1540: Vol-au-Vents de Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 caixas de Vol-au-Vents (12 unidades)
– 1 pacote de sopa (creme) de marisco
– 500 ml de Béchamel
– 2,5 dl de água
– 500 g de miolo de camarão calibre 20/40
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 cebola
– 50 g de margarina
– 2 colheres de sopa de cebolinho picado
– queijo ralado parmesão q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Leve uma panela pequena ao lume com a água, deixe ferver, junte o conteúdo da saqueta do Creme de Marisco e mexa continuamente até engrossar. Adicione então o Béchamel e continue a mexer até homogeneizar a mistura. Reserve.
2.- Num tacho ao lume, deite a margarina, deixe derreter, junte a cebola bem picada e o alho e deixe alourar. Adicione o miolo de camarão, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até os camarões ganharem cor rosada. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Ao preparado do Creme de Marisco com o Béchamel, novamente ao lume brando, adicione o miolo de camarão, o cebolinho, envolva tudo muito bem, retire do lume e reserve.
4.- Recheie os Vol-au-Vents com o preparado acabado de fazer, fazendo com que cada um leve 2 ou 3 camarões, polvilhe com o queijo ralado, cebolinho picado e leve ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante cerca de 10 minutos.
5.- Retire do forno e sirva como entrada ou como refeição simples com uma guarnição de salada ou arroz branco.


Reportagem:






35 ~ 40′ económico 12 unid. fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Nestlé Cozinhar.
Vídeo em: http://youtu.be/8xJsuogTfw4



© 24.Dez.2012
0-assinatura

14 de Março de 2017 - Encerramento deste Blogue

14 de Março de 2017 – Encerramento deste Blogue

2 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
© 14.Mar.2017 Já se encontra online o novo Blogue Receitas Especiais…
Read More
2 semanas ago14 de Março de 2017 – Encerramento deste Blogue
Arrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros

Arrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros

2 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Ingredientes: - 500 g de tiras de pota - 200 g de arroz Basmati - 250 g de miolo de camarão 80/…
Read More
2 semanas agoArrozada de Cubos de Pota com Camarão aos Coentros
Paella

Paella

2 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Ingredientes: – 1 embalagem de Paella Culínea congelada – 2 colheres de sopa de óleo de girass…
Read More
2 semanas agoPaella
Lombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet

Lombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet

2 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Ingredientes: - 1 emb. de Lombos de Pescada - 1 emb. de salteado gourmet Green Gorcer's - azeit…
Read More
2 semanas agoLombos de Pescada ao Tomilho com Salteado Gourmet
Crocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tricolores

Crocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tric…

3 semanas ago Cozinheiro DaTreta Cozinheiro DaTreta
Uma simples sugestão para uma refeição rápida e saborosa. Ingredientes: - Crocantes Tiras de Pot…
Read More
3 semanas agoCrocantes Tiras de Pota com Arroz de Pimentos Tric…

 

Vol-au-Vents de Cogumelos, Tofu & Seitan

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 6 Vol-au-Vents para rechear
– 320 g de cogumelos frescos
– 160 g de alho francês (parte branca) em rodelas
– 200 g de Rolo de Seitan e Tofu com Ervas da Cemporcento
– 60 g de Vaqueiro Refogado
– 2 dl de natas de soja
– sumo de limão q.b.
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Lave o alho francês, escorra-o e corte-o em rodelas finas. Leve uma frigideira ao lume com a Vaqueiro Refogado e deixe derreter, adicione depois as rodelas de alho francês e deixe cozinhar até que estas fiquem macias.
2.- Entretanto, lave os cogumelos, enxugue-os bem e corte-os em pedaços pequenos. Deite os cogumelos na frigideira e salteie-os mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta, reduza o lume, escorra o líquido da frigideira, volte a colocá-la no lume, adicione as natas, envolva com os cogumelos e deixe cozinhar.
3.- Entretanto, corte os Rolos de Seitan e Tofu com Ervas às rodelas e adicione-os à frigideira. Tempere com um pouco de sumo de limão e deixe cozinhar durante 3 minutos.
4.- Retire do lume e distribua o recheio pelos Vol-au-Vents, colocando uma rodela de Tofu e Seitan no fundo da caixa, depois encha com o recheio e encime com outra rodela de Tofu e Seitan.
5.- Aproveitando o recheio que sobra, coza arroz branco e depois envolva-o no recheio, levando a lume brando por uns 3 minutos, fazendo assim um arroz de Tofu e Seitan excelente para acompanhar os Vol-au-Vents.

– Tempo: 30’ – Para 6 doses

O que é o Tofu?

A partir dos grãos de soja elabora-se o queijo “O Tofu”. É uma proteína 100% vegetal de excelente qualidade, sendo uma alternativa integral à carne (seja ela qual for).

Segundo a Wikipédia, aqui está uma breve apresentação:

O tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e se apresenta com a forma de um quadrado branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O seu processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja.

Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como picles, etc. Nutricionalmente tem um conteúdo protéico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos [N.W.- Aqui o autor deste texto esqueceu-se de mencionar que os macrobióticos também utilizam este produto].

Se prepara mediante a coagulação do chamado “leite de soja”, que é uma solução do extrato (ou “leite” ) de soja em água, que é prensado posteriormente para separar a parte líquida da sólida, de uma maneira semelhante a como se prepara o queijo a partir do leite.

Para a coagulação usa-se um coagulante, como nigari, ou cloreto de magnésio,. Também é usado o cloreto de cálcio. Pode ser preparado em pequena escala, domesticamente

O que é o Seitan?

É um produto preparado com farinha de trigo integral, transformado até se obter um produto pobre em amido e rico em glúten. É, por isso, um alimento muito proteíco para substituição da carne.

O que nos diz a Wikipédia sobre o Seitan:

O seitan ou glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, é um substituto da carne derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É um alimento da Antiguidade, tal como o tofu. Não está claro se a receita provém da Índia ou da China. O seitan é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária.

Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno. Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. O seitan é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono. A massa lavada é então cozinhada com molho de soja (shoyu ou tamari) e ganha assim uma consistência dura.

Fica um preparado fibroso, que deve ser bem cortado em fatias. O seitan é um óptimo substituto da carne e assemelha-se no aspecto. É um produto rico em fibras e minerais. Encontra-se à venda em lojas de produtos naturais. Geralmente o seu período de validade é de 2-3 semanas, no entanto pode congelar-se.

Preparação caseira de Seitan

Existem duas alternativas para preparar seitan caseiro: usando farinha de trigo integral ou usando farinha de glúten. A primeira farinha encontra-se em qualquer supermercado e é mais barata, mas o preço final do seitan é mais elevado. A segunda tem a vantagem de poupar muito tempo na preparação, de haver menos desperdícios (de farinha e água) e de tornar a sua confecção mais simples, mesmo para os menos experientes na cozinha.

Espero ter ajudado quem não conhecia estes produtos naturais, utilizados nos regimes alimentares macrobióticos (e penso que também nos vegetarianos. Digo penso, porque nesta área desconheço completamente este regime).

[Receita confeccionada em 07.Jan.2009]

424: Vol-au-Vents com Cogumelos e Chouriço

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 caixa de Vol-au-Vents (6 unidades)
– 1 cebola
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 50 g de margarina
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 chouriço de carne
– 1 lata pequena de cogumelos laminados
– 1 colher de chá de pimentão doce
– orégãos q.b.
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º. Descasque a cebola e pique-a finamente. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e a margarina e deixe derreter esta última. Junte depois a cebola e o alho e deixe cozinhar até alourar.
2.- Adicione os cogumelos laminados e deixe-os saltear bem, envolvendo-os no refogado. Tire a pele ao chouriço, pique-o na trituradora e junte depois aos cogumelos, envolvendo bem. Tempere com sal e pimenta, polvilhe com o pimentão-doce e os orégãos. Deixe cozinhar mais um pouco, mexendo sempre.
3.- Retire do lume e recheie os Vol-au-Vents com o preparado. Leve-os ao forno por 5 minutos e sirva-os de imediato com guarnição a gosto.

– Tempo: 20’ – Para 3 doses

[Receita confeccionada em 23.Fev.2009]

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]