1220: Esparguete Gratinado com Amêijoas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 ml de molho Bechamel
– 500 g de esparguete
– 1,200 kg de amêijoas
– 1 dl de vinho branco
– 50 g de margarina
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 1 lata pequena de tomate triturado com ervas (Auchan)
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– queijo Mozzarella ralado Finello q.b.
– 2 colheres de chá de pasta de Coentros Pingo Doce
– 1 gema de ovo
– 200 ml de natas Light
– pimenta de misturas e sal q.b.
– noz-moscada q.b.

Preparação:

1.- Passe as amêijoas por água corrente. Num tacho ao lume, deite 2 dl de água, o vinho branco e as amêijoas e deixe-as abrir. Coe o caldo, reserve e retire o miolo da amêijoa para um recipiente.
2.- Num tacho ao lume, deite a margarina, deixe derreter e aloure a cebola e o alho. Adicione a lata de tomate triturado e um pouco do caldo de cozer as amêijoas e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume, junte a massa de coentros e o miolo da amêijoa, envolva e reserve. Ligue o forno a 180ºC.
3.- No mesmo tacho, deite o caldo de cozer restante e mais cerca de 1 litro de água, um fio de azeite, tempere com sal marinho e deixe ferver. Junte o esparguete e deixe cozer cerca de 8 minutos, mexendo frequentemente. Escorra muito bem o esparguete, envolva-o com o preparado das amêijoas e reserve.
4.- Unte um tabuleiro refractário com azeite e verta nele o esparguete reservado. Num recipiente, deite a gema de ovo, as natas, o Bechamel, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e misture tudo muito bem com uma vara de arames. Verta este molho sobre o esparguete e polvilhe finalmente com o queijo ralado.
5.- Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar gratinado, retire e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 80’ – Para 7/8 doses


© 31.Jan.2011