741: Tarte de Limão Merengada

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 rolo de massa folhada/quebrada de compra
– 1 lata de leite condensado (pequena)
– 6 ovos
– 3 colheres de sopa de açúcar
– 1 dl de sumo de limão (1 limão grande)
– raspa da casca do limão

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º. Desenrole a massa folhada, corte o papel vegetal à volta da massa, forre uma tarteira com a massa, apare os bordos com uma faca e pique o fundo com um garfo.
2.- Num recipiente, deite o leite condensado, o sumo do limão, 1 ovo inteiro e as restantes 5 gemas. Reserve as 5 claras. Bata o preparado com a ajuda de uma batedeira durante cerca de 3 minutos, até que fique um creme homogéneo.
3.- Verta o preparado para a tarteira e leve ao forno durante 30 minutos ou até que fique cozida e douradinha. Retire do forno e deixe arrefecer.
4.- Numa tigela (ou no robot TM31), bata as 5 claras em castelo com o açúcar, disponha depois por cima do creme na tarteira e leve de novo ao forno (+/- 15 minutos), agora a 200º., até ficar douradinha por cima. Retire do forno, polvilhe com a raspa do limão e deixe arrefecer. Sirva depois em fatias.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Chefe Luís Machado, publicada no Jornal Dica da Semana de 16.Jul.2009.
– Tempo : 40’ – Para 8 doses

Reportagem passo a passo em: TARTE DE LIMÃO MERENGADA

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 18.Jul.2009]

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

560: Merengue de Morangos em Tarte

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 embal. de massa quebrada
– papel vegetal q.b.
– feijão seco q.b.
– 500 g de morangos
– 2 c. sopa de compota de morango
– 3 claras
– 1 c. sopa de sumo de limão
– 150 g de açúcar
– açúcar em pó para polvilhar (opcional)
– 100 g de amêndoa laminada (opcional)

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º. Estenda a massa, forre uma forma de tarte e pique o fundo da massa com um garfo. Cubra com papel vegetal, encha com feijão seco e leve ao forno durante 15 minutos. Retire depois o feijão e o papel vegetal e deixe no forno por mais 5 minutos. Retire então a massa do forno e deixe-a arrefecer dentro da forma.
2.- Lave os morangos, retire-lhes o pé e corte-os ao meio. Espalhe a compota de morango no fundo da massa e cubra com os morangos.
3.- Bata as claras em castelo com o sumo de limão, junte o açúcar aos poucos e batendo sempre até ficarem duras e brilhantes (utilizei a TM31 com os valores para 3 claras). Coloque depois as claras batidas sobre os morangos, opcionalmente pode polvilhar com a amêndoa laminada e leve ao forno até as claras ficarem douradas.
4.- Tire do forno, polvilhe com açúcar em pó e sirva decorado a gosto.

– Tempo: 45’ – Para 8 doses

[Receita confeccionada em 19.Jul.2008]