assembleia da República, pela maioria PPD/CDS, com abstenção do PS e votos contra do PCP, Verdes e BE, depois de vetado por Cavaco Silva, o decreto-lei 320/XII da Cópia Privada que taxa todos os equipamentos de suporte magnético (smartphones, pens, discos rígidos, computadores ou tablets, impressoras, SD’s, etc.,) e que faz parte de um pacote legislativo sobre direitos de autor e direitos conexos, aprovado pela maioria parlamentar em Fevereiro, com o objectivo de compensar os autores por cada cópia para uso privado que cada utilizador ou consumidor faça de uma obra recorrendo a equipamentos electrónicos, faço saber QUE EXIJO DIREITO A ROYALTIES DA SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) PELOS MEUS TRABALHOS AUTORAIS DE IMAGEM FIXA E VÍDEO referentes às minhas obras gravadas em discos rígidos internos e externos, pen drives, micro-SD, SD, DVD, Blu-Ray ou outro suporte óptico que normalmente utilizo, na qualidade de designer de web sites e Blogues, que faço e farei. Até esta imundície ser apagada da legislação, boicotarei a compra de todos estes suportes em Portugal, passando a adquiri-los no estrangeiro onde não existe este tipo de exploração e roubo por parte de quem nada produziu (SPA e autores), para receber este tipo de “taxas”.

© 30.Mai.2015
0-apokalypsus-assmista

[ratingwidget_toprated type=”posts” created_in=”all_time” direction=”ltr” max_items=”5″ min_votes=”1″ order=”DESC” order_by=”avgrate”]

1901: Preparado para Mariscada

[Total: 0    Average: 0/5]

PreparadoMariscada02cPreparadoMariscada03cIngredientes:

– 1 embalagem de Preparado para Mariscada La Caldera (Lidl)
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 100 g de tomate em cubos congelado
– 2 ½ chávenas de água
– 1 chávena de arroz agulha
– 1 cubo Caldo Louro & Pimentão (Continente)
– ½ dl de azeite
– coentros frescos picados q.b.
– sal e piripiri q.b.

Preparação:

01.- Descongele o Preparado para Mariscada. Coloque um tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola, o cubo louro & pimentão, o alho e deixe refogar até alourar. Adicione depois o tomate ao refogado e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
02.- Junte o preparado de marisco ao refogado e envolva. Com o lume brando, adicione a água quente, o piripiri, sal, tape o tacho e deixe apurar até começar a ferver.
03.- Adicione então o arroz e mexa bem. Quando retomar a fervura, tape o tacho e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo amiudadas vezes.
04.- Retire do lume, junte os coentros picados, envolva, retire para uma travessa e sirva de imediato.
PreparadoMariscada01cPreparadoMariscada04cReportagem vídeo:
1-nikon

35′ económico fácil

[vasaioqrcoide]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 31.Jan.2015
0-apokalypsus-assmista

Crepes Recheados com Carne Picada, Fumeiros & Vegetais Chineses

[Total: 0    Average: 0/5]

CrepesRecheadosCarnePicadaFumeirosVegetaisChineses01cCrepesRecheadosCarnePicadaFumeirosVegetaisChineses03cIngredientes Crepes:

– Massa para Crepes (Branca de Neve)
– 500 g de preparado de carne picada (bovino e suíno)
– 750 g de Mistura de Vegetais Chineses
– 1 medida de Granulado de Caldo para Carne (Knorr)
– 1 colher de sopa de molho de soja
– uma pitada de cominhos
– 4 colheres de sopa de azeite
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– ½ chouriço de carne corrente
– ½ morcela
– ½ farinheira
– alecrim e manjericão q.b.
– pimenta de misturas q.b.

Ingredientes Molho:

– 100 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 ml de passata de tomate
– orégãos q.b.
– manjericão q.b.
– 1 cubo tempero Louro & Pimentão
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Para o primeiro crepe, unte uma frigideira anti-aderente com um fio de óleo. Aqueça a frigideira, coloque uma concha de massa e vá girando a frigideira até a massa ocupar toda a base. Mantenha no lume até a parte de baixo começar a ficar dourada. Vire a massa e deixe mais uns segundos no lume. Reserve.
02.- Recheio de carne: num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola, o alho e deixe refogar ligeiramente até a cebola ficar macia. Junte a carne picada, tempere com o Granulado Caldo de Carne, pimenta, molho de soja, cominhos, alecrim, manjericão e deixe cozinhar a carne até esta começar a ganhar cor.
03.- Adicione então os fumeiros, sem pele, cortados em rodelas finas, envolva-os na carne e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos, mexendo amiudadamente.
04.- Entretanto, prepare a mistura de vegetais chineses de acordo com as instruções da embalagem. Quando terminar, retire uma quantidade suficiente para juntar ao recheio da carne, servindo o restante para guarnição. Coloque o crepe na bancada, disponha o recheio da carne ao longo do centro e por cima, uma fina camada de vegetais chineses. Enrole o crepe… …
05.- Para o Molho: Num tacho ao lume, refogue a cebola e o alho, junte a passata de tomate, sal, orégãos, manjericão, pimenta, o cubo Louro e Pimentão e deixe cozinhar durante 10 minutos. Terminada a preparação dos crepes recheados, coloque-os numa travessa, regue-os com o molho de tomate preparado e sirva com a guarnição de vegetais chineses salteados.

CrepesRecheadosCarnePicadaFumeirosVegetaisChineses02cCrepesRecheadosCarnePicadaFumeirosVegetaisChineses04c
Reportagem vídeo:
1-nikon

60′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 02.Jan.2015
0-assinatura300.

1850: Espirais com Picado de Carne

[Total: 0    Average: 0/5]

– Não é uma receita porque basicamente tenho feito este prato de várias maneiras, mas uma simples sugestão para quem tem sobras de carne picada ou quer variar a forma de a fazer.

EspiraisPicadoCarne01c

Ingredientes:

– 520 g de carne picada (rojões)
– 500 g de espirais (Milaneza)
– 1/2 dl de azeite
– 1 colher de sopa de massa de pimentão
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate
– 1 medida de Granulado Knorr Caldo de Carne
– 1 cubo Knorr para Massas
– 1 cubo tempero Alho & Coentros (Continente)
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 1 pitada de cominhos moídos
– 1 dl de vinho branco
– 200 ml de molho béchamel
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem, numa panela com água a ferver temperada com sal, um fio de azeite e um cubo Knorr Massas. Escorra e reserve.
02.- Entretanto, coloque um tacho ao lume com o azeite, o alho e a cebola e deixe esta ficar macia. Adicione a massa de pimentão, a polpa de tomate e o cubo Alho & Coentros e deixe refogar durante 5 minutos em lume médio.
03.- Adicione a carne picada ao tacho, espalhe-a muito bem, tempere com o Granulado de Carne, uma pitada de sal, pimenta, molho de soja, os cominhos, a salsa picada, o vinho, mexa muito bem e deixe a carne cozinhar durante 10 minutos, em lume médio, mexendo de vez em quando.
04.- Adicione então o béchamel, envolva bem na carne e deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo sempre até homogeneizar a mistura. Findo o tempo, reduza o lume para o mínimo, junte a massa aos poucos e mexendo sempre para envolver bem a carne na massa, até acabar. Este tipo de massa é muito adequado para esta receita, dado que o granulado da carne entranha-se nas espirais dando um sabor muito bom ao conjunto.

EspiraisPicadoCarne02c

35′   económico   fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 16.Nov.2014
apokalypsus001_200

1818: Mariscada com Arroz

[Total: 0    Average: 0/5]

MariscadaArroz11c
MariscadaArroz01c

1-ingredientes100Ingredientes:

– 800 g de Preparado de Marisco congelado
– 300 g de arroz carolino
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 dl de vinho branco
– ½ dl de azeite
– 7 dl de água
– 1 folha de louro
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– 4 colheres de sopa de Passata de Tomate
– 1 cubo Knorr para Mariscos
– 1 cubo Louro & Pimentão
– sal e pimenta q.b.

1-preparacao100Preparação:

1.- Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e o alho. Adicione a folha de louro, os coentros, a passata de tomate, os cubos de tempero e o vinho branco. Tempere com sal e pimenta, adicione depois a água e a Mariscada.
2.- Quando começar a ferver, adicione o arroz, tape o tacho e deixe cozinhar durante 12 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando. Rectifique os temperos e deixe em repouso cerca de 5 minutos com o tacho tapado.
3.- Sirva de imediato, polvilhado com coentros picados.

MariscadaArroz12c
MariscadaArroz10c
1-nikon100

 

 

 

Reportagem:

 

 

30′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

logo_apokalypsus200 
© 12.Ago.2014

1809: Potas com Molho Aveludado

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de tiras de potas congeladas
– 5 Colheres de sopa de azeite
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 210 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos (Guloso)
– 2 Colheres de sopa de polpa de tomate
– 2 dl de vinho branco
– 1 cubo de caldo Knorr de peixe
– 1 cubo tempero louro & pimentão
– 1 colher de sopa de farinha Maizena
– 3 colheres de sopa de queijo ralado
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

01.- Descongele e corte as tiras de pota em cubos. Num tacho ao lume colocar o azeite, a cebola, o alho e os dois cubos de tempero, deixar refogar e depois juntar a polpa e a passata de tomate. Deixe cozinhar durante 2 minutos e acrescente as tiras de potas. Tempere com sal, pimenta e regue com o vinho branco.
02.- Deixe levantar fervura, reduza para fogo lento e deixe cozinhar durante 20 minutos, com o tacho tapado, até as potas ficarem macias.
03.- Num recipiente, desfaça a Maizena num pouco de leite frio e junte depois às potas no tacho, assim como o queijo ralado. Mexa sempre até engrossar.
04.- Retire o tacho do lume, passe o preparado para uma travessa e sirva de imediato com uma guarnição de arroz branco.

Reportagem:

40′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no Blogue Iguarias Caseiras


© 11.Jul.2014

 

1781: Carne Picada com Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 720 g de carne picada
– 400 g de legumes para saltear (¹)
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de alho congelado picado
– ½ dl de azeite
– queijo Mozzarella ralado q.b.
– 2 colheres de sopa de molho de soja
– 1 cubo tempero Louro & Pimentão
– 1 dl de Passata de Tomate
– 2 colheres de chá de massa de alho
– sal q.b.

0-fornoconvectorPreparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte o cubo tempero, a passata de tomate, a massa de alho, a cebola e o alho e deixe refogar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
02.- Adicione os legumes, envolva-os no refogado, tempere com o molho de soja e uma pitada de sal e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo frequentemente. Junte então a carne picada, espalhe bem pelo refogado, envolva nos legumes e deixe cozinhar até a carne ganhar cor, mexendo frequentemente.
03.- Retire do lume e coloque o preparado num Pyrex, polvilhando com o queijo ralado. Leve o Pyrex ao forno (no meu caso utilizei o Convector de Halogéneo com ventilação), até o queijo derreter ligeiramente.
04.- Retire para a mesa e sirva de imediato com uma guarnição de arroz de açafrão.

Reportagem:

30′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus
– (¹) mistura de feijão verde, courgettes, cebola, cenoura parisiense, cogumelos e brócolos.


© 15.Abr.2014

 

1777: Empadão de Bacalhau com Vegetais Chineses

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado
– 750 g de mistura de vegetais chineses
– 500 g de flocos para puré de batata
– leite q.b. para o puré (ver instruções da embalagem)
– ½ dl de azeite
– 1 folha de louro
– 1 cubo tempero pimentão & louro
– 300 g de tomate congelado em cubos
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 2 colheres de sopa de alho congelado picado
– queijo Mozzarella q.b.
– pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau e desfaça-o em lascas pequenas. Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, adicione o alho, o louro, o cubo tempero e a cebola e deixe refogar ligeiramente. Junte o tomate e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em, quando.
02.- Adicione o bacalhau ao refogado e deixe cozinhar durante 3 minutos. Junte depois a mistura de vegetais chineses, envolva bem e deixe cozinhar mais 10 minutos, em lume médio, mexendo de vez em quando. Entretanto, prepare o puré de batata e reserve. Ligue o forno a 180ºC.
03.- Num tabuleiro refractário, deite metade do puré de batata, por cima disponha o preparado do bacalhau com os legumes (escorridos) e cubra com o restante puré. Polvilhe com o queijo Mozzarella e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho.
04.- Retire do forno e sirva de imediato. Esta quantidade de ingredientes dá para +/- 8~10 doses.

60′ económico fácil

– Esta receita não tem reportagem devido a um erro surgido no cartão de memória do equipamento fotográfico. Fica para uma próxima oportunidade..
Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 05.Abr.2014

 

1762: Arroz de Carne Picada

[Total: 0    Average: 0/5]
A receita original tem o nome de Arroz de Carne Picada à Minhota. Como retirei o feijão e acrescentei ingredientes, não pretendo adulterar o nome, por isso omiti o “à Minhota”. A receita original pode ser vista, clicando no endereço abaixo da receita.

Ingredientes:

. 800 g de carne picada
– 300 g de arroz agulha
– 1 chouriço de carne
. 1 dl de vinho branco
. 1/2 dl de azeite
. 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
. 1 cubo de tempero Louro & Pimentão
. 2 dl de polpa de tomate
– 1 colher de chá de manjericão
– 1 medida de Granulado Knorr de Carne
. 1 colher de sopa de salsa fresca picada
. sal e pimenta q.b.

Preparação:

01.- Coza o arroz. No meu caso, cozi-o no robot TM 31 de acordo com a receita original do livro base.
02.- Entretanto, leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho, o chouriço cortado em rodelas e deixe refogar. Adicione então a polpa de tomate, o cubo tempero Louro & Pimentão, o vinho e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o manjericão e mexa. Junte a carne picada, espalhe-a bem pelo tacho, polvilhe com o Granulado Knorr de Carne, tempere com sal e pimenta, envolva e deixe cozinhar até ficar devidamente doiradinha, mexendo frequentemente.
03.- Deite o arroz cozido no tacho, envolva bem com a carne, rectifique temperos, junte a salsa e deixe apurar, em lume brando, durante 3 minutos.
04.- Retire o arroz para uma travessa e sirva de imediato.

Reportagem:

 

30′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no site Petitchef sob o nome de Arroz de Carne Picada à Minhota.


© 09.Mar.2014

 

1752: Bacalhau Gratinado com Esparguete

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado demolhado
– 400 g esparguete
– 500 ml de molho Béchamel Mimosa
– 200 ml de natas light
– 1 dl azeite
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 cubo Louro & Pimentão
– 2 dl de polpa de tomate
– 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
– 1 gema de ovo
– queijo ralado q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

01.- Descongele e desfie o bacalhau.
02.- Coza o esparguete em água a ferver temperada com sal, um fio de azeite, durante 8 minutos e escorra de seguida. Ligue o forno a 180ºC.
03.- Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe este aquecer, junte a cebola, o alho e deixe refogar ligeiramente; adicione a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe apurar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o bacalhau, os coentros, envolva, junte o esparguete, envolva muito bem e deixe cozinhar durante 5 minutos em lume médio; rectifique temperos e verta o preparado para um tabuleiro refractário.
04.- Num recipiente, misture as natas com o molho Béchamel, a gema de ovo e espalhe a mistura sobre o preparado do bacalhau; polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 20 minutos. Retire do forno e sirva de seguida.

Reportagem:

 

40′ económico fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site 1001 Receitas


© 18.Fev.2014

14 de Março de 2017 - Encerramento deste Blogue

14 de Março de 2017 – Encerramento deste Blogue

2 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
© 14.Mar.2017 Já se encontra online o novo Blogue Receitas Especiais…
Read More
2 semanas ago14 de Março de 2017 – Encerramento deste Blogue
Arrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros

Arrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros

2 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Ingredientes: - 500 g de tiras de pota - 200 g de arroz Basmati - 250 g de miolo de camarão 80/…
Read More
2 semanas agoArrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros
Paella

Paella

3 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Ingredientes: – 1 embalagem de Paella Culínea congelada – 2 colheres de sopa de óleo de girass…
Read More
3 semanas agoPaella
Lombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet

Lombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet

3 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Ingredientes: - 1 emb. de Lombos de Pescada - 1 emb. de salteado gourmet Green Gorcer's - azeit…
Read More
3 semanas agoLombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet
Crocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tricolores

Crocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tric…

3 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Uma simples sugestão para uma refeição rápida e saborosa. Ingredientes: - Crocantes Tiras de Pot…
Read More
3 semanas agoCrocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tric…