1430: Pão de Mistura (MFP)

[Total: 0    Average: 0/5]

Numa altura em que andamos a ser roubados indecente, alegre e legalmente e sem poder queixar-nos à polícia porque os ladrões encontram-se legalizados (nova forma de associação criminosa), os hábitos também têm de acompanhar estas insuficiências democráticas do regime e embora custe um pouco ao princípio, o hábito vai fazendo o monge ao longo do tempo…

Comecei por cortar, desde há meses, as idas ao café para beber a “bica”. Em casa, tenho (ainda compradas no tempo das vacas mais anafadas) 2 máquinas de café: uma DolceGusto e outra marca Pingo Doce. Esta última serve os cafés a outra serve bebidas variadas por menos de metade do preço. Outra coisa que aboli dos meus hábitos foi a ida ao padeiro. Tenho uma Taurus My Bread há mais de dois anos e ultimamente, com a diversificação de farinhas para este tipo de máquinas de fazer pão (MFP), faço-o em casa.

Já experimentei o Pão Saúde com a farinha Branca de Neve (rico em ómega 3, composto por farinha de trigo e sementes de linhaça, girassol e aveia) e hoje vou experimentar, da mesma marca, o Pão de Mistura (combinação de farinha de trigo e de centeio, apresentando um pão de excelente textura, ideal para fazer na máquina de pão (MFP) ou manualmente).

Aqui fica o resultado: um saboroso, guloso e fantástico pão.


© 20.Mar.2012

1415: Pão Saúde

[Total: 0    Average: 0/5]

Não é uma receita mas uma opinião sobre a farinha Branca de Neve para MFP, sob a designação Pão Saúde, ou seja, fica um pão extremamente macio, gostoso e guloso, rico em fibras e Omega 3! Ficam as imagens do pão feito numa Taurus My Bread, no programa pão básico.


© 03.Mar.2012

 

1323: Pão Saúde

[Total: 0    Average: 0/5]

Experimentei hoje o Pão Saúde (fibra e ómega 3) preparado na Máquina de fazer pão, com farinha Branca de Neve (500 g). Esta mistura contém farinha de trigo tipo 65 e integral, mistura de sementes (linhaça, girassol e aveia), sal e levedura seca

Muito saboroso e também a repetir…




© 17.Ago.2011

994: Pão de Mistura (MFP)

[Total: 0    Average: 0/5]

Hoje, desloquei-me ao Jumbo de Alfragide e encontrei uma farinha para MFP da marca Auchan que penso ser nova já que nunca a tinha visto à venda. Resumindo, é uma caixa de 1 kg, tendo no interior dois pacotes de farinha de 500 g cada, o que dá para dois pães de mistura de cerca de 700 g.

Reparei que existiam outros tipos de farinha mas este foi o que me interessou mais. Basta colocar na cuba 300 ml de água morna e um dos pacotes, programar a máquina e produz um pãozão que até sai fora da cuba!

Aqui ficam as imagens:

© Apok@lypsus
17.Mai.2010

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

868: Farinha Branca de Neve para MFP

[Total: 0    Average: 0/5]

Já tinha comprado esta farinha há dias (o ano passado…!) e ainda não a tinha experimentado já que é uma nova comercialização para as MFP. Posso dizer que de aspecto, ficou fabuloso, e o conteúdo… ficou aprovado.

a embalagem é esta e encontrei-a à venda no Pão de Açúcar das Amoreiras:

Farinha Nacional – Pão + Completo

[Total: 0    Average: 0/5]

Mais uma variante de farinha para MFP (Máquina Fazer Pão), desta feita, da Nacional e com a designação Pão + Completo, sendo um tipo para pão de mistura e que neste momento está já a ser elaborada pela minha Taurus My Bread.

Por mais estranho que pareça e estando esta farinha já à venda nas superfícies comerciais – esta foi adquirida no Pão de Açúcar das Amoreiras em Lisboa -, o site da Nacional ainda não introduziu estes novos tipos de farinha para MFP já que existem mais outros dois tipos, penso eu…!

Segundo literatura da embalagem, esta farinha é composta por farinha de trigo e farinha integral de centeio, com um peso líquido de 1 kg, dando para dois pães de 750 g., bastando juntar 350 ml de água morna a 500 g desta farinha e utilizar o Programa Básico da máquina.

FarinhaNacionalPaoCompleto

PaoCompleto01b

PaoCompleto02b

Para quem gosta deste tipo de Pão de Mistura, aconselho porque fica muito gostoso.

802: Pão de Brioche

[Total: 0    Average: 0/5]

Já sabia da existência destas novas farìnha da Branca de Neve mas ainda não as tinha conseguido “apanhar” numa superfície comercial. Hoje, ao passar por um Pingo Doce, encontrei os dois tipos de farinha que se destinam à MFP (mas também podem ser trabalhadas ‘à la mano‘) e trouxe a qualidade Brioche para experimentar.

Já sou utilizador das farinhas para MFP da Nacional e não sei o que vai sair desta fornada já que a MFP está a produzir o Brioche para depois poder comparar com a outra mas para já aqui fica a imagem dos 3 tipos da nova farinha:

É “engraçado” que as receitas são sempre dirigidas ao pessoal feminino como se não existissem cozinheiros, padeiros e afins… acho que isto é pura discriminação sexual… 😉

Aqui está a fornada deste Pão de Brioche. Só falta dar-lhe a dentada…

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

641: Pão da Avó Marta (2)

[Total: 0    Average: 0/5]

Dado que as quantidades de ingredientes mencionadas no tópico Pão da Avó Marta faziam um pãozão enorme que quase abria a tampa da minha Taurus durante o cozimento, hoje experimentei reduzir as doses e até fiz uma regra de 3 simples em ordem às quantidades. O produto final saiu mais maneiro. Aqui fica a rectificação:

Ingredientes:

– 300 ml de água
– 10 g de sal
– 500 g de farinha Espiga tipo 65
– 1 saqueta de Fermipan (ou outro idêntico)

Preparação:

1.- Colocar todos os ingredientes na cuba pela ordem indicada, programar a MFP de acordo com as características de cada marca.
2.- Na minha Taurus My Bread, Programa 1 (pão básico) # 500 g # 02:40 horas

[SlideDeck id=’3′ width=’100%’ height=’300px’]

640: Pão Brioche

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 150g de leite
– 3 gemas
– 1 colher de chá de sal
– 50 g de margarina
– 50 g de açúcar
– 400 g de farinha tipo 65
– 1 ½ colher de chá de fermento em pó tipo Fermipan, Vahiné, Rammazzoti

Preparação:

1.- Juntar os ingredientes na cuba da MFP pela ordem apresentada (as gemas devem ser colocadas ligeiramente batidas).
2.- De acordo com o modelo de MFP, programar “Pão Doce”, “cor clara”, “tamanho I”.
3.- Para a MFP Taurus My Bread, utilizar o programa 4 (Pão Brioche), tostado médio, 500 g. Leva 02:40 horas a fazer.

– Tempo: 165’

[Receita confeccionada em 27.Jan.2009]

[SlideDeck id=’3′ width=’100%’ height=’300px’]

639: Pão Rústico

[Total: 0    Average: 0/5]

Desta feita, experimentei a farinha da Nacional Pão Rústico, especialmente concebida para máquinas de fazer pão.

E ainda gostei mais desta do que a farinha do Pão Caseiro. Esta, é uma farinha mais escura e com um paladar mais ao meu gosto que sou mais virado para os integrais.A próxima receita será com a farinha Pão Integral. Mas por agora aqui fica o espécime do Pão Rústico.