1580: Paella de Mariscos

[Total: 0    Average: 0/5]

 

A paella (em castelhano e catalão) é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valência – daí que em Portugal seja comummente conhecido como Arroz à Valenciana.
Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.
Recipiente usado para a paella
O prato é chamado paella devido à paellera ou paella valenciana, uma espécie de frigideira, de ferro ou aço, onde são preparados vários pratos da culinária valenciana, como o arroz negro e o fideuá. A paella ou paellera, é uma frigideira rasa e grande (diâmetro mínimo de 30 cm), com duas alças. O formato da paella favorece o cozimento do arroz por igual.
O nome Paella vem do latim “Patella“, espécie de bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocadas as oferendas aos Deuses, em rituais de fecundação da terra.
Há diversas receitas, mas a autêntica paella valenciana é a união de vários alimentos característicos da região: arroz, frango, coelho, pato, garrofó, tabella e ferraura – variedades autóctones de feijão -, tomate, azeite e açafrão (que dá a cor amarela característica do prato). Ocasionalmente pode se adicionar alcachofras e caracois, alguns também adicionam ervilhas.
Com a difusão da paella pela costa, foram acrescentados frutos do mar: choco, camarões, lulas, lagostins, vôngoles, mexilhões, e polvo, tornando-o um prato misto (terra e mar).
Em suas diferentes variações, encontram-se ainda as “paellas marineras” (peixe e frutos do mar) e a “paella negra“, com tinta de lula.
No Brasil, normalmente é feita com frutos do mar.
A comunidade valenciana sempre associou a paella a um evento festivo. Devido a sua preparação laboriosa e a seus ingredientes serem um luxo para a maioria da população, durante muito tempo, quando havia uma festa, a paella era o prato escolhido. É tradicionalmente cozida em um fogo à lenha, preferencialmente ao ar livre e normalmente preparada pelo homem.
In Wikipedia

 

Ingredientes:

– 400 g de Cocktail de Marisco (*)
– 4 colheres de sopa de azeite
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 lata de tomate triturado com ervas aromáticas
– 225 g de arroz agulha
– 5 dl de caldo de marisco (**)
– 1,5 dl de vinho branco
– 75 g de ervilhas congeladas
– 1 colher de chá de Açafrão moído
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– sal e pimenta preta moída q.b.

Preparação:

1.- Num tacho grande ao lume, aqueça o azeite, junte a cebola e o alho, deixe refogar durante 5 minutos, mexendo frequentemente. Adicione o tomate e refogue durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
2.- Junte o arroz ao refogado, mexa de modo a envolvê-lo no tomate e deixe cozinhar durante dois minutos, mexendo várias vezes. Regue com o caldo marisco previamente preparado (**), o vinho, adicione as ervilhas e o açafrão, tempere com sal e pimenta, misture bem, junte então o marisco previamente passado por água corrente e escorrido e deixe cozinhar, em lume brando, durante 25~30 minutos, mexendo frequentemente para o arroz não queimar.
3.- Retire o tacho do lume, conserve-o tapado e deixe a Paella repousar durante 5 minutos. Passe a Paella para uma travessa, polvilhe com a salsa picada e sirva de imediato.

Reportagem:

 

55′ económico 6/7 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita do Livro Arroz e Arrozes, da Verbo.

(*) Cocktail de Marisco: Miolo de Mexilhão, Miolo de Camarão, Miolo de Amêijoa Zebra, Miolo de Amêijoa-arca-Antiga, Lula e Delícias do Mar.
(**) Caldo de Marisco: Leve ao lume um tachinho com 1 litro de água e um cubo Knorr Marisco, deixe ferver bem, dissolva o cubo, mexendo bem e fica pronto.



© 03.Mar.2012
0-assinatura2

14 de Março de 2017 - Encerramento deste Blogue

14 de Março de 2017 – Encerramento deste Blogue

2 meses ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
© 14.Mar.2017 Já se encontra online o novo Blogue Receitas Especiais…
Read More
2 meses ago14 de Março de 2017 – Encerramento deste Blogue
Arrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros

Arrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros

2 meses ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Ingredientes: - 500 g de tiras de pota - 200 g de arroz Basmati - 250 g de miolo de camarão 80/…
Read More
2 meses agoArrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros
Paella

Paella

2 meses ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Ingredientes: – 1 embalagem de Paella Culínea congelada – 2 colheres de sopa de óleo de girass…
Read More
2 meses agoPaella
Lombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet

Lombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet

2 meses ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Ingredientes: - 1 emb. de Lombos de Pescada - 1 emb. de salteado gourmet Green Gorcer's - azeit…
Read More
2 meses agoLombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet
Crocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tricolores

Crocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tric…

2 meses ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Uma simples sugestão para uma refeição rápida e saborosa. Ingredientes: - Crocantes Tiras de Pot…
Read More
2 meses agoCrocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tric…