1151: Bacalhau de São Martinho

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de filetes de bacalhau (ou postas, ou paloco)
– 1 kg de batatas congeladas em cubos
– 2 cebolas grandes
– 2 dentes de alho
– 1 lata pequena de tomate em pedaços
– 60 g de azeite
– 400 ml de natas ligeiras
pimenta de misturas q.b.
queijo ralado Finello 3 Quesos (ou pão ralado)

Preparação:

1.- Demolhe de véspera o bacalhau. No dia, deite 500 g de água no copo, encaixe a Varoma, cruze dois garfos no fundo e coloque por cima o bacalhau. Tape a Varoma e programe 20 Min., Temp. Varoma, Vel. 3 (a receita original indica 35 minutos mas é um tempo exagerado). Retire o bacalhau para um recipiente e desfaça-o em lascas miudinhas.
2.- Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e corte as cebolas em meias luas finas. Deite os alhos para o copo já escorrido e seco e programe 5 Seg., Vel. 5. Passe a espátula (utilizo uma espátula de silicone, não a de origem), coloque a borboleta nas lâminas, junte a cebola, o azeite e o tomate com o molho e programe 10 Min., Temp. 100º., Vel. Colher Inversa. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Frite as batatas em cubos (utilizei a Actifry – 27 minutos, sem óleo), escorra-as (se utilizou a fritadeira) e reserve. Deite o bacalhau desfeito para uma tigela grande, junte as batatas fritas aos poucos (vá envolvendo com o bacalhau em movimentos giratórios de balanço da tigela para não esborrachar as batatas), adicione depois a mistura da cebola também aos poucos e da mesma forma, tempere com pimenta (sal não deve ser necessário), junte as natas e proceda da mesma forma que anteriormente para as batatas e cebolada.
4.- Verta o preparado para um Pyrex, polvilhe com o queijo ralado (ou pão ralado) e leve ao forno durante 20 a 30 minutos ou até começar a ficar douradinho por cima. Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista Tele Culinária Especial Robot de Cozinha nº. 34 de Novembro/2010.
– Tempo: 60’ – Para x 8


© 30.Out.2010

– A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1146: Tarte de Pescada com Vegetais

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 rolo de massa folhada de compra
– 400 g de mistura de vegetais para saltear Pingo Doce
– 270 g de cogumelos frescos laminados
– 4 ovos
– 2 filetes de pescada grandes
– 200 ml de natas com cogumelos Porcini da Parmalat
ervas e especiarias para filetes de peixe da Margão q.b.
noz-moscada q.b.
sal e pimenta de misturas q.b.
– 2 colheres de sopa de molho de soja (Shoyu)
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 colher de café de orégãos
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
queijo ralado Finello 3 Quesos q.b.

Preparação:

1.- Leve ao lume um tacho com água e as ervas e especiarias para filetes de peixe, um pouco de sal, deixe ferver e coza os filetes durante 3 minutos. Retire, coe e lasque o peixe em pedacinhos. Passe os cogumelos por água corrente. Ligue o forno a 180ºC., coloque a massa folhada numa tarteira, com o papel vegetal que a acompanha, recorte a massa excedente dos bordos e pique o fundo com um garfo.
2.- Numa wok ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte o alho e deixe alourar. Junte então os cogumelos escorridos, tempere com o molho de soja e deixe saltear até ficarem ao gosto, mexendo de vez em quando. Junte depois os vegetais (mesmo congelados), envolva com os cogumelos, polvilhe com os orégãos e deixe cozinhar até os vegetais ficarem macios. Junte depois o peixe, envolva e deixe em lume brando durante 3 minutos, mexendo amiudadas vezes. Retire e escorra a mistura do molho que ficou na wok.
3.- Entretanto, deite para um recipiente os ovos, tempere com sal, pimenta e noz-moscada, junte a salsa fresca picada e bata com a vara de arames. Adicione depois as natas e volte a bater com as varas até a mistura ficar homogeneizada. Distribua a mistura dos vegetais e pescada pela tarteira, verta os ovos por cima e polvilhe com o queijo ralado.
4.- Leve ao forno durante 40 minutos ou até a superfície ficar douradinha. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e sirva de seguida.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma produção Apok@lypsus.
– Tempo: 70’ – Para x 6


© 25.Out.2010

– A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1129: Tarte de Carne e Espinafres

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 rolo de massa folhada
– 400 g de folhas de espinafres
– 250 g de carne picada
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 dl de azeite
– 4 ovos
salsa picada q.b.
noz-moscada q.b.
– 200 ml de natas com Cogumelos Porcini da Parmalat
queijo ralado Finello 3 Quesos q.b.
sal e pimenta q.b.
ervas e especiarias para Bifes da Margão

Preparação:

1.- Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione a carne picada, tempere com sal e pimenta, as ervas e especiarias para Bifes e deixe cozinhar até a carne ficar douradinha. Junte depois os espinafres descongelados, misture e deixe cozinhar durante 8 minutos. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Estenda o rolo de massa folhada, corte o papel vegetal à volta e disponha a massa numa tarteira. Apare os rebordos da massa, pique o fundo com um garfo e verta o preparado da carne e espinafres.
3.- Num recipiente, deite os ovos, sal, pimenta, noz-moscada, salsa e bata bem. Adicione depois as natas e volte a bater. Verta o preparado por cima do recheio, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 40 minutos ou até ficar douradinha.
4.- Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ – Para x 6


© 06.Out.2010

– A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1110: Bacalhau com Camarão (TM 31)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 4 postas de bacalhau (mimos de bacalhau)
– 850 g de miolo de camarão 100/200
– 250 g de batata frita palha
– 3 cebolas
– 3 dentes de alho
– 500 g de leite
– 40 + 40 g de margarina Becel Cozinha
– 70 g de azeite
– 70 g de farinha
– 1 cubo Knorr de Marisco
queijo ralado Finello 3 Quesos q.b.
noz-moscada q.b.
sal e pimenta moída q.b.

Preparação:

1.- Deite 800 g de água no copo e junte o cubo Knorr Marisco. Disponha as postas de bacalhau na Varoma, coloque a prateleira de rede e, por cima, disponha o miolo de camarão previamente descongelado e passado por água quente corrente. Programe 25 Min., Temp. Varoma, Vel. 3.
2.- Retire o bacalhau, tire peles e espinhas, lasque-o e reserve. Limpe e seque o copo, reservando a água.
3.- Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em pedaços, deite tudo para o copo e programe 5 Seg., Vel. 5. Com a espátula, baixe os resíduos que ficaram nas paredes do copo, adicione o azeite e 40 g da margarina e programe 5 Min., Temp. Varoma, Vel. 1.
4.- Deite o preparado para um tacho, junte o bacalhau, o miolo de camarão e a batata palha e envolva cuidadosamente. Deite o leite para o copo lavado e seco, adicione 250 g da água de cozer reservada, adicione a farinha, a margarina (40 g), tempere com noz-moscada, sal e pimenta e programe 8 Min., Temp. 90º., Vel. 4.
5.- Junte metade deste molho (Béchamel adulterado) ao recipiente onde está o preparado de bacalhau, envolva suavemente, deite para um tabuleiro refractário e regue com o restante molho. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar dourado por cima. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva.

Nota do Apok@lypsus:

– Tempo: 75’ – Para x 6


© 16.Set.2010

– Esta receita é um tudo nada idêntica a uma que publiquei aqui no passado dia 3 de Agosto, sob o nome de Bacalhau Verde. Enquanto esta foi adaptada para o robot TM 31, a outra foi feita com umas pequenas variantes e no tacho. Esta receita foi publicada na revista Tele Culinária Especial Robot de Cozinha nº. 32, de Setembro/2010 com o nome de Bacalhau com Gambas (pág. 32); a outra, foi publicada na Tele Culinária nº. 1633 de Agosto/2010.
Contudo, acho desproporcionado certo tipo de procedimentos e quantidades de ingredientes pelo que aconselho a quem pretender fazer esta receita, que a faça sob reserva. Para a próxima semana e aproveitando o aniversário da minha filha mais nova, vou executar esta mesma receita mas com as rectificações que considero ao meu gosto.

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1085: Massa Farfalle com Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de massa Farfalle Pingo Doce
– 500 g de miolo de camarão Pingo Doce 100/200
– 200 ml de natas Levíssima da Parmalat
– 1 sopa de marisco Knorr
– 150 g de pasta Finello 3 quesos ralada (Cheddar, Regato e Emmental)
– 2 cebolas grandes
– 5 dentes de alho
– 0,5 dl de azeite
– 1 folha de louro
– 1 cubo Knorr Massas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Coza a massa em água fervente, com o cubo Knorr Massas, um fio de azeite, durante 15 minutos. Escorra e reserve.
2.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho e a folha de louro e deixe refogar até a cebola ficar macia. Junte então o miolo de camarão descongelado e deixe cozinhar até ficar ao gosto.
3.- Adicione a sopa de marisco e as natas, envolva tudo muito bem e deixe ferver durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e junte a massa cozida anteriormente, envolvendo tudo.
4.- Num Pyrex, verta o preparado e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno até estar gratinado ao gosto e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Sandra Medeiros–Pico–Açores, no Site Gastronomias.com: http://www.gastronomias.com/receitas/rec1469.htm.
– Tempo: 50’ – Para x 6


© 23.Ago.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1024: Quiche de Nacos de Soja

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 rolo de massa folhada de compra
– 150 g de nacos de soja grossos
– 1 dl de polpa de tomate Alho & Cebola da Compal
– 2 dl de vinho branco
– 2 colheres de sopa de molho de soja (Shoyu)
– 2 colheres de salsa fresca picada
– 4 ovos
– 200 ml de natas Light Pingo Doce
– 50 g de margarina Vaqueiro Clássica
– 4 colheres de óleo Vaqueiro alimentar
sal e pimenta q.b.
piripiri q.b.
– 1 colher de chá de tomilho
– 1 colher de chá de alecrim
queijo ralado Finello 3 Quesos (Cheddar, Regato e Emmental) q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º. Coloque os nacos de soja num recipiente com água à temperatura normal, durante 30 minutos. Findo o tempo, escorra a água do recipiente e escorra a água dos nacos, apertando-os na mão como se fossem uma esponja.
2.- Leve ao lume uma frigideira com a margarina e o óleo, deixe aquecer e derreter, adicione os nacos de soja escorridos e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o molho de soja, a polpa de tomate, as ervas aromáticas, o piripiri, o vinho branco, misture tudo e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Entretanto, coloque a massa folhada na tarteira, apare o papel vegetal e os bordos da massa e pique o fundo com um garfo. Coloque os nacos de soja no fundo.
4.- Num recipiente, bata os ovos com as natas, tempere com sal e pimenta, junte a salsa picada, bata de novo e verta a mistura por cima dos nacos de soja. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 30 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva de seguida.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 50’ + 30’ p/ hidratar – Para x 6

© Apok@lypsus
22.Jun.2010

1015: Brandada de Bacalhau

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 300 g de batatas
– 600 g de bacalhau demolhado e desfiado
– 2 ovos
– 400 ml de molho de nata Mimosa para Bacalhau e outros peixes (2 x 200 ml)
– azeite q.b.
– cebola q.b.
– alho picado q.b.
– queijo ralado Finello 3 Quesos (Cheddar, Regato e Emmental) q.b.
– 1 colher de café de tempero Knorr para Saladas
– 1 colher de chá de ervas e especiarias Margão para Peixes
– salsa fresca picada q.b.
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Coza as batatas cortadas aos pedaços. Salteie o bacalhau desfiado num tacho com um fio de azeite, cebola, salsa e alho picado. Ligue o forno a 180º.
2.- Adicione as batatas cozidas, o molho de nata e os ovos. Misture bem, tempere com sal e pimenta, as ervas e especiarias Margão, o tempero Knorr e deixe ferver durante 5 minutos.
3.- Coloque o preparado num Pyrex, polvilhe com o queijo ralado Finello 3 Quesos e leve ao forno a gratinar (+/- 20 minutos). Retire e sirva de imediato acompanhado com uma salada verde.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita dos Molhos de Nata Mimosa.
– Tempo: 60′ – Para x 4

© Apok@lypsus
12.Jun.2010