1089: Aviso a quem possui robots de cozinha TM 31 (Bimby)

[Total: 0    Average: 0/5]

Embora não me compita estar aqui armado em fiscal ou revisor de revistas com receitas de cozinha, porque não me pagam para isso, é muito aborrecido ter de comprar essas revistas e depois ao escolher uma das receitas do nosso agrado, levar com gafes como as que já encontrei ao longo dos anos, quer em tempos de programação, quer em procedimentos básicos.

Por essa razão, deixei de comprar certo tipo de revistas do género e azar meu, ao comprar ontem a revista de Setembro de 2010, nº. 32, da Tele Culinária Especial – Robot de Cozinha, dedica aos robots de cozinha TM 31 (Bimby) e Taurus MyCook, encontrei um procedimento que penso estar errado dado que sempre cozinhei o esparguete sem o copo de rede e a receita em questão informava para o colocar no copo.

Nesta conformidade, enviei, por descargo de consciência, um e-mail ao Director da revista, Hernâni Gonçalves, com o seguinte teor:

Exmo. Senhor:

Sou possuidor de um robot Thermomix TM31, mais conhecido no mercado por Bimby, desde 2007 e já efectuei nele centenas de receitas quer dos livros que são disponibilizados pela empresa que comercializa a máquina, quer de produção própria, por isso, estranho que na pág. 11 da revista acima referenciada – Esparguete à Italiana -, informem para colocar o cesto de rede para cozer o esparguete.

O esparguete deve ser cozido sem cesto de rede até porque ao colocá-lo, reduz consideravelmente o espaço em altura interior e dificulta a introdução do esparguete pelo bocal da tampa, uma vez que tem de efectuar-se pressão no mesmo para ele ir baixando até ficar completamente introduzido no copo.

Desconheço se o autor fez realmente essa receita com o copo de rede ou não, mas penso que se não a fez, deveria existir um maior cuidado na publicação das vossas receitas já que tenho encontrado, ao longo dos tempos, várias gafes análogas a esta, bem como tempos de programação. Para quem já está familiarizado com o manuseamento do robot facilmente encontra e detecta essas gafes, mas quem o tem há pouco tempo e desconhece os procedimentos básicos do mesmo, facilmente é levado ao engano.

O copo de rede, quando introduzido no copo do robot TM 31, entre outras situações, serve para cozer arroz e não esparguete.

Com os melhores cumprimentos,

Fica assim o aviso à navegação para quem usualmente compra esta revista e pretenda produzir a receita em questão. Um aviso também para quem ainda não se encontra familiarizado com os procedimentos do robot TM 31, o maior cuidado na interpretação destas receitas, já que encontrei várias gafes nas mesmas, conforme mencionei acima.

O CozinheiroDaTreta
28.Ago.2010