1360: Spaghettoni com Carne à Apok@lypsus

[Total: 0    Average: 0/5]

Esta receita resulta de uma noite de futebol (Manchester United – S.L. Benfica), em que o tempo é escasso dado o horário (19:45) do início do jogo (RTP 1). Assim, há que despachar a janta para estar pronta no intervalo.

Ingredientes:

– 400 g de Picado de Bovino (€ 1,99)
– 1 pacote de Spaghettoni (massa fresca com ovo) PD
– 50 g de margarina
– 3 colheres de sopa de molho Guloso à italiana
– ervas especiarias Margão para Bifes q.b.
– 1 colher de sopa de massa de alho
– 1 cubo Knorr Massas
– 1 pitada de cominhos
– molho Worcestershire q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Numa panela com água ao lume, tempere com sal, um fio de azeite e o cubo Knorr Massas e deixe ferver. Introduza então a massa fresca e deixe cozinhar durante 7 minutos, mexendo de vez em quando. Escorra e reserve com a panela tapada.
2.- Num tacho ao lume, deite a margarina, deixe derreter, junte a massa de alho, envolva, deite a carne picada, tempere com sal, pimenta, ervas e especiarias para Bifes, uma pitada de cominhos, molho de Worcestershire e deixe cozinhar até ficar douradinha, mexendo regularmente. Junte o molho Guloso à italiana, envolva na carne e deixe cozinhar mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.
3. Junte à carne a massa previamente escorrida e envolva tudo, mexendo sempre durante mais 3 minutos. Retire e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 20′ – Para 5 doses


Em 22.Nov.2011

1358: Ragu de Peru à Italiana

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 464 g de bife de peru (€ 3,24)
– 1 dl de vinho branco
– 8 colheres de sopa de Molho q.b. Guloso à Italiana
– 4 colheres de sopa de azeite
– ½ lt. de caldo de carne
– 1 cubo Knorr Carne
– 2 folhas de louro
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
– ervas e especiarias Margão para Aves
– alho moído q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Corte os bifes em tiras, tipo Strogonoff, tempere-os com sal, pimenta, alho moído e ervas e especiarias Margão para Aves e reserve.
2.- Num tacho ao lume, deite o azeite, as folhas de louro, deixe aquecer e salteie as tiras de peru, entretanto polvilhadas com a salsa picada, até ficarem lourinhas. Regue com o vinho, continue a mexer até este se evaporar.
3.- Logo levante fervura, adicione o molho Guloso à Italiana, o caldo de carne previamente preparado com 1 lt. de água e o cubo Knorr Carne (utilize apenas ½ litro) e a ferver, tape o tacho e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Rectifique temperos, se necessário.
4.- Como guarnição, aproveitei esparguete cozido da refeição anterior, retirei com uma espumadeira as tiras de peru do tacho para uma travessa com um pouco do molho e coloquei no tacho o esparguete com o molho restante, mexendo sempre até levantar fervura. Retirar e servir de imediato.

Reportagem:







Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita da marca de produtos Guloso.
– Tempo: 60’ – Para 5 doses

Ragu – Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ragout’’ ou ‘ragu‘ é um tradicional molho à base de carne cozida, uma tradição de origem italiana (porém, o nome ragôut é de origem francesa) usado na culinária brasileira, principalmente paulista de origem italiana. É um tempero para massas, o dito molho da “mamma” para macarronada de domingo.
Duas são as variantes principais, mais conhecidas:
Napoletano – diferentes carnes cozinhadas em fogo médio durante horas, extracto de tomate, azeite, cebola, vinho tinto, água – usado em rigatoni ou fusilli com queijo parmesão. A carne é servida separada, em porções, é o bracciole al ragu.
Bolognese ou Emiliano – carne moída, picada ou desfiada com tomate – usado em fettuccine e pappardelle.
Há outros tipos, também italianos na origem: ‘’Sardo, Piemontese, Lucano (alla potentina), Abruzzese, Barese (de macellaio), alla Calabese, etc. e alguns especiais: di seppe (lula; di gambere (camarão); de vongole até de soja.
Teria sido uma criação francesa do século XVII, feita com carnes, aves, caça, peixe, sendo uma guarnição ou mesmo recheio para vol-au-vent, pastéis, empadas. Há também duas receitas muito antigas e tradicionais a base de carne de cordeiro com nabo, cebola, batata: haricot de mouton e o Navarin


© 20.Nov.2011