1281: Nacos de Soja com Spaghettoni e Ervas Aromáticas

[Total: 0    Average: 0/5]

Mais uma receita baseada nos nacos de soja (excelentes substitutos da carne vermelha) com muitas alterações em ordem às receitas que tenho efectuado com estes ingredientes.

Ingredientes:

– 150 g de nacos de soja grossos
– 100 g + 100 g de cebola congelada em cubos
– 50 g de azeite
– 1 lata de tomate triturado com Manjericão (400 g)
– 3 dl de água da cozedura da massa
– 1 dl de vinho branco
– 4 colheres de sopa de óleo de Milho
– 1 + 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 pitada de cominhos
– molho de soja q.b.
– sal e pimenta q.b.
– coentros frescos picados q.b.
– 1 folha de louro
– 1 cubo Knorr Massas
– 250 g de massa fresca Spaghettoni PD
– ervas e especiarias Margão para Massas

Preparação:

1.- Coloque os nacos de soja em água durante 30 minutos para hidratarem. Depois, escorra a água e esprema-os bem. Leve ao lume uma frigideira com o óleo de milho, 1 colher de sopa de alho e 100 g da cebola e deixe-os alourar. Junte os nacos de soja, tempere-os com o molho de soja e envolva bem, deixando cozinhar durante 5 minutos, mexendo sempre. Retire e reserve.
2.- Leve um tacho ao lume com água, o cubo Knorr Massas, o fio de azeite, as ervas e especiarias para Massas e deixe ferver. Junte a massa e deixe cozinhar durante 7 minutos, mexendo frequentemente. Retire a massa com uma pinça própria e reserve a água da cozedura.
3.- Leve um tacho ao lume brando com os outros 100 g de cebola, o azeite, o tomate triturado, a folha de louro e 1 colher de sopa de alho e deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo sempre. Junte então a água e o vinho branco, tempere com sal e pimenta, adicione os nacos de soja, junte os cominhos e deixe cozinhar por mais 10 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando. Junte ao tacho a massa cozida, envolva bem com a soja e deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo sempre. Se ficar um pouco seco, adicione mais um pouco da água de cozer a massa.
3.- Retire do lume e sirva de imediato do próprio tacho.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus. Qualquer alteração à presente receita pode não ter os efeitos desejados.
– Tempo: 40’ + 30’ hidratação – Para 6 doses

Reportagem:







© 23.Mai.2011

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’370px’]

1263: Tarte de Cogumelos Portobello e Salsichas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 embalagem de cogumelos Portobello médios
– 1 lata pequena de salsichas
– 1 rolo de massa folhada
– 4 ovos
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– ketchup q.b.
– 1 colher de sopa de farinha Maizena
– uma pitada de cominhos
– alho em pó q.b.
– 4 colheres de sopa de óleo de milho
– 1 colher de sopa de molho Tamari (soja + miso)
– sal e pimenta de misturas q.b.
– queijo ralado Président Mozzarella e Emmental q.b.

Preparação:

1.- Desenrole a massa folhada, corte o papel vegetal do tamanho da massa e coloque ambos numa tarteira. Molde-a e apare os excessos nos bordos da forma. Pique o fundo com um garfo.
2.- Passe por água os cogumelos, corte-os em quartos e reserve. Corte as salsichas em rodelas finas. Numa frigideira ao lume, deite o óleo, deixe aquecer, junte os cogumelos, tempere com o alho moído, sal e pimenta e deixe saltear. Adicione depois as rodelas de salsichas, o molho Tamari e deixe saltear mais um pouco, envolvendo bem. Retire do lume.
3.- Num recipiente, deite os ovos, sal, pimenta, salsa picada, cominhos e bata tudo com uma vara de arames. Adicione depois as natas, a farinha Maizena e volte a bater muito bem até dissolver por completo. Espalhe o ketchup pelo fundo da massa, o salteado de cogumelos e salsichas, volte a regar com um pouco de ketchup e depois verta o preparado dos ovos e natas.
4.- Polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar douradinho por cima, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ – Para 6 doses

© 17.Abr.2011

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’370px’]

1140: Almôndegas de Porco com Cogumelos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 460 g de almôndegas de porco (14 unid.)
– 50 g de margarina Vaqueiro Clássico
– 3 colheres de óleo de Milho Fula
– 1 lata pequena de cogumelos laminados
– 1 dl de vinho branco
– 1 dl de água de cozer a massa
– 200 ml de natas light Pingo Doce
– 1 pacote de Spaghettoni fresco Pingo Doce
– 1 cubo Knorr Massas
ervas e especiarias para Massas Margão q.b.
azeite q.b.
sumo de limão q.b.
pão ralado q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

1.- Retire as almôndegas da embalagem, passe-as pelo pão ralado e coloque-as num prato.
2.- Leve um tacho ao lume com água, o cubo Knorr Massas, as ervas e especiarias Massas e um fio de azeite e deixe ferver. Introduza a massa fresca no tacho e deixe cozinhar durante 7 minutos, mexendo de vez em quando. Escorra e reserve, aproveitando 1 dl da água de cozer a massa.
3.- Entretanto, coloque outro tacho ao lume com a margarina e o óleo, deixe derreter e aquecer bem e junte as almôndegas, deixe-as cozinhar virando-as frequentemente para ficarem por igual, durante 5 minutos. Junte às almôndegas os cogumelos previamente escorridos e passados por água corrente, tempere com um pouco do sumo de limão, reduza o lume para médio e deixe cozer durante 3 minutos, com o tacho tapado, mexendo-o de vez em quando.
4.- Deite o vinho e a água de cozer a massa reservada, tape o tacho e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo de vez em quando o tacho. Adicione as natas, envolva bem, tape o tacho e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
5.- Retire as almôndegas e os cogumelos para uma travessa, regue com o molho, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato com a guarnição de Spaghettoni.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 35’ – Para x 6


© 19.Out.2010

– A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1123: Nacos de Soja com Massa Chinesa

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 150 g de nacos de soja médios
– 250 g de massa chinesa
– 150 g de macedónia de vegetais
– 2 colheres de sopa de Tamari
– 2 colheres de sopa de cebola em cubos congelada
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 6 colheres de sopa de óleo de milho Fula

Preparação:

1.- Coloque os nacos de soja em água e deixe-os mergulhados durante 30 minutos. Leve ao lume um tacho com água temperada com sal, deixe levantar fervura, deite a massa e deixe cozinhar durante 4 a 7 minutos (ver indicações na embalagem), mexendo de vez em quando. Retire, escorra e reserve. Na mesma água de cozer a massa, deite os nacos de soja e deixe cozinhar durante 5 minutos. Coloque os nacos num passador grande e escorra bem a água que eles absorveram, espremendo-os como se fossem esponja. Reserve. Ainda na mesma água de cozedura, deite a macedónia e deixe cozinhar durante 4 minutos. Retire, escorra e reserve.
2.- Entretanto, leve ao lume um wok com o óleo, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe alourar. Adicione os nacos de soja e o Tamari, envolva e deixe cozinhar durante 4 minutos, mexendo assiduamente. Junte depois a massa e envolva bem com os nacos de soja, durante mais 4 minutos, em lume médio. Adicione a macedónia de legumes, envolva bem e deixe cozinhar durante 3 minutos.
3.- Retire do lume e sirva directamente do wok.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 60’ – Para x 4


© 02.Out.2010

– Pode substituir o Tamari por molho de soja mas aconselho o Tamari neste caso (Molho de Soja + Extracto de Miso) por ser mais completo e dar outro paladar ao preparado.
– Se a Macedónia de Legumes não tiver cenoura, pode descascar, lavar e cortar uma cenoura em rodelas muito finas e juntá-las aos legumes na altura própria. Pode ainda, se quiser, juntar rebentos de soja e, neste caso, devem ser inseridos crus quando juntar os nacos de soja ao refogado da cebola e alho.

– A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]