1242: Penne Rigate de Tamboril com Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 418 g de tamboril congelado (€ 3,34)
– 200 g de Miolo de Camarão Grande Iglo
– 200 g de Penne Rigate Buitoni
– 1 pimento verde
– 1 cebola
– 2 dentes de alho
– 50 g de polpa de tomate Cebola & Alho da Compal
– 40 g de azeite
– 1 lt de água
– sumo de limão q.b.
– 2 colheres de sopa de salsa picada fresca
– 1 folha de louro
– piripiri q.b.
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Peça para serrar o tamboril em postas com 2 cm de largura. Descongele, retire a espinha do meio e a pele e corte em cubos (penso já existir à venda cubos de tamboril). Tempere os cubos com o sumo de limão, sal e pimenta de moinho e deixe repousar.
2.- Descasque e lave a cebola, corte-a em quartos, descasque os alhos, lave o pimento, retire-lhe as pelas brancas e as sementes e corte-o de modo grosseiro. Deite no copo a cebola, os alhos, o pimento e programe 5 Seg., Vel. 5. Baixe os resíduos com a espátula, adicione a polpa de tomate, o azeite e programe 5 Min., Temp. 100ºC., Vel. Colher Inversa.
3.- Adicione a água, a folha de louro e a salsa picada e tempere com sal e piripiri. Junte a massa ao copo, coloque os cubos de tamboril e o miolo de camarão na Varoma, encaixe-a no copo e programe 20 Min., Temp. Varoma, Vel. Colher Inversa. (Na receita da revista – erro de casting – informa para colocar a borboleta no copo, contudo, a borboleta não deve ser inserida quando o robot tem a Varoma).
4.- Deite o preparado do copo para um recipiente, junte os cubos de tamboril e o miolo de camarão, envolva, rectifique temperos se necessário e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista TeleCulinária Especial Robot de Cozinha nº. 38, de Mar/2011.
– Pode utilizar cotovelos ou outro tipo de massa a gosto.
– Tempo: 40’ – Para 6 doses

Reportagem:



© 07.Mar.2011

1086: Cubos de Tamboril com Cogumelos e Natas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 300 g de cubos de tamboril ou 4 medalhões de tamboril
– 400 ml de natas Levíssima da Parmalat
– 4 fatias de pão de forma sem côdea
– 300 g de cogumelos frescos (laminados)
– 1 colher de sopa de margarina Becel Cozinha
– 1 dl de azeite + 1 dl de azeite
– 1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon
sumo de limão q.b.
sal marinho q.b.
pimenta de misturas q.b.
farinha de trigo q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

1.- Tempere os cubos de tamboril com o sumo de limão, o sal marinho e a pimenta. Numa frigideira ao lume, frite as fatias de pão no azeite (1 dl), escorra-as, retire e reserve-as. Na mesma frigideira, deite o restante azeite (1 dl) e a margarina e deixe aquecer. Polvilhe os cubos de tamboril com um pouco de farinha de trigo e coloque-os na frigideira até que fiquem douradinhos por completo.
2.- Retire os cubos de tamboril para uma travessa e, na gordura que ficou na frigideira, deite os cogumelos previamente fatiados, passados por água corrente e escorridos e deixe estufar até terem perdido a água.
3.- Adicione então as natas e a mostarda, deixe levantar fervura e, quando estiver cremoso, coloque os cubos de tamboril para tomarem gosto durante cerca de 1 a 2 minutos.
4.- Retire do lume, coloque o pão frito numa travessa e, sobre cada fatia, um ou dois cubos de tamboril (dependendo do tamanho deles). Regue-os com o molho e polvilhe com salsa picada. Sirva de imediato com uma guarnição de massa fresca Spaghettoni ou outra a gosto.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 45’ – Para x 3


© 24.Ago.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

– Aconselho a utilizar medalhões de tamboril em vez de cubos por uma questão de aparência.

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]