1446: Açorda de Marisco

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 200 g de miolo de mexilhão
– 200 g de miolo de amêijoa zebra
– 700 g de pão de mistura
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 dl de azeite
– 200 g de tomate congelado em cubos
– 3 ovos
– 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
– 1 cubo Knorr Marisco
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Num tacho com água fervente a que juntou o cubo Marisco e uma pitada de sal, coza o mexilhão e a amêijoa, durante 5 minutos. Retire do lume, escorra o miolo de ambas as qualidades e reserve-as bem como a água da sua cozedura.
2.- Corte o pão em pedaços pequenos. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte o alho e deixe alourar. Junte o tomate e deixe refogar durante 3 minutos. Adicione depois os pedaços de pão e verta, aos poucos, a água da cozedura do marisco. Envolva muito bem, tempere com pimenta e sal e triture tudo com a varinha mágica até desfazer totalmente o pão.
3.- Reduza o lume para médio/baixo, adicione ao tacho o miolo de mexilhão e de amêijoa, envolva bem, junte depois os ovos inteiros e os coentros, mexendo tudo muito bem até homogeneizar toda a mistura.
4.- Retire do lume e sirva de imediato, directamente do tacho.

35′ económico 6 doses fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 09.Mai.2012

[SlideDeck id=’9884′ width=’100%’ height=’370px’]

1331: Esparguete Gratinado com Amêijoa, Mexilhão e Béchamel

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 300 g de miolo de mexilhão
– 250 g de miolo de amêijoa
– 500 ml de Béchamel
– 250 g de esparguete
– 1 dl de vinho branco
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 100 g de tomate congelado em cubos
– 100 g de margarina Vaqueiro Clássico
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 3 colheres de sopa de coentros frescos picados
– 1 gema de ovo
– queijo Curado da Ilha ralado q.b.
– sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação:

1.- Descongele o miolo de amêijoa e mexilhão, passe por água corrente e reserve. Num tachinho ao lume, deite 2 dl de água, o vinho, junte o miolo de amêijoa e mexilhão e deixe levantar fervura. Mantenha por 3 minutos a cozedura. Retire os mariscos, escorrendo-os e reserve o caldo.
2.- No mesmo tacho, deite a margarina, leve ao lume e deixe derreter. Junte a cebola e o alho e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione o tomate, 2 dl do caldo de cozer os mariscos e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Entretanto, no robot TM31, coza o esparguete, escorra-o e reserve. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Retire o tacho do lume, junte os coentros, o miolo de amêijoa e mexilhão, envolva bem e reserve. Num recipiente, vá deitando pequenas porções de esparguete e depois do preparado de mariscos, envolvendo sempre as duas partes até finalizar. Prepare o Béchamel no robot TM31 no modo tradicional, no final junte a gema de ovo e programe 30 Seg., Vel. 6 para envolver com o Béchamel.
4.- Num tabuleiro refractário, deite o preparado de esparguete e mariscos, estenda ao comprimento e por cima verta o Béchamel. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar durante 30 minutos. Retire e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Felícia Sampaio, Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal.
– Tempo: 60’ – Para 6/7 doses

Reportagem:









© 06.Set.2011

215: Filetes de Panga no Forno com Mexilhões

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 4 filetes de Panga (Peixe Gato Riscado)
– 400 g de miolo de mexilhão
– 1 kg de batatas médias
– 1 cebola
– 6 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– ½ pimento vermelho
– ½ pimento verde
– 0,5 dl de vinho branco
– coentros q.b.
– sal e pimenta q.b.
– 1 colher de sopa de sumo de limão
– azeite q.b.
– tempero Margão para Batatas q.b.

Preparação:

1. – Tempere os filetes com sal, pimenta e o sumo de limão e deixe marinar durante 60 minutos. Ligue o forno a 180º.
2. – Descasque as batatas, lave-as e corte-as em gomos. Coloque-as num tabuleiro refractário e tempere-as com sal. Junte-lhes 4 dentes de alho esborrachados, o tempero Margão para batatas e uma folha de louro. Regue tudo com azeite a gosto e leve ao forno durante 30 minutos ou até as batatas ficarem coradinhas (depende dor fornos).
3. – Entretanto, coloque os filetes de Panga num tabuleiro refractário. Descasque a cebola, lave-a e corte-a em rodelas semi-grossas (faço estas rodelas com uma máquina de corte); descasque os alhos e corte-os às rodelas finas. Leve uma frigideira ao lume com azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e os alhos.
4. – Entretanto lave, corte meio pimento de cada cor e limpe-os de pevides e peles brancas, cortando-os depois em rodelas. Junte-os ao refogado, refresque com o vinho branco, adicione os coentros picados, deixe cozinhar mais um pouco, rectifique temperos e reserve.
5. – Lave bem o miolo de mexilhão, junte-o aos filetes de Panga, no tabuleiro e cubra tudo com a cebolada de pimentos. Leve ao forno por 10 a 20 minutos. Como tinha as batatas no forno, controlei os tempos através de relógio de cozinha e do fogão.
6.- Sirva os filetes com os mexilhões e a cebolada, acompanhados com as batatas coradas e polvilhe com salsa picada.

– Tempo: 50’ + 60’ marinar – Para 4 doses

[Receita confeccionada em 20.Jan.2009]

213: Lombos de Pescada em Molho de Mostarda com Mexilhões

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:- 3 lombos de pescada- 1 embalagem Knorr de Molho de Mostarda com Natas (*)- 1 cubo Knorr para Peixe- 750 g de mexilhão fresco- salsa picada q.b.- sal e pimenta q.b.Preparação:1.- Descongele os lombos de pescada e coza-os em água temperada com o cubo Knorr para Peixe. Escorra e reserve.3.- Lave bem os mexilhões e depois coza-os em água temperada de sal. Reserve-os na água.4.- Deite o conteúdo do Molho de Mostarda com Natas para uma frigideira anti-aderente e deixe aquecer durante 2 minutos, mexendo de vez em quando.5.- Coloque então os lombos de pescada na frigideira e envolva-os bem no molho, durante 2 minutos, virando-os várias vezes.6.- Retire os lombos de pescada para uma travessa, adicione os mexilhões, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato, acompanhados com umas Batatas Gratinadas (ver receita à parte).- (*) Este Molho de Mostarda com Natas, da Knorr, contém pequenos grãos de mostarda, cebolinhas seleccionadas e é enriquecido com um toque de vinho branco e natas frescas.- Tempo: 30’ – Para 3 doses[Receita confeccionada em 31.Jan.2009]