1354: Filetes de Panga no Forno com Natas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 filetes de panga (peixe-gato)
– 500 g de batatas para cozer
– 200 ml de nata light
– 50 g de queijo ralado curado + q.b. para polvilhar
– 4 ovos
– noz-moscada q.b.
– ervas e especiarias Margão para filetes de peixe q.b.
– salsa picada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Descongele os filetes. Num tacho com água ao lume, deixe-a ferver, tempere com sal e as ervas e especiarias para filetes de peixe e coza os filetes de panga durante 3 minutos. Escorra-os, retire e reserve.
2.- Na mesma água de cozer os filetes, coza as batatas previamente descascadas e cortadas em cubos, durante cerca de 20 minutos. Escorra-as e reserve. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Entretanto num recipiente, deite os ovos e bata-os com uma varinha de arames. Junte sal, pimenta e bata de novo. Adicione o queijo ralado e envolva tudo muito bem. Junte depois as natas e volte a envolver com a vara de arames. Tempere com uma pitada de noz-moscada, mexa e reserve.
4.- Coloque as batatas cozidas no fundo de um tabuleiro refractário, por cima coloque os filetes partidos em pedaços, verta o preparado dos ovos, polvilhe com um pouco de queijo ralado, salsa picada e leve ao forno durante 25 a 30 minutos até ficar douradinho.
5.- Retire do forno e sirva de imediato.


Reportagem:








Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 60’ – Para 6 doses


© 08.Nov.2011

1352: Filetes de Panga no Forno com Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 4 filetes inteiros de Panga
– 700 g de batatas para cozer
– 400 g de Mistura Chinesa de Legumes PD
– 400 g de brócolos
– pão ralado com coentros q.b.
– sementes de sésamo q.b.
– 4 colheres de sopa de azeite + azeite q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 3 + 1 colheres de sopa de alho congelado picado
– sumo de limão q.b.
– tomilho q.b.
– pimentão doce q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180ºC. Descasque, corte em cubos grandes e coza as batatas em água temperada com sal até ficarem macias. Retire e reserve. Depois de descongelados os filetes de Panga, passe-os por água corrente, esprema a água espalmando-os ligeiramente com as mãos e coloque-os num tabuleiro untado com azeite. Tempere os filetes com sal, pimenta moída na altura, o alho picado (3 colheres de sopa) e regue com um pouco de sumo de limão. Espalhe o pão ralado com coentros (*) por cima dos filetes, regue com azeite e polvilhe tudo com as sementes de sésamo. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos.
2.- Entretanto, coza os brócolos em água fervente durante 7 minutos, escorra e reserve. Numa wok ao lume, deite as 4 colheres de sopa de azeite, deixe aquecer, junte a colher de sopa de alho picado e deixe alourar um pouco. Adicione de seguida a Mistura Chinesa de Legumes (em estado congelado) e os brócolos cozidos, tempere com o molho de soja, uma pitada de sal, pimenta moída na altura, misture tudo suavemente e deixe saltear durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Passados os 15 minutos do peixe no forno, retire o tabuleiro, disponha à volta os legumes salteados e leve de novo ao forno durante 20 minutos. Ao mesmo tempo, disponha as batatas cozidas noutro tabuleiro, regue-as com azeite a gosto, tomilho e uma pitada de pimentão-doce e leve ao forno juntamente com o peixe e durante os mesmos 20 minutos. Retire ambos os tabuleiros e sirva de imediato.


Reportagem:







Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita dos Sabores Mediterrânicos do Pingo Doce, sob o nome de Linguado no Forno com Legumes.
– (*) O meu pão ralado é preparado a partir de tosta moída no robot TM31 com 3 golpes de Turbo. Nesta receita, juntei 2 colheres de sopa cheias de coentros frescos picados e dei mais 2 golpes de Turbo para misturar com o pão ralado.
– Tempo: 60’ – Para 4 doses


© 03.Out.2011

1344: Massada de Peixe Gato (Panga) com Gambas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 3 filetes de peixe-gato (Panga)
– 300 g de Camarões cozidos descascados com cauda 34/40 (Brasmar)
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 2 colheres de sopa (bem cheias) de polpa de tomate
– 1,5 litro de caldo de peixe (feito c/ 1 cubo Knorr Peixe)
– 250 g de massa espirais tricolor
– 2 dl de vinho branco
– ervas e especiarias Margão para Filetes de Peixe
– 1 cubo Knorr Marisco
– 4 colheres de sopa de azeite
– piripiri q.b.
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Coloque os filetes de Panga num tabuleiro a descongelar. Após descongelação, passá-los por água corrente e escorrer. Tempere com sal e pimenta de misturas moída na altura e coloque no frigorífico durante 60 minutos. Com uma faca bem afiada, corte os filetes em pedaços.
2.- Num tacho pequeno, prepare o caldo de peixe com 1,5 litro de água e o cubo Knorr Peixe. Reserve. Num tacho grande ao lume, deite o azeite, deixe aquecer e depois refogue a cebola e o alho durante 2 minutos. Adicione a polpa de tomate, o vinho, o cubo Knorr Marisco, tempere com o piripiri, sal e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Adicione o caldo de peixe preparado anteriormente, deixe levantar fervura, junte a massa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte o peixe, as ervas e especiarias para Peixe e deixe cozinhar durante mais 8 minutos. Coloque os camarões, envolva, polvilhe com os coentros, tape o tacho, reduza o lume para médio e deixe apurar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
4.- Retire a massada do tacho para uma travessa e sirva de imediato.

Reportagem:







Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Felícia Sampaio, Editora de Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 40’ + 60’ frigorífico – Para 7/8 doses


© 16.Out.2011

1337: Filetes de Panga no Forno sobre Cama de Cogumelos e Couve Roxa

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 4 filetes de Panga (peixe gato)
– 500 g de batatinhas Primor Pingo Doce
– 251 g de cogumelos brancos laminados (€ 1,50)
– 200 g de couve roxa ripada
– 300 g de tomate congelado em cubos
– 1 colher de sopa de alho moído congelado
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1 ovo inteiro
– farinha q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.
– alho moído q.b.
– sumo de limão q.b.
– salsa picada q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja

Preparação:

1.- Leve as batatas a cozer no microondas dentro do saco onde vêm e de acordo com as instruções da embalagem. Retire, deixe arrefecer e corte-as em rodelas. Tempere os filetes com sal, pimenta, alho moído e regue com sumo de limão. Deixe a marinar enquanto prepara os legumes. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Passe os cogumelos por água corrente, escorra e reserve. Deite o azeite para um tacho, leve ao lume, deixe aquecer, junte o alho e refogue até ficar douradinho. Junte a couve roxa, mexa, deixe saltear e assim que ficar mole, adicione os cogumelos. Tempere com o molho de soja, envolva, junte os cubos de tomate, mexa e deixe saltear em lume médio/forte, durante 5 minutos. Tempere com sal e pimenta, retire do lume e reserve.
3.- Coloque o ovo num prato de sopa e bata-o bem. Noutro prato, coloque a farinha, escorra os filetes e passe-os pela farinha, dos dois lados, e depois pelo ovo também dos dois lados. Num tabuleiro refractário, untado com azeite, disponha no fundo as batatas em rodelas, por cima coloque os vegetais salteados e finalmente os filetes anteriormente preparados (pode também passá-los por pão ralado a seguir à passagem pelo ovo).
4.- Leve ao forno durante 25 minutos, retire e sirva de imediato.

Reportagem:







Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita dos Sabores Mediterrânicos-Pingo Doce.
– Tempo: 50’ – Para 4 doses


© 29.Set.2011

1318: Filetes de Panga no Forno com Béchamel de Coentrada

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 6 filetes de Panga
– 800 g de batatas
– 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
– ervas e especiarias Margão para Filetes de Peixe
– alho moído q.b.
– sumo de limão q.b.
– azeite q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Ingredientes para o Béchamel:

– 6 dl de leite meio gordo
– 70 g de farinha de trigo
– 40 g de margarina
– sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação:

1.- Descongele os filetes de panga, tempere-os com sumo de limão, ervas e especiarias para Filetes de Peixe, alho moído, sal e pimenta e reserve. Num tabuleiro refractário grande, preencha o fundo com uma fina camada de azeite. Coloque por cima os filetes temperados. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Coza as batatas sem pele em água temperada com sal. Leve o tabuleiro dos filetes ao forno e deixe cozinhar durante 40 minutos. Entretanto, prepare o Béchamel de Coentrada:
3.- No copo do robot TM31, deite o leite, a farinha, a margarina, o sal, a pimenta e a noz-moscada e programe 8 Min., Temp. 90ºC, Vel. 4. Pelo bocal deite os coentros e programe 1 Min., Vel. 5. Retire para um recipiente e reserve.
4.- Retire os filetes do forno e sirva de imediato do tabuleiro, guarnecendo com as batatas cozidas. Por cima dos filetes – e se gostar, das batatas -, regue com o Béchamel de Coentrada.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’- Para 6 doses

Reportagem:




© 06.Ago.2011
[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’370px’]

1313: Salada Russa de Panga

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de Jardineira de Vegetais PD
– 3 filetes de peixe-gato (panga)
– 3 ovos
– mayonnaise q.b.
– 1 cubo Knorr Legumes
– fio de azeite
– ervas e especiarias Margão para Filetes de Peixe q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Coza os legumes em água fervente, temperada com sal, o cubo Knorr legumes e o fio de azeite, durante 7 minutos. Retire do lume, escorra e deixe esfriar. Coza os filetes de Panga em água fervente, temperada com sal, ervas e especiarias para Filetes de Peixe, durante 4 minutos. Retire, escorra, esmague com uma colher de pau e deixe arrefecer.
2.- Coza os ovos em água fervente durante 10 minutos, retire, passe por água fria corrente e deixe arrefecer.
3.- Num recipiente grande, coloque metade dos legumes, junte o peixe esmagado, envolva, deite um pouco de mayonnaise, volte a envolver, adicione os restantes legumes, mais um pouco de mayonnaise (a quantidade é ao gosto pessoal), tempere com um pouco de sal e pimenta e envolva tudo muito bem.
4.- Descasque dois ovos, corte-os em pedaços pequenos (picados) e espalhe pelo preparado, envolvendo ligeiramente. Deite este preparado para uma forma ao gosto (bolo inglês, de chaminé ou outra) e leve ao frigorífico até à hora de servir. Corte o ovo restante em rodelas, distribua-as pela salada e decore com raminhos de hortelã. Sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 35’ + tempo de frigorífico – Para 6 doses

Reportagem:








© 24.Jul.2011

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’370px’]

1289: Delícias do Mar no Forno

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 filetes de peixe gato (Pangasius)
– 250 g de delícias de extracto de lagosta Auchan
– 250 de miolo de camarão Auchan
– 4 colheres de sopa de azeite
– 200 ml de molho Béchamel
– alho moído q.b.
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 colher de sopa de molho de Ostras
– ervas e especiarias Margão para Filetes de Peixe
– queijo ralado curado da Ilha q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Descongele os ingredientes. Arranje os filetes de Panga, cortando-os ao meio no sentido do comprimento e depois em pedaços. Corte as delícias de lagosta em rodelas não muito grossas. Reserve. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe alourar bem. Adicione ao tacho o miolo de camarão escorrido e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte depois os pedaços de Panga, de lagosta, tempere com sal, pimenta, alho moído, ervas e especiarias para Filetes de Peixe, molho de ostras e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Adicione o Béchamel, envolva, tape o tacho e deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire este preparado para uma travessa refractária, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 20 minutos.
4.- Retire do forno e sirva de imediato com uma guarnição de arroz branco.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 50’ – Para: 4 doses

Reportagem:







© 06.Jun.2011

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’370px’]

1251: Empadão Fingido de Panga

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 2 filetes de Panga (peixe gato)
– 1,200 kg de batatas
– 3 ovos
– 150 g de cebola congelada em cubos
– 150 g de cenoura ripada
– 4 colheres de sopa de azeite
– 200 ml de molho de nata Mimosa para bacalhau e outros peixes
– 50 g de queijo ralado Parmesão
– sumo de limão q.b.
– 1 colher de sopa de molho de ostra
– noz-moscada q.b.
– ervas e especiarias Margão para Peixes
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180ºC. Descasque as batatas e corte-as em cubos médios. Coza-as em água fervente, temperada com sal, durante 15 a 20 minutos (convém ficarem bem cozidas). Coza os ovos (utilizo a máquina de cozer) e depois deite-os num recipiente com água fria para arrefecerem. Corte os ovos em quartos e reserve.
2.- Numa frigideira ao lume, deite o azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e a cenoura até ficarem macias. Corte os filetes em pedaços e leve-os à frigideira, misturando-os com a cebola e a cenoura. Tempere com o molho de ostra, sal, pimenta, as ervas e especiarias para Peixes e misture bem. Adicione as natas e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deite o preparado num recipiente. Junte o queijo ralado, misture até completa dissolução e tempere com o sumo de limão. Envolva nesta mistura os ovos cortados em quartos.
3.- Verta este preparado num Pyrex, esmague as batatas com um garfo, tempere com sal, pimenta e noz-moscada, misture de novo e espalhe o puré por cima do preparado de peixe, sem alisar. Leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar douradinho.
4.- Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ – Para 6 doses

Reportagem:





© 23.Mar.2011

1226: Filetes de Panga com Espinafres e Tomate

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 6 filetes de Panga
– 400 g de folhas de espinafres congelados
– 5 dl de molho Bechamel
– 200 g de tomate congelado em cubos
– sumo de limão q.b.
– óleo para fritar
– farinha para passar
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descongele os filetes, tempere-os com sal, pimenta e sumo de limão e deixe em repouso. Num tacho ao lume com água a ferver, introduza os espinafres e deixe-os cozinhar durante cerca de 7 minutos ou de acordo com as instruções da embalagem. Coloque-os num passador, passe por água fria e deixe escorrer bem, apertando-os com a mão para a água sair o mais possível.
2.- Ligue o forno a 180ºC. Escorra os filetes, passe-os por farinha e leve-os a fritar ligeiramente numa frigideira com óleo quente. Coloque-os numa travessa com papel absorvente e deixe escorrer.
3.- Num recipiente, coloque os espinafres bem escorridos e deite metade do Bechamel por cima. Tempere com sal e pimenta de misturas e envolva bem com uma espátula. Deite o preparado num tabuleiro refractário, espalhe pelo fundo e coloque por cima os filetes escorridos.
4.- Passe os cubos de tomate por água quente corrente até sair o gelo. Esprema-os para sair a água e distribua-os por cima dos filetes. Regue com o restante Bechamel e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Retire e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista TeleCulinária Especial Cozinha Económica nº. 4, de Fev./2011.
– Tempo: 40’ – Para 6 doses

Reportagem:







© 09.Fev.2011

1221: Fricassé de Pangasius

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 3 filetes de peixe gato (Pangasius hypophthalmus)
– ervas e especiarias Margão para Filetes
– 100 g de margarina
– 100 g de cebola congelada em cubos
– ½ dl de vinho branco
– 2 dl de água
– 1,5 dl de leite
– 1 colher de chá de farinha de trigo bem cheia
– 2 gemas de ovo
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– sumo de limão q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Descongele os filetes, coloque-os num prato raso, tempere-os com sal, pimenta e ervas e especiarias para Filetes, sumo de limão e deixe em repouso.
2.- Num tacho largo, em lume brando, deite a margarina e a cebola e deixe refogar ligeiramente. Deite a farinha aos poucos e mexa sempre até completa dissolução. Acrescente depois, em fio, o vinho, a água e o leite, mexendo sempre, durante cerca de 3 minutos.
3.- Coloque os filetes com a marinada no tacho, envolva bem com o caldo, tape o tacho e deixe cozinhar durante 15 minutos. Retire os filetes escorridos para um prato. Num recipiente, dissolva as duas gemas com sumo de limão e um pouco de água e junte ao caldo do tacho, em lume mínimo, mexendo até engrossar um pouco mas sem ferver.
4.- Apague o lume, junte a salsa picada ao caldo, envolva e coloque depois os filetes cortados em pedaços grandes neste caldo. Tape o tacho e deixe em repouso durante 5 minutos.
5.- Retire e sirva de imediato com uma guarnição de arroz Basmati.

Reportagem:



Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 40’ – Para 4 doses


© 01.Fev.2011