1250: Lombo de Porco em Massa Folhada

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 200 g de massa folhada de compra (emb. de 2×200 g)
– 1,150 kg de lombo de porco (€ 4,59)
– sal e pimenta de mistura q.b.
– pimentão doce em pó q.b.
– alho moído q.b.
– 1 gema de ovo
– 125 g de paté de ervas aromáticas PD
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada

Preparação:

1.- Ligue o forno a 200ºC. Arranje o lombo, retirando eventuais gorduras e apare-o nas extremidades e nos lados de modo a que fique um rectângulo uniforme. Dê 3 golpes ao longo do lombo sem atingir os lados (ver imagens da reportagem), tempere com sal, pimenta, pimentão-doce e alho moído e reserve.
2.- Num recipiente, amasse o paté com a salsa e a pimenta. Na bancada ou mesa enfarinhada, coloque uma das placas da massa folhada, estenda-a com o rolo e apare de modo a ficar um rectângulo maior que o lombo de porco.
3.- Ao meio da massa folhada, disponha uma fina camada da mistura de paté, coloque o lombo por cima e corte a massa (ver imagens) para embrulhar o lombo. Cubra a parte superior do lombo e as laterais com o resto do paté. Dobre as extremidades para cima do lombo e depois as laterais para encerrar o “embrulho”. Deite o lombo num tabuleiro refractário, colocando o lado da junção para baixo e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
4.- Com as aparas da massa faça decorações, cole-as ao rolo humedecendo com água uma das faces. Pincele com uma gema de ovo batida e leve ao forno durante 45 minutos. Aguarde 10 minutos antes de cortar. Sirva com uma guarnição de esparguete ou outra a gosto.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita do Livro de Ouro da Cozinha, da Editorial Verbo.
– Tempo: 105’ – Para 6 doses

Reportagem:





© 22.Mar.2011

501: Paté em Empadão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1,200 kg de batatas
– 360 g de Recheio Vegetal Bocadelia La Piara
– 340 g de espinafres em folhas
– 1 dl de leite quente
– 1 ovo batido
– 40 g de manteiga
– 1 pitada de noz-moscada
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Corte as batatas em cubos grandes, lave-as e leve-as a cozer em água a ferver, temperada de sal, durante 20 minutos. Coza os espinafres em água a ferver durante 3 minutos, escorra e passe-os por água fria. Deixe-os a escorrer.
2.- Escorra as batatas e reduza-as a puré. Junte a manteiga e mexa bem. Adicione a noz-moscada, uma pitada de pimenta e o leite e mexa bem (fiz estas operações com a varinha).
3.- Deite metade do puré no fundo de um Pyrex, espalhe por cima os espinafres muito bem escorridos (esprema-os entre as mãos até sair a água toda) e depois por cima dos espinafres o Recheio Vegetal Bocadelia La Piara que pode ser visto na reportagem fotográfica.
4.- Cubra com o resto do puré, alise e pincele com o ovo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º., durante 20 a 25 minutos. Sirva de imediato e decorado a gosto.

– O Recheio Vegetal Bocadelia La Piara, encontra-se à venda em frascos de 180 g, e é um recheio para sanduíche composto por 69% de vegetais, dos quais 12% de cenouras, 11% de cebolas, 11% de espargos, 11% de milho, 11% de pimentos, 8% de pepinos, 5% de palmitos, salsa fina e mayonnaise.

– Tempo: 60’ – Para 5 doses

[Receita confeccionada em 06.Set.2008]

363: Paté de Porco em Crosta

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes para a Massa:

– 400 g de farinha
– 200 g de manteiga
– 2 dl de água
– 1 pitada de sal
– 1 gema de ovo para pincelar
(se não pretender fazer a massa, compre-a já preparada; utilizei Massa Quebrada em embalagem de 450 g)

Ingredientes para o Paté:

– 500 g de carne picada de porco
– 250 g de salsichas frescas
– 2 ovos
– 1 raminho de tomilho picado
– 1 pitada de noz-moscada
– sal e pimenta q.b.
– farinha para polvilhar

Preparação:

1.- Primeiro a massa (pode comprar massa pronta, evitando esta fase de preparação): Misture a farinha com a manteiga, adicione-lhe a água e tempere com a pitada de sal. Misture bem até obter massa homogénea, forme com ela uma bola e deixe-a repousar durante algum tempo (não é informado o tempo). Estenda-a depois, coloque sobre ela uma forma de bolo inglês e corte a massa de forma a que se adapte à forma (ver imagens da reportagem). Forre depois a forma com a massa.
2.- Prepare o Paté: Numa tigela, deite a carne de porco, as salsichas e os ovos, tudo picado, o tomilho e a noz-moscada; tempere de sal e pimenta e misture bem.
3.- Depois, verta a mistura anterior para dentro da forma forrada com a massa e corte o excesso desta, estendo o excesso de modo a obter um rectângulo que cubra o recheio (ver imagens). Reserve a massa que ainda sobrar.
4.- Pincele a superfície da massa com a gema batida e faça-lhe um orifício (não é informado onde).
5.- Aproveite a massa que reservou, para decorar o paté em desenhos a gosto e pincele-a também com o ovo batido. Leve depois ao forno pré-aquecido a 200º., durante 30 minutos. Ao fim deste tempo, retire e deixe o paté arrefecer antes de o desenformar.

– Tempo: 45’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 05.Out.2008]

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]