1399: Pudim de Carne Picada com Centeio

[Total: 0    Average: 0/5]

Por motivos desconhecidos e dos quais não fui ainda informado pela empresa Mundogest.pt que aloja o meu domínio, apesar das tentativas efectuadas nesse sentido, esta receita não foi ontem para o ar. Contudo e dado que tenho uma cópia deste Blogue no outro domínio gratuito do WordPress.com, quando acontecer qualquer falha de acesso a este blogue, poderão sempre aceder ao outro que se encontra em:

http://petiscosereceitas.wordpress.com/

 

Ingredientes:

– 400 g de flocos para puré de batata
– 1,5 l de água
– 9 dl de leite
– 50 g de margarina
– noz-moscada q.b.
– 500 g de carne de bovino picada
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 colher de sopa de Mostarda de Dijon
– 1 folha de louro
– 0,5 dl de azeite
– 1 lata de tomate triturado com Manjericão Auchan
– ervas e especiarias Margão para Bifes q.b.
– 1 dl de vinho branco
– 1 colher de sopa de massa de alho
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 5 fatias de pão de centeio
– queijo Mozzarella ralado q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Prepare o puré de batata conforme instruções do pacote (Jerónimos). Triture as fatias de pão de centeio e reserve. Coloque um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o alho e o louro e deixe refogar um pouco. Adicione a massa de alho, a mostarda, mexa e deixe refogar mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Ligue o forno a 180ºC.
2. Junte a carne picada, tempere com sal, pimenta, molho de soja, ervas e especiarias para Bifes, mexa e deixe cozinhar a carne até ficar douradinha. Adicione o vinho branco, deixe que este evapore e adicione o pão ralado de centeio, envolva bem na carne, depois o tomate e mexa bem. Tape o tacho, baixe para lume brando e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Vá adicionando porções de puré de batata ao tacho onde está a carne, envolva e repita até não existir mais puré. Verta este preparado para um tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 25 minutos ou até ficar douradinho por cima. Retire do forno e sirva de imediato.

Reportagem:







Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ – Para 8/10 doses


© 06.Fev.2012

1397: Empadão de Alheira com Espinafres

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 alheiras de Mirandela (400 g)
– 200 g de batata frita palha
– 600 g de folhas de espinafres congeladas
– 250 g de pão de centeio escuro
– 2 colheres de sopa de alho picado congelado
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1,5 dl de azeite
– 1 colher de sopa de margarina
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Retire a pele às alheiras, corte-as em pedaços, deite-as numa frigideira com a margarina e deixe cozinhar até ficarem douradas, mexendo de vez em quando.
2.- Leve ao lume um tacho com 0,75 dl (metade) do azeite, deixe aquecer, junte 1 colher de sopa de alho e deixe alourar um pouco. Junte as folhas de espinafres, deixe cozinhar em lume brando até os espinafres descongelarem, mexendo de vez em quando. Depois aumente o lume e deixe os espinafres cozinhar até a água evaporar. Polvilhe com a farinha, mexa bem e tempere com sal e pimenta.
3.- Corte o pão em pedaços e rale-o no robot de cozinha (TM 31 = 3 toques de Turbo ~ 2 Seg. cada). Coloque a batata palha num tabuleiro refractário, por cima disponha os espinafres e depois as alheiras, espalhadas pela superfície.
4.- No tacho onde salteou os espinafres, deite o restante azeite (0,75 dl), uma colher de sopa de alho picado, deixe alourar um pouco e adicione o pão ralado. Mexa continuamente até o pão ficar douradinho e espalhe-o por cima das alheiras. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC., por 15 minutos, para aquecer o conjunto e sirva de imediato.

Reportagem:








Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Chefe Hernâni Ermida, publicada no Jornal Dica da Semana de 02.Fev.2012.
– Tempo: 45’ – Para 6 doses


© 01.Fev.2012