1394: Empadão de Frango (2)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de bife de frango da Várzea
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 4 colheres de sopa de azeite
– 400 g de tomate triturado com manjericão Auchan
– 1 cubo de caldo Knorr galinha
– 1 folha de louro
– 2 gemas
– 400 g de flocos de batata para puré Jerónimo
– 4,5 dl de leite
– 7,5 dl de água
– 50 g de margarina
– noz-moscada q.b.
– queijo fundido ralado q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Coloque uma panela ao lume com água, o cubo caldo de galinha, uma pitada de sal e deixe ferver. Adicione depois os bifes de frango cortados em porções grandes e deixe cozer durante 3 minutos. Retire do lume, escorra, desfie a carne e reserve.
2.- Leve outro tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho e a folha de louro e deixe alourar. Adicione o frango desfiado, envolva, junte a lata de tomate, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire e reserve. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Entretanto, prepare o puré de batata, levando ao lume um tacho com a água, o sal e a margarina e deixe ferver. Retire do lume, adicione o leite frio, mexa, tempere com a noz-moscada e junte os flocos de batata. Deixe repousar uns segundos e depois mexa bem com uma colher de pau até ficar homogeneizado. Adicione as gemas de ovo e envolva de novo.
4.- Num tabuleiro refractário deite metade do puré de batata, por cima disponha o refogado do frango, polvilhe com queijo ralado, cubra com o restante puré e polvilhe a superfície com queijo ralado. Leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar lourinho. Retire e sirva de imediato.

Reportagem:






Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 50’ – Para 6/7 doses


© 28.Jan.2012

1391: Empadão de Carne Picada de Porco

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de preparado de carne picada de porco Rústico
– 1 pacote de flocos para puré de batata
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 folha de louro
– 0,5 dl de azeite
– 1 lata de tomate triturado com manjericão Auchan
– 1 dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de massa de alho
– 1 colher de sopa de molho inglês
– queijo fundido ralado q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Prepare o puré de batata de acordo com as instruções da embalagem. Coloque ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe alourar um pouco. Adicione a massa de alho, o louro, mexa e deixe refogar mais 2 minutos, mexendo.
2.- Junte a carne picada, tempere com sal, pimenta, molho inglês e deixe cozinhar até a carne ficar douradinha, mexendo de vez em quando. Adicione o vinho branco, deixe que este evapore e adicione o tomate, envolvendo-o na carne. Tape o tacho e deixe estufar em lume brando durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Num tabuleiro refractário, deite metade do puré de batata, o preparado da carne por cima e finalize com o restante puré. Polvilhe a superfície com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 25~30 minutos.
4.- Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e sirva.

Reportagem:




Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 60’ – Para 7/8 doses



© 22.Jan.2012