1135: Surpresa de Maçã Merengada

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de maçãs
– 500 g de leite
– 200 g de bolachas Maria
– 100 g de açúcar
– 5 ovos
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher de sopa de farinha Maizena
– 2 chávenas de café açucarado
Canela em pó para polvilhar

Preparação:

1.- Descasque as maçãs, corte-as em quartos, retire-lhes as sementes, corte-as em pedaços mais pequenos, coloque-os na Varoma e polvilhe-os com um pouco de canela moída. Deite 500 g de água para o copo, feche-o, encaixe a Varoma e programe 20 Min., Temp. Varoma, Vel. 3. Deite depois os cubos de maçã para um Pyrex.
2.- Passe as bolachas pelo café quente açucarado e disponha-as por cima dos cubos de maçã. Escorra, lave e limpe o copo, deite o leite, o leite condensado, as gemas e a farinha Maizena e programe 8 Min., Temp. 100º., Vel. 4. Deite este preparado por cima das bolachas no Pyrex e deixe arrefecer.
3.- Lave e limpe o copo, coloque a borboleta nas lâminas, junte as claras e o açúcar e programe 5 Min., Tem. 37º., Vel. 3 ½ .
4.- Disponha as claras por cima do creme, leve ao forno a 220ºC. ou na função gratinar até ficar douradinho por cima, retire, deixe arrefecer e sirva.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista Tele Culinária Especial Robot de Cozinha nº. 33, de Outubro/2010.
– Tempo: 40’ – Para x 6


© 13.Out.2010

– A sequência da receita pode ser vista AQUI

– O autor desta receita indica para colocar as claras batidas em castelo num saco com boquilha frisada.

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

1096: Almofadinhas de Morcela com Maçã

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 embalagem de Quadradinhos de massa folhada Bimbo (6 unidades)
– 1 morcela de 230 g da Beira Baixa
– 2 maçãs
– 100 g de cebola em cubos congelados
– 1 ovo
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de açúcar
– 1 dl de água
pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes as pevides, corte-as em cubos pequenos e deite-os para um tacho. Junte o açúcar e a água, tape e leve a cozer, em lume brando, até a água evaporar. Retire do lume, esmague a maçã com um garfo e reserve.
2.- Deite a cebola para uma frigideira, junte o azeite e leve ao lume. Retire a pele à morcela, esmague-a com um garfo, adicione-a ao refogado da cebola e mexa durante 5 minutos. Tempere com uma pitada de pimenta e retire do lume.
3.- Ligue o forno a 180º. Estenda os quadradinhos de massa folhada em cima do papel vegetal que os acompanha, disponha uma colherada da mistura da morcela no meio de cada rectângulo e cubra com outra colherada de maçã. Una as pontas da massa, tipo guardanapo, pressione ligeiramente os bordos, coloque na rede do tabuleiro com o papel vegetal, pincele com o ovo batido e leve ao forno durante 20 minutos.
4.- Retire e sirva os folhados com uma guarnição de massa fresca Spaghettoni.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Chefe Hernâni Ermida, publicada no Jornal Dica da Semana de 02.Set.2010.
– Tempo: 50’ – Para x 6


© 02.Set.2010

A sequência da receita pode ser vista AQUI

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]