1128: Bacalhau Assado com Crosta

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de filetes de Paloco do Pacífico (bacalhau dos pobres)
– 800 g de batatinhas novas Primor Pingo Doce
– 250 g de broa de milho
– 2 cebolas grandes
– 6 dentes de alho
– 50 g de azeite + azeite q.b.
– 2 colheres de sopa de coentros picados
ervas e especiarias para filetes de peixe da Margão q.b.
tomilho q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Demolhe de véspera o bacalhau, passando por várias águas e no dia, escorra bem e lasque-o grosseiramente. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Dê um corte em diagonal nas batatinhas, coloque-as num Pyrex, tempere com sal grosso marinho, azeite, tomilho e leve-as ao forno (eléctrico) a 220ºC durante cerca de 60 minutos ou até estarem assadas ao gosto. A meio do tempo, rode-as com a ajuda de uma colher.
3.- Entretanto, descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas finas e os alhos em metades. Coloque a borboleta nas lâminas, junte a cebola, 50 g de azeite, tempere com pimenta e programe 5 Min., Temp. 100ºC., Vel. 2. Retire a borboleta e deite a cebola para um Pyrex, espalhando-a pelo fundo do mesmo. Por cima da cebola, disponha o bacalhau e tempere com as ervas e especiarias para Peixe.
4.- Sem lavar o copo, deite para dentro daquele os dentes de alho, os coentros, a broa partida em bocados pequenos e dê os toques de Turbo suficientes para triturar bem a mistura. Espalhe-a por cima do bacalhau, regue com azeite a gosto (cuidado que a broa ensopa e pode enganar…) e leve ao forno durante 40 minutos.
5.- Retire do forno, junte as batatinhas assadas e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada na revista Tele Culinária Especial Robot de Cozinha nº. 33 de Outubro/2010.
– Tempo: 60’ + tempo demolhar – Para x 6


© 05.Out.2010

– Se pretender (e puder) ter uma receita mais requintada, utilize quatro postas de bacalhau do lombo.
– A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

760: Bacalhau dos Pobres no Forno

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de Paloco do Pacífico (bacalhau dos pobres)
– 4 cebolas pequenas
– 4 ovos
– 200 ml de natas de soja
– azeite q.b.
– pão ralado q.b.
– sal marinho e pimenta q.b.
– salsa picada fresca q.b.
– 1 kg de batatinha Primor para assar

Preparação:

1.- Demolhe o Paloco de um dia para o outro. Ligue o forno a 180º. Num tabuleiro refractário, unte ligeiramente o fundo com azeite. Corte as cebolas às rodelas muito finas e disponha-as por cima do azeite.
2.- Desfie o bacalhau em cru e disponha-o por cima das rodelas de cebola. Regue com azeite a gosto e tempere com pimenta.
3.- Num recipiente, bata os ovos, as natas, a salsa picada, tempere com sal e verta este preparado por cima do bacalhau. No tabuleiro do forno, disponha as batatinhas (com um pequeno golpe), polvilhadas com sal marinho.
4.- Polvilhe o bacalhau generosamente com pão ralado fino (o meu é preparado a partir de tosta triturada na TM31), leve ao forno por 30 minutos, juntamente com as batatinhas (pode ser necessário mais tempo para as batatinhas), retire e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Pode utilizar bacalhau dos ricos…
– Tempo: 45’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 10.Ago.2009]

Reportagem passo a passo em: BACALHAU DOS POBRES NO FORNO

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

707: Paloco com Natas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de Paloco (*) do Pacífico
– 1,200 kg de batatas
– 1 dl de azeite
– 4 dentes de alho
– 1 cebola grande
– 200 ml de natas
– 5 dl de Béchamel
– 1 cubo Knorr para Bacalhau (E.L.)
– queijo parmesão ralado q.b.
– pão ralado q.b.
– salsa picada q.b.
– sal e pimenta q.b.
– óleo para fritar

Preparação:

1.- Corte as batatas em cubos pequenos, lave-os e deixe escorrer, fritando-os depois em óleo bem quente. Escorra-os sobre papel absorvente e reserve. Ligue o forno a 180º.
2.- Coza o Paloco em água temperada com o cubo Knorr para Bacalhau, retire, escorra a água e desfie grosseiramente de seguida. Reserve.
3.- Num tacho, coloque o azeite, deixe aquecer e depois refogue a cebola e os alhos até a cebola ficar macia. Adicione depois o Paloco e envolva bem, junte a salsa picada a gosto e as batatas fritas e envolva tudo de novo muito bem e cuidadosamente para não desfazer as batatas.
4.- Regue depois com as natas, envolva e depois junte o Béchamel e volte a envolver tudo cuidadosamente. Tempere com sal e pimenta e em lume médio deixe levantar fervura. Retire para um tabuleiro refractário, polvilhe com o queijo e o pão ralado e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
5.- Retire e sirva de seguida.

– (*) Paloco é um peixe da família do bacalhau que o substitui completamente na preparação de pastéis, pataniscas ou pratos onde entre bacalhau desfiado. O sabor é muito idêntico além de ser muito mais económico. Vende-se em sacos de quilo congelado.

Tempo: 45′ – para 6 doses

[Receita confeccionada em 08.Jun.2009]

Reportagem passo a passo: Paloco com Natas

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]