1237: Bolo de Batata com Carne Picada

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 536 g de carne picada vitela (€ 2,67)
– 1,300 Kg de batatas
– 1 cebola
– 2 dentes de alho
– queijo ralado Finello 3 Quesos q.b.
– 50 g de margarina
– 1 cubo de caldo de carne
– uma pitada de cominhos
– sal e pimenta q.b.
– margarina para untar
– pão ralado para polvilhar
– papel vegetal q.b.

Preparação:

1.- Deite 500 g de água no copo. Descasque as batatas, lave-as, corte-as em cubos pequenos, coloque-os na Varoma, encaixe esta no copo e programe 35 Min., Temp. Varoma, Vel. 2. Escorra o copo, deite-lhe as batatas cozidas, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e cominhos e programe 60 Seg., Vel. 6-7-8 progressivamente. Caso necessário, a meio do tempo passe com uma espátula para envolver os cubos de batata que ainda não estão desfeitos. Retire para um recipiente e reserve.
2.- Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em quartos, deite tudo para o copo lavado e seco e programe 5 Seg., Vel. 5. Baixe os resíduos com a espátula. Junte depois o cubo de carne e a margarina e programe 5 Min., Temp. Varoma, Vel. 1. Encaixe a borboleta nas lâminas, junte a carne picada solta, rectifique temperos e programe 5 Min., Temp. Varoma, Vel. 1. Retire o preparado do copo e reserve.
3.- Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma amovível ou fixa com margarina, forre-a com o papel vegetal, unte novamente e polvilhe com o pão ralado. Disponha uma camada de puré no fundo, seguida de uma camada de carne e termine com o restante puré, alisando e calcando suavemente as superfícies das 3 camadas.
4.- Leve ao forno durante 20 minutos, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme para um prato de forno, polvilhe com o queijo ralado e leve novamente ao forno durante cerca de 5 minutos ou até o queijo derreter e ficar douradinho. Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada de uma receita da revista TeleCulinária Especial Robot de Cozinha nº. 38, de Março/2011.
– Tempo: 75’ – Para 6 doses

[b]Reportagem:[/b]




© 23.Fev.2011

1119: Empadão de Salsichas (2)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 frascos de salsichas alemãs Pingo Doce
– 2 kg de batatas para cozer
– 300 g de ervilhas Pingo Doce
– 1 lata grande de tomate pelado Pingo Doce
– 100 g de cebola congelada em cubos Pingo Doce
– 1 colher de sopa de alho picado congelado Auchan
– 50 g de margarina Becel Cozinha
– 2 + 1 gemas
– 4 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de queijo ralado Finello
– 1 colher de salsa picada Pingo Doce
sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Descasque e lave as batatas e corte-as em cubos grandes. Coloque um tacho ao lume com água, tempere de sal e deixe levantar fervura. Introduza as batatas e deixe-as cozer durante 20 minutos.
2.- Entretanto, prepare o recheio: leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer e cozinhe a cebola e o alho até aquela ficar macia. Junte a lata de tomate com o molho, desfaça o tomate com a colher de pau, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos.
3.- Corte as salsichas em rodelas, passe as ervilhas por água quente corrente e junte tudo ao tacho do refogado. Misture, rectifique o sal, tempere com pimenta a gosto e adicione a salsa picada. Mexa de novo e deixe cozinhar, em lume brando, mais 10 minutos.
4.- Ligue o forno a 180º C. Escorra as batatas, reduza-as a puré, junte a margarina, o queijo ralado e as duas gemas e envolva muito bem. Deite metade deste puré para o Pyrex, espalhe por cima a mistura do refogado, devidamente escorrida, cubra com o restante puré e alise. Pincele com a gema batida e leve ao forno até ficar douradinho. Deixe arrefecer um pouco e sirva.


Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no Jornal Dica da Semana de 30.Set.2010, do Chefe Hernâni Ermida.
– Tempo: 60’ – Para x 6


© 28.Set.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]